Home Notícias Câmera Firmware versão 1.9.3 estende recursos novos para outros modelos de camera da...

Firmware versão 1.9.3 estende recursos novos para outros modelos de camera da Blackmagic

Merecidamente, a Blackmagic continua soberana nas manchetes mais recentes de destaque do VideoGuru.

Menos de um mês atrás, noticiamos o lançamento da versão de firmware 1.9, que trouxe importantes recursos de monitoração como histograma, medidores de nível de áudio e indicador de tempo de gravação para a Blackmagic Production Camera 4K (BMPC).

Cumprindo a promessa feita na ocasião, a empresa acaba de anunciar a atualização de firmware 1.9.3, estendendo esses mesmos recursos para os modelos  Blackmagic Cinema Camera 2.5K (BMCC) e Blackmagic Pocket Cinema Camera (BMPCC).

Mas a Blackmagic foi além com a nova versão de firmware. Os modelos de camera atingidos pelo update ganharam ajustes adicionais de obturador e balanço de branco. Veja como ficaram as opções depois da atualização:

Balanço de branco (temperatura de cor em graus Kelvin): 2500K, 2800K, 3000K, 3200K, 3400K, 3600K, 4000K, 4500K, 4800K, 5000K, 5200K, 5400K, 5600K, 6000K, 6500K, 7000K, 7500K, 8000K
Obturador (em ângulos): 11.5, 15, 22.5, 30, 37.5, 45, 60, 72, 75, 90, 108, 120, 144, 150, 172.8, 180, 216, 270, 324, 360

No caso da Pocket Cinema Camera, houve ainda o conserto de um bug que podia ocasionar drop frames durante a reprodução do material gravado. As informações de ajustes que ficavam na parte de baixo da tela de LCD agora migraram para parte de cima da tela, para dar lugar ao overlay com o histograma, o tempo de gravação e a monitoração de áudio.

BMC_193

Veja como ficou a monitoração das cameras com os novos overlays de medição.

Esse update torna os modelos 2.5K e Pocket praticamente completos, e estão indo de encontro as expectativas dos usuários. As medições são de qualidade e satisfazem perfeitamente as necessidades do profissionais.

Os medidores de nivel de áudio eram fundamentais,  talvez o maior calcanhar de aquiles da camera, que, na sua falta, deixava a gravação de áudio na camera praticamente às cegas. E o melhor é que eles estão muito bem implementados, em unidades dBFS, com direito a indicadores de peak hold que se manteem visíveis por uns poucos segundos nos níveis máximos atingidos.

O histograma, apesar de um pouco espremido, é suficiente para a leitura correta da distribuição de luminância na imagem captada. O indicador de tempo de gravação mostra, de modo dinâmico, o tempo restante de gravação em horas e minutos de acordo com a capacidade do cartão e a configuração do codec e da cadência escolhida. Se a configuração é modificada, os cálculos de tempo restante são automaticamente refeitos. Faltando 5 minutos para o fim do espaço de armazenamento, o indicador torna-se vermelho, e quando faltam 2 minutos, ele passa a piscar de modo intermitente.

Já as novidades da maior quantidade de níveis de ajuste para o balanço de branco e obturador permitem uma maior precisão na gravação da imagem, um refinamento mais do que bem vindo, naturalmente.

A Pocket também ganhou uma funcionalidade nova no bolo do update. Os botões Left e Right servem agora para ajustar a abertura das lentes MFT ativas e os botões Up e Down permitem esconder ou revelar o overlay com os medidores.

Li relatos de pessoas comentando que a gravação em ISO 1600 também melhorou. Se for verdade, talvez isso possa ter a ver com aperfeiçoamentos ligados ao problema do ruído de padrão fixo (FPN ou Fixed-Pattern Noise), perceptível em certas circunstancias de gravação nas baixas luzes. O update 1.9 resolveu essa situação no modelo 4K, mas não consegui confirmar até o momento se isso ocorreu na Pocket. Pessoalmente, ainda não tive tempo de conferir para checar se houve algum avanço nesse aspecto.

Com esse ritmo de atualizações mantido, os proprietários de cameras da Blackmagic se sentem cada vez mais seguros do seu investimento, certos de que não serão abandonados pela empresa e reverberam sua satisfação para colegas, que tornam-se potenciais novos clientes da empresa.

Essa política vem apenas confirmar a opinião do VideoGuru sobre o papel fundamental da empresa no cenário atual do vídeo digital, de que tratamos em um post recente. Esperamos todos que a Blackmagic consiga manter o fôlego e continuar trabalhando dessa maneira.

Fazendo assim, não temos dúvida de que ela confirmará tudo aquilo que afirmamos no referido artigo. Que venham, então, novas e melhores atualizações dos produtos da Blackmagic. Estaremos todos ansiosos por elas.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
0 6917

A O2 Filmes está utilizando várias Blackmagic Pocket Cinema Cameras (BMPCC) como câmeras principais nas gravações da nova comédia de sucesso da GNT, “Lili, a Ex”. A carga do conteúdo no set foi feita pela White Gorilla e toda a...
2 5434

Faz poucos dias que a Blackmagic lançou mais um firmware para suas Cinema Camera 2.5K (BMCC) e Pocket Cinema Camera (BMPCC). Esse firmware 1.9.7 adiciona a funcionalidade de poder formatar os cartões de memória nas próprias câmeras sem precisar...
4 comentários Nesse post
  1. A minha blackmagic 4k ta dando problema quando gravo em RAW.Ta aparecendo um fantasma nas imagens,você saberia me dizer se tem solução ? Ah! quando filmo um farol de carro ou o por do sol aparece tipo uma zebra na luz,fica horrível. O que será isso? Não posso filmar o por do sol?

    • Alexandre, como você está visualizando o material em RAW? A zebra aparece no monitor ou no material gravado, visualizado no computador?

  2. Olá, acabei de comprar uma Blackmagic Pocket e gostaria de atualizá-la. Será que você poderiam descrever de forma simples os procedimentos para essas atualizações.
    Parabéns pelo site, o melhor em português sobre o assunto que encontrei até agora.

    Grato.

    • William, o procedimento é simples. Basta baixar o update, plugar a camera na porta USB e conectar ao computador. Deixe a camera ligada no cabo de força para não correr o risco de a bateria acabar durante a instalação da atualização de firmware. No mais, é só abrir arquivo de instalação do firmware e seguir os passos da instalação. Valeu pelos elogios!

Deixa seu comentário

GALERIA

1 4863

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5342

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 5976

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...