Home Notícias Câmera Blackmagic aumenta recursos de câmera com novo firmware versão 1.9

Blackmagic aumenta recursos de câmera com novo firmware versão 1.9

Mal a Blackmagic Design lançou o firmware 1.8.2 com novos sabores de ProRes para suas câmeras, a empresa nos surpreende com mais um firmware que traz recursos como medidores de nível de áudio, histograma e indicador de tempo de gravação.

Desta vez a Blackmagic Production Camera 4K (BMPC) recebeu os recursos antes dos outros modelos. Porém, a empresa promete que, nas próximas semanas, lançará um novo firmware com os mesmos recursos para a Blackmagic Cinema Camera 2.5K (BMCC) e Blackmagic Pocket Cinema Camera (BMPCC).

O firmware versão 1.9 para a BMPC já está disponível no site da Blackmagic Design. Os recursos de monitoração adicionais para a Blackmagic Production Camera 4K significam que os usuários podem facilmente e rapidamente verificar configurações da câmera importantes, tais como a exposição, nível de áudio e o espaço restante do seu disco de gravação.

Usando o histograma, pode-se agora facilmente e rapidamente definir a exposição, pois ele mostra a distribuição de luminância em suas imagens e se altas luzes ou sombras estão sendo clipadas. Imagens clipadas de uma forma ou de outra são bem mais difíceis de corrigir na pós-produção. O histograma funciona em tempo real para que altas luzes e sombras possam ser ajustados de forma interativa na câmera e nas lentes.

O firmware 1.9 também inclui um novo medidor de nível de áudio com retenção de picos para permitir definir com mais precisão os níveis de áudio para os canais 1 e 2, ao usar o microfone embutido, bem como fontes de áudio externas.

Os novos recursos de display também incluem um indicador de tempo restante de gravação que mostra o espaço restante no disco ou cartão. O indicador de tempo restante é automaticamente re-calibrado para garantir um cálculo preciso se a cadência ou codec forem alterados e os dígitos ficam vermelhos quando o disco está ficando cheio.

Esta atualização está disponível gratuitamente, seguindo o padrão da Blackmagic. A instalação continua sendo feita a partir de qualquer Mac ou computador Windows usando uma simples conexão de cabo USB à câmera.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
0 7168

A O2 Filmes está utilizando várias Blackmagic Pocket Cinema Cameras (BMPCC) como câmeras principais nas gravações da nova comédia de sucesso da GNT, “Lili, a Ex”. A carga do conteúdo no set foi feita pela White Gorilla e toda a...
2 5657

Faz poucos dias que a Blackmagic lançou mais um firmware para suas Cinema Camera 2.5K (BMCC) e Pocket Cinema Camera (BMPCC). Esse firmware 1.9.7 adiciona a funcionalidade de poder formatar os cartões de memória nas próprias câmeras sem precisar...
19 comentários Nesse post
  1. Eu fiz a atualização 1.8.2 para as minha BM 4k e pocket e as duas passaram a dar erro de gravação. Ela gear grava mas não consigo visualizar e quando vou logar, ela dar erro (Arquivo Corrompido). Fiz um downgrade para a versao 1.8.1 na 4k e resolveu, ja a pocket estou sem usar pois nem o 1.8 funcionou. E aí essas atualizações estão funcionando legal mesmo? Se puderem me ajudar agradeço

    • Reinaldo, é a primeira vez que ouço falar em problemas com esse firmware. Você está usando mídia aprovada pela Blackmagic? Se está, sugiro a reinstalação do firmware.

      • Eu já fiz todos os updates recentes na Pocket e está tudo absolutamente perfeito. Muito estranho isso. Também nunca tinha visto nenhum caso como o seu, meu caro Reinaldo.

        • Também fiz minha atualização na BMPCC para o firmware 1.8.2 sem problemas… Gostaria de saber se vocês tem alguma notícia a respeito do efeito “black sun” gerado pelo sensor da BMPC, estou muito interessado em adquirir esse modelo, mas sinceramente fico com o pé atrás de investir em uma câmera que apresente esse tipo de “problema”. De qualquer sorte vale um super parabéns para Black Magic que vem revolucionado o mercado com seus lançamentos!!!!
          Um salve também ao Videoguru pelos excelentes artigos!!!!

