Home Notícias Câmera A câmera dos sonhos

A câmera dos sonhos

Ontem, 1° de abril de 2013, o Videoguru publicou uma matéria, de brincadeira, assim como fazem centenas de publicações mundo afora, nesta data. O resultado nos surpreendeu.

O post falava de uma suposta versão da ALEXA, a “ALEXA Baby”, com recursos incríveis custando apenas US$3.000.

Screen-Shot-AlexaBabyO artigo original, como apareceu no Videoguru.

Tivemos um número de acessos muito acima do normal. A maioria dos leitores curtiu a brincadeira e elogiou nosso bom humor. Alguns, no entanto, sentiram-se ofendidos, como se fosse nossa intenção fazer pouco caso de nossos leitores.

É óbvio que essa não foi a nossa intenção. Se alguém  sentiu-se ofendido, pedimos desculpas. E aproveitamos para agradecer ao Sr. Mario Jannini, representante da ARRI do Brasil, pela sua postura compreensiva, e ter levado tudo “na esportiva”, vamos dizer assim.

A explosão de acessos ao blog pelo artigo foi totalmente inesperada. Achavamos que haveria um aumento de acessos, mas não na medida que ocorreu. Não planejamos uma ação de marketing genial às custas do “dia da mentira”, como muitos poderiam supor.

Mas o dia 1º de abril ficou pra trás, e, apesar de todo o sucesso, não havia mais sentido em manter o post no blog. Decidimos então fazer esse post substituindo o conteúdo do post anterior, publicado de brincadeira.

O link original do post do 1º de abril foi mantido está direcionando os internautas para esse novo conteúdo que você pode ler agora. Resolvemos discutir a sério os motivos do sucesso do post de brincadeira.

Esse artigo teve uma função inesperada: Além de comprovar o óbvio, que a ARRI Alexa é uma câmera fenomenal e o sonho de consumo da maioria dos profissionais, ficou claro que a maioria dos consumidores deseja uma câmera num nível de qualidade e preço acessível que a indústria ainda não conseguiu ou não quis oferecer.

Um produto mais barato não deveria significar necessariamente um produto pior. Pode ter menos funções, mas os defeitos básicos como moiré devem ser eliminados, pois a tecnologia para isso existe e custa pouco.

Sempre haverá espaço para modelos mais sofisticados, duráveis e com mais funções, por um preço maior. Qualidade custa caro, mas um mínimo de qualidade, não.

Se um grupo pequeno de programadores pode criar um programa como o Magic Lantern que habilita dezenas de funções que existem escondidas nas câmeras da Canon, então por que o fabricante não pode habilitá-las de fábrica? Obsolescência programada?

Esse é um jogo de certa forma desleal que a indústria está habituada a jogar com o consumidor, que só perde com isso.

É nesse quesito que fabricantes top como a ARRI ganham respeito. Suas câmeras utilizam o que há de melhor em tecnologia. Milhões são gastos em pesquisa e desenvolvimento. E nenhuma função vem desabilitada.

Na prática, isso significa que os equipamentos oferecem o máximo em tecnologia, durabilidade e confiabilidade, funcionando plenamente durante muitos anos.

Esse artigo deixou bem claro que o profissional está disposto a pagar um preço justo por um produto de qualidade como os da ARRI.

Claro que uma “ALEXA Baby” provavelmente custaria bem mais que os 3 mil dólares do artigo. Mas, mesmo assim, fica a dica para a ARRI lançar um produto mais barato para os cineastas independentes. Afinal, muitos já estavam de carteiras abertas e cartões de crédito de fora. 😉

Aproveitamos também para dar as boas vindas aos visitantes que correram para o Videoguru em busca dessa câmera dos sonhos. Fiquem à vontade para retornar sempre que desejarem para acompanhar nossos novos posts e fuçar os antigos.

A tecnologia digital está democratizando o mercado, tornando possível que profissionais competentes alcancem independência e possam evoluir ainda mais em suas especialidades.

Os modelos de negócio estão mudando e os próprios autores da revolução devem se posicionar para cada vez mais avançar na direção de mais benefícios para o consumidor a preços acessíveis. Esse é verdadeiro caminho que deveriam seguir.

Se 3 mil dólares é o valor de uma câmera dos sonhos, que os fabricantes tenham um pouco mais de respeito por nós e entreguem um produto digno de marcas renomadas como a ARRI.

