Blackmagic disponibiliza upgrade de firmware grátis para toda sua linha de câmeras
Atendendo a diversos pedidos de usuários, a Blackmagic Design disponibilizou gratuitamente o firmware versão 1.8 para toda sua linha de câmeras. Esse tão aguardado firmware resolve alguns velhos problemas e também traz algumas funções novas.
Segundo o presidente da companhia, Grant Petty, agora que o firmware foi totalmente re-escrito, a empresa lançará updates frequentes trazendo ainda mais recursos. Grant inclusive gravou um vídeo mostrando os novos recursos da câmera, que pode ser visto clicando aqui.
O lançamento deste firmware é muito importante pois prova que a Blackmagic está tratando sua linha de câmeras com o mesmo cuidado que trata seus outros produtos. A empresa tinha sido criticada por alguns usuários pela lentidão em entregar alguns recursos prometidos, como a gravação em RAW nas câmeras 4K. Mas o motivo do atraso era justamente que o firmware das câmeras era diferente e a empresa resolveu investir em criar uma versão única que funcionasse para todas.
Embora os mais impacientes criticassem esse método, a empresa fez a coisa certa. Exemplos de outras empresas que têm diferentes firmwares para produtos parecidos mostra que, nesses casos, a frequência de updates fica muito menor por causa do trabalho maior e muitas vezes alguns modelos são até abandonados, pois fica economicamente inviável continuar desenvolvendo firmwares para os produtos mais antigos.
Com essa filosofia de trabalho, a Blackmagic prova também sua intenção de continuar suportando todas as suas câmeras, ao contrário do que muitos alarmistas andaram divulgando.
Instalei o firmware novo na minha BMCC 2.5K e, embora ainda não tenha tido tempo de testar as funções direito, posso confirmar que o foco automático está funcionando perfeitamente nas minhas lentes Tamron e Canon. O foco ainda não está tão rápido quanto numa HDSLR, mas a Blackmagic está utilizando um algoritmo de alta precisão que torna o processo um pouco mais lento. Creio que a velocidade aumentará os próximos updates. O novo peaking para foco, que agora é acionado clicando duas vezes no botão de foco, também ficou mais preciso e com melhor visibilidade.
Apesar do esforço, para não atrasar ainda mais a entrega, alguns pedidos ficaram de fora como os indicadores visuais de nível de audio. É bem provável que venham nos próximos updates.
Segue abaixo a lista das funções oferecidas pelo novo firmware para as diversas câmeras da Blackmagic.
• Nova base de código para todas as câmeras digitais de cinema Blackmagic, melhorando o desempenho e incluindo uma nova interface de usuário, mais moderna, semelhante à da Blackmagic URSA.
• RAW DNG comprimido para a Blackmagic Production Camera 4K.
• O novo DaVinci Resolve 11, já disponível na versão beta, oferece recursos adicionais para o processamento em RAW das câmeras Blackmagic.
• Suporte aprimorado para controle de lentes EF nas câmeras que oferecem esse bocal como a BMCC 2.5K e a BMPC 4K. Isso significa que os usuários agora podem obter a focagem automática quando apertarem o botão de foco em lentes eletrônicas EF. As câmeras analisam matematicamente o centro da imagem e otimizam o foco para a máxima nitidez. O recurso de Focus Peaking agora é ativado pressionando duas vezes o botão de foco.
• Melhora na exibição do Focus Peaking, permitindo foco manual incrivelmente preciso.
• Controle de Iris foi alterado, devido a solicitação de usuários, para manter sua posição entre gravação e reprodução.
• Importantes melhorias para os modelos originais da Blackmagic Cinema Camera, como melhor desempenho de áudio e uma nova qualidade superior de processamento de-bayer, totalmente reescrito. Este novo de-bayer significa imagens mais nítidas e limpas quando forem gravados arquivos de vídeo normais, como ProRes ou DNxHD. O processo foi importado diretamente do DaVinci Resolve, onde foi desenvolvido.
• Outros benefícios para a Blackmagic Cinema Camera incluem melhorias na faixa dinâmica da câmera ao filmar em ISO 1600. Ou seja, os usuários obterão gama dinâmica ainda maior e outras melhorias na qualidade de imagem, gratuitamente, mesmo que eles tenha adquirido suas câmeras há dois anos.
• Melhorias para a Pocket Cinema Camera também fazem parte desta atualização, incluindo a interface moderna atualizada, novo Focus Peaking e melhoria da qualidade do de-bayer, além de suporte adicional para lentes MFT ativas, incluindo Sigma e Lumix.
O novo firmware, disponível para Windows e Mac OS, pode ser baixado desta página.
Gostou do artigo ?
Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.
Paulo, este recurso de foco automático, funciona como na canon 70d e na c100? ou somente e utilizado antes de iniciar a gravação.
O recurso funciona durante a gravação, também. Mas não é contínuo e é meio lento. Parece mais com as outras HDSLRs Canon.
Instalei o novo firmware nas BMCC e tudo perfeito.