Home Artigos Apple lança mais uma atualização do Final Cut Pro X antes da...

Apple lança mais uma atualização do Final Cut Pro X antes da NAB 2013

Seguindo o ritmo de atualizações em períodos curtos que a Apple vem mantendo, foi lançada ontem a versão 10.0.8 do Final Cut Pro X.

Como a atualização estava para sair antes da NAB 2013, havia a expectativa de que ela viesse com recursos novos de peso para causar fazer vista na feira mais importante de produtos e soluções para a indústria audiovisual.

No entanto, a nova versão apresentada ontem trouxe apenas correções de bugs e somente três novidades, mas nada de recursos de edição impactantes. As mais interessantes têm a ver com a implementação de novos codecs no FCPX.

Agora é possível editar nativamente com arquivos XAVC, o novo formato de gravação criado pela Sony e introduzido em outubro de 2012 juntamente com as câmeras F5 e F55, que oferece a possibilidade de trabalhar em resoluções de 4k com  esquemas de compressão e amostragem de cor de alta qualidade e formato de arquivo recipiente MXF.

O FCPX 10.0.8 também facilita a edição de material gravado com cameras Arri Alexa em ProRes Log C, que garante uma latitude maior na imagem altamente favorável para a marcação de luz. Com a atualização, o programa  agora processa os clipes ProRes Log C da Alexa para um preview em tempo real e de modo não-destrutivo no padrão Rec 709 durante a edição.

Esses dois novos recursos são mais importantes não tanto por si mesmo ou pelo que oferecem, mas pelo que representam no sentido de reforçar a mensagem da Apple para a comunidade de editores de que o FCPX é tudo, menos um programa voltado para amadores ou editores semi-profissionais.

O único recurso novo de operação de edição da atualização foi a implementação de novos atalhos de teclado para os vários modos de visualização dos clipes timeline, que antes só podiam ser alterados por botões.

Mas a atualização, como um todo, é positiva também porque confirma o compromisso da Apple com uma rápida evolução do programa, atacando bugs sem dó nem piedade. Um dos que mais incomodava, o frame verde que surgia com o render de certos filtros de terceiros, agora é coisa do passado.

Conheça a lista total de novidades do FCPX 10.0.8:

• Suporte para o codec Sony XAVC de até 4K resolução;

• Opção para exibir arquivos ProRes Log C de câmeras ARRI ALEXA na gama de cor e níveis de contraste do padrão Rec. 709 (televisão HD);

• Resolve um problema em alguns efeitos de terceiros que gerava molduras verdes durante a renderização;

• Resolve problemas de desempenho que podem ocorrer com determinados títulos e efeitos;

• Processa clipes com tempo invertido em segundo plano;

• Capacidade de usar atalhos de teclado para ajustar as configurações da aparência de clipe na timeline;

• Capacidade de visualizar metadados de número rolo localizada na trilha de timecode de arquivos de vídeo;

• Os arquivos de áudio mono de um projeto em surround são exportados com níveis de volume corretas;

• Drop zones já não são resetadas para o primeiro quadro do vídeo, após reiniciar o aplicativo;

• Corrige um problema de desempenho que resulta de selecionar vários intervalos em um único clipe;

• Corrige um problema em que a função “Play Around” não funciona corretamente em certos clipes quando vistos através de dispositivos de vídeo externos.

Saiba o que a Apple diz sobre as novidades mais importantes

 

sonyxavcSony XAVC – Filme com as mais recentes câmeras profissionais de vídeo digital da Sony – a F5 e F55 – e em seguida, importe arquivos XAVC diretamente no Final Cut Pro X e inicie a edição imediatamente. Com suporte para resoluções de até 4K, você pode trabalhar nativamente ou converter para Apple ProRes em segundo plano para um desempenho ainda melhor.

 

sonyxavc-gallery-other

sonyxavc-gallery-finalcutprox

ProRes Log C – Use câmeras ARRI ALEXA para gravar em Apple ProRes com níveis de vídeo Log C, e assista as imagens com padrão de contraste e níveis de cor corrigidos no Final Cut Pro X. Essa opção de exibição não-destrutiva permite visualizar imagens na gama de cores Rec. 709 – sem precisar renderar ou aplicar um efeito – ao acessar o intervalo dinâmico do Log C para marcação de luz e composição. Quando a edição estiver completa, exporte em XML pelo Final Cut Pro X para enviar os arquivos de Log C para finalização em aplicativos de terceiros, como o DaVinci Resolve e o Autodesk Smoke.

 

Vale destacar ainda que a Apple também colocou no ar atualizações para o Motion e para o Compressor, com as seguintes mudanças:

Motion 5.0.7

Essa atualização melhora a estabilidade geral, desempenho e compatibilidade. As atualizações incluem:

• Resolve um problema em alguns efeitos de terceiros gerando quadros verdes durante a renderização;

• Corrige um problema de estabilidade quando na divisão de camadas na timeline;

• Resolve problemas de performance com alguns títulos e efeitos;

• Corrige um problema em que para acionar um plug-in com um check box poderia exigir vários cliques;

• Corrige um problema de estabilidade com plug-ins CoreMelt.

 

Compressor 4.0.7

• Remove o limite de tamanho de arquivo de 1GB para uploads no Vimeo;

• Corrige um problema de estabilidade durante a reprodução de certos arquivos MPEG-2;

• Corrige um problema de estabilidade no Qmaster ao processar vários trabalhos.

 

 

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
1 5960

Seguindo a tendencia de ofertar pacote de produtos na área vídeo digital, a Red Giant comercializa o Shooter Suite, que traz um conjunto de aplicativos e filtros adequados para produções profissionais. Seus componentes vão desde ferramentas para facilitar a...
0 5544

Não é novidade que o Mocha é a principal referência hoje na área de motion tracking (rastreamento de movimento). O programa já tem uma história e segue se renovando, como faz agora. E muito bem, por sinal, como vamos...

Deixa seu comentário

GALERIA

1 5080

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5535

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6193

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...