Porque a próxima câmera dos sonhos inevitavelmente virá. E, quando vier, revolucionará mais uma vez o mercado. O Videoguru, certamente, a saudará, dessa vez, pra nossa sorte e alegria, num post que não vai mais ser de mentirinha.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
0 7164

A O2 Filmes está utilizando várias Blackmagic Pocket Cinema Cameras (BMPCC) como câmeras principais nas gravações da nova comédia de sucesso da GNT, “Lili, a Ex”. A carga do conteúdo no set foi feita pela White Gorilla e toda a...
2 5650

Faz poucos dias que a Blackmagic lançou mais um firmware para suas Cinema Camera 2.5K (BMCC) e Pocket Cinema Camera (BMPCC). Esse firmware 1.9.7 adiciona a funcionalidade de poder formatar os cartões de memória nas próprias câmeras sem precisar...
71 comentários Nesse post
    • Cadê o seu senso de humor, Patrick? É uma tradição internacional publicar esse tipo de matéria no 1º de abril. O próprio Google hoje publicou várias. Eles também perderam a credibilidade com você? Sorria!

      • Senso de humor não me falta Paulo. Só não esperava uma coisa dessas do videoguru, ja que tanta gente posta coisas desinteressantes na internet e sem credibilidade. E justamente por essa “tradição internacional” ser tão ultrapassada e sem cabimento, que só tem graça quando se faz entre amigos por uma bobeira muito grande, é que não achei que fariam isso. Pra isso existe o tal facebook, que ta cheio disso. Nada contra quem faz, mas minha confiança no videoguru me fez crer na matéria. O google não perde credibilidade por que é o google. :)

        • Poxa,nao gostei de ser feito de otario.Um site como este nao deveria brincar com coisas tao serias.Vou sair daqui e nao voltar mais. kakakakaka 2 de abril, data de meu aniversario hahahaha.
          Para gente, o mundo esta tao ridicularmente serio que nao sei onde vamos parar.
          Ninguem mais malha o JUDAS,brinca de esconde-esconde,pega pega etc…(estou falando a juventude atual).

          Adorei a brincadeira, que somente se foi feita no dia da mentira.
          Amo este site que muito ajudou,em minhas duvidas.
          Parabens por seus artigos.
          E pra turminha ranzinza,um abraco. kakakaka

    • André, não se sinta ofendido. O Video Guru publica matérias sérias o ano todo. Hoje é o dia em que diversos sites no mundo todo, inclusive o Google, aproveitam para fugir um pouco do sério. É uma tradição antiga. Sorria e vamos em frente!

    • Que celeiro de mal-humorados esse site! Sorriam, e aprendam a dar importância pros momentos engraçados da vida!

    • Pense como vc pode ser mais idiota do que um cara que, por puro mal humor, deixaria de visitar um site destes só por que achou descabida uma brincadeira de 1o de abril. Sim, pq não faz nenhum sentido visitar um site que “perdeu toda a credibilidade”. Como tem gente imbecil no mundo, benzadeus!

  1. Genial! Morri de rir. A mentira foi muito bem escrita. No meio da leitura eu só pensava: “caramba, e a mkiii que acabei de comprar?!!!”… rs

    Não perdem credibilidade nenhuma. A brincadeira gira em torno do que que passa na cabeça de todo mundo: esse jogo vai dar.

    Parabéns!

    PS: alguma previsão de vcs postarem um teste sobre o visioncolor? Vcs mensionaram num post anterior que fariam uns testes com ele… fiquei curioso. abs

    • Obrigado, Pedro.

      Estamos trabalhando no teste do Visioncolor. Atrasou um pouco, mas envolve uma certa produção. Estará pronto em breve. Mas posso adiantar que é o meu picture style favorito até agora e que já usei em diversas produções.

  2. É, realmente não tem nenhum graça, acho bobagem, criancas, vizinhos, pessoas na rua ok fazerem piadas bobas no dia 01 de Abril, mas um site “sério” não dá.

  3. Como seria bom… Bela homenagem ao 1º de abril. Mas tava difícil de cair. As citações à Cannon, Sony, Red e Blackmagic derrubaram o que já estava bem difícil de acreditar: uma Arri por 3k. hahahahaha
    Parabéns pelo senso de humor!

  4. Eu também cai nessa, mas imagina uma camera dessas na mão de quem só usa 5D? ahahaaahahaha

  5. kkkkkkkkkk….Já estava me sentindo Cineasta!! Valeu o excelente texto e a brincadeira!! kkkkkkkkkk…alegria de pobre acaba cedo!!kkkkkkkkk
    Um grande abs p/ todos vcs!!

