Home Artigos Hardware A revolução chinesa avança – Novos testes com a KineRAW

A revolução chinesa avança – Novos testes com a KineRAW

Em meio a tantos lançamentos de HDSLRs e câmeras para cinema digital na NAB, os chineses continuam aperfeiçoando suas câmeras revolucionárias (ver o artigo Novos tempos – O fim da película e a revolução chinesa). Estão disponíveis, agora, mais dois vídeos de testes dessa câmera fantástica.

Ao contrário das câmeras até agora disponíveis no mercado ou recentemente anunciadas, a KineRAW optou por manter o processo de de-Bayer fora da câmera, feito completamente por software. A principal implicação disso é que em vez de utilizar um chip que deve processar muitos dados em tempo real, nem sempre sendo possível obter os melhores resultados, o processo é feito no computador, com muito mais poder de processamento e com mais tempo para obter a melhor qualidade possível.

Ou seja, para o pessoal por trás da KineRAW, RAW é RAW de verdade, e não um jogo de marketing. Outra grande vantagem, principalmente neste caso do de-Bayer por software, é que sua câmera não fica obsoleta por estar atrelada a um chip não substituível. Basta uma atualização do software para solucionar possíveis problemas com moiré, aliasing, etc.

Este primeiro teste, feito com o modelo KineRAW-S8p, foi filmado na mão com uma lente Kowa 3.5mm f/2.4 HR wide angle retilinear, C-mount,  a uma resolução de 1920×1440 cropada para 1920×817 e letter-boxed para 1920×1080. O material foi gravado sem compressão alguma para o drive SSD de alta velocidade no corpo da câmera em 12bits a 24 fps,  99.5MB/s.

A resolução escolhida pode parecer estranha, mas 1920×1440 é o formato 4:3 original de TV e dos filmes 35mm originais. É  um pouco maior que a resolução  2K do scanner de película Kodak Cineon (1828×1332) usada para fazer os Internegativos Digitais (DI) para os filmes que você assiste no cinema. Isso neste modelo cujo preço estimado será em torno de US$ 2.000,00.


Para poder apreciar a qualidade desta câmera, recomendamos assistir em tela cheia em 1920×1080.

O segundo teste mostra o uso de adaptador de lente anamórfica para obter o formato 2.35:1 com o máximo de qualidade. Foi feito com a mesma câmera na resolução de 1828x1556x, em 12bit e 24 fps a 102.4MB/s. 1828×1556 é a resolução padrão 2K de película 35mm escaneada pelos scanners Kodak Cineon, Panavision ou CinemaScope. A mesma resolução de 1828×1556 é usada para fazer o transfer de volta para 35mm nos filmes da alto orçamento.

A camera KineRAW S8p aceita lentes CS e D (de câmeras normais de película de 8mm). Lentes estas que hoje podem ser compradas a preço de banana, mas que são de qualidade excepcional. Neste teste, várias destas lentes filmaram através de um adaptador anamórfico ElmoScope-II 2:1.


Para poder apreciar a qualidade desta câmera, recomendamos assistir em tela cheia em 1920×1080.

Como podemos ver, os chineses conseguiram obter uma qualidade de imagem fantástica, com uma latitude excelente para color grading. Apesar do filme de teste parecer mais um filme de estudante de cinema. Mas não estamos aqui para avaliar a produção, e sim a qualidade da imagem.

Os programas utilizados para o tratamento da imagem RAW ainda estão em fase beta, mas já mostram um potencial enorme. Aliás, o modelo s35 da câmera está em estágio de desenvolvimento bem mais avançado, com o corpo já próximo ao final. Pelo jeito, em um futuro póximo teremos orgulho de rodar nossos filmes com uma câmera “Made in China”.

 

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
12 4907

O cinema digital nunca viveu um período tão interessante. Se a câmera de cinema digital chinesa iniciou a revolução dos preços baixos, foi a Blackmagic que venceu a corrida e lançou no mercado as verdadeiras câmeras revolucionárias. Agora...
30 5941

Eles são a última novidade do mercado. Monitores bem mais largos que o normal e que oferecem muito mais espaço para trabalhar. Além disso, são perfeitos para reproduzir filmes em formato cinemascope. Com um desses monitores você consegue praticamente o...

Deixa seu comentário

GALERIA

1 4910

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5386

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6022

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...