Home Notícias Câmera Canon anuncia saída limpa HDMI para a Canon 5D Mk III

Canon anuncia saída limpa HDMI para a Canon 5D Mk III

A Canon anunciou um novo firmware para a Canon 5D Mark III que proporcionará saída limpa e sem compressão pela porta HDMI da câmera.

A novidade será muito bem vinda para os usuários da câmera, que agora pode competir diretamente com as Nikon D800 e D600 nesta capacidade.

A grande vantagem de oferecer uma saída limpa em full HD, sem compressão, YCbCr 4:2:2, 8 bit, pela saída HDMI será possibilitar a gravação da imagem sem compressão em um gravador externo.

Isso, com certeza, não só trará uma melhora geral na qualidade da imagem gravada como também tornará possível trabalhar diretamente com codecs melhores e, dependendo do gravador, fazer conexão direta com o sistema de edição sem a necessidade de fazer transferência de arquivos.

Além disso, o uso de um gravador externo acaba com o limite de tempo de gravação imposto pelos cartões de memória, possibilitando a gravação ininterrupta de eventos.

Uma outra vantagem adicional é a possibilidade de monitoração externa em Full HD sem nenhuma distração na tela.

O firmware anunciado também promete melhoras no sistema de foco automático da câmera. O único problema é que, segundo a Canon, o firmware só estará disponível para download em abril de 2013.

O download será gratuito. Agora é só ter paciência…

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
0 6968

A O2 Filmes está utilizando várias Blackmagic Pocket Cinema Cameras (BMPCC) como câmeras principais nas gravações da nova comédia de sucesso da GNT, “Lili, a Ex”. A carga do conteúdo no set foi feita pela White Gorilla e toda a...
2 5470

Faz poucos dias que a Blackmagic lançou mais um firmware para suas Cinema Camera 2.5K (BMCC) e Pocket Cinema Camera (BMPCC). Esse firmware 1.9.7 adiciona a funcionalidade de poder formatar os cartões de memória nas próprias câmeras sem precisar...
10 comentários Nesse post
    • Não, esse download é específico para a 5D Mk III. Para a T3i você precisa do Magic Lantern.

  1. “Além disso, o uso de um gravador externo acaba com o limite de tempo de gravação imposto pelos cartões de memória, possibilitando a gravação ininterrupta de eventos.”

    Mas a camera por si só não tem um limite de tempo? 20 min, 30 min…??? Pelo fato de esquentar…

    • Fernando, o limite de gravação não é pelo fato da câmera esquentar e sim pelo tamanho do arquivo no cartão de memória. A câmera ligada, sem estar gravando, praticamente não tem limite, a não ser pela bateria (se for ligada na rede não tem esse limite), e não esquenta tanto sem estar gravando. Aliás, a 5D Mark III não apresenta os mesmos problemas de aquecimento da 7D, T2i e da Mk II.

      • Acho que agora entendi.

        Entao nao preciso “apertar” o REC na camera. O fato dela estar ligada no modo video, ja poderia capturar essa imagem RAW, e isso?

        Eu tenho uma 60D. La ele mostra um limite de 30 min. Entao isso se refere a 30 min no cartao e nao ao tempo propriamete dito? Confesso que nunca deixei ela ligada todo esse tempo gravando de uma vez pra ver o que acontece. Preciso fazer esse teste.

        Cara teu site e muito bom!!!!

        • É isso, Fernando. Não precisa apertar o REC na câmera. Basta fazer isso no gravador externo.

          O limite de 30 minutos que a sua 60D acusa é o limite do cartão. Sendo que você tem um limite de aproximadamente 12 minutos por take. Só os modelos mais recentes como a 5D Mark III e a 6D é que gravam 30 minutos direto, por take.

  2. Paulo, nao consegui achar o tempo de uso da bateria interna do gravador Black Magic Hyper Deck II da Black Magic. Nao encontrei no site da empresa e nas informacoes que acompanha o equipamento. Em algum lugar voce comentou isto mas nao consigo localizar. Um abraco

    • Clovis, a bateria interna dura aproximadamente duas horas de gravação.
      Como existe uma entrada de 12V, você pode utilizar uma bateria externa caso necessite de tempos de gravação mais longos e/ou, quando possível, também pode manter o gravador ligado à uma fonte AC.

      • Obrigado pela informaçao Paulo. Estou “preparado” para quando sair o firmware para a 5D3!. Quando sobrar um tempinho, escreva algo sobre este equipamento, percebo que tem muitos usuarios. Parece ser bom o bichinho! Um abraço Clovis

        • Clovis, o bichinho é bom, sim. Já tem gente usando ele com a Nikon D800, que tem saída HDMI limpa desde o lançamento, com excelentes resultados. Agora, com a introdução do ProRes, também há a vantagem de ter uma qualidade praticamente igual à sem compressão ocupando muito menos espaço. Aliás, tudo indica que a Blackmagic Cinema Camera utiliza exatamente esse gravador internamente. Portanto, acoplado a uma HDSLR com saída HDMI limpa, você junta algumas das vantagens da BMCC com algumas das vantagens das HDSLRs.

Deixa seu comentário

GALERIA

1 4914

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5397

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6027

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...