Home Miscelânea 200!

200!

Na web desde 11/11/11,  quase oito meses depois, o Videoguru completa 200 posts com essa publicação.

Ufa! A tarefa foi muitas vezes exaustiva, mas valeu à pena. Conseguimos até alguns furos, como desmascarar a Bolex digital, e ajudamos nossos leitores a economizar uma graninha com sacadas como as placas de PC para os Mac Pros e os microfones direcionais de menos de US$20.

Pior que muitas vezes escrevemos estes posts tarde da noite, enquanto nossas belas mulheres estão aconchegadas debaixo das cobertas. Mas o que são algumas noites de sexo perdidas quando pensamos no prazer que levamos a nossos leitores?…

Na verdade, temos muito que a agradecer a elas que tanto nos apoiam, incentivam e que parecem ter uma paciência infinita quando cismamos de compartilhar com elas as fascinantes diferenças entre codecs e as texturas incríveis proporcionadas pelos coatings de lentes exóticas, criados por gênios reclusos.

Ser mulher de um videoguru não dever ser fácil… Mas como adoramos o que fazemos, acho que nosso entusiasmo acaba contagiando-as e cada pequena conquista vira motivo de celebração.

O retorno de visitação e a resposta de vocês, leitores, nos gratifica e é o que nos motiva mais. Já tivemos dias com mais de 1.800 e 1500 acessos. E, até agora, foram 316 comentários em nossos posts.

Sem falsa modéstia, estamos conseguindo nos firmar como uma das poucas e boas referencias em video digital na web a partir do Brasil.

Do primeiro post pra cá, você pôde acompanhar uma gradativa ampliação de assuntos, bem representados pelo crescimento do nosso menu de categorias e nossa coluna de tags.

Se nosso forte, inicialmente, era a pós-producão, hoje apresentamos um leque completo de  temas, que cobrem toda a cadeia de atividades que envolvem o trabalho profissional na área de audiovisual.

Isso tem sido possível graças aos polivalentes videogurus João Velho e Paulo M. de Andrade.

Acima, da esquerda para a direita, Paulo e João

Na parte de pós, nossa enfase tem sido nas ferramentas para a plataforma Mac, com especial atenção ao FCPX. Já na área de captação, temos nos concentrado nas soluções em torno das cameras HDSLR.

Nossa idéia é continuar nesse caminho editorial, com mais conteúdo exclusivo e, gradativamente, focar um pouco mais em outras  ferramentas que estão se tornando importantes no fluxo de trabalho em video digital.

Para isso, pretendemos criar uma equipe de colaboradores convidados. Afinal, fica complicado atualizar um blog constantemente como o nosso conciliando qualidade e quantidade com apenas duas pessoas trabalhando nas horas que lhes restam entre um trabalho e outro. Algumas pessoas já estão na mira.

Aliás, aproveitamos para dizer que se você é um profissional que gosta de estudar e tem jeito para escrever, se tiver interesse em se tornar um colaborador do Videoguru, mande uma mensagem para nós através do link de Contato do blog. Quem sabe não surge uma oportunidade e você não se torna mais um videoguru?

Também temos interesse em construir uma seção de fórum, mas estamos esbarrando em limitações da arquitetura de software do WordPress, nossa ferramenta de programação do blog. Mas não desistimos. Afinal, queremos que você, leitor, tenha cada vez mais espaço por aqui.

Para permitir todo esse crescimento que desejamos, estamos fechados com um primeiro grande parceiro comercial, que será apresentado em muito breve. Estamos também viabilizando parcerias com sites de conteúdo dos EUA.

Blogs profissionais na area de vídeo digital no Brasil ainda são uma novidade que necessita de um tempo para criar uma cultura capaz de torná-los auto-sustentáveis.

Para o bem e para o mal, somos pioneiros nisso, e vamos continuar nessa luta por muito mais tempo. Nosso projeto é de longo prazo e, com a sua participação, com certeza, vamos completar muitas outras centenas de posts.

No mais, agradecemos as visitas e mensagens, especialmente as de apoio, e continuem conosco, que vem muito mais coisa boa por aí.

Ah, adoramos manifestações de carinho por parte dos nossos leitores. Se você curte realmente nosso site, envie-nos uma simples mensagem escrita com tinta lavável no corpo de uma Canon 5D Mark III equipada com uma lente  LEICA APO-TELYT-R 1:5.6/1600mm, cuidadosamente embalada em uma bolsa de couro Ona.

