Home Artigos Software Celtx: Muito além do roteiro

Celtx: Muito além do roteiro

Do roteiro à pré-produção, o Celtx (pronunciado Kéltics) é um programa extremamente versátil, especialmente para o produtor independente. E o melhor de tudo, é grátis!

Como roteirista de TV e cinema, já experimentei todos os programas de roteiro que existem por aí. Embora o Final Draft tenha se tornado a ferramenta padrão do mercado, volta e meia acabo recorrendo ao Celtx por causa da simplicidade e versatilidade que ele oferece.

Acompanho este programa desde que surgiu, faz alguns anos, e já recomendei-o para diversas produtoras que o adotaram como ferramenta essencial de trabalho. Além de ser um excelente programa de roteiros, com todas as funções que você deve esperar como mudança automática de modos de ação, personagens e diálogos, o Celtx é também uma excelente ferramenta direcionada à pré e até à produção.

Como é essencialmente um programa que estimula o trabalho em equipe, principalmente utilizando-se os servidores da própria Celtx (existe uma taxa para este serviço), mesmo enquanto se escreve um roteiro é possível estimular a colaboração de cenógrafos, figurinistas, diretores de arte, diretores de elenco, etc. Isto porque o Celtx permite ligar descrições e diversas mídias a personagens, objetos, locações e outros itens.

Por exemplo, vamos supor que uma personagem chamada Maria está se preparando para seu primeiro encontro romântico de verdade. Cria-se um link para o nome Maria, que possibilita a descrição detalhada da personagem, dados da atriz que irá interpretá-la, incluindo descrição física, fotos, teste em vídeo, tamanho de roupas e sapatos, dados de contato, etc.

Maria aparece pela primeira vez no filme em seu quarto. Este quarto pode transforma-se em outro link, com fotos da locação, contatos do proprietário e custo do aluguel, disponibilidade, peculiaridades do local (qual a capacidade do quadro de luz, por exemplo), e muito mais. Se Maria usa um colar que ganhou da avó,  pode-se colocar ligada à ela uma foto baixada da internet de um colar antigo.

Na mesa de cabeceira de Maria tem um telefone italiano dos anos 70 que era bem popular. Este objeto pode ter seus dados descritos, fotos, onde alugar, etc. Bem, já deu para ter uma idéia, não é?  Mas o Celtx não para por aí. Possui vários módulos que possibilitam trabalhar diversas etapas em um só arquivo. Por exemplo, pode-se escrever o argumento e o roteiro no mesmo projeto, embora com formatos específicos em abas saparadas.

Eu particularmente gosto muito dessa função, pois costumo escrever argumentos muito detalhados e depois trabalhar mais cada cena quando escrevo o roteiro. Assim, fica muito fácil não só recorrer frequentemente ao argumento como também copiar e colar parte dele para as sequências finais. Isto sem precisar sair do programa nem da pasta do projeto.

O programa também possui um módulo de desenhos e um de storyboards para planejar seus planos antes de filmar. E, chegada a hora, tem também um calendário de produção que pode ser populado escolhendo-se as sequências e ele automaticamente escala os atores, lista as locações, objetos de cena, etc. Ou seja, do argumento à filmagem – tudo em um só arquivo. E de graça!

Desenhado por roteiristas e produtores de verdade e não por simples programadores, o programa tem se adequado cada vez mais às necessidades reais de produção e já conta com algumas ferramentas portáteis para o iPhone, iPod Touch e iPad. Uma dela (gratuita), chamada Shots, permite a criação e edição de storyboards e planejamento de câmeras, cenários, etc, com plantas baixas.

Roteiros podem ser escritos em formato de cinema, teatro, TV (Audio e Vídeo), rádio e até revista em quadrinhos. Tem também o modo livro, que pode ser usado para uma variedade do textos.

Por US$4,99 você pode adquirir a versão para iPad, iPhone e iPod Touch da parte de roteiro do programa. Esse aplicativo é um programa de roteiro completo, e pode ser sincronizado facilmente com o Celtx tradicional. Ou seja, se a inspiração bater na sala de espera do dentista, no metrô ou no avião, você pode trabalhar em  seu roteiro com todos os recursos.

Uma ferramenta é realmente universal quando roda em todas as plataformas, e o Celtx além de rodar no Mac também roda em Windows e Linux. Existe uma versão em português do Brasil e também um dicionário para correção automática de texto em nossa língua. Além disso, existem pacotes pagos de expansão, mas todos a um preço bem razoável.

No momento, por US$9,99 você pode comprar o Celtx Plus (pagando por Pay Pal ou cartão internacional), que inclui modo de escrita em tela cheia (sem distrações), modo de cartões que possibilita re-arranjar suas sequências visualmente para estudar o fluxo da estória, uma ferramenta de acompanhamento de seu progresso no roteiro, e 625 imagens prontas para você planejar suas filmagens.

Você pode baixar o Celtx gratuito, assim como os pacotes adicionais, aqui. Quanto aos apps, você encontra-os na App Store.

 

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Autor
Paulo trabalhou na Rede Globo de Televisão como roteirista, diretor e editor e também escreveu sete longa metragens do grupo Os Trapalhões. Em 1991, abriu uma produtora nos EUA, onde conquistou vários clientes importantes, recebeu diversos prêmios e escreveu centenas de artigos como editor contribuinte para algumas das mais importantes publicações profissionais americanas e internacionais. Hoje Paulo trabalha como colorista para TV e cinema, com clientes no Brasil, Estados Unidos e Europa.
Artigos relacionados
1 5602

Seguindo a tendencia de ofertar pacote de produtos na área vídeo digital, a Red Giant comercializa o Shooter Suite, que traz um conjunto de aplicativos e filtros adequados para produções profissionais. Seus componentes vão desde ferramentas para facilitar a...
0 5296

Não é novidade que o Mocha é a principal referência hoje na área de motion tracking (rastreamento de movimento). O programa já tem uma história e segue se renovando, como faz agora. E muito bem, por sinal, como vamos...

Deixa seu comentário

GALERIA

1 4860

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5337

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 5972

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...