DaVinci Resolve 10.1 traz suporte para o Final Cut Pro X 10.1
As ferramentas de edição avançadas também incluem suporte para edição de sequências baseadas em fotogramas individuais como ARRIRAW, DNG e DPX, o que reduz o tempo de transferência de clipes, possibilitando fluxos de trabalho ainda mais rápidos. Também foi implementado o suporte para texto em formato Rich Text, que permite que o tamanho, a posição e a cor de cada letra sejam ajustados individualmente, diretamente na página Edit.
Imagens individuais nos formatos PSD e PNG agora ganharam um suporte maior. E, falando em suporte, agora os metadados ARRI são importados assim como IDTs da Canon C500.
Outras melhorias que merecem destaque incluem a importação de XML de ambos FCP X 10.1 e FCP 7. Compound Clips do FCP X 10.1, com elementos de A/V separados, agora são divididos em clipes individuais. E XML importado do FCP 7 agora inclui propriedades de fontes e markers do timeline, além de informações de cropping, tamanho, e parâmetros de composição. Ajustes de tamanho de imagem feitos no Final Cut Pro são transferidos com maior precisão no timeline do novo Resolve .
Usuários com a licença paga (Full) ganharam de volta ferramentas 3D estereoscópico que faziam parte da versão 9 mas não tinham sido implementadas ainda na 10. Novas funções 3D incluem um timeline de múltiplas camadas, ajustes de convergência melhorados e alinhamento automático. Adicionalmente, agora é possível trackear máscaras estereoscópicas.
Pessoalmente, estou muito satisfeitos com as mudanças que foram realizadas no Resolve a partir da versão 10.0. As novas funções de edição facilitaram bastante o trabalho na hora de fazer o grading, principalmente para séries de TV. Agora é possível acomodar mudanças de última hora diretamente no programa, sem ter que passar pelo programa de edição original. E o processo de revisão final ficou muito melhor, pois antes tinha que retornar o projeto para o programa de edição via XML. Agora é possível, na maioria dos casos, fazer a revisão final diretamente no Resolve, com direito a pequenos ajustes em tempo real, e exportar o master diretamente, sem voltar para o programa de edição. Isso resulta em maior qualidade final e em uma economia considerável de tempo.
O Resolve 10.1 é um update gratuito para quem tem a versão paga do programa. E uma versão gratuita também continua disponível. Para baixar qualquer uma das versões, visite a página de suporte da Blackmagic Design clicando aqui.
Gostou do artigo ?
Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.