Home Tutoriais Motion Explorando os recursos de rigging para animação no Motion 5

Explorando os recursos de rigging para animação no Motion 5

O termo “rigging”, bem difícil de traduzir, é muito usado na animação de modelos 3D articulados, como personagens, por exemplo. Existe rigging de face, existe o rigging de movimento, com o uso de esqueletos.

Em todas essas situações, ele passa a idéia de um processo de controle simplificado de animação de uma série de elementos ao mesmo tempo para obter um resultado coerente.

Recentemente, aqui mesmo no Videoguru, num tutorial para animação de personagens no After Effects, pudemos conhecer uma forma de rigging criada pelo genial Daniel Gies através de um conjunto de técnicas completamente original.

Pois bem, o Motion 5 introduziu um novo recurso também chamado de rigging, que permite o controle de uma série de parâmetros de animação de diferentes propriedades de um ou mais elementos através de um único controle.

O rigging no Motion pode atingir níveis de complexidade bem altos, com vários uma infinidade de parâmetros e níveis hierárquicos, com riggings de riggings, por exemplo.

O recurso foi projetado como uma forma de facilitar a publicação de efeitos e templates para serem utilizados no FCPX, mas também oferecem uma plataforma riquíssima para aplicações de motion graphics, indepentemente do programa de edição.

É o que vamos ver no novo episódio do MacBreak Studio, conduzido por Mark Spencer, sempre ao lado de Steve Martin. Vamos acompanhar uma demostração de um projeto de animação de um pássaro articulado, totalmente controlado por um único slider.

Vale a pena assistir o vídeo, e perceber como o Motion 5 está mais robusto, mostrando-se como uma alternativa bastante interessante ao After Effects, especialmente se você trabalha com o FCPX.

 

 

Para assistir mais tutoriais do Macbreak Studio aqui no Videoguru, acesse nossas categorias de tutoriais do FCPX e do Motion. Você também pode visitar o site da Pixel Corps.tv e o seu canal de vídeos no Youtube. E para assistir tutoriais mais completos e aprofundados, visite site da Ripple Training e adquira um de seus pacotes pagos de treinamento.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
0 2125

Além de funcionar atualmente como uma fábrica ou oficina de efeitos do Final Cut Pro X, o Motion representa uma das melhores alternativas para trabalhar com motion graphics. E por esse motivo, compartilhamos todos os tutoriais em vídeo sobre...
0 1640

Atualmente, o Motion é praticamente o único programa de motion graphics que oferece uma alternativa ao After Effects na plataforma Mac. Apesar da sua qualidade excepcional, custa apenas US$50 dólares na App Store. Vale a pena aprender a usá-lo,...

Deixa seu comentário

GALERIA

1 5080

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5535

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6193

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...