edt. presta homenagem a Eduardo Coutinho
Eduardo Coutinho é considerado o mais importante documentarista brasileiro, reconhecido internacionalmente. Em 2013, quando completou 80 anos, foi convidado a fazer parte da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, entidade responsável pela premiação do Oscar. Sua carreira remonta aos primórdios do Cinema Novo, mas ganhou vulto em sua maturidade. Para além de sua obra de maior relevo histórico, “Cabra Marcado para Morrer” (1985), alguns de seus filmes, como “Santo Forte” (1999), “Babilonia 2000” (2000), “Edificio Master” (2002), “Jogo de Cena” (2007), e o recente “As Canções” (2011), também ficarão presentes para sempre em nossa memória afetiva do cinema brasileiro.
O VideoGuru se junta à edt. – Associação de Profissionais de Edição Audiovisual, na sua significativa homenagem póstuma ao cineasta, com uma nota publicada hoje no site da associação. O texto redigido pela diretoria, fala da dor da perda ocorrida há pouco, lembra a importância de Coutinho para o crescente número de documentaristas brasileiros, e se solidariza com uma de suas ilustres associadas, a montadora Jordana Berg, que foi uma das mais constantes e fiéis colaboradoras do cineasta. Jordana, inclusive, concedeu uma entrevista ao VideoGuru em 2012, em que falou, dentre outros assuntos, de seu processo de trabalho e da parceria com Eduardo Coutinho.
Na mesma página de homenagem, a edt. resolveu compartilhar com o público em geral, um precioso material registrado num inesquecível debate em uma sessão do Cineclube edt., organizado pela associação, com sessões na Cinemateca do MAM, no Rio de Janeiro. Esse material, gravado em 17 de outubro de 2013, a princípio, estava disponível apenas para os associados, através do site da edt. O debate ocorreu após a exibição do filme “Um Dia na Vida”, trabalho considerado, à época, inacabado e ainda inédito, com a participação de Coutinho e Jordana. O registro foi feito por um dos associados sem maiores pretensões, com apenas uma câmera, como um mero documento desse encontro, que acabou tornando-se uma das últimas aparições em público do cineasta.
Nós, do VideoGuru, reverenciamos o mestre Coutinho, expressamos nossos sentimentos e nos solidarizamos com a família, amigos, colegas e colaboradores, especialmente nossa querida amiga Jordana Berg. De outro lado, agradecemos à edt. por permitir compartilhar em nosso blog o vídeo que você poderá assistir abaixo. Eduardo Coutinho, RIP. Você será sempre lembrado por todos que amam o cinema feito no Brasil, que você tanto engrandeceu!
Para acessar a página com a nota de homenagem da edt. a Eduardo Coutinho, clique aqui.
Gostou do artigo ?
Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.