Home Tutoriais Final Cut Pro X Edição multicamera é a nova sensação do FCPX

Edição multicamera é a nova sensação do FCPX

Muita gente reclamou que o FCPX foi lançado sem vários dos recursos que o FCP7 oferecia. A Apple escutou e prometeu repor a grande maioria deles, como o recurso de edição multicamera. O que ninguém imaginava é que essa reposição seria tão surpreendentemente melhor do que a implementação anterior.

Dá até para dizer que o recurso de edição multicamera do FCPX é, provavelmente, superior ao de todos os outros aplicativos de edição existentes. Os motivos para se chegar a essa conclusão são a forma como a Apple conseguiu aliar, uma vez mais, de forma bastante engenhosa, facilidade de uso com qualidade e poder de fogo na execução da tarefa.

É o que você vai poder conferir em dois tutoriais super completos do site Creative Cow, um deles dividido em duas partes.

No primeiro tutorial, Kevin P. McAuliffe mostra como configurar seus clipes em ângulos, e em seguida, de modo rápido e fácil, editar todos eles em conjunto.

Edição multicamera no Final Cut Pro X

 

Em seguida, assista o tutorial em duas partes conduzido por Andy Neil, que aprofunda um pouco mais na demostração do recurso multicam do FCPX.

FCPX INs e OUTs – Multicam Parte 1

 

FCPX INs e OUTs – Multicam Part 2

 

Olhando os vídeos, dá pra pensar que, só pelo novo recurso multicam, já compensaria os U$300 dólares que custa o FCPX. Dessa vez a Apple acertou em cheio e superou as expectativas. O sistema é muito versátil, permite sincronizar de todas as formas possíveis, com destaque para o sincronismo via áudio. A vista Angles é sensacional, e também prenuncia o que pode vir por aí para tratar de áudio através dos metadados tipo Roles.

Para assistir a outros tutoriais do Creative Cow, visite o site clicando aqui.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados

A versão 10.1 do Final Cut Pro X mudou completamente a estrutura de organização de arquivos do programa. Isso significa que a forma de trabalhar se modificou em vários aspectos para os quais você precisa estar atento. E para ajudar...

Tanto a Range Tool como o Shape Masks podem ser consideradas ferramentas super úteis, que todo mundo conhece e sabe para que serve, mas nem sempre sabe como tirar o melhor proveito delas. Nesse caso, nada como um guru...
2 comentários Nesse post
  1. Olá pessoal, estou ficando nervoso com a APPLE, existem vários problemas no que diz respeito logística de trabalho nessa nova versão, antes quando você sincronizava um vídeo e jogava na timeline, era identificado esse clip com um icone e agora foi eliminado, ou seja temos que ficar usando o S em todos os clip da timeline para descobrir qual clip esta sincronizado, isso para quem trabalha com vídeo de grande duração é um BELEZA…
    Outra coisa que acontece que as pictures e gráfico de áudio não são atualizadas enquando estiver PLAY, obrigando que você pare para o programa atualizar, e mais o quando você quer assistir um vídeo maior JOG segue e não é atualizada a timeline ficando parada e o JOG indo embora.
    Estou tentando mandar essas informações para a APPLE mas quem diz que acho o local para reclamar.

Deixa seu comentário

GALERIA

1 5074

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5531

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6187

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...