Home Artigos Hardware As primeiras impressões da câmera da Blackmagic confirmam nossas críticas

As primeiras impressões da câmera da Blackmagic confirmam nossas críticas

Quando a câmera de cinema digital da Blackmagic foi anunciada em abril deste ano, muitos colegas ficaram tão entusiasmados que já partiram para reservar as suas. Mas nós, videogurus, reparamos que a câmera tinha alguns problemas e que era nosso dever com você, leitor, enumerá-los para que sua decisão de compra fosse feita com mais cuidado.

(Leia nosso artigo original aqui para recapitular) Agora a revenda autorizada inglesa CVP teve a oportunidade de usar uma dessas câmeras e fez críticas muito parecidas com as nossas. Isso chega a ser surpreendente, pois as revendas geralmente só exaltam as qualidades. Ponto para a CVP, que pelo jeito se importa de verdade com seus clientes.

A primeira impressão foi que a câmera é muito maior pessoalmente do que nas fotos. E é bem pesadinha! Enquanto que o corpo da Canon 5D Mark III pesa 860 gramas, a câmera da Blackmagic pesa 1.8Kg (só o corpo)! Levando em conta que ela também não foi considerada ideal para filmagens na mão, o peso extra não ajuda em nada.

Ainda considerando esse aspecto, a CVP confirma nossa observação de que a câmera não é nem um pouco ergonômica, sem nenhuma empunhadura. E que a barra com punhos que eles vendem como acessório é grande, desajeitada e força o operador a manter as duas mãos ocupadas para equilibrá-la, impedindo a possibilidades de ajustes na câmera em si durante filmagens.

Outra crítica é em relação ao tamanho do sensor, com um crop de 2:1. Além de dificultar em muito a oferta de grande angulares, já que uma lente de 24mm fica equivalente a uma de 48mm em câmera full frame, o sensor pequeno oferece uma profundidade focal equivalente a uma câmera de vídeo normal. Daí a recomendação deles de lentes bem caras para poder desfocar o fundo como as novas Zeiss T 1.5 Compact Primes 2 ou as Canon 1.2 primes.

A câmera tem a sensibilidade nativa de 400 ISO e a máxima de 1600 ISO. Isso é muito pouco comparado com as HDSLRs modernas. Mas, segundo eles, a câmera apresenta baixo nível de ruído. Outro problema é que, embora a câmera tenha saídas Thunderbolt e SDI HD limpas, ela não possui nenhum processamento interno de gama.

O resultado é que a imagem sai sempre lavada, o que impossibilita seu uso em produções ao vivo, por exemplo. Suas imagens foram feitas para serem tratadas, o que a torna uma câmera ruim para filmagens que não ofereçam nem tempo nem recursos para a finalização, que passa ser obrigatória. Pode esquecer simplesmente carregar o material no computador, editar e exportar.

É por isso que a Blackmagic está dando uma cópia do DaVinci Resolve com a câmera pois, sem esse programa ou outro equivalente de correção de cor, as imagens são praticamente inúteis. Por outro lado, esse é o propósito dessa câmera – ser usada em produções complexas que exijam um tratamento sofisticado de finalização.

E, em função de seu formato e peso, produções que contem com um bom e mais caro tripé capaz de aguentar o peso considerável do corpo dela mais lentes e acessórios. Falando em acessórios, a tela/visor da câmera foi muito elogiada pela qualidade. Mas a câmera avaliada, um protótipo ainda, tinha a tela muito escura a não ser para ambientes pouco iluminados.

Se a luminosidade da tela da versão final da câmera não melhorar, o uso de um monitor externo vai se tornar obrigatório em externas ou ambientes muito claros. Mas a função de peaking da tela foi bastante elogiada para auxiliar no foco preciso. A tela sensível ao toque também demonstrou ter uma resposta excelente, facilitando a operação da câmera.

Outra crítica que confirma a nossa é quanto à bateria interna não removível, que dura apenas 90 minutos. Quer dizer, no mundo real é impossível filmar com essa câmera sem arcar com o peso e volume extras de baterias externas ou então com uma fonte de AC por perto.