  6. Muito boa. Pena que um monte de criancinhas frustradas da vida que nunca levaram um não de seus pais não gostaram da brincadeira.

  7. A melhor pegadinha de 1 de Abril da história!! Muito bom!! Fiquei morrendo de vontade de que isso fosse verdade!!

  8. A ARRI não teria problemas para entregar, já que fechou uma parceria uncrível com o papai noel para entregar tudo sem taxas !

  9. Olá Senhores,

    Como representante da ARRI no Brasil, digo que isso tudo não passa de brincadeira deste site para o dia 1º de abril.
    Me custou um certo transtorno, mas tudo bem, já está esclarecido.

    Atenciosamente,

    Mário Jannini
    mjannini@arri.com

    • O bom disso é que existe um desejo muito forte de todos por uma ARRI. Eu recebi e-mails de alunos que estavam alucinados com a possibilidade, já estavam elaborando como vender seus equipamentos para captar recursos para acessório e tudo mais, mas choraram quando chegaram ao final do e-mail, quem sabe num futuro próximo a ARRI não vem com uma notícia bomba sem ser no dia 1 de abril…
      abraços

  10. Achei um absurdo a matéria. Não leio o material de você atrás de brincadeira, ou piadinhas. Leio por conta do conteúdo voltado à produção audiovisual. Achei ridículo.

    • veja pelo lado bom, se tem uma camera que acabou de comprar, ela agora estaria bem desvalorisada, ão contrario disso agora esta td bem. tem mal que vem p/ bem… rsrsr

  11. O site perde com isso. Uma pena. Como confiar nas informações agora?
    Falou tudo T Santos!
    “Achei um absurdo a matéria. Não leio o material de você atrás de brincadeira, ou piadinhas. Leio por conta do conteúdo voltado à produção audiovisual. Achei ridículo.” (2)

  12. caraca, boa jogada de marketing para o site e para a tal arri. haha..
    até eu que só filmo campeonatos de surf e os aniversarios de minha filha fiquei empolgado.. Eu nunca tinha ouvido falar antes de arri e nem deste site, e agora fiquei até querendo comprar uma dessas de 90 mil dolares mesmo, para poder filmar minha filha brincando na varanda em qualidade de cinema. vou encomendar com o Mario Janini, será que rola um descontinho aí Mario ?

  13. Cara fiquei feliz… pensei ufa ainda bem que investi em lentes….agora ia …comprar mas vamos sonhar mais um pouco.

  14. Gostei da brincadeira e o site não perde credibilidade com isso, eu fiquei louco por essa câmera no momento em que li que ela não sofreria o efeito moiré nem o rolling shutter.

  15. O site é sensacional e brincadeiras servem pra alegrar o dia! Parabéns ao Video Guru!! Nunca vi alguem reclamar de uma piada tão boba quanto essa…. galera sem noção!

  16. Hahahahahahahaha droga!!!!!! já tava mo felizão aqui até chegar no final da materia hahahahahahah boa

  17. Hahahahaha! Meu amigo ficou maluco quando viu, fez planos e tudo mais. Pensei isso é muito estranho, solicitei que me enviasse o link e logo no início já percebi que não se passava de uma brincadeira. Ele tá bravo, disse me que nunca foi trolado de modo tão absurdo.
    Muito boa!

  18. Muito boa!!! Morremos de rir aqui!!! Pensei em comprar no ato!! Liguei pra um amigo com a novidade, ou seja, demorou a cair a minha ficha! Credibilidade total em quem curte o q faz vive de bem com a vida!!
    Abç
    Dirceu

  19. Caí direitinho, foi meu filho que me desiludiu dizendo: Pai, olha a data do post. Só não acredito mesmo é na atitude mal humorada dos estão reclamando. A Arri não perde em nada, só reforça sua posição como objeto de desejo. E os representantes da Arri podem aproveitar a oportunidade para ampliar seus contatos com a mídia gratuíta.

  20. …heehehe, até eu acreditei…, já pensava em passar minha T2i e 5D Mark II pra frente.

  21. Po, é claro que só podia ser 1º de abril. Seria a mesma coisa da Ferrari vender uma por R$ 10.000,00, Se liga pessoal !!!!!!
    Mas foi muito engraçado ver um monte de gente brava com o site. kkkkkk
    Agora vamos esperar as verdadeiras novidades.

    Abração a todos.

