Duas lendas da edição do cinema americano moderno em entrevista
Ano novo, olhando pra frente, mas atento para os velhos mestres e o que eles têm a dizer e ensinar. Nesse caso, com entrevistas de Michael Khan e Thelma Schoonmaker, dois dos mais importantes editores do cinema americano moderno, que começa a partir dos anos 70.
Michael é o editor de Steven Spielberg, enquanto Thelma edita os filmes de Martin Scorcese, além de ter montado o lendário documentário “Woodstock”. Nada mal, não? As entrevistas vêm do site moviecitynews.com, baseado em Los Angeles, e são de 2011, no original em ingles (o Youtube está implementando uma tecnologia de tradução por legendas, infelizmente ainda muito incipiente).
No começo desse ano, vamos ver trabalhos importantes dos dois editores. Vão estreiar os filmes As Aventuras de Tintim: O Segredo do Licorne e War Horse de Spielberg, e Hugo, de Scorcese.
Na entrevista de Thelma, uma verdadeira lady, você terá a oportunidade de saber mais sobre a sua relação de parceria criativa com Scorcese, como é trabalhar com ele na sala de edição, como foi editar o filme Hugo em 3D, de como é sua relação com as ferramentas de edição não-linear (ela edita no LightWorks), a edição de documentários, como foi editar o Woodstock, seus planos para novos projetos, entre outros assuntos.
A entrevista de Michael, que está com 75 anos, revela como ele começou a carreira, o que pensa do ofício de editor, de sua parceria com Spielberg e de como trabalha com ele, sua maneira de lidar com os softwares de edição (ele foi um dos últimos a abrir mão da moviola – mais informações nesse post do Videoguru) que conta com um ajudante e a quatro mãos, o que pensa em fazer daqui pra frente, planos de se aposentar. Aliás, dá gosto de ver a entrevista só para admirar a sua sala de edição, baseada em Avid.
Gostou do artigo ?
Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.