Intel faz anúncio oficial do Thunderbolt 2
A primeira notícia veio na NAB 2013. A Intel revelou em primeira mão numa apresentação para participantes da feira, que a sua revolucionária interface de comunicação receberia uma nova implementação.
A Intel chamou de Thunderbolt 2. A princípio era coisa para 2014, uma divulgação meio vaga. Agora, semana passada, no dia 4 de junho, a empresa resolveu fazer o anúncio oficial da nova tecnologia, e com a informação de que ela entrará em produção ainda em 2013.
O Thunderbolt 2 trás algumas inovações realmente de cair o queixo, como diria Larry Jordan. Vamos a elas:
– O dobro da taxa de transferência original, ou seja, incríveis 20Gb/s por lane;
– Compatibilidade com o novo padrão de interface para monitores Displayport 1.2;
– Consumo de energia mais baixo;
– Fabricação com custos mais baixos;
– Suporta transferência e monitoração simultânea de vídeo 4K;
– Totalmente compatível com os cabos e conectores existentes;
A melhora de performance do Thunderbolt 2 é obtida através da combinação dos dois canais independentes de 10Gbs da antiga implementação em um canal bidireccional de 20Gbs que suporta dados e/ou monitoração de vídeo.
A nova controladora do Thunderbolt 2 tem o codinome Falcon Ridge, e os engenheiros da Intel dizem que não vão parar por aí, quer dizer, podemos aguardar outras implementações ainda mais rápidas, como a supreendente marca de 100Gb/s.
A LaCie e a Blackmagic Design já se pronunciaram, festejando a novidade. Grant Petty, CEO da Blackmagic, é quem diz:
“O Thunderbolt 2 vai mudar todo o jogo de novo. (…) Ele nos dará a capacidade de suportar uma maior fidelidade de imagem que irá permitir aos nossos clientes criar imagens ainda mais belas. Até alguns poucos anos atrás nós só podíamos sonhar com isso, e agora virou uma realidade.”
O Thunderbolt 2 parece ser uma das peças fundamentais que faltavam para o video 4K se consolidar como uma tecnologia viável para a indústria de hardware e software de video digital.
E essa será, sem duvida, uma das principais atrações das novas máquinas Apple esperadas para os próximos meses. Vamos aguardar. A única coisa chata, é que os usuários que possuem computadores e equipamentos dessa primeira geração de controladoras, terão que refazer seus investimentos em novos equipamentos. É o preço que se paga pelos avanços tecnológicos.
Gostou do artigo ?
Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.