Home Artigos Software Event Manager X – uma ferramenta essencial para o FCPX

Event Manager X – uma ferramenta essencial para o FCPX

Talvez você já saiba que, sempre que abrimos o FCP X, ele exibe todos os eventos e projetos criados até aquele momento, e que ainda não foram apagados. Isso ocorre devido à maneira como o programa gerencia os trabalhos de edição.

Cada evento e cada projeto corresponde a uma pasta dentro das pastas Final Cut Events e Final Cut Projects que ficam na pasta Filmes do usuário ou na raiz de um disco conectado ao computador. Quando o programa é iniciado, ele rastreia esses locais, identifica os eventos e projetos ali contidos e os mostra nos painéis Event Library e Project Library.

Ora, não é preciso pensar muito para concluir que isso pode ser bastante inconveniente. Se você recebe um cliente na sua ilha de edição, não vai querer que ele veja ou tenha acesso ao material de outro cliente. E mesmo que não seja esse o caso, pode incomodar ter tantos elementos ocupando esses painéis, mesmo que agrupados em pastas.

Possivelmente, como esse problema foi objeto de inúmeras reclamações de usuários, a Apple deve criar alguma maneira de resolver isso numa próxima versão do FCP X. Porém, enquanto isso não ocorre, vale adquirir o programinha Event Manager X, da Intelligent Assistance. Além de ser muito barato, cerca de US$ 5,00, resolve a inconveniência de modo prático e inteligente.

Como ele funciona? Não podia ser mais simples. Ao abrir o programa, surge uma janela com duas listas, uma mostrando todos os eventos que constam no painel Event Library, e outra mostrando todos os projetos contidos no painel Project Library. Do lado de cada um, um box que pode ser ativado ou desativado.

Quando acionamos o botão Move Events and Projects, o Event Manager X encerra o FCP X, e movimenta os eventos desativados para duas pastas dentro da pasta Filmes chamadas Final Cut Events Not in Use e Final Cut Projects Not in Use. Se você quiser, pode ajustar o programa para ele reabrir o FCP X automaticamente.

Para reativar os eventos e projetos, o processo é inverso, com o retorno deles para as pastas Final Cut Events e Final Cut Projects. Eu achei o Event Manager X realmente bem útil. É verdade que qualquer um pode fazer o que ele faz manualmente (como é explicado pela Apple clicando aqui), mas, convenhamos, pelo que custa, vale a pena deixar a tarefa para o programinha.

O Event Manager X sai por US$4.99, é compatível com o Lion, e já teve vários upgrades. Eu comprei no dia que saiu e estou muito satisfeito com ele. Então, se você já está usando o FCP X, visite o website do fabricante, e baixe uma cópia pra você.

• • •

Artigo escrito originalmente para a revista Macmais, com eventuais adaptações para publicação no Videoguru.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
1 6109

Seguindo a tendencia de ofertar pacote de produtos na área vídeo digital, a Red Giant comercializa o Shooter Suite, que traz um conjunto de aplicativos e filtros adequados para produções profissionais. Seus componentes vão desde ferramentas para facilitar a...
0 5670

Não é novidade que o Mocha é a principal referência hoje na área de motion tracking (rastreamento de movimento). O programa já tem uma história e segue se renovando, como faz agora. E muito bem, por sinal, como vamos...
4 comentários Nesse post
  1. Já tenho vários trabalhos em andamento, caso eu instale o
    Event manager x, ele organizará ou não.

    • Não há nenhum problema, Miguel. O Event Manager X permite organizar todos os projetos e eventos criados, gerenciando a sua localização no Finder para você, de modo que você possa escolher aqueles que devem aparecer no FCPX quando você abre o programa.

    • Infelizmente o Event Manager X não rola com servidores NAS. Vou te repassar o que está no help do programa, porque há uma dica para contornar o problema.

      Event Manager X não funciona com locais de SAN montados usando o comando Add SAN Location… do Final Cut Pro X. No entanto, o Final Cut Pro X permite que você se conecte a vários locais de SAN – use
      esses locais para criar combinações de eventos e projetos relacionados e o Final Cut Pro X irá mostrar-lhe apenas eventos e projetos nos locais de SAN com os quais você estiver conectado (ver o white paper Final Cut Pro X: Xsan Best Practices nesse endereço http://images.apple.com/finalcutpro/docs/Final_Cut_Pro_X_Xsan_Best_Practices.pdf).

Deixa seu comentário

GALERIA

1 5186

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5658

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6313

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...