Home Notícias Câmera HD HERO2 – alternativa para além dos esportes radicais?

HD HERO2 – alternativa para além dos esportes radicais?

Esse post fala de uma novidade não tão recente, mas em meio a esse momento de tanto buchicho em torno de modelos novos de cameras high-end, HDSLRs, e até mesmo a camera do iPhone 4s, não dá para não falar da HD HERO2, a nova camera HD da GoPro lançada a menos de um mês atrás. Uma camera pequena no tamanho, mas gigante na qualidade e versatilidade.

A GoPro já vinha fazendo bastante sucesso com a HD HERO, seu modelo anterior de camera HD voltada para o registro atividades  radicais, repleta de acessórios para captar imagens em diferentes situações, seja na terra, no ar ou na água.

Com isso, conseguiu, desde o seu lançamento em 2009, emplacar e cair no gosto das novas gerações, tornando-se uma das cameras de vídeo mais vendidas em todo o mundo. O seu preço, menos de 300 dólares, certamente foi decisivo para o sucesso retumbante.

Agora, com seus novos recursos, a HD HERO2 faz tudo em dobro. Segundo a GoPro, o processador está duas vezes mais rápido, capaz de aproveitar toda a potencialidade do seu sensor de 11 megapixels (o da original tinha 5 megapixels), e a ótica melhorou permitindo imagens duas vezes mais nítidas. Dois novos acessórios se destacam.

O Wi-Fi BacPac e i Wi-Fi Remote, prometidos para fevereiro de 2012, permitem o controle da camera através de celulares, tablets e computadores, e também o streaming de video broadcast de qualquer com uma rede Wi-Fi disponível ou um hotspot móvel.

Em outro recurso importante, a HERO2 traz entrada de microfone estereo 3.5mm, que com adaptadores pode até permitir o uso de microfones profissionais. E o melhor, o preço continua abaixo de 300 dólares pelo corpo da camera em três versões de kits, apropriados para diferentes modalidades esportivas. Conheça os novos recursos de modo mais detalhado:

– Sensor 11MP profissional
– Processador de imagem 2x mais rápido
– Lentes de vidro duas vezes mais nítidas
– Performance profissional em baixa luz
– Campo de visão para vídeo: Full 170º, Medium 127º, Narrow 90º em 1080p e 720p Video
– 120 fps WVGA, 60 fps 720p, 48 fps 960p, 30 fps 1080p Video
– Campo de visão para fotos: Full 170º e Medium 127º
– 10 11MP fotos por segundo em modo Burst
– 1 11MP Photo a cada 0.5 seg. em modo Timelapse
– Entrada externa de microfone estereo 3.5mm
– Interface de usuário amigável baseada em  texto
– Compatiível com os acessório Wi-Fi BacPac™ and Wi-Fi Remote™
– Controle remoto de longo alcance com de até 50 cameras GoPro por sistema remoto Wifi
– Preview de video/foto via Wi-Fi, com reprodução e controle via aplicativo GoPro
– Streaming de video ao vivo e fotos para web

O ponto que gostaria de levantar aqui é o seguinte: a HD Hero2 poderia ir um pouco mais além desse território do esporte radical do que sua irmã mais velha? Seria um investimento válido para esse fim? Sabemos que não há ajuste manual de foco, de nível de áudio, de balanço de branco ou de exposição, afinal a camera foi pensada para ser totalmente automatizada exatamente para atender ao seu nicho principal.

Mas, considerando seu preço, qualidade e versatilidade, talvez seja possível encaixa-la em certas situações de produção fora do seu território original, eventualmente com alguns acessórios e adaptações. Imagino, por exemplo, seu uso por videoartistas, ou em certas situações de captação multicamera. O problema do áudio, por exemplo, poderia ser resolvido com gravadores digitais externos como o Zoom H4N, muito usado pelos usuários de HDSLRs. E a equalização das imagens pode muito bem ser ajustada na pós-produção.

O diretor de produto da GoPro, Rudy Samuels afirma que a HD Hero original tornou-se “a câmera de pequeno formato mais vendida para Hollywood”. Há relatos de que ela já vem sendo usada por emissoras de TV, cineastas, videomakers e realizadores independentes. Enfim, a HD HERO2 deixa uma pulga atrás da orelha de toda essa gente.  Quem sabe, em breve, teremos exemplos de iniciativas nesse sentido começando a aparecer por aí.

Mais informações no site da GoPro e no release da HD HERO2.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
0 6970

A O2 Filmes está utilizando várias Blackmagic Pocket Cinema Cameras (BMPCC) como câmeras principais nas gravações da nova comédia de sucesso da GNT, “Lili, a Ex”. A carga do conteúdo no set foi feita pela White Gorilla e toda a...
2 5472

Faz poucos dias que a Blackmagic lançou mais um firmware para suas Cinema Camera 2.5K (BMCC) e Pocket Cinema Camera (BMPCC). Esse firmware 1.9.7 adiciona a funcionalidade de poder formatar os cartões de memória nas próprias câmeras sem precisar...

Deixa seu comentário

GALERIA

1 4919

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5398

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6029

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...