  22. Acheu super divertida e envolvente a matéria de ontem, mais conhecendo com coneço a ARRI não acreditei em nada desde o primeiro momento, mais achei tão real que juro ter fantasiado essa metira, e nos mais esses caras da Video Guro tem tanto crédito que nada que eles façam vai ofenrder ou denegrir quem quer que seja, vivam a vida e parem de ser mau humorados, e mais uma vez parabéns ao pessoal do Video Guro pelo nobre e maravilhoso trabalho de nos informar que vocês tem prestado, hoje é umas das minhas fontes preferidas de consultas e atualizações.

  23. Li essa materia ontem na Videoguru e, mesmo sabendo que era primeiro de abril, quis acreditar, quase acreditei. Mas ao chegar na parte dos depoimentos das outras empresas, desesperadas, pedindo pra sair, a brincadeira ficou evidente. Seja como for – e deixo aqui a minha profecia – em muito pouco tempo esse tipo de oferta vai se tornar realidade. A iniciativa pode não partir da Arri e, se não, azar o deles. Existem empresas que ainda vivem das glórias do passado e superestimam o valor dos seus equipamentos, utilizando para tanto mais nome do que tecnologia. Acho que a videoguru, muito além da brincadeira, deu uma bela dica pra Arri (caso ainda pretendam rebolar nos principais filmes do século XXI). O mesmo vale pra Leica, Hasselblad e cia. Abs!

  24. Bom, hoje é dia 8 de abril, e acabou de sair uma notícia tão ou até melhor do que essa, DE VERDADE!
    A Blackmagic anunciou a Blackmagic Production Camera que filma em 4k em RAW comprimido, num sensor 35mm e com GLOBAL SHUTTER, por ridículos 4 MIL DÓLARES.
    E, de brinde, uma Blackmagic Pocket Cinema Camera que filma em RAW comprimido, 1080HD no mount micro 4/3.

    http://www.eoshd.com/comments/topic/2463-blog-comments-blackmagic-production-camera-4k-shocks-nab-4k-for-4k-compressed-raw-super-35mm-and-global-shutter/

    enfim….
    se não é tão boa quanto, é uma notícia melhor ainda!

    • Olá Edgar. Agradecemos pelo link. Estamos cientes do lançamento, por enquanto só divulgado pelos participantes da feira que viram o banner.

      Pois é, para aqueles sem senso de humor, que chegaram a nos xingar e ofender pela brincadeira (tinha muitas mensagens que não pudemos publicar por causa do conteúdo) essa é de verdade. Estamos somente esperando o anúncio oficial da Blackmagic, que deve sair esta tarde, para escrever sobre as novas câmeras.

      Aproveito para comentar que essa nossa indústria é muito pequena. Aqueles que nos insultaram por trás de pseudônimos se esquecem que temos acesso a seus emails e ips, portanto é muito fácil identificá-los. Uma editora de uma rede de televisão fechada do Rio de Janeiro, por exemplo, nos insultou bastante escondendo sua identidade. Uma coisa é não gostar da brincadeira. Outra é ter uma atitude arrogante e nem um pouco profissional. Essa editora, pela sua atitude, deixou bem claro que é uma pessoa que não merece nenhuma recomendação profissional nem fazer parte de nenhuma equipe montada por nós.

      Aqueles que nos acusaram de criancice deveriam se olhar no espelho, ainda mais quando se comportaram de maneira totalmente infantil ao ter acessos de raiva e partir para o baixo nível. Porque os melhores profissionais do mundo de divertiram muito neste primeiro de abril com as centenas de brincadeiras parecidas publicadas mundo afora. O bom humor é essencial no nosso ramo de trabalho, pois uma pessoa mal humorada pode prejudicar seriamente o desempenho de uma equipe. E nenhum cliente gosta de contratar pessoas ranzinzas. O bom relacionamento profissional e a postura contam muito nesse meio – muitas vezes mais que o talento. Portanto meu conselho é que aqueles que desejam ter sucesso nessa indústria passem a tratar os colegas com respeito e consideração.

      • Paulo, parece que o pessoal da BMCC leram o artigo! Vem ai a “beibezinha” BMC por apenas 999 dolares! Eu acreditei na estoria, pois de certa forma a BMCC foi uma grata surpresa.
        Abraços
        Clovis

  25. Paulo, tem mentira que acaba tornando realidade…a BMC vai lançar uma “beibezinha” por 999 dolares! Será que eles leram o video guru?
    Abraços
    Clovis

    • Clovis, não só a BMCC “baby” como também a BMCC 4K com obturador que evita rolling shutter (efeito gelatina) for US$ 4.000. Melhor valor que a nossa Alexa Baby. :-)

      Escreveremos sobre esses lançamentos mais tarde.

