Final Cut Pro X ganha atualização 10.0.7
Como sempre, sem ninguém avisar, a Apple lançou mais uma atualização do Final Cut Pro X, a versão 10.0.7.
E, mais uma vez, intercala uma atualização forte cheia de novos recursos com uma atualização mais simples, de correção de bugs. Como a 10.0.6 foi incrivelmente recheada de novidades de peso, a atualização de agora vem apenas corrigir pequenos problemas.
Não chega a impressionar, mas mostra que a turma de desenvolvedores do FCPX não para de trabalhar. Isso é muito bom.
Segue a nota oficial de lançamento da atualização, divulgada pela Apple, traduzida para o português:
Final Cut Pro X versão 10.0.7
Essa atualização melhora a estabilidade geral, desempenho e compatibilidade. Ela inclui:
• O slider “offset” do efeito Letterbox foi restaurado.
• Corrige um problema que poderia ocorrer durante a criação de um DVD de camada única.
• Corrige um problema em que alguns efeitos de terceiros podiam fazer o Final Cut Pro parar de responder durante a renderização em segundo-plano.
• Corrige um problema no qual algumas transições de terceiros incorretamente usavam preto em vez da mídia de origem.
• Adiciona suporte para a edição de arquivos MXF que ainda estão sendo ingeridos.
• Corrige um problema com o processamento de Motion Templates que contêm Image Units.
• Corrige um problema com a exibição do botão de configuração Modify RED RAW em clipes sincronizados e compostos.
• Corrige um problema com o upload de imagens que são maiores do que 1 GB para o Vimeo.
• Corrige um problema em que um tamanho de frame incorreto é usado com filtros em dois clipes adjacentes com relação de aspecto de pixel diferentes.
Gostou do artigo ?
Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.
Essa versao (10.0.7), só tem disponivel paga? Tentei baixar a free mas vem a versão 10.0.6
Imagino que mesmo que voce baixe a versão 10.0.6, logo em seguida poderá fazer o update para a 10.0.7 gratuitamente, seja na versão paga ou na gratuita.
Pois eh, não achei a versão 10.0.7 gratuita ainda. Alguem ja tem?
Gostaria de saber se 10.0.7 manda em MXF, para trabalhar com o aplle color?
O FCPX 10.0.6 trouxe o suporte para importação e edição nativa de arquivos de camera em MXF. Mas o compartilhamento com o Apple Color não foi implementado. O melhor caminho para correção de cor de projetos do FCPX é o DaVinci Resolve, que é, inclusive, totalmente gratuito.
Olá pessoal, estou com um problemão na hora de sincronizar 02 cameras com 01 áudio separado, acontece que depois que sincronizado o FCPX renomeia o arquivo com o nome do arquivo de áudio, mas eu preciso que seja com o nome de uma das cameras, alguém pode me ajudar?
Rodinei, você não deveria sincronizar duas câmeras com o mesmo arquivo de audio. O correto seria criar um clip multicam. Ao criar esse clip, você pode dar o nome que desejar.
Olá Paulo, obrigado pelo interesse, eu não quero renomear todos os clips de um evento manualmente, pois filmo uma festa com mais de 4 horas de banda tocando e a cada 5 minutos uma música diferente, da mesma maneira que o FCPX seleciona automaticamente o nome pq não ter uma opção em selecionar o nome de um dos arquivos?
Rodinei, quando eu sincronizo uma única câmera com um audio, o FCPX sempre usa o nome da câmera. Embora você possa sincronizar duas câmeras com o mesmo audio, o procedimento correto é criar um multicam. A edição fica, inclusive, muito mais fácil.
Concordo que deveria haver a opção de escolha da prioridade do nome de uma fonte sobre as outras. Acho bem possível que a Apple esteja trabalhando nisso para uma das próximas versões.
Pois é, o problema ocorre quando sincronizamos mais de um áudio. O FCPX usa como nome um dos arquivos de áudio, aparentemente, o último arquivo selecionado para gerar o clipe sincronizado (depois da versão 10.0.6 o FCPX não gera mais compound clips após uma sincronização). Isso realmente é muito chato e nós todos esperamos que seja revisto.
Olá como Faço para Editar Vídeos .MTS no Final Cut Pro X?
Ele não Importa o arquivo, devo converter e se sim, qual software uso? irá perder qualidade ?
Aguardo Resposta!
