Home Artigos IBC 2014 – Adobe mostra novas versões dos aplicativos de vídeo digital

IBC 2014 – Adobe mostra novas versões dos aplicativos de vídeo digital

A Adobe anunciou as novas atualizações de sua linha de softwares de video digital, que serão demonstradas em primeira mão na IBC, a segunda maior feira de equipamentos e soluções para a indústria audiovisual, prestes a ocorrer em Amsterdam, na Holanda. Melhor para os felizardos que estarão na feira, e poderão acompanhar de perto o que vem por aí nos programas da Adobe nesse segundo semestre.

O destaque das atualizações, como era de se esperar, segue sendo o Adobe Premiere Pro CC, a peça central das aplicativos de vídeo da empresa. É impressionante o esforço da Adobe nos últimos anos para posicionar melhor o programa no mercado de ferramentas de edição. E ela está conseguindo isso, sem dúvida alguma.

Também foram aquinhoados com novidades significativas os programas Adobe After Effects CC, Adobe SpeedGrade CC, Adobe Prelude CC, Adobe Media Encoder CC, Adobe Audition, Adobe Story CC Plus, e Adobe Anywhere. Todos eles, aliás, receberam uma repaginada no visual, com uma interface mais limpa e contrastada, com suporte para as telas HiDPI dos monitores Retina Display rodando Mac OS X e Windows 8.1.

Video com uma mostra do que vem por aí nos aplicativos da Adobe.

Vamos às outras novidades dos programas principais:

Adobe Premiere Pro CC 2014.1 

Premiere_IBC_02

• Search Bins – Permitem que os usuários gerem bin automaticamente, baseados em critérios de pesquisa. Os Search Bins também são automaticamente atualizados quando um novo conteúdo é adicionado a um projeto, e compartilha metadados dos critérios de busca utilizados para gerar a pasta.

Timeline Search – Torna mais simples a tarefa de buscar e selecionar clipes dentro de uma seqüência com base em critérios específicos, como o nome do clipe ou o comentário de um marcador.

Multiple Project Workflows – Vários painéis Media Browser podem ser abertos simultaneamente, permitindo a navegação rápida em outros projetos do Premiere Pro e do After Effects, para facilitar o acesso às suas mídias e seqüências sem precisar importa-las.

Source Monitor Timeline View – Abre uma segunda Timeline para a mídia e as sequências de outros projetos, e permite aos editores visualizar seqüências de outros projetos, obtendo acesso direto aos seus componentes para trazer rapidamente para o projeto ativo atual. Vem facilitar o trabalho colaborativo em projetos diferentes com as mesmas mídias.

Consolidate & Transcode – Converte seqüências ou um projeto inteiro em um único codec, deixando o projeto original intacto, para facilitar o arquivamento, movimentação ou gerenciamento de projetos e seqüências editadas.

• Render & Replace – Permite o render rápido dentro de uma timeline, tanto de clips como de uma composição do After Effects com link dinâmico, com a possibilidade de voltar para a mídia ou para a composição original a qualquer momento, para o caso de fazer mais alterações.

• Codec GoPro CineForm – Suporte para codificação/decodificação completa como codec intermediário, compatível com múltiplas plataformas, com suporte total para canal alfa e resoluções de 4K ou superior.

AJA RAW – Suporte para novos formatos de vídeo de alta resolução e qualidade, além de otimização maior para a aceleração de de debayering de formatos como Phantom Cine e Canon RAW.

Masking & Tracking – Melhoria de performance nos recursos, com ferramenta Pen para desenho livre de formas poligonais e ajustes Bezier com feathering e expansão sobre a imagem do Program Monitor.

Markers – Marcadores coloridos e deslocáveis.

• Outras melhorias em recursos como efeitos Master Clip, Send to Audition, e exportação em AAF para DAWs.

Assista abaixo dois vídeos de Dave Helmly, do blog DAV TechTable, sobre as principais novidades do Premiere Pro e o workflow com o codec CineForm.

