Home Galeria Ficção Dig – O curta que mostra do que a Sony F-55 é...

Dig – O curta que mostra do que a Sony F-55 é capaz

Reagindo à pressão do mercado atirando para todos os lados, a Sony parece finalmente acertar em cheio com a F-55. O curta Dig mostra do que essa nova câmera é capaz.

Julgando pelas imagens, tudo leva a crer que a Sony vai poder, finalmente, entrar na briga pelo cada vez mais disputado cinema digital com uma câmera de primeira.

Com um preço estimado de US$ 35.000,00, a PMW-F-55 Cinealta custa um pouco mais do que a RED Epic e bem menos que uma ARRI Alexa. Para valores de hoje, ela pode parecer cara. Mas custa menos que uma DVCAM broadcast custava poucos anos atrás.

Acho que a Sony acertou no preço, pois está posicionada em uma fatia intermediária de mercado com todo o peso, confiabilidade  e apoio que a marca oferece, dentro do orçamento de produções de longa metragens de médio e até baixo custo.

E é uma câmera de cinema digital séria, com obturador rotativo iguais às câmeras de película e da F-65, o que elimina o rolling shutter. Grava em 4K, 2K e HD internamente e em 4K e 2K RAW com um gravador externo.

Possibilita filmar em até 240 quadros por segundo em 2k (com um acessório opcional) e oferece uma faixa dinâmica de 14 stops, além de uma latitude cromática maior que a de película.

Para arrematar, ela conta com um bocal para lentes do tipo FZ, com adaptador para PL. Quer dizer, lentes de cinema profissionais é que não vão faltar. E tudo isso em um desenho totalmente modular.

Confesso que não sou muito fã do look das Sony, que têm muita cara de vídeo. Mas a F-55 me impressionou. Com exceção dos brilhos, que continuam com o recorte meio duro característico da marca – embora melhor que a média – a imagem é bastante cinematográfica.

E, quanto a esses brilhos, nada que uma boa finalização não resolva com um ligeiro glow. Falando em finalização, o curta foi finalizado no DaVinci Resolve. Como uso e conheço bem esse programa, dá pra ver que a câmera oferece muita latitude para o colorista experiente.

Assista abaixo o Dig. E, depois, diga pra gente o que você achou.

 

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
video
0 2807

Agora que a distribuição da Blackmagic Cinema Camera se regularizou, começam a aparecer diversos vídeos rodados com ela. Em meio a muito "teste" insignificante, surgem trabalhos profissionais como o vídeo Don't Stop. Filmado, dirigido, editado e produzido pelo cineasta francês...
3 1285

Vinte e seis mil dólares pode parecer muita grana para uma câmera, hoje em dia. Mas a Canon C500 tem provado que vale cada centavo, como pode ser visto neste filme. Com um preço que a coloca em competição direta...
1 comentário Nesse post

Deixa seu comentário

GALERIA

1 4867

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5347

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 5979

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...