  26. E algo muito importante ! Muitos vão concordar comigo.

    Como professor na área audiovisual e conultor na área de tecnologia, considero a Alexa a Minha Câmera dos sonhos. Mas formando profissionais para esse mercado, posso afirmar que um modelo “viável” para a nossa e a de muitas, realidades seria um grande sucesso.

    Qualquer empresa que se diz global, tem que no mínimo entender que formando quem “pode” aprender numa ARRI, talvez além de contribuir para difundir “A Lenda”, deixaria de promover outras “concorrentes” além de criar um mercado bem dinâmico. Afinal são poucos os que conheço que podem “bancar” uma ALEXA. Não nesses “designs”.

    Até porquê tenho vistos coisas legais feitas numa tal de F3 da Sony com S-Log que dá uma latitude se não me engano de 13.1 contra os 14.0 da ALEXA. Mas não tenho confiança nos dados. Mas tenho gostado.

    Mas não tem uma tal de KineRAW chinesa que ta chegando em breve com algo significante no preço?

    De modo geral, o segredo é principalmente a latitude e a profundidade de cor de uma Arri versus 4K 4:2:2 né?

    Mas com certeza como profissional, quando penso na ALEXA vejo que também há muita emoção e prazer. Como tudo que é raro…..

    • Muito boas as suas observações, Emanuel. A ARRI continua sendo objeto de desejo dos melhores cineastas. Ontem mesmo assisti uma entrevista com o fantástico diretor de fotografia Vilmos Zsigmond, com 92 filmes na bagagem, vencedor do Oscar de melhor fotografia pelo filme Contatos Imediatos do Terceiro Grau, e com o qual eu tive o privilégio de ter um curso de cinematografia eletrônica em Hollywood. Ele afirmou que, de todas as câmeras disponíveis no mercado, sempre que pode escolhe a ARRI Alexa pois considera-a a mais próxima da qualidade e textura da película. Mais do que isso, a Alexa tem a mesma robustez e confiabilidade de uma câmera de cinema tradicional.

      No entanto, o mercado tem diversos segmentos e os orçamentos andam bem limitados. Portanto, poucas produções podem bancar uma Alexa. Mas existem outras câmeras excelentes como as Blackmagic, RED, Sony, Panasonic e, nos segmentos de mais baixo orçamento, as HDSRLs da Canon, Nikon e Panasonic. Foi essa concorrência que tornou possível a evolução rápida das câmeras digitais e a queda vertiginosa dos preços. E agora veio a verdadeira bomba com o lançamento da Blackmagic 4K a US$ 3.995 (http://wp.me/p2T5ye-1Dj). Essa filma em RAW, Prores 4:2:2 e DNxHD em 4K e 1080 com uma latitude real de 13 stops. Com a qualidade que ela oferece e esse preço, certamente pode virar a nova câmera de referência para os orçamentos médios e baixos, e até para alguns mais altos.

      Escrevemos sobre a KineRaw chinesa algumas vezes. Inclusive, creio que fomos os primeiros a falar sobre ela aqui no Brasil:

      http://wp.me/p2T5ye-Pa
      http://wp.me/p2T5ye-147
      http://wp.me/p2T5ye-1ef

      Agora que a Blackmagic lançou a Production Camera 4K, o jogo mudou. A KineRaw já não é mais a câmera de cinema com o melhor custo/benefício. E eles, aparentemente, ainda não têm uma data oficial de lançamento. Vai ser realmente difícil desbancar a Blackmagic. Porque, no mercado atual, se existe uma câmera equivalente a uma Alexa Baby, ela é a câmera.

      • Estou desesperado por uma BBCC. Nem imagina..rs

        Tenho acompanhado testes e produções e é algo assustador ter uma câmera com essa latitude em um sensor de 16mm. Fora a integração com os fluxos da Apple e Raw.

        Sou um fã da Arri. Alexa é o que há e depois eu pensaria numa Amira. Mas com a BlackMagic vejo um horizonte mais bem definido no infinito. Principalmente na finalização e no grading.

        • Se você é fã da Alexa, como eu também sou, vai adorar a BMCC. Ela é muito mais próxima da Alexa em textura e qualidade de imagem que uma RED. O inacreditável é como a Blackmagic consegue entregar tanto por um preço tão razoável.

Deixa seu comentário

GALERIA

1 5131

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5591

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6255

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...