Interpretando arquivos gráficos e clipes de vídeo no Final Cut Pro X
Certos arquivos de imagem ou de vídeo necessitam de um pouco mais de atenção do que a maioria, caso contrário, simplesmente não funcionam direito durante o processo de edição.
O Final Cut Pro X, assim como o After Effects e outros programas, por vezes, necessita de ajustes manuais para saber interpretar algumas características do material importado, porque nem sempre a estrutura de metadados dá conta de todas elas de modo adequado.
É o caso, por exemplo, daqueles arquivos em que há a presença de canal alfa. Para quem não sabe o que significa, trata-se de um quarto canal de cor adicionado à imagem RGB, baseado em tons de cinza, que definem áreas de transparencia e opacidade na imagem final. Alguns até chamam de canal de transparência.
Também existem casos de arquivos de vídeo em que é preciso ajudar os programas a entender qual é a ordem de exibição dos campos de cada quadro de imagem, o uso de entrelaçamento, drop frame, ou correção de imagem anamórfica.
Pois bem, o painel Inspector é responsável por todos esses ajustes, que passam desapercebidos por muita gente. E aí, quando surge um problema de imagem realacionado a esses itens, vem a dúvida de como resolver.
Nesse post, apresentamos um episódio do MacBreak Studio, com Mark Spencer e Steve Martin tratando exatamente desse assunto, para mostra como é possível fazer a interpretação correta de características de arquivos de imagem via Inspector.
Você não pode perder, nem que seja pelo aspecto simbólico desse episódio, o de número 200. Vida longa para o MacBreak Studio!
Você pode assistir mais episódios do MacBreak Studio nas nossas categorias de tutoriais sobre o FCPX e Motion. Se você quiser se aprofundar mais nesses programas, a dupla de apresentadores também oferece pacotes de treinamento em vídeo através do site Ripple Training.
Gostou do artigo ?
Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.