Home Artigos Software Apple faz novas promessas para o FCPX

Apple faz novas promessas para o FCPX

Em tempos de NAB, todas as fabricantes e desenvolvedores falam de novidades para atrair a atenção dos usuários. O famoso Larry Jordan, guru de FCP, é quem revela o que conseguiu extrair de um encontro “on the record” com o pessoal da Apple, sobre os planos da empresa para o FCPX.

O que ficou de essencial da conversa é o que a Apple está planejando para os próximos updates do FCPX. Larry perguntou o que podemos esperar de novo, e a Apple falou de quatro ítens:

Ferramentas de edição de áudio multicanal – provavelmente virá aí algum tipo de “roles view”, possivelmente junto com um mixer de áudio.

Dual Viewers – seria a volta do esquema monitor play-monitor rec, que tanta gente pediu. A Apple observa que quando tem que refazer uma coisa, procura refazer de um jeito bem melhor do que existia antes.

Suporte para plug-in MXF – significa a capacidade importar e trabalhar nativamente com arquivos no formato “wrapper” MXF usado no XDCAM da Sony.

Suporte para câmera RED – deve significar a a capacidade importar e trabalhar nativamente com arquivos no formato R3D usado nas cameras da Red.

Segundo Larry, a Apple afirma essas são algumas das principais novidades, mas que existem mais novos recursos próximos de serem lançados, mas que não foram mencionados ainda. A data em que essas mudanças virão também não foi revelada, mas tudo leva a crer que senão todas, muitas delas estarão presentes no próximo update, pelo padrão de atualizações do FCPX que a Apple vem seguindo.

Também não houve menção à parte de hardware (o que vai acontecer com o Mac Pro), mas eles deixaram em Larry a sensação de que novos programas podem vir por aí para se somar ao FCPX, ao Motion e ao Compressor, na linha de aplicativos para vídeo profissional.

À parte das promessas da Apple divulgadas por Jordan em seu blog, na semana da NAB, a Sony lançou o plugin de importação de mídia PDZK-LT2, que requer a nova versão FCPX 10.0.4. Sua instalação permite importação de arquivos XDCAM na forma nativa em mídias SxS. Também foi lançada a versão do browser de mídia XDCAM Browser 2.1, que é compatível com mídia SXS e mídia ótica, e oferece maiores recursos de metadados.  Você pode baixar os updates clicando aqui.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
1 5882

Seguindo a tendencia de ofertar pacote de produtos na área vídeo digital, a Red Giant comercializa o Shooter Suite, que traz um conjunto de aplicativos e filtros adequados para produções profissionais. Seus componentes vão desde ferramentas para facilitar a...
0 5483

Não é novidade que o Mocha é a principal referência hoje na área de motion tracking (rastreamento de movimento). O programa já tem uma história e segue se renovando, como faz agora. E muito bem, por sinal, como vamos...

Deixa seu comentário

GALERIA

1 5017

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5478

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6127

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...