Home Notícias Câmera E o Oscar de Melhor Câmera Vai Para…

E o Oscar de Melhor Câmera Vai Para…

Uma excelente câmera não vale muito nas mãos de um incompetente. Porém, nas mãos de um profissional de primeira, é uma ferramenta que possibilita transformar um sonho na mais linda realidade. Quando a melhor imagem é o objetivo dos melhores profissionais do mundo, uma câmera ganha de longe da outras: a ARRI Alexa. Parabéns pelas conquistas no Oscar 2014!

Parece inacreditável, mas todos os filmes indicados para os prêmios de melhor fotografia, melhor direção e melhor filme utilizaram alguma câmera da veterana alemã do cinema ARRI. A empresa foi fundada em Munich, Alemanha, em 1917 por August Arnold e Robert Richter. O nome ARRI veio da combinação dos dois nomes, como assinalado em negrito. A primeira câmera, Kinarri 35 foi produzida em 1924. Desde então a empresa vem inovando e ganhando inúmeros prêmios não só na área de câmeras mas também na de escaneamento de negativos e printagem. A ARRI é, sem dúvida, um dos personagens mais importantes da história do cinema mundial.

O vencedor dos prêmios de melhor fotografia e melhor direção, Gravidade, utilizou o seguinte:

câmeras
ARRI Alexa M
ARRI Alexa S
ARRI Arriflex 765

lentes
Panavision Primo
ARRI Master Prime
Zeiss e Hasselblad 765

negativo
Kodak Vison3 500T 5219 65mm

negativo digital
CODEX ARRIRAW 2.8K
Gemini 4:4:4

cópia final em película
Kodak Vision 2383

Já o melhor filme, 12 Anos de Escravidão, utilizou o seguinte:

câmeras
ARRI Arricam LT
ARRI Arricam ST

lentes
CookeS4
Angenieux Optimo

negativo
Kodak Vision3 50D 5203
Kodak Vision3 250D 5207
Kodak Vision3 500T 5219

cópia final em película
Kodak Vision 2383

Dos oito filmes indicados para o Oscar de melhor filme, seis utilizaram a ARRI Alexa e dois utilizaram a Arricam. O filme Capitão Phillips também utilizou a Aaton Penelope, Beaumont VistaVision, Canon EOS C300 e GoPro HD Hero. O Lobo de Wall Street utilizou uma Canon EOS C500. E Ela (Her) utilizou uma Canon EOS C300. Nenhum filme utlizou uma câmera RED.

Todos os cinco filmes indicados para o prêmio de melhor fotografia utilizaram câmeras ARRI, sendo que três utilizaram a Alexa. Apenas um dos filmes, O Grande Mestre, também utilizou uma câmera de outra marca, a Phantom Flex.

Os cinco filmes indicados para o prêmio de melhor direção também utilizaram câmeras ARRI, sendo que três utilizaram a Alexa. Apenas um filme, O Lobo de Wall Street, também utilizou uma câmera de outra marca, a Canon EOS C500.

Observando o equipamento utilizado pelos filmes vencedores e nomeados para o Oscar 2014, fica claro que o cinema digital está realmente tomando conta e que a ARRI domina totalmente o mercado de alta qualidade, tanto nas câmeras de cinematografia digital, com a Alexa, quando nas câmeras de película.

A Panavision, que já dominou o mercado da película, esteve totalmente ausente da corrida pelo Oscar esse ano. E a RED também não foi utilizada por nenhuma das produções nomeadas. Curiosamente, duas câmeras consideradas mais baratas, as Canon EOS C300 e C500, marcaram presença em três produções. Esse ano nenhuma HDSLR foi utilizada nos filmes nomeados.

É interessante observar também que nenhum dos diretores de fotografia dos filmes nomeados utilizou câmeras 4K, o que coloca mais uma vez em dúvida a real utilidade do formato. A ARRI, com seu sensor 2.8K, continua produzindo as melhores imagens. Para saber mais sobre 4K, leia nossas matérias 2K, 4K, KKK… Parte 1, 2K, 4K, KKK… Parte 2, 4K – A Confusão Continua e Philip Hodgetts confirma a opinião do Videoguru: 4K está sendo usado apenas para vender mais equipamentos.

 

 

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
0 6970

A O2 Filmes está utilizando várias Blackmagic Pocket Cinema Cameras (BMPCC) como câmeras principais nas gravações da nova comédia de sucesso da GNT, “Lili, a Ex”. A carga do conteúdo no set foi feita pela White Gorilla e toda a...
2 5472

Faz poucos dias que a Blackmagic lançou mais um firmware para suas Cinema Camera 2.5K (BMCC) e Pocket Cinema Camera (BMPCC). Esse firmware 1.9.7 adiciona a funcionalidade de poder formatar os cartões de memória nas próprias câmeras sem precisar...
4 comentários Nesse post
  1. Parei agora para refletir e percebi que o mais perto que a RED chegou de um Oscar foi a nomeação na categoria Melhores Efeitos Visuais. Realmente, as coisas que li desde os artigos sobre 4K fazem cada vez mais sentido. Fico muito satisfeito por compartilhares essas informações, com seu ponto de vista. Muito obrigado.

  2. Paulo, vou investir em duas câmeras e estou numa dúvida cruel. Uma delas, será a Blackmagic Cinema Camera, para comerciais, clipes e produções independentes. Porém estou com uma duvida na outra câmera que utilizaria para docs. Estou entre a C300 e a PMW 300 da Sony. Você poderia me dar uma opinião em qual direção seguir?

    Abraço

Deixa seu comentário

GALERIA

1 4919

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5398

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6029

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...