Home Notícias Edição de Vídeo Final Cut Pro X 10.1.4 traz suporte para formato MXF nativo

Final Cut Pro X 10.1.4 traz suporte para formato MXF nativo

Quatro meses depois do lançamento da versão anterior, surge o Final Cut Pro X 10.1.4. Não se trata de uma daquelas atualizações repletas de recursos novos, mas de manutenção e correção de bugs. Mas, por um detalhe, a nova versão ganha relevância.

O FCPX 10.1.4 traz o suporte para fluxo de trabalho nativo a partir do formato “wrapper” MXF (Material Exchange Format), cada vez mais popular na captação e também na distribuição, adotado como formato de entrega para televisões na Europa, especialmente na Inglaterra, com o padrão AS-11 (MXF OP1A).

Agora, portanto, não há mais necessidade de transcodificação de arquivos MXF na importação de mídia original e também na exportação de material editado, mesmo não sendo originalmente constituído de clipes nesse formato.

Aparentemente, a nova funcionalidade resulta da comentada aquisição pela Apple de parte da tecnologia desenvolvida pela empresa alemã Hamburg Pro Media, que, sintomaticamente, em setembro desse ano, parou de vender de forma repentina sua solução para uso nativo de arquivos MXF no FCPX.

Na realidade, a novidade não se restringe ao FCPX. O fluxo nativo em MXF também foi parcialmente incorporado ao Motion e ao Compressor, através da atualização do componente de sistema operacional Pro Video Formats 2.0, lançado juntamente com o novo FCPX, e que está disponível para download pela App Store.

É claro que a chegada do MXF nativo é motivode satisfação para os usuários do programa de edição da Apple, mas fica uma ponta de frustração porque esperava-se, talvez, uma nova versão mais robusta que, pelo jeito, deve ficar para o início de 2015. Provavelmente, ela virá casada com a primeira atualização da linha Mac Pro.

Confira abaixo a lista de melhorias do FCPX 10.1.4:

• MXF nativo, na importação, edição e exportação com atualização de software Pro Video Formats 2.0;
• Opção para exportar arquivos AVC-Intra MXF;
• Suporte para importação e edição com mídia Panasonic AVC-LongG;
• Corrige problemas com backups automáticos de bibliotecas;
• Corrige um problema em que clipes de cameras Canon e Sanyo com certas cadências não eram importados corretamente;
• Resolve problemas que poderiam interromper importações longas quando App Nap está habilitado;
• Estabilização e redução de Roling Shutter funciona corretamente com vídeo 240fps.

E abaixo, segue a pequena lista de novidades da atualização do Pro Video Formats 2.0:

• Importação, edição e compartilhamento nativo de arquivos MXF com o Final Cut Pro e Motion X;
• Presets de compartilhamento em MXF para o Compressor;
• Exportação em MXF OP1A.

Assista abaixo uma rápida demonstração do fluxo de trabalho com material MXF no novo FCPX, apresentada por Steve Martin, do site Ripple Training e da série MacBreak Studio. Atente para a facilidade como agora se pode dispor de informações de metadados próprias do formato, um dos aspectos mais importantes e que impulsionam a adoção do MXF por inúmeros fabricantes.

Uma curiosidade, ao contrario dos outros updates anteriores, a versão 10.1.4 não exigiu a atualização dos projetos, eventos e bibliotecas. Para mais informações a cerca do suporte ao formato MXF no FCPX, Motion e Compressor, clique aqui. No mais, só resta aguardar um pouco mais para o anuncio de uma versão recheada de novos recursos dentre os mais esperados pelos usuários e atualizada para interface gráfica do Yosemite.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados

Depois de  algum tempo em fase beta, o programa de edição não-linear de vídeo digital Lightworks Version 12 foi lançado oficialmente pela EditShare e já pode ser baixado para as plataformas Windows, Linux e Mac OS X. Muito se falou...

Como sempre, na surdina, a Apple lançou o Final Cut Pro X 10.1.3. Trata-se de uma atualização incremental, basicamente voltada para a correção de bugs. Parece que estamos mesmo diante de um novo padrão de ciclos de updates marcado por atualizações robustas mais...

Deixa seu comentário

GALERIA

1 5186

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5658

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6313

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...