Um abraço

João Velho e Paulo de Andrade

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
2 1784

A comunicação entre profissionais é muito importante para a nossa indústria. É por isso que estamos muito empolgados em poder oferecer as nossos leitores um fórum onde todos poderão trocar informações e aumentar sua participação na nossa comunidade. O fórum...

Hoje está fazendo 2 anos que o VideoGuru entrou online. No aniversário do blog, quem vai ganhar presentes é o leitor! Como você notou, estamos estreando um novo design, baseado num formato de revista, que oferece novas e mais ricas...
10 comentários Nesse post
  1. Parabens! Sou Fotografo e “videografo”. Confesso que já virou um hábito abrir o blog todos os dias, pois sei que sempre terá alguma coisa interessante. Adoro os posts de vocês, e alguns tem me ajudado bastante, já que estou migrando do FCP7 para o FCPX.
    Acho bacana a idéia do forum, assim poderemos compartilhar nossas experiências, quem sabe no futuro não me torne um colaborador.
    Abraço
    Ricardo

  2. Vocês estão de parabéns. Estão fazendo um excelente trabalho, com qualidade de pauta e texto. Não é à toa que em menos de um ano o Videoguru se tornou referência. Está no meu check-list diário.

  3. Meus parabéns! Também confesso que abro o blog todos os dias, que inclusive me encorajou a pedir um microfone. Os posts de vocês são sempre muito imparciais e com conteúdo muito equilibrado! E que venham novos anos e conquistas pra vocês!

  4. Realmente o trabalho de voces é fantástico, desde o primeiro post, mostraram muita qualidade e o cuidado com a informação. Eu tambem tenho o hábito de abrir o blog diariamente esperando mais uma novidade quentíssima .E tem me ajudado muito,pois migrei do FCP 7 para o FCP X ( muito bom ! ) . O forum será muito bem vindo. Paulo e João , meu parabéns , grande abraço.

    Gilson

  5. Adoro o blog e tudo que é postado aqui. É uma maneira de ficar atualizado com o que tem de melhor no mercado de audiovisual nacional e internacional. Desde do primeiro poste de vocês já da para ver o nivel profissional e qualidade do que viriam pela frente, parabéns a equipe da videoguru por tudo….

  6. Abito de entrar todo dia, ta,bem estou migrando do fc7 pro x
    uso bastante hdslr muitas dicas de correcao de cor otimas as novidades de mercado
    Muito obrigado por vcs estarem ai pesquisando por nós, ainda mais eu que mando um ingles meia boca, o material em portugues é exencial…

    Obrigado!

  7. Parabens para toda a equipe! Sou um dos novos e fanaticos leitores do video guru. Nao sou profissional mas adoro video e dou minhas “cacetadas”! Admiro o trabalho que voces realizam com tanto sacrificio. Agora fiquei com a consciencia pesada.., toda vez que abrir o blog vou pensar (com todo o respeito) no sacrificio das esposas! Realmente não deve ser facil trocar uma noite de carinho e sexo por conversas sobre codecs e outras coisas “superinteressantes”!!! São uma heroinas! Mas senhoras, saibam que seus abnegados maridos realizam um trabalho admiravel , respeitado e muito importante! Vida longa ao blog! Quanto a Mark III sugiro uma vaquinha entre os leitores para dotar o blog deste “recurso”! Um grande abraço!

    • Obrigado, Clovis! E quanto à Mark III, não se preocupe, eu acabei de adquirir uma para filmar o meu curta “Toca pra Diabo”, do qual o Paulo também participa. Nós prefirimos que você concentre a vaquinha na lente LEICA APO-TELYT-R 1:5.6/1600mm, que custa só US2.000.000. 😉 Um abraço e siga com a gente!

  8. Obrigado por manter a iniciativa acesa, conhecimento compartilhado com qualidade é o que mantém as pessoas unidas e focadas em um objetivo comum … compartilhar conhecimento, prática e experiências.

    Trabalho hoje na Tv Cidade Verde, consegui esta oportunidade por ter estudado com vocês aqui no blog, faço a edição do jornalismo, e aqui a maneira como trabalho influenciou meus companheiros e estamos produzindo com mais afinco e sede de conhecimento. Leio tudo que escrevem nesse blog, dos post`s aos comentários e repasso isso pra frente e com a certeza de que vai dar certo…Tipo um evangélico muito louco 😀

    Então, muito obrigado e se precisarem de min pra ajudar em algo, é só avisar.

Deixa seu comentário

GALERIA

1 4969

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5430

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6072

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...