Home Tutoriais Motion Animações de plantas crescendo no Motion 5

Animações de plantas crescendo no Motion 5

O efeito conhecido como “growing vines” é um dos mais populares em motion graphics. Galhos finos de plantas tipo trepadeira vão sendo revelados ao longo do tempo, dando a sensação de que eles estão crescendo.

Existem algumas técnicas mais comuns que são utilizadas para obter esse resultado, especialmente shapes, máscaras e traços sobre canal alpha dos elementos gráficos.

Mas como será que podemos aplicar essas técnicas e suas variações no Motion 5? Quais são as dicas e pulos do gato para aperfeiçoar as animações?

É o que Mark Spencer nos mostra em um novo episódio do Macbreak Studio, acompanhado de Steve Martin.

Primeiramente, ele apresenta as opções de modelos prontos, disponíveis na fantástica biblioteca de recursos do Motion, mas vai mais longe, desconstruindo os exemplos, e mostrando como podem ser personalizados para chegar a soluções originais.

E aí vamos perceber a qualidade do recurso de shapes e strokes com espessura variável que, articulados com Behaviours e Replicators, produzem resultados impressionantes de maneira simples e com relativa facilidade.

Em seguida, Mark mostra como construir uma animação de plantas crescendo a partir do zero, para você trabalhar com total autonomia.

A cada episódio do Macbreak Studio sobre o Motion 5, mais me encando pelo programa como uma excelente alternativa ao After Effects, com melhores recursos em muitos casos. E tudo isso por 50 dólares, uma fração ínfima do preço do aplicativo da Adobe.

Para assistir mais tutoriais do Macbreak Studio, acesse nossas categorias de tutoriais do FCPX e do Motion. Se quiser assistir tutoriais mais completos e aprofundados, basta acessar o site da Ripple Training e adquirir um de seus pacotes pagos de treinamento.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
0 2071

Além de funcionar atualmente como uma fábrica ou oficina de efeitos do Final Cut Pro X, o Motion representa uma das melhores alternativas para trabalhar com motion graphics. E por esse motivo, compartilhamos todos os tutoriais em vídeo sobre...
0 1602

Atualmente, o Motion é praticamente o único programa de motion graphics que oferece uma alternativa ao After Effects na plataforma Mac. Apesar da sua qualidade excepcional, custa apenas US$50 dólares na App Store. Vale a pena aprender a usá-lo,...

Deixa seu comentário

GALERIA

1 4973

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5438

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6078

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...