 

Adobe After Effects CC 2014.1 

IBC_2_AE

 Comando Copy With Relative Property Links  no menu Edit – Funciona como o comando Copy With Property Links existente, com a diferença que ele cria expressões que não fazem referência a composição de origem pelo nome.

• Mudanças de interface – Interface mais limpa e outras pequenas mudanças.

• Gerenciamento de cores para Dynamic Link – Facilita o compartilhamento de projetos com o Adobe Premiere Pro, com o ajuste do espaço de cor em Rec. 709 quando o gerenciamento de cor é acionado em um projeto de After Effects.

• Integração melhorada para o Adobe Anywhere for Video.

• Maxon Cinema 4D Lite R16 and Cineware 2.0 – Atualização dos recursos do Cinema 4D a partir do After Effects, compatível com a versão mais recente do programa da Maxon, e melhor performance no chamado Live 3D Pipeline.

• Collect Files para elementos do Cinema 4D em um projeto de After Effects como texturas, por exemplo.

• Codecs GoPro CineForm nativos

• Adobe Media Encoder watch folders aperfeiçoado

 

Adobe Speed Grade CC 2014.1 

SG_IBC

• Ajustes RGB Curves e Hue & Saturation Curves – Ajustes essenciais, que fazem falta a qualquer programa de correçnao de cor. Recurso muito reclamado pelos usuários.

• Grading Layer Grouping – Agrupamento de camadas com as partes de ajustes de grading para facilitar o gerenciamento das operações, por exemplo, com a variação da opacidade de um grupo de ajustes de uma só vez.

• Hover preview Looks – Agora, quando você passa o mouse sobre uma miniatura de um Look, você vê como ele impacta a imagem, diretamente no Monitor.

Direct Link aperfeiçoado – Melhora a integração com projetos do Premiere Pro com: suporte para áudio dentro do SpeedGrade; melhor performance com máscaras e tracking; Autosave melhorado tanto no modo Direct Link como no modo nativo do programa; Mercury Transmit melhorado para suporte de saída para monitores 4K e placas Blackmagic.

Novos SpeedLooks – Mais opções de presets de grading.

 

Adobe Prelude CC 2014.1 

IBC_4_Prelude

• Marcação de pontos de entrada e saída de clipes nas de miniaturas exibidas do painel Project.

Transições de áudio e vídeo básicas entre os clipes através do novo botão Add Transition.

• Recurso Addition Audio Tracks  para acrescentar outros tipos de sons ao corte bruto além do som direto.

• Ajuste de Start Timecode para a timeline com o corte bruto.

• Recurso Rewrap to OP1A MXF – Trabalhando em conjunto com o Adobe Media Encoder e com o recurso Match Source, evita transcodificações e/ou render de material original em formatos baseados em pasta como XDCAM HD, XDCAM EX, AVC-Intra, XAVC e DNX HD, com a exportação em formato MXF.

• Melhorias no fluxo de trabalho com o recurso de Tag Templates.

• Marcadores baseados em tags com a mesma cor dos botões de Tag usados para criá-las.

 

Adobe Media Encoder CC 2014.1 

ame

• Render com opções de destinação – Processa a exportação de mídia com escolha de destinação, incluindo sites FTP e pastas do Creative Cloud

• Renderização e codificação de itens de projetos em Watch folders  – Processamento automatizado de seqüências e composições jogando projetos de After Effects, Premiere Pro e Final Cut Pro XML  em pastas monitoradas.

• Funcionalidade extendida para o recurso Match Source – Quicktime incluído nas opções de formato que podem usar o recurso Match Source no painel de exportação de mídia.

• Recurso Rewrap to OP1A MXF – Através do recurso Match Source, evita transcodificações e/ou render de material original em formatos baseados em pasta como XDCAM HD, XDCAM EX, AVC-Intra, XAVC e DNX HD, com a exportação em formato MXF.

• Multiplexagem durante a codificação – Multiplexagem (Muxing) de componentes de áudio e vídeo em um único arquivo MPEG-2 durante a codificação.

