Home Notícias Câmera Blackmagic disponibiliza upgrade de firmware grátis para toda sua linha de câmeras

Blackmagic disponibiliza upgrade de firmware grátis para toda sua linha de câmeras

Atendendo a diversos pedidos de usuários, a Blackmagic Design disponibilizou gratuitamente o firmware versão 1.8 para toda sua linha de câmeras. Esse tão aguardado firmware resolve alguns velhos problemas e também traz algumas funções novas.

Segundo o presidente da companhia, Grant Petty,  agora que o firmware foi totalmente re-escrito, a empresa lançará updates frequentes trazendo ainda mais recursos.  Grant inclusive gravou um vídeo mostrando os novos recursos da câmera, que pode ser visto clicando aqui.

O lançamento deste firmware é muito importante pois prova que a Blackmagic está tratando sua linha de câmeras com o mesmo cuidado que trata seus outros produtos. A empresa tinha sido criticada por alguns usuários pela lentidão em entregar alguns recursos prometidos, como a gravação em RAW nas câmeras 4K. Mas o motivo do atraso era justamente que o firmware das câmeras era diferente e a empresa resolveu investir em criar uma versão única que funcionasse para todas.

Embora os mais impacientes criticassem esse método, a empresa fez a coisa certa. Exemplos de outras empresas que têm diferentes firmwares para produtos parecidos mostra que, nesses casos, a frequência de updates fica muito menor por causa do trabalho maior e muitas vezes alguns modelos são até abandonados, pois fica economicamente inviável continuar desenvolvendo firmwares para os produtos mais antigos.

Com essa filosofia de trabalho, a Blackmagic prova também sua intenção de continuar suportando todas as suas câmeras, ao contrário do que muitos alarmistas andaram divulgando.

Instalei o firmware novo na minha BMCC 2.5K e, embora ainda não tenha tido tempo de testar as funções direito, posso confirmar que o foco automático está funcionando perfeitamente nas minhas lentes Tamron e Canon. O foco ainda não está tão rápido quanto numa HDSLR, mas a Blackmagic está utilizando um algoritmo de alta precisão que torna o processo um pouco mais lento. Creio que a velocidade aumentará os próximos updates. O novo peaking para foco, que agora é acionado clicando duas vezes no botão de foco, também ficou mais preciso e com melhor visibilidade.

Apesar do esforço, para não atrasar ainda mais a entrega, alguns pedidos ficaram de fora como os indicadores visuais de nível de audio. É bem provável que venham nos próximos updates.

Segue abaixo a lista das funções oferecidas pelo novo firmware para as diversas câmeras da Blackmagic.

• Nova base de código para todas as câmeras digitais de cinema Blackmagic, melhorando o desempenho e incluindo uma nova interface de usuário, mais moderna, semelhante à da Blackmagic URSA.
• RAW DNG comprimido para a Blackmagic Production Camera 4K.
• O novo DaVinci Resolve 11, já disponível na versão beta, oferece recursos adicionais para o processamento em RAW das câmeras Blackmagic.
• Suporte aprimorado para controle de lentes EF nas câmeras que oferecem esse bocal como a BMCC 2.5K e a BMPC 4K. Isso significa que os usuários agora podem obter a focagem automática quando apertarem o botão de foco em lentes eletrônicas EF. As câmeras analisam matematicamente o centro da imagem e otimizam o foco para a máxima nitidez. O recurso de Focus Peaking agora é ativado pressionando duas vezes o botão de foco.
• Melhora na exibição do Focus Peaking, permitindo foco manual incrivelmente preciso.
• Controle de Iris foi alterado, devido a solicitação de usuários, para manter sua posição entre gravação e reprodução.
• Importantes melhorias para os modelos originais da Blackmagic Cinema Camera, como melhor desempenho de áudio e uma nova qualidade superior de processamento de-bayer, totalmente reescrito. Este novo de-bayer significa imagens mais nítidas e limpas quando forem gravados arquivos de vídeo normais, como ProRes ou DNxHD.  O processo foi importado diretamente do DaVinci Resolve, onde foi desenvolvido.
• Outros benefícios para a Blackmagic Cinema Camera incluem melhorias na faixa dinâmica da câmera ao filmar em ISO 1600. Ou seja, os usuários obterão gama dinâmica ainda maior  e outras melhorias na qualidade de imagem, gratuitamente, mesmo que eles tenha adquirido suas câmeras há dois anos.
• Melhorias para a Pocket Cinema Camera também fazem parte desta atualização, incluindo a interface moderna atualizada, novo Focus Peaking  e melhoria da qualidade do de-bayer, além de suporte adicional para lentes MFT ativas, incluindo Sigma e Lumix.

O novo firmware, disponível para Windows e Mac OS,  pode ser baixado desta página.

 

 

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
0 7111

A O2 Filmes está utilizando várias Blackmagic Pocket Cinema Cameras (BMPCC) como câmeras principais nas gravações da nova comédia de sucesso da GNT, “Lili, a Ex”. A carga do conteúdo no set foi feita pela White Gorilla e toda a...
2 5593

Faz poucos dias que a Blackmagic lançou mais um firmware para suas Cinema Camera 2.5K (BMCC) e Pocket Cinema Camera (BMPCC). Esse firmware 1.9.7 adiciona a funcionalidade de poder formatar os cartões de memória nas próprias câmeras sem precisar...
3 comentários Nesse post
    • O recurso funciona durante a gravação, também. Mas não é contínuo e é meio lento. Parece mais com as outras HDSLRs Canon.

Deixa seu comentário

GALERIA

1 5076

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5534

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6191

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...