Home Notícias Câmera Fim do moiré na Canon 7D! t2i, t3i e 60D em breve.

Fim do moiré na Canon 7D! t2i, t3i e 60D em breve.

Se você estava pensando em trocar sua querida Canon 7D pela 5D Mark III só para se livrar do maldito moiré, pode guardar suas economias. A Mosaic Engineering acaba de lançar um filtro que, inserido na frente do sensor da sua HDSLR, elimina o problema do moiré.

O VAF-7D pode ser o primeiro filtro contra moiré para a 7D, mas já é a segunda geração desse tipo de produto para as HDSLRs Canon, já que a firma lançou ano passado um filtro equivalente para a 5D Mark II. O filtro de primeira geração resolvia o problema, mas perdia nitidez nas bordas quando usado com uma grande angular.

O novo filtro para a 7D, no entanto, não apresenta esse problema. Talvez por ficar mais próximo do sensor, ele mantém a mesma definição da câmera sem nenhum filtro, de uma borda à outra da imagem. E ele ainda oferece a vantagem de ser facilmente removível para fotografias tradicionais.

A Mosaic Engineering obteve seu know-how fabricando elementos óticos para aplicações especiais nas áreas da medicina, ciência, e automação industrial com visão robótica. Com esse pequeno filtro, que é uma solução semelhante à usada pela Canon para eliminar o moiré da 5D Mk III, eles resolveram um dos maiores problemas das HDSLRs.

O filtro vem acompanhado de uma espécie de pinça especial para facilitar sua inserção e retirada. O processo é bem simples, bastando o espelho estar levantado no modo Live View. Com o filtro instalado, o espelho permanece sempre levantado, mas segundo o fabricante isso não causa nenhum problema.

O preço pode parecer um pouco salgado para um pedacinho de vidro tão pequeno mas, se fosse uma coisa simples de fazer, o mercado já estaria cheio de produtos semelhantes. Além disso, por US$ 325, o VAF-7D custa uma fração do preço do upgrade para outra outra câmera sem moiré, como a 5D Mark III.

Ainda tem a vantagem do filtro não alterar a câmera permanentemente em nada e não invalidar a garantia de fábrica. A Mosaic Engineering já está anunciando para breve versões para a t2i (550D), t3i (600D) e 6D. Em relação ao custo das duas primeiras câmeras, o filtro fica relativamente  mais caro. Se é que o fabricante não vai lançar esses modelos a um preço reduzido.

Mas, mesmo que o valor seja o mesmo, a diferença que o filtro faz no resultado final das filmagens vale e muito o seu preço. Na verdade, ele se paga facilmente em um único trabalho. Pense no custo como a aquisição de uma lente (barata) ou de um outro acessório qualquer nessa faixa de preço.

Sinceramente, acho que para a maioria das pessoas esse filtro oferece um resultado mais visível no trabalho final do que o uso de um rig, por exemplo, sendo que este custa muito mais. Para adquirir o VAF-7D, acesse o site do fabricante clicando aqui. E não deixe de assistir o vídeo abaixo (de preferência em tela cheia, em HD), para ver a diferença que ele faz.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
0 6872

A O2 Filmes está utilizando várias Blackmagic Pocket Cinema Cameras (BMPCC) como câmeras principais nas gravações da nova comédia de sucesso da GNT, “Lili, a Ex”. A carga do conteúdo no set foi feita pela White Gorilla e toda a...
2 5397

Faz poucos dias que a Blackmagic lançou mais um firmware para suas Cinema Camera 2.5K (BMCC) e Pocket Cinema Camera (BMPCC). Esse firmware 1.9.7 adiciona a funcionalidade de poder formatar os cartões de memória nas próprias câmeras sem precisar...

Deixa seu comentário

GALERIA

1 4810

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5300

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 5923

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...