• Funcionalidade extendida para codificações em DCP  (Digital Cinema Package) – Codificação de DCP em 25 fps para compatibilizar com padrões europeus.

• Funcionalidade extendida para codificações em Sony XAVC – Exportação em XAVC agora incluem opções tanto para codificação em VBR (taxa de bits variável) como CBG (taxa de bits constante GOP) para 2k e resoluções superiores.

Decodificarão e codificação nativas utilizando codecs GoPro CineForm – Suporte para o codec Cineform tanto em Mac OS como Windows, em 8-bpc ou 16-bpc.

• Exportação AS-11 16 canais – Exportação de conteúdo AS-11 com 16 canais de áudio.

 

Adobe Audition CC 2014.1 

Audition_IBC

• Suporte para importação de vídeo atualizado –  Carrega e abre o material mais rapidamente, melhor performance na reprodução, e suporte para novos formados e plugins Mediacore.

Suporte para o padrão de metadados iXML –  Permite a leitura e a adição de notas com informações sobre venta, take e formato de timecode em arquivos de áudio.

Novo parâmetro Target Dynamic Range para o efeito Speech Volume Leveler – Auxilia o algoritmo a encontrar um melhor equilíbrio entre amplificação do conteúdo da fala e redução de ruído.

 

Adobe Story Plus CC 2014.1 

• Text Box Customization – Permite personalizar as caixas de texto para destacar notas e comentários

• Custom Shot Number – Permite adicionar um ou vários planos a um script usando um número personalizado e com incremento automático.

 

Adobe Anywhere

•  Melhorias no Adobe Anywhere for vídeo – Suporte para colaboração de usuários de After Effects

Melhorias no aplicativo Adobe Anywhere for iPad – incluindo novos gestos e as opções de classificação

Nova API de streaming – para melhor integração do conteúdo compartilhado em uma variedade de experiências de usuários na web ou em dispositivos móveis.

 • • •

O que estamos vendo com essas atualizações é a Adobe fazendo mais alguns movimentos estratégicos e muito bem pensados. A empresa tem consciência de que está numa espécie de disputa fatal para conquistar um mercado em transformação, que promete se expandir e ser altamente lucrativo.

E se comporta como um competidor compenetrado e que faz tudo que é possível para estar na frente. Como prova disso, podemos notar, vários dos recursos apresentados são respostas claras à concorrência, seja para se igualar a ela em algumas áreas, seja para tomar a dianteira em outras áreas.

A própria mudança na interface segue essa linha. Numa outra investida agressiva nesse mesmo sentido, vemos o licenciamento do codec CineForm, atualmente desenvolvido pela GoPro, em uma clara tentativa de ocupar o espaço cada vez mais absoluto da família de codecs ProRes, da Apple.

A Adobe tem a seu favor o largo repertório de tecnologias de seus aplicativos de video digital e computação gráfica, que ela pode facilmente integrar e/ou portar de um programa para outro. E assim, de versão em versão, o pacote para vídeo do Creative Cloud está se tornando mais e mais robusto e atraente.

As novas atualizações de software ainda não têm data para serem lançadas com disponibilidade para download. Em outubro haverá a conferência MAX, em Los Angeles, onde a Adobe reúne usuários do mundo inteiro, e mais novidades podem surgir no evento.

Acesse a página especial da Adobe para a IBC 2014 para mais informações.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
0 3861

A Blackmagic Design é realmente incansável. Além de não parar de aprimorar seus produtos e anunciar novidades durante o ano todo, a empresa liderada por Grant Petty aproveitou a IBC 2014 para consolidar ainda mais sua posição de líder...
0 7217

O Videoguru não vai muito na onda de rumores, mas não custa chamar a atenção dos nossos leitores para um fato relevante: hoje é dia de keynote da WWDC e surpresas podem ocorrer! O evento da Apple para desenvolvedores, nos...

Deixa seu comentário

GALERIA

1 5074

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5531

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6187

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...