JES Deinterlacer: a versátil ferramenta que é quase um segredo
Tratando-se de entrelaçamento e desentrelaçamento de imagens, conversões de padrão, inversão de telecine e outros recursos semelhantes, existe uma excelente ferramenta pouco conhecida no mercado nacional chamada JES Deinterlacer. Além de ser extremamente versátil, ela ainda é gratuita.
Esse programa fantástico já faz parte do meu arsenal faz muitos anos e já me tirou de diversos apuros. Inclusive salvando um filme que finalizei que veio editado em modo telecine (3:2 pulldown), sendo que cada corte tinha uma cadência diferente. Cada tentativa de remover o pulldown com ferramentas tradicionais resultava em batimentos diversos, só acertando uma única cadência para o filme inteiro.
Tudo parecia perdido quando recorri a este fiel programinha, cujo nome são as iniciais de seu criador: Jan E. Schotsman. Na sessão de Projeto, existe a opção Inverse Telecine que conta com um recurso muito especial: a detecção de mudanças de cadência que pode gerar um relatório que é utilizado pelo próprio programa, posteriormente, para remover o telecine corretamente, corte a corte, resultando em um filme perfeito.
Com esse recurso podemos transformar vídeos gravados nos formatos advanced de certas câmeras HDV e DVCPro HD que simulam 24 quadros por segundo em 30 fps gerando um efeito telecine. Assim transformamos o material em verdadeiros 24 quadros, antes ou depois da edição.
Mas e se tratando de material progressivo, como o gerado pelas Canon 5D e outras HDSLRs, além de câmeras como a RED e ARRI Alexa? Como passar esse material para SD, com vídeo corretamente entrelaçado, da maneira mais correta e rápida possível? Neste caso, usamos o recurso de Conversão de Padrões, que não só permite este tipo de conversão como também entre diversos padrões HD e também entre ou para PAL e NTSC.
O recurso acima permite, inclusive, alterar a velocidade de um clipe gerando resultados melhores que de certos aplicativos. O vídeo abaixo compara os resultados com os obtidos pelo iMovie da Apple.
O programa permite também inverter os campos do entrelaçamento, resolvendo problemas de batimento por campos trocados além de entrelaçar imagens progressivas ou tornar progressivas imagens entrelaçadas. Permite, também, a conversão entre diversos codecs, além de ajustes de gamma e cor. No processo filtra, inclusive, certos defeitos de compressão de cor presentes nos formatos DV, DVCAM e HDV.
Para baixar esse aplicativo indispensável, clique aqui. Na mesma página você ainda encontra outros aplicativos do autor como o JES Video Cleaner. Caso você use bastante os aplicativos, sugerimos fazer uma doação ao autor na página onde baixou o(s) programa(s). Para maiores informações e técnicas, você pode acessar o fórum dos programas aqui.
Gostou do artigo ?
Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.
Tudo bem?
Eu capturei com uma placa Easycap um video de VHS.
Percebi que a imagem esta com um problema semelhante a um pente que é causado na movimentação da camera.
Tem como eliminar este problema?
Amarildo, o que você está vendo é o entrelaçamento da imagem. Que é normal para o padrão SD NTSC. Se você deseja exibir o material na internet, ou outro meio progressivo, será necessário desentrelaçar a imagem. Para isso pode baixar o programa JES Deinterlacer, que é gratuito. Se for passar a imagem para um DVD, pode deixar entrelaçada que ficará normal quanto assistida em uma TV convencional.
Primeiro lugar, meu muito obrigado e parabens pela rapidez em responder minha pergunta.
Pelo que li no teu blog, este programa parece ser a solução para este problema, mas na tentativa de baixar o mesmo, JES Deiterlecer, não consigo abrir, parece que pede algum tipo de codec ou extensão.´
Algo parecido como : Sit
É possivel ou estou fazendo errado?
Amarildo, o JES é para o Mac. .sit é um sistema de compressão de arquivos como o PKZIP. Você pode baixar a versão gratuita do Stuffit Expander para abrí-lo.
Se você usa Windows, tem um outro programa parecido, embora eu pessoalmente nunca tenha usado. Você encontra ele aqui: http://sourceforge.net/projects/deinterlace/
Onde eu posso encontrar?
http://www.stuffit.com/mac-expander.html
Paulo, bom dia.
Eu capturei 6 videos com Easycap junto com o programinha da Honesteck.
Ontem percebi alguma coisa diferente entre os 6 videos.
> 2 videos 720 X 480 > 29/fps (Imagem perfeita)
> 4 videos 720 X 576 > 25/fps (Imagem entrelaçada)
Constatei tambem que no programinha tem a opção de saida de video NTSC e PAL-M.
Será que o problema pode estar aí?
Amarildo, a opção é PAL, não PAL-M. Os vídeos em 25 FPS estão em PAL.