A nova lógica dos compound clips no Final Cut Pro X 10.0.6
Os compound clips mudaram na nova versão do Final Cut Pro X. Nesse post você vai conhecer todos os detalhes dessa novidade.
Antes, os compound clips funcionavam como agrupamentos de clipes que podiam ser criados de modo independente tanto nos projetos como nos eventos. Agora, mesmo criando-os diretamente da timeline de um projeto, o programa pede que os associemos a um evento.
Essa nova lógica favorece utilizações frequentes de um mesmo arranjo de clipes. Uma vez contido em um evento, fica fácil aplicar e reaproveitar um compound clip em vários projetos.
E mais, todas as instancias criadas a partir de um mesmo compound clip e a sua representação no evento ficam interligadas por relações de dependência, numa espécie de parentesco. Uma mudança em qualquer instância, afeta todas as outras, estejam em que projeto for.
Claro que existem as manhas para lidar de um modo mais flexível com essa nova maneira de trabalhar com os compound clips.
Quem nos dá as dicas para isso é a dupla Steve Martin e Mark Spencer, em outro episódio da série MacBreak Studio, no tutorial em vídeo publicado abaixo.
Você encontra mais videos do Macbreak Studio nas nossas categorias de tutoriais do FCPX e do Motion. No site da Ripple Training você também pode adquirir vários pacotes pagos de treinamento da dupla de instrutores, Steve e Mark.
Gostou do artigo ?
Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.