Home Artigos Hardware Alerta! CUDA e Mountain Lion

Alerta! CUDA e Mountain Lion

Atenção! Se você usa placas gráficas nVidia com CUDA e pretende fazer o upgrade do Lion para o Mountain Lion, é melhor esperar um pouco.

A própria nVidia acaba de admitir que seus drivers CUDA (5.x) para Mountain Lion apresentam um problema que causa desde o travamento do programa de edição até o travamento da máquina.

O problema ocorre em todos os programs que utilizam o processamento CUDA, como Adobe Premiere Pro, Final Cut Pro X e DaVinci Resolve. Quando ocorre um refresh da tela, o driver perde o sincronismo com a placa e o problema se manifesta.

Eu mesmo sofri bastante com esse problema ao fazer o upgrade do Lion para o Mountain Lion. Utilizando uma placa gráfica nVidia GeForce GTX 570 HD, os travamentos aleatórios ocorriam frequentemente no FCP X e menos frequentemente no DaVinci Resolve.

Observei também que o problema ocorria mais rapidamente quando a saída de vídeo para a placa Blackmagic Decklink Extreme estava habilitada. O problema também acontece mais rapidamente quando fazemos mudanças muito bruscas durante a edição.

A nVidia garante que está trabalhando em uma solução para o problema. Vale mencionar que, mesmo no Lion, o problema ocorre quando usamos os drivers CUDA 5.x.

A solução, no momento, é não migrar para o Mountain Lion e continuar no Lion. Também baixe e instale o driver CUDA versão 4.2.10, mesmo que a versão já instalada seja mais recente. Você encontra os drivers mais antigos aqui. Depois de instalar, reinicie o computador.

Com a versão 4.2.10 do drive CUDA no Lion, o problema desaparece. É importante mencionar que o problema não ocorre em todos os computadores. Alguns laptops com sistema gráfico nVidia apresentam esse problema, assim como os modelos de mesa. Ele, aparentemente, é mais frequente nas máquinas com processadores Sandy Bridge.

Se você já usa o Mountain Lion em sua máquina e tem sofrido com esse problema, infelizmente não adianta baixar o driver CUDA 4.2.10. Esse driver é incompatível com o Mountain Lion e, embora a placa gráfica funcione, o CUDA fica inativo.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
12 5223

O cinema digital nunca viveu um período tão interessante. Se a câmera de cinema digital chinesa iniciou a revolução dos preços baixos, foi a Blackmagic que venceu a corrida e lançou no mercado as verdadeiras câmeras revolucionárias. Agora...
30 6370

Eles são a última novidade do mercado. Monitores bem mais largos que o normal e que oferecem muito mais espaço para trabalhar. Além disso, são perfeitos para reproduzir filmes em formato cinemascope. Com um desses monitores você consegue praticamente o...

Deixa seu comentário

GALERIA

1 5186

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5658

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6313

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...