Blackmagic lança Resolve 9.1. Com vários bugs…
A Blackmagic lança a versão 9.1 de seu poderoso programa de correção de cor, com diversos novos recursos e suporte para os computadores Apple de display Retina.
Só que parece que o pessoal do controle de qualidade deu uma dormida no ponto. Os novos recursos acabaram quebrando algumas funções importantes e causando problemas bem sérios.
O Resolve é um dos programais mais estáveis do gênero. E causa surpresa que esse último update tenha afetado sua estabilidade, ainda mais com a reputação excelente da Blackmagic.
No entanto, essa última versão veio com bugs sérios que precisam ser resolvidos imediatamente. Já surgiram vários relatos do programa parar de funcionar, no nada, ao ser iniciado um render e também de projetos que deixam de abrir, de repente.
Eu mesmo enfrentei esses dois problemas ontem. Após fazer a correção de cor de um episódio inteiro de uma série de TV, fui fazer o render e, depois de uns 30 segundos, o programa deu pau. Foi a primeira vez, desde que comecei a usar o Resolve, que isso aconteceu.
Mas o pior veio depois. Ao tentar abrir o projeto, o programa também dava pau, instantaneamente. Os outros projetos abriam sem problemas. Para não perder as muitas horas de trabalho, tentei de tudo.
Desinstalei e reinstalei o programa diversas vezes, reparei as preferências do sistema, instalei os drivers mais recentes da Decklink, etc. Mas nada resolveu o problema. A solução foi instalar a versão anterior – a 9.0.4. Essa abriu o projeto, sem problemas.
Uma das vantagens do Resolve é que, ao contrário do que acontecia com o Final Cut Pro onde cada versão nova modificava os projetos, tornando-os incompatíveis com as versões anteriores, o programa mantém a compatibilidade através dos updates.
Outros dois bugs estão incomodando muitos usuários. O primeiro é que a nova versão quebrou certas funções em painéis de controle de outras marcas. Nos painéis Tangent Wave, por exemplo, os botões que controlam o tamanho e proporção da imagem ficaram inoperantes.
O segundo é que, na versão Lite do programa, ficaram faltando vários codecs que faziam parte da versão anterior e que continuam na versão Full. Os principais são os da Sony.
Parece que tanto o bug do render quanto o dos projetos que não abrem pode estar relacionados a uma das funções mais esperadas que a versão 9.1 do programa introduz – o melhor gerenciamento de sequências com frame rates diferentes nos programas de edição.
Esse era um dos problemas frequentes nas versões anteriores do Resolve, quando trabalhando a partir de XML. O programa não administrava direito e as sequências saiam de sync. Agora, na versão 9.1, o problema parece ter sido resolvido.
Outras novidades incluem processamento mais rápido de imagens da RED, “SAVE” mais rápido, suporte da função “Audition” do FCPX, suporte para a placa Decklink 4K da Blackmagic, suporte para o codec da Avid DNxHD 100 e outras melhorias relativas a audio e video.
Para uma lista mais detalhada da mudanças, clique aqui.
Esperamos que esses bugs sejam resolvidos logo, ainda mais que não é comum isso acontecer com a Blackmagic – uma empresa conhecida e respeitada pela confiabilidade e estabilidade de seus produtos. Enquanto isso, sugerimos aos nossos leitores que esperem pela versão 9.1.1, principalmente os que usam a versão Lite.
Gostou do artigo ?
Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.