Home Notícias Edição de Vídeo Apple lança a versão 10.0.4 do FCPX

Apple lança a versão 10.0.4 do FCPX

Na semana que antecede a NAB 2012, a Apple soltou uma nova versão do FCPX, a 10.0.4. O Motion e o Compressor também ganharam atualizações.

A Apple, conforme prometeu, vem lançando atualizações em intervalos bem curtos. Da forma como elas estão ocorrendo, tudo leva a crer que estamos diante de um padrão consolidado.

As novas versões estão saindo a cada dois meses em média, intercalando atualizações mais robustas, que trazem novos recursos de peso, com atualizações mais modestas, focadas no incremento de performance e correção de bugs.

Dentro do padrão, como a versão 10.0.3 veio cheia novidades importantes, a versão 10.0.4 não traz nada que chame muita atenção, somente melhorias de performance dos principais recursos introduzidos exatamente pela versão anterior, ou seja, a monitoração broadcast e a edição multicamera.

Alguns usuários que já rodaram a versão atualizada reportam que o render ficou mais rápido, e projetos mais longos rodam melhor, com mais estabilidade. Já outros usuários, surpreendentemente, afirmam que o programa ficou mais lento.

Também há relatos de problemas com plugins como o Magic Bullet Looks e GenArts Sapphire Edge, que talvez necessitem de atualizações. Portanto, se você está no meio de um projeto ou precisa muito desses plugins, talvez convenha aguardar um pouco antes de instalar a nova versão.

Tanto o Motion como o Compressor receberam igualmente pequenas melhorias incrementais. Conheça os detalhes, lendo abaixo o comunicado oficial da Apple sobre as atualizações.

 

Final Cut Pro X (versão 10.0.4)

O Final Cut Pro X versão 10.0.4 melhora a estabilidade geral, desempenho e compatibilidade, inclusive:

• Melhora a qualidade de imagem e capacidade de resposta da monitoração broadcast com dispositivos I/O Thunderbolt e PCIe terceiros compatíveis com o programa.

• Melhora o desempenho da sincronização e edição multicam.

• Adiciona suporte para os idiomas chinês simplificado.

• Adiciona uma opção de compartilhamento de vídeo 1080p em dispositivos compatíveis com o iOS.

Final Cut Pro versão 10.0.4 também resolve as seguintes questões:

• Atribui a configuração padrão do canal de áudio para novos projetos para estéreo.

• Inclui metadados multicam na exportação projeto via XML.

• Corrige um problema em que o vídeo sobreposto a um fundo com um canal alfa podia aparecer de forma diferente no Viewer antes e depois do render.

• Corrige um problema que fazia com que alguns títulos fossem processados novamente após cada inicialização do aplicativo.

 

Motion 5 (versão 5.0.3)

O Motion 5.0.3 melhora a estabilidade e o desempenho geral, inclusive:

• Melhora o tempo de carregamento dos projetos.

• Melhora o desempenho de edição de texto no Canvas.

• Corrige problemas com a opção Fill Opaque habilitada em imagens convertidas para Drop Zones.

• Resolve um problema de estabilidade que ocorria ao excluir todos os caracteres com a ferramenta Glyph Transform.

• Corrige a exibição de proporção de Pixel de clipes anamórficos.

• Melhora a velocidade do recurso Save Current Frame.

• Resolve um problema de estabilidade no ajuste dos controles de motion blur no Inspector para Project Properties.

• Resolve um problema de estabilidade ao modificar arquivos de mídia, enquanto o Motion roda em segundo plano.

 

Compressor 4 (versão 4.0.3)

Esta atualização adiciona funcionalidade e melhora o desempenho global, incluindo:

• Habilidade para executar o Compressor como um nó de codificação em um Mac sem monitor.

• Corrige um problema com a exportação quando conectado como um usuário do Open Directory.

• Melhora o desempenho ao codificar arquivos AVI e mp4.

 

Tudo indica, aliás, que, com a nova versão, a monitoração broadcast saiu do estágio beta. E com isso, os principais fornecedores de soluções para entrada e saída de áudio e vídeo para o FCPX atualizaram seus drivers específicos para rodar com o programa. Abaixo seguem os links para baixar os drivers:

– Matrox Utilities 3.0.1

Drivers Aja 10.3 (acesse também o documento de suporte técnico “Working with Final Cut Pro X and AJA”)

– Desktop video 9.2.1 for Macintosh

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados

Quatro meses depois do lançamento da versão anterior, surge o Final Cut Pro X 10.1.4. Não se trata de uma daquelas atualizações repletas de recursos novos, mas de manutenção e correção de bugs. Mas, por um detalhe, a nova versão...

Depois de  algum tempo em fase beta, o programa de edição não-linear de vídeo digital Lightworks Version 12 foi lançado oficialmente pela EditShare e já pode ser baixado para as plataformas Windows, Linux e Mac OS X. Muito se falou...

Deixa seu comentário

GALERIA

1 4919

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5398

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6029

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...