Home Notícias Color Grading DaVinci Resolve 10.1 traz suporte para o Final Cut Pro X 10.1

DaVinci Resolve 10.1 traz suporte para o Final Cut Pro X 10.1

A Blackmagic Design, continuando sua tradição de lançar updates frequentes, disponibilizou a versão mais recente do DaVinci Resolve com diversos novos recursos.
O novo DaVinci Resolve 10.1 adiciona recursos de edição inovadores, principalmente para um programa cuja função principal é a correção de cor.  Agora é possível, por exemplo, visualizar e alinhar múltiplas tomadas de câmeras durante a edição para que se possa alternar rapidamente entre elas, oferecendo aos clientes opções de tomadas, ao vivo, diretamente do timeline. Os editores também podem, agora, copiar clipes individuais no timeline com um simples arrastar e soltar, o que torna mais fácil o uso do mesmo material em diferentes partes da edição.

As ferramentas de edição avançadas também incluem suporte para edição de sequências baseadas em fotogramas individuais como ARRIRAW, DNG e DPX, o que reduz o tempo de transferência de clipes, possibilitando fluxos de trabalho ainda mais rápidos. Também foi implementado o suporte para texto em formato Rich Text, que permite que o tamanho, a posição e a cor de cada letra sejam ajustados individualmente, diretamente na página Edit.

Imagens individuais nos formatos PSD e PNG agora ganharam um suporte maior. E, falando em suporte, agora os metadados ARRI são importados assim como IDTs da Canon C500.

Outras melhorias que merecem destaque incluem a importação de XML de ambos FCP X 10.1 e FCP 7. Compound Clips do FCP X 10.1, com elementos de A/V separados, agora são divididos em clipes individuais. E XML importado do  FCP 7 agora inclui propriedades de fontes e markers do timeline, além de informações de cropping, tamanho, e parâmetros de composição. Ajustes de tamanho de imagem feitos no Final Cut Pro são transferidos com maior precisão no timeline do novo Resolve .

Usuários com a licença paga (Full) ganharam de volta ferramentas 3D estereoscópico que faziam parte da versão 9 mas não tinham sido implementadas ainda na 10. Novas funções 3D incluem um timeline de  múltiplas camadas, ajustes de convergência melhorados e alinhamento automático. Adicionalmente, agora é possível trackear máscaras estereoscópicas.

Na página Color agora pode-se copiar e colar Power Windows com metadados. Uma nova função de visualização chamada Highlight Difference permite visualizar, rapidamente, que partes da imagem foram alteradas pelo grading. Novas funções que auxiliam na calibragem de monitores incluem a opção de gerar imagens de teste dentro de um retângulo (bem útil para certos tipos de monitor) e suporte para o SpectraCal CalMan.

Pessoalmente, estou muito satisfeitos com as mudanças que foram realizadas no Resolve a partir da versão 10.0. As novas funções de edição facilitaram bastante o trabalho na hora de fazer o grading, principalmente para séries de TV. Agora é possível acomodar mudanças de última hora diretamente no programa, sem ter que passar pelo programa de edição original. E o processo de revisão final ficou muito melhor, pois antes tinha que retornar o  projeto para o programa de edição via XML. Agora é possível, na maioria dos casos, fazer a revisão final diretamente no Resolve, com direito a pequenos ajustes em tempo real, e exportar o master diretamente, sem voltar para o programa de edição. Isso resulta em maior qualidade final e em uma economia considerável de tempo.

O Resolve 10.1 é um update gratuito para quem tem a versão paga do programa. E uma versão gratuita também continua disponível. Para baixar qualquer uma das versões, visite a página de suporte da Blackmagic Design clicando aqui.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados

A Blackmagic Design disponibilizou hoje a versão final do DaVinci Resolve 11. Duas versões beta públicas ficaram disponíveis por um tempo para testes antes desse lançamento. A versão 11 do programa ampliou bastante as funções de edição online e trouxe...

Foi-se o tempo em que o colorista precisava investir em uma placa Red Rocket de vários milhares de dólares apenas para poder trabalhar com material das câmeras RED. Agora, com um novo SDK que utiliza a GPU para fazer...

Deixa seu comentário

GALERIA

1 5017

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5478

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6127

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...