Home Artigos Software After Effects completa 20 anos de seu lançamento

After Effects completa 20 anos de seu lançamento

Uma ferramenta revolucionária, assim podemos resumir o que significou o After Effects para a área de audiovisual quando de seu surgimento, há exatos 20 anos atrás, em janeiro de 1993.

Ele nasceu de uma pequena “empresa de garagem”, chamada CoSA, abreviação de Company of Science and Art, que funcionava na cidade de Providence, no estado de Rhode Island, nos EUA.

Um grupo de nerds visionários decidiu criar um programa de composição de imagem em movimento e efeitos visuais para computadores de uso pessoal.

Até esse momento, as poucas ferramentas desse tipo existam apenas no chamado nicho “high-end”, em plataformas proprietárias, especialmente as da Quantel e da Silicon Graphics (SGI).

No começo, apoiado no surgimento do QuickTime (1991) e no hardware da Apple daquela época, as resoluções viáveis eram limitadas a tamanhos de tela reduzidos e com tempos de render imensos.

Comecei a usar o programa em 1995, na versão 3.0, depois dele ter sido adquirido pela Adobe, na esteira da aquisição da Aldus, que, por sua vez, havia comprado o software da CoSA no ano anterior.

Me recordo de renders de algumas animações que chegaram a durar mais de três dias, em resolução SD, 640×480 pixels.

Adorava o After Effects. Ficava o dia inteiro pesquisando seus meandros. Ele me permitiu juntar duas paixões, imagem em movimento e design. Conhecia todos os seus filtros e plugins de cor e salteado. Não havia um recurso que não dominasse.

Hoje, na versão 11.0, o programa virou um verdadeiro mega parque de diversões para motion graphics e efeitos para cinema e vídeo. É praticamente impossível, para uma mesma pessoa, saber utilizar todos os seus recursos, que aumentam mais e mais, a cada nova atualização.

Minha carreira profissional foi totalmente influenciada pelo After Effects. Mais do que o próprio Final Cut Pro, que também teve um efeito arrebatador na minha vida.

Continuo fiel ao AE, apesar de manter, há muitos anos, uma relação por fora do casamento com o Motion, da Apple. Mas quando quero fazer um trabalho mais cascudo, é a ele que eu recorro.

Por tudo isso, venho render minhas homenagens e comemorar, junto com a comunidade de usuários, os 20 anos dessa preciosa e querida ferramenta. Poucos softwares conseguem essa marca. Que bom que foi assim. Vida longa para o After Effects!

• • •

O time de desenvolvedores do After Effects, por conta dessa data, preparou uma série de eventos e atividades. Adianto os pontos mais importantes.

Há em curso, no blog oficial do programa, uma iniciativa de publicação de histórias pessoais de artistas e pessoas que tiveram suas carreiras influenciadas pelo programa. Clique aqui para submeter a sua história.

A Adobe também está promovendo eSeminars da série Ask a Video Pro, apresentados por usuários famosos como o casal Chris e Trish Meyer, entre outros. Você pode acompanhar as comemorações seguindo o time do AE no Twitter e no Facebook.

Esse post ainda traz uma inesperada surpresinha preparada pelos desenvolvedores do After Effects. Abra After Effects CS6, siga as instruções abaixo e confira!

• Mantenha a tecla Alt / Option acionada ao abrir a caixa About (ou seja, Alt enquanto escolher Help> About After Effects no Windows, ou a opção After Effects > About After Effects no Mac) para abrir os créditos.

• Abra a composição “TV”, que está acoplada à composição “After Effects CS6” que aparece no painel Composition. Você pode simplesmente clicar no botão “TV” na barra Navigator Composição, no topo do painel de Composition.

• Vá ao último quadro na composição, que é um quadro para além do último quadro da área de trabalho. (você não consegue vê-lo através de RAM Preview, é preciso avançar o marcador de tempo da Timeline manualmente totalmente para a direita)

• Pronto, agora, você já pode comemorar os 20 anos do After Effects com toda a comunidade de usuários.

• • •

Pra fechar, gostaria de convidar os leitores do Videoguru que também são apaixonados pelo AE, a deixar adiantar seu depoimento sobre a importancia do programa para as suas vidas profissionais aqui mesmo, nos comentários desse post.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
1 5959

Seguindo a tendencia de ofertar pacote de produtos na área vídeo digital, a Red Giant comercializa o Shooter Suite, que traz um conjunto de aplicativos e filtros adequados para produções profissionais. Seus componentes vão desde ferramentas para facilitar a...
0 5543

Não é novidade que o Mocha é a principal referência hoje na área de motion tracking (rastreamento de movimento). O programa já tem uma história e segue se renovando, como faz agora. E muito bem, por sinal, como vamos...

Deixa seu comentário

GALERIA

1 5076

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5534

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6192

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...