Home Tutoriais Motion Behaviors e correção de cor no Motion 5

Behaviors e correção de cor no Motion 5

Atualmente, o Motion é praticamente o único programa de motion graphics que oferece uma alternativa ao After Effects na plataforma Mac. Apesar da sua qualidade excepcional, custa apenas US$50 dólares na App Store. Vale a pena aprender a usá-lo, até porque ele oferece recursos e formas intuitivas de animação que nem mesmo o programa da Adobe possui.

Um desses recursos únicos é o dos behaviors, sem dúvida, um dos diferenciais mais interessantes do Motion, porque permite trabalhar sem keyframes com o que é chamado de animação procedural. Nesse lote de tutoriais em vídeo do MacBreak Studio, Mark Spencer, ao lado de Steve Martin, nos mostra quatro situações de uso de behaviors que dão uma idéia da sua forma de trabalhar. De quebra, você leva um tutorial sobre opções de filtros de correção de cor no Motion.

 

Behavior de parâmetro Link

Nesse tutorial, Mark nos mostra como é fácil atrelar a transformação de uma propriedade à transformação de outra propriedade usando o behavior de parâmetro do tipo Link. Seria uma solução aparentada ao recurso de expressões do After Effects. Vemos, no exemplo mostrado por Mark, como ele pode ser útil em animações do tipo “infográfico”, onde constantemente precisamos sincronizar ou amarrar duas ou mais ações gráficas.

 

Múltiplos behaviors combinados – exemplo 1

No tutorial que se segue, Mark volta aos tempos de criança para construir um daqueles aparelhos para desenhar de antigamente, com controles giratórios para produzir traços na tela. Ele começa com um layout produzido no Photoshop, em seguida cria um emissor de partícula a partir de um círculo, e amarra esse emissor aos dois controles giratórios com o behavior de parâmetro do tipo Link e, para produzir o traço, utiliza o behavior de parâmetro do tipo Osclillate. Por fim, para gerar um desenho aleatório incorpora um behavior de parâmetro do tipo Wiggle. Tudo isso com ajustes espertos, para obter o resultado esperado. Uma verdadeira aula de como trabalhar com combinações de behaviors.

 

Filtros de correção de cor

Normalmente, a correção de cor de material de vídeo é feita nos próprios programas de edição ou nos aplicativos especializados em grading. Mas o Motion também tem recursos interessantes nessa área, que podem ser muito úteis inclusive em trabalhos de motion graphics. No tutorial acima, Spencer demonstra algumas de suas estratégias e filtros preferidos para correção de cor no Motion. O mais interessante aqui é a maneira como ele articula o uso de vários filtros simultaneamente para obter resultados que vão desde a mudança de cores em um arquivo gráfico até um recorte de uma figura.

 

Múltiplos behaviors combinados – exemplo 2

Cá estamos de volta aos behaviors em novo exemplo de combinação de vários tipos deles, dessa vez com um exemplo ainda mais complexo. Mark demostra como usar cerca de seis behaviors simultâneos para animar uma fotografia caindo sobre uma superfície, numa animação em três dimensões. Tudo isso, obviamente, sem um keyframe. Quem ainda não conhece como funciona os behaviors, taí uma boa ocasião para entender o seu potencial.

 

Behavior Quantize

Em mais um tutorial sobre behaviors de parâmetro, Mark Spencer mostra as vantagens de utilizar o behavior do tipo Quantize para produzir animações que devem produzir variações com “pulos” de valores. Ele mostra inclusive o exemplo de uma animação de ponteiro de segundos de um relógio analógico. Realmente, vendo esses tutoriais a gente percebe que o domínio dos behaviors é a chave para usar o que o Motion tem de melhor.

• • •

Pra quem gostou, tem mais tutoriais do Motion apresentados por Mark Spencer no Videoguru clicando aqui. Para programas de treinamento mais completos, acesse o site da Ripple Training.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
0 2070

Além de funcionar atualmente como uma fábrica ou oficina de efeitos do Final Cut Pro X, o Motion representa uma das melhores alternativas para trabalhar com motion graphics. E por esse motivo, compartilhamos todos os tutoriais em vídeo sobre...
0 1196

Nesse post, é a vez do Motion ganhar um super combo de cinco tutoriais em vídeo com técnicas e dicas que mostram como programa da Apple pode se encaixar bem em diversos tipos de trabalhos. O Motion, que hoje serve...

Deixa seu comentário

GALERIA

1 4969

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5430

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6072

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...