Animando linhas elásticas no After Effects
Lembro que me deparei com a necessidade de orientar uma aluna das minhas aulas de motion graphics na ESPM, para fazer algo parecido em um projeto de vinheta que ela tinha criado. Na época, tinha a ajuda de um ex-aluno fazendo monitoria. Quebramos a cabeça, e o meu monitor me veio com uma solução bastante parecida, senão idêntica.
Recentemente, o recurso me surgiu novamente na forma de um ótimo tutorial garimpado na web, de autoria de Jonathan Berkey. A técnica se utiliza de expressões muito simples e de um efeito bem antigo do After Effects. Eu, simplesmente, adoro esse tipo de solução, engenhosa, sem muita complicação, mas com resultados impactantes.
Quando as pessoas vêem, além de ficarem impressionadas com a animação, ficam intrigadas e ansiosas em saber como foi feita. Bem, agora você vai saber. O exemplo apresentado é super simples, lembrando algo como uma espécie de representação de estrutura molecular.
No caso do tutorial, faço apenas algumas observações. Recomendo a substituição das bolinhas pretas criadas por sólidos por shape layers elípticos, e o travamento das camadas das linhas com o efeito Beam. No mais, a técnica utilizada está perfeita.
Acima, o tutorial de Jonathan Berkey para você seguir.
A mesma técnica pode ser usada para situações mais complexas, como você vai poder conferir em dois outros vídeo que postamos, de Kim Holm e J-Scott. Assista abaixo os dois exemplos.
“Turn to Dust”, de J-Scott
Matta – Release The Freq, de Kim Holm
Gostou do artigo ?
Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.