Home Tutoriais Videoguru Tuts Como tocar videos da GoPro no seu iPhone ou iPad

Como tocar videos da GoPro no seu iPhone ou iPad

A GoPro Hero é uma linha de câmeras ultra-compactas, muito versáteis e de excelente qualidade. Desde a sua primeira versão vem dominando o mercado de imagens de esportes radicais porque nenhum outro equipamento se mostrou tão eficaz na produção de imagens desse tipo. Com esse post, passo a colaborar para o VideoGuru com uma série de artigos e tutoriais com dicas sobre a GoPro para o leitores do blog, para que todos possam aproveitar o máximo das suas câmeras.

Muitos usuários querem transferir e tocar o video produzido com uma GoPro em seus tablets e smartphones da Apple e encontram dificuldades para isso. Nesse post, vou dar a dica de como fazer para poder tocar seus vídeos da GoPro nesses dispositivos.

A GoPro, como outras câmeras, registra imagens em MP4, um formato digital para multimídia que utiliza um CODEC de vídeo específico. CODECs de vídeo são algoritmos de compressão criados para que as imagens fiquem com boa qualidade e não ocupem um espaço muito grande no cartão de memória. No caso da GoPro e seu formato MP4, o CODEC utilizado para vídeo é o H.264 (MPEG-4 Part 10).

Eventualmente, vídeos que usam CODECs H.264 podem se apresentar para o usuário com diferentes extensões de arquivo porque usam variações  distintas de formatos que “embalam” o conteúdo audiovisual e seus metadados. Você pode tanto ter um arquivo no formato MP4, como os arquivos da GoPro, como você pode ter um arquivo no formato QuickTime (.MOV), como a CANON EOS 5D, com o mesmo CODEC H.264. Os arquivos variam de extensão, porém se utilizam de um mesmo tipo de compressão.

GoPro_iPhone_01

Veja a indicação do formatos e codecs usados nas informações do arquivo de uma GoPro.

Apesar do CODEC ser usado em ambos os dispositivos, usuários de Iphone não conseguem colocar o video da GoPro no seu telefone porque o aparelho da Apple não é compatível com arquivos no formato MP4 vindos diretamente da camera. A solução é converter o material para outro formato de arquivo compatível. Nesse caso, o indicado é converter os vídeos da GoPro para QuickTime (.MOV) mantendo o CODEC H.264.

Isso é muito fácil de fazer, basta você baixar um programa de conversão como, por exemplo, o  MPEG Streamclip, que é compatível com Windows e MAC OS e ainda por cima é gratuito. Ou então, quando você editar seu video, na hora de exportar, você pode utilizar o formato QuickTime (com a extensão .MOV) com o CODEC H264. Siga os passos que descrevo abaixo:

 

1. Abra o arquivo da GoPro com o programa MPEG Streamclip

GoPro_iPhone_02

 

2. Utilize o comando Arquivo > Exportar para QuickTime

GoPro_iPhone_03

 

3. No painel de configuração da exportação de arquivo, ajuste o menu Compressão para a opção de codec H.264.

GoPro_iPhone_04

 

4. Salve o arquivo com outro nome em alguma pasta do seu computador.

GoPro_iPhone_05

 

5. Espere a conversão terminar.

GoPro_iPhone_06

 

6. Pronto, transfira o arquivo para o seu iPhone e assista no aparelho quando quiser.

GoPro_iPhone_07

Na conversão, os arquivos costumam ficar com o mesmo tamanho em megabytes. E como, na maioria das vezes, você grava em resolução 1080p e diminui o tamanho porque o iPhone não precisa de toda essa resolução, o arquivo fica ainda menor. No exemplo que eu mostro, o arquivo original em MP4 tinha mais de 760 MB e o resultado em .MOV ficou com 720 MB. Arquivos para Iphone 3, 4 e 4S não precisam ser exportados em imagens acima de 960×720 pixels pois essa é a resolução da tela desses aparelhos. E para o Iphone 5, 5C e 5S, você deve usar a resolução 1280×720 pixels, ou seja resolução HD720. Isso significa que, quando o seu propósito é fazer videos apenas para iPhone, você pode ajustar a sua câmera para essa resolução.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados

Uma das principais funções de gerar um novo projeto pelo Media Manager é diminuir radicalmente o tamanho dos arquivos utilizados em um projeto, principalmente quando este vai para a finalização ou é armazenado depois de pronto. Acontece que, em...

Uma das maneiras de acelerar seu Mac Pro é criando um RAID 0. Ao combinar dois ou mais HDs em um RAID, você no mínimo dobra a velocidade de escrita e acesso, igualando ou ultrapassando a velocidade de um...
7 comentários Nesse post
  1. Olá, eu vi sua reportagem no site sobre converter arquivos da GOPRO para o IPHONE, eu comprei uma máquina da SONY HDR-AS15 que também grava em MP4, portanto os arquivos ficam muito grandes para passar via whatsup, e-mail, etc.. gostaria de saber um bom programa para diminuir o tamanho do arquivo sem perder a qualidade, pois ela grava em 1080 p em 60 ou 30 frames.. obrigado e abraços!

    • Arquivos em MP4 já são bastante comprimidos. Se comprimir mais, não há como evitar a degradação da imagem.

  2. Oi Alexandre!
    Muito bom seu tutorial, com ele consegui passar um vídeo gravado pela gopro (que estava no meu pc) para o iPhone.
    Entretanto, o vídeo foi para a pasta “vídeos” do iPhone e não para o rolo da câmera e assim só posso assisti-lo. Você sabe como fazer para que ele vá para o rolo da câmera e eu possa usá-lo em outros aplicativos?

    Obrigada

    • Zulmar, realmente não conheço o modelo. Mas é bem provável que tenha alguma maneira de fazer o mesmo.

Deixa seu comentário

GALERIA

1 4910

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5386

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6022

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...