Home Notícias Câmera Câmeras HDSLR Canon ganham video HDR!

Câmeras HDSLR Canon ganham video HDR!

Este ano, a galera do Magic Lantern nos deu um belo presente de natal!

Poder filmar em HDR, ou High Dynamic Range (Gama Dinâmica Alta) é o sonho de muita gente. Afinal, utilizando este método os fotógrafos de still conseguem reproduzir uma gama dinâmica bem maior que a normal. O processo consiste em combinar várias images capturadas em exposições diferentes em uma só.

Tipicamente, quando existe um contraste grande entre os níveis de luz, um dos extremos é prejudicado. Daí é comum termos que estourar uma janela, por exemplo, para poder expor corretamente o interior. Caso contrário, expondo pela luz da janela, o interior ficaria escuro.

Com a técnica de HDR, podemos fazer várias fotos, expondo corretamente para as altas luzes, médias e sombras e combiná-las em uma só, com toda a gama dinâmica presente no ambiente. O que seria impossível de capturar em uma única exposição normal. Ou seja, a HDR resolve muitos problemas e cria imagens incríveis.

O HDR Video em ação.

O grande problema para o uso de HDR em video é que, por causa do movimento, era dificílimo capturar mais de uma exposição por fotograma, limitando, portanto, a 24 exposições por segundo um video rodado a 24 fps. Alguns tentaram derrubar esta barreira criando traquitanas complicadas que consistiam em duas câmeras perfeitamente alinhadas, alimentadas por um prisma que enviava a mesma imagem às duas.

Só que agora, graças ao pessoal da Magic Lantern, podemos obter este mesmo efeito nas câmeras DSLR da Canon como 550D (t2i), 600D (t3i), 60D e, em breve, na 5D MkII.

Para quem não sabe, o Magic Lantern é um programa (ou melhor, um firmware) que roda por cima do firmware original da câmera, sem alterá-lo. Esse incrível programa aumenta imensamente os recursos destas já fantásticas câmeras, conferindo a elas recursos muito avançados.

Podemos afirmar que o Magic Lantern é tão complexo que transforma as pequenas Canon em câmeras muito mais poderosas e, depois que usamos uma vez, é difícil voltar a filmar sem ele.

O HDR do Magic Lantern funciona com a câmera alternando as exposições de cada fotograma e depois estes são combinados em uma sequência final. Por cause desse processo, os movimentos de câmera ou objetos muito rápidos podem sofrer um pequeno batimento.

Além do HDR, a versão de natal do Magic Lantern traz também a possibilidade de se rodar a até 4 fotogramas por segundo com o obturador a 1/4 de segundo, o que permite filmagens com muito pouca luz.

Vídeo rodado a 5fps em 25fps, ISO 200

Quanto custa tudo isso? Nada! O Magic Lantern é gratuito e pode ser baixado do seguinte endereço:

http://magiclantern.wikia.com/wiki/Release_2011Dec22

Caso você goste  muito do programa, pode ajudar o desenvolvimento dele fazendo uma doação para os autores. Eles merecem!

Se o Magic Lantern lhe interessa, fique ligado no Videoguru. Faremos coberturas mais detalhadas de seus recursos, uso diário e instalação.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
0 7102

A O2 Filmes está utilizando várias Blackmagic Pocket Cinema Cameras (BMPCC) como câmeras principais nas gravações da nova comédia de sucesso da GNT, “Lili, a Ex”. A carga do conteúdo no set foi feita pela White Gorilla e toda a...
2 5581

Faz poucos dias que a Blackmagic lançou mais um firmware para suas Cinema Camera 2.5K (BMCC) e Pocket Cinema Camera (BMPCC). Esse firmware 1.9.7 adiciona a funcionalidade de poder formatar os cartões de memória nas próprias câmeras sem precisar...
4 comentários Nesse post
  1. Olá mto interessante esse software, para mim seria ótimo!

    Mas ao entrar no site o que aparece em negrito

    And, remember that this software can damage or destroy your camera.

    Eaí??? Posso confiar minha ferramenta de trabalho a este software?

    gde abss

    • Eu uso o Magic Lantern há mais de um ano em minha câmera de trabalho sem nenhum problema. E estou para ver algum colega ter sua câmera danificada ou destruída por esse software. Basta você tomar as mínimas precauções como instalar a versão correta para sua câmera e seu firmware, além de fazer a instalação com uma bateria recém carregada. Lembre-se que até o upgrade de firmware oficial da Canon pode danificar sua câmera se ele for interrompido no meio.

      Boa sorte e aproveite bastante o Magic Lantern!

  2. tenho uma t3i e o firmware e o 10.0.2, não consigo instalar o magic lantern e não consigo achar a versão 10.0.1 para poder funcionar. alguém sabe onde consigo a versão anterior?

Deixa seu comentário

GALERIA

1 5068

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5525

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6180

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...