Home Artigos Hardware 24 horas com a Nikon D4

24 horas com a Nikon D4

O cameraman Johnnie Behiri, que faz trabalhos de Viena, Áustria, para a BBC, teve a sorte de ter em suas mãos, durante 24 horas, uma Nikon D4. Saiba o que ele achou e assista os dois vídeos que ele fez.

Sua intenção original era rodar um curta quando a câmera chegasse. Porém, tratando-se de uma unidade pré-produção, disponibilizada em cima da hora pela Nikon, Johnnie só teve tempo de rodar dois filmes de dois minutos cada, um de dia e um à noite.  Assim deu, pelo menos, para testar a câmera sob condições diferentes e avaliar seu desempenho com pouca luz.

Nenhum dos dois vídeos sofreu correção de cor. A idéia é mostrar o material direto da câmera, sem nenhuma alteração. Mais familiarizado com uma Canon 5D MkII, Johnnie estranhou um pouco os comandos da Nikon. Por isso, confessa que poderia ter feito melhor se tivesse mais tempo para pegar o jeito da câmera.


Dois minutos durante o dia

As duas primeiras impressões dele foram a falta de ruído em ISO 1000 e a ausência praticamente total de rolling shutter. Ele elogiou muito, também, a qualidade do audio dessa nova HDSLR. Disse que é melhor até de que a de seu gravador digital dedicado Tascam DR-100. E a saída para fones de ouvido também agradou muito.

Outra função que fez sucesso foi a opção de crop que a Nikon disponibiliza nessa câmera full frame. Dá para pular de um modo para o outro, multiplicando o uso de suas lentes, sem perder qualidade de imagem.

Mas as primeiras impressões não foram todas positivas. Johnnie descobriu, por exemplo, que o nível de gravação de audio não pode ser ser alterado durante a gravação. E, ironicamente, a saída de vídeo limpa por HDMI – uma das funções mais desejadas pelos usuários de HDSLRs – tem um ponto fraco. A D4 não permite que nenhuma informação da câmera, disponível no visor, seja sobreposta ao vídeo em HDMI. Ou seja, o operador perde estas informações ao utilizar um viewfinder ou monitor externo.


Dois minutos durante a noite

Outra pequena reclamação é que o balanço de branco não fica visível no visor, e sim no compartimento de baterias. E mais uma observação: ao iniciar a gravação, a saída HDMI muda de 1080p para 720p. Isso ocorreu, pelo menos, com o viewfinder eletrônico da Cineroid utilizado durante as filmagens. Mas tudo indica que ocorrerá também quando a câmera for ligada a um gravador externo.

Como trata-se de um modelo pré-produção, muita coisa ainda pode mudar até a câmera ser posta à venda ainda este mês (fevereiro de 2012). Também é provável que, assim como ocorre com outras câmeras, o fabricante conserte pequenos problemas e também disponibilize mais recursos em upgrades futuros de firmware.

O que dá pra afirmar, com certeza, é que a Nikon D4 gera imagens belíssimas. Para saber mais sobre essa câmera e, quem sabe, encomendar a sua, visite o site da B&H clicando aqui.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
12 4922

O cinema digital nunca viveu um período tão interessante. Se a câmera de cinema digital chinesa iniciou a revolução dos preços baixos, foi a Blackmagic que venceu a corrida e lançou no mercado as verdadeiras câmeras revolucionárias. Agora...
30 5971

Eles são a última novidade do mercado. Monitores bem mais largos que o normal e que oferecem muito mais espaço para trabalhar. Além disso, são perfeitos para reproduzir filmes em formato cinemascope. Com um desses monitores você consegue praticamente o...

Deixa seu comentário

GALERIA

1 4919

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5398

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6029

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...