Home Galeria Deuses de Dois Mundos – o trailer do livro

Deuses de Dois Mundos – o trailer do livro

Modalidade relativamente nova para anunciar livros, o chamado “book trailer”, é um formato bastante interessante e promissor. Em tempos de explosão de audiência nos sites de compartilhamento de vídeo via internet, a eficiência da comunicação é praticamente garantida.

Esse post traz um book trailer muito especial, principalmente por ter sido feito para um livro de ficção de um escritor carioca, mas totalmente produzido em Los Angeles, com requintes de efeitos visuais típicos de uma superprodução. Meio no estilo do  filme 300, com narração de Gilberto Gil, o trailer promove o primeiro livro da trilogia “Deuses de Dois Mundos”, de PJ Pereira, ou Paulo Jorge Pereira. Ele é um dos mais importantes e bem sucedidos publicitários brasileiros, radicado nos EUA desde 2004, de onde comanda sua premiada agência Pereira&O’Dell, que já conquistou inclusive quatro Grand Prix no festival de Cannes para publicidade.

A trilogia trata do universo mítico dos orixás, e a narrativa se passa ao mesmo tempo na África ancestral e na cidade de São Paulo dos dias atuais, tendo um jovem jornalista brasileiro como protagonista. O primeiro livro tem como título “O Livro do Silêncio”. PJ Pereira afirma que escreveu a obra em três anos, e a deixou na gaveta por nove anos. Recentemente, conseguiu viabilizar a edição do trabalho e teve a idéia do trailer a partir de uma conversa com um amigo ligado ao meio do cinema.

 

Book trailer de “Deuses de Dois Mundos”

 

Making of do book trailer

 

Conheça o que diz o texto de release que acompanha o trailer no canal do YouTube de PJ Pereira:

“Na África ancestral, Orunmilá, o maior adivinho de todos os tempos, não entende por que seus instrumentos se calaram. Nos dias atuais, um jovem jornalista se aventura pelas ruas de São Paulo, tentando fugir de uma missão que não deveria ser sua. Em Deuses de dois mundos, o autor PJ Pereira dá vida a personagens como Ogum, Xangô, Oxóssi e Oxum, que se unem a gente do nosso tempo para resgatar os 16 príncipes do destino, numa narrativa épica que preserva toda a sensualidade e violência original dos mitos africanos dos orixás.”

Reginaldo Prandi, professor da USP e autor do livro Mitologia dos Orixás faz uma introdução ao livro:

“Na mitologia dos iorubás, um dos povos africanos dos quais traficantes roubaram homens, mulheres e crianças para trazer para o Brasil como escravos, deuses e humanos um dia viveram juntos. Até que dois desses deuses brigaram e criaram a separação entre o orum (que chamamos de céu) e o aiê (terra). Ao construir Deuses de Dois Mundos: O Livro do Silêncio, PJ Pereira põe a mitologia de cabeça para baixo, juntando de novo humanos e deuses num mesmo cotidiano, fundindo mito e ficção, recriando um universo em que os ciclos da repetição são rompidos e substituídos pelo produto da imaginação do autor, que, no entanto, os faz voltar em seguida ao movimento original. Em termos mitológicos esse jogo poderia resultar numa catástrofe como a que dividiu o mundo em dois, mas para nossa sorte o que a inversão operada por PJ Pereira pretende e consegue é produzir um livro delicioso de se ler, um ‘livro do silêncio’, que é capaz, contraditoriamente, de nos falar bem alto, como gosta a boa mitologia.”

Se você gostou do trailer, não perde por esperar. PJ informa que já vendeu os direitos de adaptação do livrei para cinema, quadrinhos e TV para a produtora The Alchemist, especializada em transmídia e storytelling, com escritórios em Los Angeles, Rio de Janeiro, Boston e São Paulo. Ou seja, deve vir muita coisa daí. E se continuar nesse nível de qualidade e acabamento, podemos dizer que o que vem por aí promete bastante.

A idéia de abordar a mitologia dos orixás desse modo é realmente inovadora e pode colaborar para jogar novas luzes sobre culturas quase sempre relegadas a um papel obscuro na história da humanidade. Elas têm sido humilhadas e tratadas com desdém e preconceito em muitos aspectos, porém, são incrivelmente fortes e presentes no Brasil, em Cuba e diversos países, quase tanto quanto na África dos povos Yorubas, seu berço original.

Os outros volumes da trilogia devem ser publicados ainda em 2014. Assista abaixo uma entrevista com PJ Pereira sobre a trilogia “Deuses de Dois Mundos” para o site ig.com.br:

Ficha técnica do trailer

Produção: Laundry Design – Los Angeles

Direção: Anthony Liu

Narração: Gilberto Gil

Trilha sonora: Otto e Pupillo, do Nação Zumbi

Participação especial: Andreas Kisser, do Sepultura

Sound design: Ritmika

[sc:”Opt-in horizontal” ]

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
1 5014

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5472

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
4 comentários Nesse post
  1. A idéia é excelente e a estória promete! Mas… a narração do Gilberto Gil não têm nada a ver… A música também não me agradou. Não ficou afro, não ficou épica e não ficou original. :/

    • Eu também tenho restrições estéticas ao vídeo, mas não deixa de ser surpreendente a maneira escolhida para tratar esse universo mítico quase sempre visto com preconceito, com toques de super-produção.

  2. Tenho que concordar com vocês, João e Everton, em alguns momentos senti que o tempo que eles tinham pra concluir esse trabalho foi pequeno. Mas o que eu achei mas bacana e perigoso foi o fato do autor poder compartilhar a plástica do livro tal como ele o vê, é uma oportunidade de estarmos mais perto do seu processo criativo, isso é bacana.
    Já o que considero perigoso é a influencia que causa esse trailer na maneira como vou criar, imaginar, esse universo que antes era apenas descrito pelo autor agora tem um start, do tipo, vai por aqui que dar certo, ou até mesmo, não perca tempo imaginado já mostrei no video … O que é mais prazeroso ler antes de ver, ou ver antes de ler ?

  3. O trailer ficou lindo, mas a voz do Gilberto Gil, simplesmente está horrível neste filme afffffffff

Deixa seu comentário

GALERIA

1 5014

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5472

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6124

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...