          • Gabriel, o problema com a BMPC acontece muito raramente e basta não clipar o sinal. Não sei se esse último firmware eliminou por completo. Mas vale lembrar que até câmeras como RED e Alexa podem apresentar esse problema em condições extremas. Portanto eu não deixaria de comprar uma câmera só por isso. Eu tenho uma BMCC e esse “defeito” só ocorreu uma vez e foi quando eu apontei a câmera para o sol, de propósito, e estourei demais a imagem para ver se aparecia o tal ponto preto. Depois disso, já filmei até spots em shows diretamente e nada dos pontos pretos.

    • Estou com o mesmo problema que vc. Consegui resolver? Isso só acontece quando gravo em 4k raw.
      Tenho 5 ssds e em nenhum consigo dar play e ver o take gravado. Todas são de velocidade de gravação acima de 520. Não sei o que fazer. Qual ssd vcs usam pra gravar em 4k raw? Por favor me ajudem

      • Roberta, a velocidade de gravação dos SSD não é tão importante quanto usar um dos modelos recomendados pela Blackmagic. É que muitos fabricantes de SSD listam em suas especificações a velocidade máxima que o cartão consegue obter. Mas isso não significa que essa velocidade seja mantida o tempo todo. Daí a Blackmagic testa todos os cartões do mercado e disponibiliza a lista dos compatíveis no seu site. Só eles é que devem ser utilizados. Qualquer outro é comprar dores de cabeça.

        De qualquer maneira, os firmwares mais recentes permitem a formatação de cartões na própria câmera – o que resolve problemas em alguns casos. A recomendação agora é sempre formatar na câmera.

  2. Estou decepcionado com a BMCC 4K.
    Fiz apenas alguns takes e atualizei para 1.9.
    Bummm não funciona mais o touch screen. Não consigo alterar nada mais no menu, nenhuma configuração.

    Grava, Iris e focus…. no menu nada.

    Oq fazer?

  3. Blackmagic Camera Utility 1.9 instalei ja duas vezes na bmcc 4k e do nada desaparece os medidores de nível de áudio, histograma e indicador de tempo de gravação. E a bateria esta bem pior com essa atualização

    • Leonardo, você está arrastando a tela para cima com o dedo para fazer aparecer os medidores e o histograma? O gesto é parecido com o feito em um smartphone. Posicione o dedo na parte inferior da tela e arraste o dedo para cima que os novos medidores aparecem.

  4. Olá Paulo

    Rapaz, não sei mais o que fazer. Tenho a versão 10 do Davinci resolve instalada, rodando em conjunto FCP X 10.1.2. No entanto essa interação não está nada bem com relação ao round trip. Primeiro, o XML gerado pelo FCP não são lidos, surge uma mensagem se referindo a incompatibilidade de versões. Tudo bem, baixei um app Xto7 e reconverti o XML, assim ele abre o FCPprojeto no Davinci, trato. gero o XML a partir do Davinci para o roundtrip mas quando chega lá , o projeto n tem Imagens, mas existe uma timeline com divisões das cenas e tudo mais. Gostaria de saber o que pode estar dando errado. Gostaria muito.

    Forte abraço.

    • Sandro, baixe a versão 11 do Resolve que saiu hoje. Melhorou muito a interação com o Final Cut Pro X.

  5. Olá Paulo M,

    Será que você poderia me ajudar com o processo de instalação do firmware 1.9 3 blackmagic cinema camera 2.5k?

    Se eu eu instalo no SSD e depois insiro o cartão na camera o processo é altomático?

    Grande abraço e desde já muito obrigado

    • Fernando, você baixa o programa de instalação (vem junto com o firmware) para Mac ou PC, roda o programa e conecta sua câmera ao computador via cabo USB (o conector USB fica ao lado do drive SSD). Depois é só seguir as instruções. É um processo muito simples e rápido.

  6. o touch screen da minha blackmagic production 4k não funciona mais . ja fiz upgrade, downgrade e nada muda!
    o que devo fazer?
    como faço pra corrigir o problema?

    • Lucas, sua câmera parece estar com defeito. Procure a assistência técnica da Blackmagic. Você pode fazer isso entrando em contato diretamente com eles pelo site oficial ou pode entrar em contato com essa empresa, que revende e diz que faz manutenção: http://www.pinnaclebroadcast.com.br/

Deixa seu comentário

GALERIA

1 5134

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5603

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6259

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...