Home Tutoriais Final Cut Pro X Final Cut Pro X: sete novos tutoriais da pesada (atualizado – oito...

Final Cut Pro X: sete novos tutoriais da pesada (atualizado – oito tutoriais)

Que tal aprender mais dicas geniais de Final Cut Pro X sobre: edição de áudio, seleção de clipes na timeline, uso de tags para facilitar buscas no finder, atualização de arquivos Photoshop editados, correção de cor secundária, uso inteligente de Smart Collections, recorte em fundo verde, e saída em lote de vários projetos pelo Compressor?

Quem volta ao VideoGuru para ensinar tudo isso é Steve Martin, em novos episódios do MacBreak Studio, sempre acompanhado de Mark Spencer, seu fiel escudeiro. Na véspera do primeiro major update do FCPX, vale a pena se atualizar em novas maneiras espertas de otimizar o uso dos atuais recursos. Como é sabido, os vídeos estão em inglês, mas mostrando sempre a tela do programa em operação.

São sete tutoriais ao todos, de temas os mais variados. Vamos a eles:

Edição de áudio

Aprenda como visualizar a timeline com a precisão de subframes em até 80 amostras por frame e fazer ajustes e cortes de áudio ultra precisos. Você vai ver como funcionam esses recursos meio escondidos na timeline, e qual a dica para trabalhar com audios pertencentes a clipes de vídeo.

 

Seleção de clipes na timeline

O painel Timeline não deixa de ser um banco de dados baseado no tempo com um potencial imenso a ser explorado. No tutorial seguinte, você vai entender como é possível selecionar clipes de projetos utilizando o mecanismo de busca da timeline filtrado por tags do tipo Roles.

 

Busca de clipes no Finder por tags do FCPX

A edição termina com a exportação de arquivos de vídeo de projetos editados. Muitas vezes geramos inúmeros arquivos de compartilhamento para um trabalho, que precisam ser devidamente gerenciados para os mais diversos fins. Assista, no próximo tutorial, uma demonstração de como configurar tags de projeto no FCPX para facilitar a busca de arquivos de video exportados pelo programa no Finder, contribuindo para uma melhor organização desse material.

 

Atualização de arquivos Photoshop editados

O FCPX é totalmente compatível com os arquivos .psd do Photoshop, inclusive com reconhecimento de camadas. Mas como fazer se precisamos editar o arquivo .psd e depois retornar para o FCPX com o arquivo atualizado? No próximo tutorial você vai saber como o recurso Smart Objects do Photoshop permite editar arquivos de imagem estática no programa gráfico para obter a atualização automática deles no FCPX.

 

Correção de cor secundária

Assista a seguir um tutorial da pesada com pequenos truques de atalhos e dicas de workflow para correção de cor secundária, incluindo a explicação de um detalhe arrasador no painel do recurso Audition. O vídeo mostra que o FCPX tem muito a oferecer em correção de cor e que suas ferramentas para a tarefa são baseadas em recursos intuitivos, fáceis de usar, mas bastante poderosos.

 

Uso inteligente de Smart Collections

Quem não conhece bem o alcance do recurso de organização de mídia original no painel Event Library não pode perder esse tutorial que se segue. Para mim, a forma de lidar com a organização de mídia para trabalhar a edição é o ponto alto do Final Cut Pro nesse estágio de desenvolvimento. E Steve Martin mostra isso com perfeição através de dicas super simples e ao mesmo tempo geniais de como trabalhar com templates de Smart Collections que podem ser usados em vários trabalhos sem nenhum ajuste adicional.

 

recorte em fundo verde

Recursos de chroma key estão tradicionalmente presentes em todos os programas de edição. No tutorial acima, você vai poder ver como funciona o filtro Keyer do FCPX. Repare como a ferramenta de recorte acompanha a filosofia do programa, se mostrando simples, fácil de usar, e intuitiva, porém repleta de recursos poderosos, capaz de lidar bem com situações de iluminação do fundo verde bastante precárias.

 

Saída em lote de vários projetos pelo Compressor

Não é possível, até o momento, dar saída em lote de vários projetos ao mesmo tempo pelo FCPX. Nesse tutorial você vai conhecer uma ótima maneira de dar saída em lote de vários projetos do programa de edição pelo aplicativo Compressor, e com direito a usar múltiplos presets de ajuste para cada um deles.

• • •

Lembre-se de que basta acessar nossa categoria de tutorias do FCPX para acessar toda a coleção de episódios do MacBreak Studio, com Steve Martin e Mark Spencer. E de que a dupla oferece programas de treinamento completos pelo site da Ripple Training.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados

A versão 10.1 do Final Cut Pro X mudou completamente a estrutura de organização de arquivos do programa. Isso significa que a forma de trabalhar se modificou em vários aspectos para os quais você precisa estar atento. E para ajudar...

Tanto a Range Tool como o Shape Masks podem ser consideradas ferramentas super úteis, que todo mundo conhece e sabe para que serve, mas nem sempre sabe como tirar o melhor proveito delas. Nesse caso, nada como um guru...
2 comentários Nesse post
  1. Opa, sei que é um artigo antigo, mas tentei seguir o tutorial sobre Smart Collections e não consegui. Não sei onde estou errando, estou usando o fcpx 10.1.4. Pode me ajudar? Não consigo habilitar a caixa Filter. Apenas em outros eventos, mas no evento novo criado para o Smart Collections não aparece. Obrigado.

    • Esse tutorial é mesmo sensacional, e ele não perdeu a validade, muito pelo contrário. Experimente criar uma library só para metadados, e depois crie um evento chamado Smart Collections. Crie uma Smart Collection dentro dele e depois dê dois cliques no ícone dela. O painel Filter deve aparecer.

Deixa seu comentário

GALERIA

1 5129

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5588

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6250

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...