Home Notícias Outros edt. lança site com festa no Rio de Janeiro

edt. lança site com festa no Rio de Janeiro

Nessa quarta-feira, dia 4 de dezembro de 2013, a edt. – Associação de Profissionais de Edição Audiovisual vai reunir seus associados e diversos convidados do mercado audiovisual do Rio de Janeiro numa grande festa no Bar Teto Solar, para comemorar o lançamento do seu website. Sem nenhuma dúvida, esse é o passo mais significativo da edt. desde a sua fundação, em março de 2012. O website será a tão esperada sede virtual dos quase 200 associados, entre editores experientes, iniciantes, assistentes e estudantes.

Não que ela tenha ficado devendo nesse período. Muito pelo contrário. Partindo de um movimento iniciado por grupos do Facebook, de lá pra cá, houve todo o processo de organização inicial ainda em 2011, a histórica assembléia de fundação, a consolidação do estatuto e do regimento interno, a instituição de uma consultoria jurídica regular para os associados enfrentarem conflitos trabalhistas, a criação de comissões temáticas e de um cineclube sobre montagem com sessões na Cinemateca do MAM, o estabelecimento de parcerias para descontos em cursos e outros benefícios, e muito mais.

E tudo isso ainda dentro dos dois mandatos iniciais da heróica diretoria formada no começo do movimento, tendo Fernando Vidor como presidente, Pedro Bronz como Vice, Gabi Paschoal e Helena Lent como tesoureiras, Fernanda Bastos como secretária, e Nina Galanternick, Rodolfo Vaz e este que vos escreve no conselho fiscal. O que esse pessoal trabalhou, junto com outras pessoas saídas das comissões de trabalho, não foi brincadeira. Não falo por mim, que, para ser sincero, pouco pude ajudar, entre uma brecha e outra da minha atribulada vida do meio de 2012 pra cá.

Mas eu estou de prova, porque acompanhei todos os passos, mesmo que meio à distância. E agora, esse trabalho é coroado com o fruto do esforço maior de todos, inclusive financeiro, com a conquista do grande objetivo dessa diretoria: o site oficial da edt. Nessa luta, cabe lembrar a força e a dedicação da querida colega Joana Ventura, que junto com Rodolfo Vaz e, na reta final, Nina Galanternick, em meses de dedicação, venceram os inúmeros obstáculos para que todos os associados pudessem desfutrar e se beneficiar do que promete ser uma fantástica ferramenta para incremento de suas carreiras profissionais.

O site deverá ser ao mesmo tempo, um ponto de encontro e uma ponte com o mercado, uma “vitrine para o mundo”, como diz Vidor. Explico: esse não se trata de um website qualquer. Vocês vão poder conferir a partir de amanhã, mas eu adianto algumas coisas.

Pelo lado da vitrine, logo na homepage do site, já se poderá notar um dos recursos mais importantes: uma ferramenta de busca de editores associados, com filtros para, por exemplo, função (editor ou assistente), domínio de softwares, especialidades e até idiomas. Funcionará assim: o produtor entrará no site, escolherá as características desejadas do editor para um certo trabalho, e receberá o resultado da busca com vários nomes indicados para o job, tornando a ferramenta uma importante referência no mercado audiovisual.

Pelo lado do ponto de encontro, haverá o fórum exclusivo dos associados. Um fórum oferece recursos que vão além de um grupo de Facebook. Nós, do VideoGuru, sabemos disso, tanto que, coincidentemente, acabamos de implementar o nosso depois de muita batalha para coloca-lo de pé. Mas o fórum da edt. terá um diferencial, ele será verdadeiramente uma espécie de ambiente de convívio de colegas de um mesmo ofício, imbuídos de um mesmo objetivo, unir-se para valorizar e desenvolver a sua profissão.

Além disso, o novo site também trará um blog e muitas outras seções com conteúdo, links e fontes de informação super úteis para o editor contemporâneo. Representará definitivamente o coroamento do trabalho dessa primeira diretoria, que deverá ser sucedida por uma nova chapa no ano de 2014, a ser formada por outros valorosos membros que já despontam nas comissões de trabalho.

Para fechar o post, deixo uma fala emblemática de Fernando Vidor: “A ideia da edt. é, antes de tudo, aproximar editores e assistentes e facilitar a comunicação com o meio: contratantes, instituições de ensino, fabricantes de equipamento, outros profissionais do audiovisual. Com solidariedade e respeito, podemos ajudar a construir as condições de formação e de trabalho para desenvolver ao máximo nosso potencial e, nesse processo, contribuir para uma maior profissionalização e qualificação do mercado”.

Que a edt., agora com sua sede virtual, possa se credenciar para seguir nesse caminho por muitos e muitos anos, beneficiando inúmeras gerações de editores do Rio de Janeiro. E que o seu exemplo possa motivar novos movimentos pelo Brasil, e até pela Ameríca Latina, como vimos há pouco, com a fundação de uma associação em moldes bem parecidos na Argentina. Você pode ler nossos posts anteriores sobre a edt. clicando aqui. E a partir de quarta-feira, visite o site da primeira associação de editores audiovisuais do Brasil apontando seu browser para: www.edt.org.br.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
0 2085

Conforme prometido pela empresa no início do ano, a Avid anunciou em comunicado oficial uma programação para regularizar a prestação de contas de seus demonstrativos financeiros referentes à anos fiscais passados. A não entrega desses relatórios financeiros foi o que...
0 1863

O modelo tradicional de negócios dos grandes fabricantes de equipamento broadcast parece não funcionar mais nos tempos modernos. E, por isso, muitos deles correm sério risco de fechar as portas ou serem comprados por outras empresas. O que, aliás, já...

Deixa seu comentário

GALERIA

1 4863

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5343

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 5976

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...