Considerando tudo o que foi discutido acima, a CVP afirma que os acessórios abaixo são essenciais para a utilização da câmera da Blackmagic:

Lentes
Drives SSD aprovados pela Blackmagic
Baterias extras e fonte de alimentação para ligar a câmera na tomada (AC)
Um jogo de filtros ND
Matte Box
Rig & monitor externo para possibilitar o uso na mão ou no ombro

Para aqueles que acham que essa câmera atende perfeitamente suas necessidades e desejam logo colocar suas mãos em uma, ainda resta um pequeno problema. Embora a Blackmagic tenha, anteriormente, prometido colocar a câmera à venda ainda em julho, o fabricante foi bem esquivo quanto a uma data definitiva de entrega. O que leva a CVP a acreditar que vai demorar um tempinho para que seus clientes recebam suas unidades.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
12 4963

O cinema digital nunca viveu um período tão interessante. Se a câmera de cinema digital chinesa iniciou a revolução dos preços baixos, foi a Blackmagic que venceu a corrida e lançou no mercado as verdadeiras câmeras revolucionárias. Agora...
30 6014

Eles são a última novidade do mercado. Monitores bem mais largos que o normal e que oferecem muito mais espaço para trabalhar. Além disso, são perfeitos para reproduzir filmes em formato cinemascope. Com um desses monitores você consegue praticamente o...
4 comentários Nesse post
  1. Parabéns mais uma vez pelo trabalho que fazem!
    Confesso que me decepcionei um pouco com o review dessa camera. Já estava considerando comprá-la futuramente, mas essa versão acaba sendo inviável.

  2. Paulo, quando voce soma todos os acessórios, começa valer a pena comprar uma Sony 700! Ainda bem que após ler a primeira analise resolvi esperar. É a câmera Chinesa que estava em desenvolvimento? Estamos aguardando os seus comentários sobre a 5D3 que voces compraram!. Obrigado mais uma vez.

  3. Eu acho que vocês estão condenando essa câmera muito rapidamente. Ela, realmente, tem alguns questões difíceis de entender como a bateria embutida. Mas, quanto ao fato do sensor ser pequeno, veja bem, o sensor dessa câmera tem o tamanho de um negativo super 16mm. Isso deixou muitos videomakers tristes, mas deixou muitos filmmakers muito felizes. Esse sensor só é um pouco menor do que um sensor de micro 4/3. A Panasonic GH2, que é uma câmera micro 4/3, fez um sucesso enorme no teste da Zacuto desse ano. Sem saber, o diretor Francis Ford Copolla, escolheu a imagem dessa câmera de 700 dólares quando foi comparada com imagens geradas por uma Arri Alexa de 50.000 dólares.
    Ela é muito mais pesada do que uma dlsr, mas muito mais leve do que uma Aaton com um rolo de flime de16mm. Inclusive, ela é quase 1 quilo mais leve do que uma sony F3 ou uma canon C300.
    Ela é maior do que parece. Dentro dela vc vai colocar um SSD. Ele não é um cartão de memória: tem 10cm de largura, 7cm de altura e quase 1cm de espessura. Ela tem formato pouco ergonômico. Não é essa a reclamação que todos tem na hora de usar uma dlsr para filmar? A sony FS100 tem formato de bloco de tijolo.
    As imagens são desbotadas. Isso é o sonho de todo colorista: imagens com pouco congraçaste e baixa compressão. Ele vai ter bastante espaço para trabalhar, coisa que não acontece com imagnes de uma canon mark II ou 7d.
    Muito inteligentemente, foi dito que não existe câmera perfeita. O revendedor britânico informou para o site eoshd que vai demorar meses para entregar todas as câmeras já encomendadas. Isso significa que muita gente está achando que os pros dessa câmera supera os contras. O então, eles viram coisas que escaparam aos nossos olhos.

Deixa seu comentário

GALERIA

1 4971

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5433

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6075

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...