Home Notícias Efeitos Visuais Boardwalk Empire – uma aula de efeitos visuais

Boardwalk Empire – uma aula de efeitos visuais

Uma verdadeira aula de efeitos visuais, é o que encontramos no canal da empresa Brainstorm Digital no Vimeo, num vídeo que revela o segredo das técnicas por trás dos efeitos visuais que ela produziu para a segunda temporada da série “Boardwalk Empire”, da HBO.

É impressionante a capacidade de síntese que a imagem em movimento digital alcançou. Técnicas de composição de imagem artificiais e imagens vivas estabelecem um nível de hibridismo absurdo, para construir cenários e personagens hiper-realistas.

Audio visual, nesse nível, já não pensa a imagem como algo a ser apenas editado fora do quadro, mas cada vez mais, dentro do quadro. Linguagem e tecnologia hoje caminham de mãos dadas na imagem técnica.

Os diretores que compreendem e absorvem a  tecnologia da imagem digital, se credenciam a fazer filmes com um potencial de fantasia incrivelmente maior do que antes. Parece não haver mais limites.

Efeitos visuais para a segunda temporada da série Boardwalk, pela Brainstorm Digital

Esse video me lembrou o quanto que fiquei chocado com o filme Tintim. E com um ou dois making of do filme, mostrando Spielberg digirindo seus atores com sensores de captura de movimento em um cenário real todo composto de objetos verdes em fundos verdes.

E penso como precisamos avançar no Brasil para consolidar esses caminhos da alta tecnologia de pós-produção e computação gráfica a serviço do cinema e da televisão.

No nosso país, por vezes, se escuta pessoas falando que não precisamos desse tipo de tecnologia, que isso é coisa exclusiva de Hollywood. Não concordo. Há muito preconceito nesse tipo de visão, um certo miserabilismo crucificante, um clichê pseudo-esquerdista.

Penso que esses avanços precisam ser dominados, mesmo que para subverte-los, porque eles são conquistas das formas de expressão.

Imagino como o meu amigo cineasta baiano Edgar Navarro, às vezes considerado maldito e de filmes difíceis, produziria coisas maravilhosas se tivesse todo esse playground tecnológico para brincar. Quantas outras histórias poderíamos contar, reproduzindo cenários de tempos de outrora, reinventando arquiteturas…

Claro que esses avanços e a tecnologia digital trazem em si um DNA comprometido com um certo tipo aparato ideológico. Mas, o que são o cinema, a TV e o vídeo senão algo dessa natureza?

E no entanto, belissimos filmes foram feitos, inclusive desde Méliès, com seu mundo fantastico. O jogo é esse, entrar nas estruturas, se apropriar delas e subverter o simulacro, quase que a única estratégia possível para o artista no tempo das imagens técnicas.

Se Méliès fosse vivo hoje, estaria enlouquecido com as possibilidades de síntese e edição intra-quadro da imagem digital e fazendo misérias com ela. E nós estariamos aplaudindo seus filmes.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados

As aquisições na área de efeitos visuais estão em voga. Depois da Blackmagic anunciar que havia adquirido o programa de composição e efeitos Fusion, agora foi a vez da Boris FX comunicar que comprou a Imagineer Systems, desenvolvedora do...

Não deu pra ninguém. O filme Gravidade levou todos os Oscars da área técnica da indústria cinematográfica, incluindo o de efeitos visuais. A historia, que se passa quase toda no espaço sideral, é daquelas narrativas que só poderiam ser...
3 comentários Nesse post
  1. Você tem toda razão não podemos nos prender a o que temos e achar que é desse jeito mesmo e coisa e tal.Só com muito perseverança e inquietude podemos mudar pelo menos um pouco disso tudo.

    • OLha, já tem uma quantidade razoável de gente e empresas trabalhando nessa área atualmente no Brasil. A própria Conspiração Filmes tem uma espécie de subsidiária que trabalha com efeitos visuais para cinema e publicidade.

Deixa seu comentário

GALERIA

1 5186

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5658

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6313

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...