Avid entra na era dos tablets
O inicio de ano começa a ficar agitado. Na mesma semana que saiu a atualização do FCPX, a Avid lançou um aplicativo de edição de vídeo que você, dessa vez, com toda a certeza, vai poder pagar. Só tem um detalhe, ele foi projetado para rodar num iPad.
É isso mesmo, o produto chama-se Avid Studio for iPad, e representa a primeira incursão da Avid no território dos tablets. Segundo a empresa, trata-se do “primeiro aplicativo de edição de vídeo para iPad a oferecer edição com precisão de frame e acesso a todos os tipos de mídia.”
O programa acessa qualquer foto, audio ou vídeo na biblioteca de um iPad ou de qualquer mídia importável via iTunes e cameras fotográficas. Sua interface mescla uma área tipo storyboard para ordenação dos clipes, juntamente com outra, tipo timeline, para ajustes finos. Através do Avid Studio, também é possível aplicar transições, efeitos e trilha sonora.
Terminada a edição, o usuário pode compartilhar o resultado diretamente via Youtube, Facebook ou exportar o projeto para o programa Avid Studio for PC, com o qual ele tem um certo parentesco.
Conheça os destaques do Avid Studio for iPad, segundo a própria Avid:
• Acesse a sua mídia facilmente
– Trabalhe com qualquer mídia em seu dispositivo – vídeo, áudio e fotos
– Acesse mídias de dispositivos externos através de um iPad Camera Connection Kit (vendido separadamente)
– Capture de vídeo e fotos de dentro do aplicativo
– Veja suas mídias organizadas por álbuns, eventos, rostos e muito mais
• Edite
– Comece rapidamente com tutoriais “how-to”
– Navegue facilmente por seu projeto com gestos intuitivos
– Organize os clipes rapidamente no storyboard
– Faça edições precisas e ajustes de corte por frame no Precision Trimmer
– Use a ferramenta Razor Blade para cortar on the fly e eliminar ou substituir a segunda metade do clipe
– Substitua facilmente um clipe por outro
• Aperfeiçoe a edição
– Crie rapidamente animações multi-camada 3D, transições e títulos com modelos de montagem incluídos
– Componha facilmente trilhas de vídeo composto para criar looks em camadas
– Adicione fades e fusões de alta qualidade para ajudar o seu fluxo de história
– Gere títulos de aparência profissional em movimento e elementos gráficos com controle total sobre o texto, cor de fonte, tamanho, posição e rotação
– Crie surpreendentes efeitos Picture-in-Picture com controle total sobre a posição, rotação, tamanho
– Faça pan e zoom em suas fotos para criar slideshows de alto impacto
– Desfrute de reprodução em tela cheia
• Crie trilhas sonoras
– Use seu próprio áudio ou escolha entre os efeitos de som incluídos
– Faça ajustes de corte de áudio para qualquer comprimento, ajuste níveis, e faça fades de entrada e saída de áudio
• Compartilhe
– Compartilhe facilmente videos via YouTube, Facebook, e-mail, e mais
– Exporte projetos para o Avid Studio for PC
• Tecnologia pro, Resultados pro
– Inventado pela Avid, criadora da tecnologia de edição de filme e música lider no mundo
– Bastante fácil para o amador, poderoso o suficiente para o pro
O lançamento é bem interessante, no sentido de mostrar a nova orientação da Avid para se reforçar como uma empresa de software, pronta para atacar também em plataformas móveis. Por outro lado, também é curioso ver a empresa, que sempre se vangloria de sua posição e compromisso com o mercado mais profissional, tentar se estabelecer em mercados mais voltados para amadores.
Se funcionar bem, deve fazer sucesso, mas vai ter que disputar espaço com o iMovie para iPad e outros tantos que já saíram na sua frente. O programa já está disponivel para baixar pela App Store por um preço promocional por tempo limitado de US$4,99 (no seu primeiro mês). Para mais informações, visite o site da Avid.
Gostou do artigo ?
Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.
Pelas especificações me parece bem mais completo do que o IMovie, que nao tem uma boa reputação na Apple store.
Gostaria de saber se este programa faz montagem com camadas, iguais aos filmes de Jorge Emílie…
Muitoooo obrigado e ate mais
O Avid Studio para PC é muito bom! Se o para iPad for igual a galera vai se deliciar. O Avid Studio é um programa “mal entendido” pelo fato de ser rotulado de caseirão pelos grandes e muitos as vezes falam sem nunca ter usado ou experimentado. O fato é que os pequenos e médios produtores trabalham na maioria com ele (talvez ser por isso chamado de caseiro) e também com o Pinnacle 14 ou 15 (esse 15 já lançado com o comando da AVID), vindo agora o Pinnacle Studio 16 que parece ser o mesmo Avid Studio, onde acredito vir já com o pacote Adorage e Vitascine já junto como vem no 15 sem precisar de comprar chaves de ativação (problemáticas) como era no primeiro Avid Studio.
Acredito que essa vai ser uma grande porta para a divulgação desse programa. Tudo que é para youtube hoje é que faz sucesso! Não duvido chegar em 2014 e ele ser o número 01 em vendas (risos…). Esse youtube vai desgraçar o mundo! Já está acabando com o jeito de fazer cinema e Televisão (na minha opinião). Só espero que pelo menos sirva para fazer uma coisa de bom como essa divulgação. Aliás, os tutoriais que fazem e vídeos com câmeras novas mostrando o desempenho são fantásticos (para isso bato palma para o youtube). Uma pena que isso seja uma pequena parcela perto do monte de lixo que despejam todo dia na rede pelo youtube (como o vídeo do Psi e da mulher cantando: – Nada, nada, nada, nada! Isso é brabo!