O arquivo .mts é um tipo de formato de “contêiner” para o formato de arquivo de vídeo digital AVCHD. Ao que me consta, o Final Cut Pro X suporta o AVCHD nativo importando o material a partir da câmera. Mas se você quiser armazenar os arquivos, e abrir diretamente do computador, você pode converter o material .mts para arquivos Quicktime ProRes com vários softwares, inclusive gratuitos. Entre eles estão:
– Aunsoft Final Mate for Mac
– Toast Titanium
– 5DtoRGB
– Handbrake
– Media Converter (sourceforge.net)
Boa tarde,
Obrigada por compartilhar conosco um pouquinho de vosso saber. Sou leiga e iniciante em edições de vídeo. E o primeiro trabalho que fizemos foi um documentário de 50 minutos todo editado no Pinnacle. Porém ao fazer pesquisar via internet descobri o Premiere. Comecei a estudar o mesmo e nosso segundo trabalho foi editado no CS5, ainda não original. Porém para o nosso próximo documentário, optamos por incluir no projeto a compra do Final Cut Pro, porém novamente pesquisando observei que muitos profissionais desaprovaram essa nova versão e disseram que ficou “caseiro” demais o programa. Esta semana li a matéria sobre a mudança do Premiere que agora sera como o iClod, o que para nós que moramos no meio da Mata Atlântica fica quase impossível de ser usado devido a dificuldade de conecção 3G e financeiramente também. Gostaria de saber se realmente vale à pena investir no FC Pro ou se devo buscar outro programa como o AVI Composer?!
Agradeço a vossa atenção e aguardo um retorno.
Debora
Se você usa Mac, e tem um computador relativamente atualizado, o FCPX te atenderá muito bem. Não acredite nessa historia de que ele não é uma ferramenta profissional. Esse argumento já está totalmente superado. Ele é sim, bem diferente dos outros, mas depois de aprender é fascinante trabalhar com ele.
Ok, muito obrigada pela atenção e pelo retorno!!
Realmente diante dos novos acontecimento perante a Adobe, talvez esse seja o melhor investimento para nós!!
Grata
olá pessoal gostaria de tirar uma duvida com vcs, eu trabalho com final cut pro x versão 10.0. minha duvida é se eu posso atualizar ele com uma versão 10.0.8 por favor me ajudem com isso gostei muito de trabalhar com Final cut pro x mas estou aprendendo a usar.
Sim, você pode atualizar da versão 10.0 para a versão mais recente.
Boa noite Senhores,
Em primeiro lugar gostaria de agradecer a dica acima e dizer que baixei o FCPX e estou aprendendo a lidar com ele, e para ser sincera, estou adorando, é bastante prático e ao mesmo tempo lhe abre muitas possibilidades de personalizar os recursos oferecidos. Tenho muito a aprender, e a graças ao vosso blog, estou conseguindo caminhar um pouquinho mais a cada dia.
Estou com uma dúvida, será que podem me ajudar? Minhas imagens são feitas em câmeras sony e os arquivos antigos que tenho arquivado estão em .mts. Baixei o “5DtoRGB Lite” e o “Handbrake”, mas no primeiro, o arquivo que possui 250mb ficou com 1,5gb, e no segundo ele só dá saída em mp4 ou mkv, estou correta ou estou utilizando os softwares erroneamente? Qual a melhor forma de transformar esses arquivos sem perder qualidade para a saída em hd num projeto de documentário.
Muito obrigada…
Abraços!
Debora
Você pode, em princípio, importar arquivos AVCHD no formato .mts diretamente do FCPX. Abra o programa, coloque o cartão e abra a janela de importação de arquivos.
Olá João Velho, agradeço o seu retorno. Fiz o recomendado, porém só consegui fazer com o arquivos que estão nas filmadoras, e para fazer com os arquivos que já estão salvos no HD como .mts? Devo convertê-los para editá-los no FCPX, não é?! Ao buscá-los no HD para fazer a edição, o FCPX não dá acesso a eles, apenas consigo enxergá-los, mas sem poder clicar neles.
Muito obrigada e parabéns pelo blog que está muito bem feito e recheado com matérias maravilhosas.
Debora
Experimente extrair os dados do cartão mantendo todo o conteúdo numa pasta tal como estava no cartão. Obrigado pela visita e o apoio.
Boa tarde! Comprei o FCP X e no site da Apple diz que o requisito minimo de software e’ o 10.6.8, que possuo. Mas na hora de fazer o download do app ele informe que nao e’ possivel por que o minimo seria o 10.9. Acontece que nao posso instalar o 10.9, pois perco outros softwares. A informacao da Apple App esta’ correta? O que posso fazer?
Obrigado!
Nilson
A informação correta é de que a versão mais recente do FCPX exige o 10.9, e está presente na página do site da Apple nos EUA (http://www.apple.com/final-cut-pro/specs/). O problema é que você consultou o site da Apple no Brasil, cuja página com as especificações técnicas do FCPX está desatualizada, e com a informação errada. Creio que se você reclamar, você pode reaver seu dinheiro. Mas quais são os software que você perde fazendo o upgrade para o Mavericks? Até onde eu sei, são pouquíssimos os casos de programas incompatíveis, além do que, normalmente, quando isso ocorre, os desenvolvedores oferecem updates gratuitos para que os programas tornem-se compatíveis com o novo OS.
Estou com a ultima versão do final cut pro x e não consigo trabalhar com arquivos em mxf. Preciso ler os aquivos para o projeto e tambem exporta-los. Como eu faço?
Fernando, por favor, recoloque a sua questão no nosso fórum, na categoria relativa ao FCPX. Assuntos deslocados do tema do post devem ser levantados no fórum.