Home Artigos Software Como melhorar a compressão de seus vídeos para a internet

Como melhorar a compressão de seus vídeos para a internet

Não há nada mais frustrante do que ver seu trabalho, feito com tanto cuidado, perder qualidade e ficar diferente quando convertido para a internet. Mas existe uma solução simples e grátis para esse problema.

Tanto faz se o material é para ser postado no YouTube, Vimeo ou para ser enviado diretamente para a avaliação de um cliente. O problema é o mesmo: imagem escura, cores lavadas, tons de cinza alterados.

A origem do problema, principalmente no Mac, é o codec H.264. A versão utilizada normalmente é antiga (embora venha com os programas mais recentes) e apresenta diversos problemas, principalmente mudanças na gama da imagem. O problema pode ser contornado alterando os parâmetros de compressão mas, mesmo assim, o resultado não é ideal.

Entra em cena o codec X.264. Desenvolvido inicialmente por Laurent Aimar, o codec open source é 100% compatível com o H.264. Porém, contém recursos muito mais avançados e inclui melhorias psico-visuais que não só mantém as características originais do vídeo como também possibilitam uma compressão mais eficiente, com menos defeitos na imagem e arquivos melhores.

Ou seja, seu vídeo terá mais qualidade de compressão, ficará menor (mais fácil de enviar e baixar) e manterá as cores e luminância do original. Uma vez instalado, o codec fica disponível para todos os programas e você pode utilizá-lo com o MPEG Streamclip, HandBrake, Compressor, Adobe Media Encoder, etc.

O codec pode ser baixado deste endereço.

Nosso colega Larry Jordan escreveu um tutorial que descreve, passo a passo, como utilizar o X.264. Você pode ler o tutorial aqui. Para aqueles que não dominam a língua inglesa, basta usar o Google Translator.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Autor
Paulo trabalhou na Rede Globo de Televisão como roteirista, diretor e editor e também escreveu sete longa metragens do grupo Os Trapalhões. Em 1991, abriu uma produtora nos EUA, onde conquistou vários clientes importantes, recebeu diversos prêmios e escreveu centenas de artigos como editor contribuinte para algumas das mais importantes publicações profissionais americanas e internacionais. Hoje Paulo trabalha como colorista para TV e cinema, com clientes no Brasil, Estados Unidos e Europa.
Artigos relacionados
1 5882

Seguindo a tendencia de ofertar pacote de produtos na área vídeo digital, a Red Giant comercializa o Shooter Suite, que traz um conjunto de aplicativos e filtros adequados para produções profissionais. Seus componentes vão desde ferramentas para facilitar a...
0 5483

Não é novidade que o Mocha é a principal referência hoje na área de motion tracking (rastreamento de movimento). O programa já tem uma história e segue se renovando, como faz agora. E muito bem, por sinal, como vamos...
26 comentários Nesse post
    • Você instala no computador e passa a fazer parte dos codecs vistos pelo sistema. O Adobe Media Encoder, assim como os outros programas que trabalham com diferentes codecs, passam a enxergá-lo.

      • Pois é :S, pior que sim, Tenho o CC “paralelo” rs, E o CS6 Original, mas os dois com a mesma coisa

        • Flederico, no meu aparecem muito mais opções que no seu. Não sei qual a causa do problema. Já que você tem uma cópia original, sugiro entrar em contato com o suporte da Adobe pois, a princípio, todos os codecs disponíveis no computador deveriam estar disponíveis também no AME.

  1. O youtube, nao vai converte-lo novamente quando subir e x.264? Voltandoara o h.264? Acho que serve para o cliene aprovrar ou vc subir no proprio site.
    Outra coisa quem nao tiver esse codec consegue assistir, exemplo envio por email e ai ? Vamos ter que testar antes com um maquina sem o codec

    • O X.264 é 100% compatível com o H.264, portanto qualquer um pode assistir o material. A máquina reprodutora não precisa ter o codec instalado. Quanto ao YouTube, ele aproveita o material original para fazer a re-compressão. Portanto, se o material for com a compressão melhor do X.264, além de não ter as diferenças de gamma e cor causadas pelo H.264 ficará com qualidade um pouco melhor depois de passar pela re-compressão do YouTube.

  2. Boa tarde. tentei baixar o x.264 pra win nos dois links porém em um vem um arquivo sem instalador e no outro ele abre um prompt dando mensagem de erro.

  3. Tá eu exporto em x.264 mas ai na hora de upar no servidor seja ele Vimeo ou Youtube eles nao passam por um processo de compressão e faz lavar a imagem de nvo da forma que eles convertem?

    • Não é bem assim. A recompressão depende muito do material enviado e o X.264 faz com que o material final continue melhor do que o h.264.

  4. Ola Paulo! O Larry diz pra gente baixar o codec, uma versão de um site pois a que vem no Compressor não é tão boa etc. Sabe dizer se na versão 4.1.3 do Compressor isso já foi sanado e o codec é o operante? Obrigado!

    • Se você está falando do h264, o x264 é realmente muito melhor. E ele funciona com o Compressor, independente da versão deste.

      • Obr Paulo! O Compressor 4.1.3 ja tem listado o x.264, e notei que o Handbrake tb o utiliza. Vem sendo meu codec-padrão.

  5. Olá a todos,
    Já que se fala em codecs, alguém me pode ajudar, eu tenho uma Go pro, e tenho no meu Windows 7 o Adobe premiere cs6. Porém quando edito os filmes da minha Go pro, na hora de fazer export não sei qual as opções mais correctas para nunca perder qualidade dos vídeos originais. Eu filmo geralmente em 1080p a 60fps.
    Abraços

Deixa seu comentário

GALERIA

1 5017

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5478

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6127

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...