Home Tutoriais Final Cut Pro X As conexões flexíveis do Final Cut Pro X 10.0.6

As conexões flexíveis do Final Cut Pro X 10.0.6

Um dos grandes diferenciais do FCP X reside na forma como a edição ocorre na chamada “timeline magnética”, amarrando elementos adicionais à uma linha de narrativa primária (primary storyline).

Na medida em que a edição prossegue, vamos acrescentando planos de cobertura (B-roll) e clipes de áudio aos clipes dessa linha de narrativa primária através de pontos de conexão.

Foi esse o recurso que permitiu a eliminação das trilhas de áudio e vídeo das versões anteriores, e que é responsável por manter toda a estrutura da edição em sincronismo mesmo com ajustes nos clipes da timeline.

A versão 10.0.6 trouxe uma importante melhoria nessa parte. Antes, a conexão entre os clipes quase não oferecia alternativas ao editor. Uma vez criada a conexão, tudo que podíamos fazer era modificar a posição no tempo do clipe conectado ou mudar a posição do ponto de conexão.

Agora, usando a tecla de atalho “til” (~),  é possível implementar diversas operações de trimming e modificações na linha de narrativa primária, sem alterar a posição no tempo dos clipes conectados. Isso inclui as operações de ripple in/out, reposicionamento, slip, slide e remoção de clipes.

Desse modo, a utilização de clipes conectados tornou-se bem mais flexível e atraente, deixando-a praticamente sem contra-indicações para o editor.

A seguir, você vai poder assistir um novo episódio do Macbreak Studio apresentado por Mark Spencer e Steve Martin, com uma breve demonstração de alguns exemplos dessa novidade.

Assista outros videos com Mark e Steve nas nossas categorias de tutoriais do FCPX e do Motion ou adquira pacotes de treinamento completos com a dupla de apresentadores no site Ripple Training.

 

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados

A versão 10.1 do Final Cut Pro X mudou completamente a estrutura de organização de arquivos do programa. Isso significa que a forma de trabalhar se modificou em vários aspectos para os quais você precisa estar atento. E para ajudar...

Tanto a Range Tool como o Shape Masks podem ser consideradas ferramentas super úteis, que todo mundo conhece e sabe para que serve, mas nem sempre sabe como tirar o melhor proveito delas. Nesse caso, nada como um guru...

Deixa seu comentário

GALERIA

1 5068

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5525

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6180

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...