Home Tutoriais After Effects Aprenda como congelar o tempo com Tom Antos

Aprenda como congelar o tempo com Tom Antos

Você já deve ter visto o efeito. O tempo parece congelar enquanto uma pessoa caminha, tranquilamente, entre as pessoas e objetos inanimados. Tom Antos explica como replicar o efeito sem gastar uma fortuna.

Para realizar esse efeito especial, as produções de alto orçamento utilizam um conjunto de dezenas de câmeras fotográficas espalhadas pelo set que são disparadas simultaneamente, efetivamente congelando o tempo em um espaço tridimensional.

Em seguida, o ator (ou músico, no caso) é filmado em frente a um fundo verde ou azul para ser feito o famoso chroma key, onde o fundo é recortado e substituído por outra imagem.

As fotos são cuidadosamente recortadas e tudo é montado em um programa de composição de imagens em 3D. Ou seja, é um trabalho que exige muito cuidado, tempo e precisão.

Na versão de baixo orçamento de Tom Antos, a coisa é  bem mais simples e rápida. Os atores ficam parados, como se o tempo estivesse congelado, enquanto o músico se movimenta naturalmente entre eles. Para dar mais credibilidade à ilusão, ele adiciona objetos de computação gráfica em 3D à cena.

Claro que isso exige um certo conhecimento de 3D e também de programas de composição. Mas, na verdade, o efeito é bem simples e pode ser feito por praticamente qualquer um que tenha os programas necessários.

Tom explica que o efeito também pode ser feito diretamente no próprio set, pendurando objetos com fios finos de nylon (daqueles de pesca). O único cuidado é evitar qualquer vento que possa mover os objetos – o que destruiria a ilusão.

Nesse tutorial, Tom utiliza os programas Boujou para fazer o tracking da câmera em 3D (você pode usar também o Mocha), o After Efffects para fazer a composição (pode ser também o Combustion ou o Nuke) e o Maya para gerar os objetos tridimensionais (você pode, alternativamente, usar seu programa de 3D preferido como o Cinema 4D, Lightwave ou 3D Studio MAX).

Assista o vídeo abaixo e aprenda como criar esse efeito realmente fantástico.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados

Lembro que me deparei com a necessidade de orientar uma aluna das minhas aulas de motion graphics na ESPM, para fazer algo parecido em um projeto de vinheta que ela tinha criado. Na época, tinha a ajuda de um ex-aluno fazendo monitoria. Quebramos...
0 2881

A Avid sabe que precisa alargar a base de usuários do Media Composer, e também está investindo nos tutoriais do programa, considerado mais "difícil" e "complicado" do que o outros programas de edição da concorrência. Ela está publicando uma...

Deixa seu comentário

GALERIA

1 5074

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5531

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6187

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...