Home Notícias Disco rígido de 4 terabytes já é realidade

Disco rígido de 4 terabytes já é realidade

Nossos sistemas de edição agradecem. Nessa última segunda-feira a Hitachi Global Storage Technologies (Hitachi GST) anunciou que começou a vender unidades do seu novo modelo de disco rígido de 4 terabytes.

Com o lançamento, a Hitachi sai na frente da concorrente Seagate, que já prometeu sua versão de discos de 4TB, mas para daqui a três meses. O disco Hitachi vem em duas versões, uma para uso interno, o modelo Deskstar™ 5K4000, e outra em um case para uso externo, da série Touro Desk External Drive.

O modelo interno 3.5 polegadas, com interface SATA 6Gb/s e cache com buffer de 32MB, sai por US$400 e, por enquanto, está disponível apenas no Japão. Já o drive externo Touro custará US$420 e será vendido a partir de janeiro de 2012, com porta USB 3.0. A distribuição internacional ocorrerá ainda no primeiro trimestre do ano que vem.

Apesar de ser o disco com mais espaço de armazenamento do mercado, o novo drive não parece ser o mais rápido. Ele utiliza a nova tecnologia CoolSpin “eco-friendly”, que promete, de acordo com a Hitachi, reduzir o consumo de energia e nível de ruído, sem comprometer a performance. Embora não haja confirmação oficial, especula-se que a velocidade dos discos CoolSpin fique em 5.900rpm.

O Deskstar™ 5K4000 utiliza uma formatação especial, chamada Advanced Format, que aumenta o tamanho do setor dos discos rígidos de 512 bytes para 4096 (4K) bytes. Segundo a Hitachi, a tecnologia aumenta a capacidade de armazenamento e, ao mesmo tempo, melhora os recursos de correção de erros.

A Hitachi entrega o disco com um kit de montagem e o software necessário para os sistemas Windows, Apple, e Linux poderem reconhecer o drive. Comprando a versão Touro, o usuário leva de graça 3GB de armazenamento no sistema de armazenamento em nuvem da Hitachi (HitachiBackup.com).

Num momento em que os drives de estado sólido vão barateando na medida em que ganham popularidade, discos rigidos com maior capacidade a baixo custo por megabyte parecem ser a melhor receita para garantir o espaço e a sobrevida dessa tecnologia no mercado.

Os discos Hitachi, atualmente, são tidos por muitos como os melhores. Vale lembrar ainda que a companhia japonesa controla a G-Technology, que produz soluções de armazenamento externo muito utilizadas por editores de vídeo no mundo todo, e tudo indica que o novo drive logo estará sendo usado em seus produtos.

Por outro lado, é interessante notar que estes talvez sejam os últimos lançamentos da Hitachi ainda à frente de sua unidade de discos, que deve ter a sua aquisição pela Western Digital completada até o início de 2012. Mais informações sobre o lançamento do Deskstar™ 5K4000 no press release da Hitachi.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
0 2087

Conforme prometido pela empresa no início do ano, a Avid anunciou em comunicado oficial uma programação para regularizar a prestação de contas de seus demonstrativos financeiros referentes à anos fiscais passados. A não entrega desses relatórios financeiros foi o que...
1 1294

Em um evento especial com transmissão online diretamente de Nova Iorque, a Adobe lançou o que está chamando de Creative Cloud 2014, um novo pacote de software que inclui versões inteiramente novas de 14 programas de computador, entre os quais, os mais importantes...

Deixa seu comentário

GALERIA

1 4867

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5347

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 5979

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...