Home Artigos Software Looks e presets de cor gratuitos para o SpeedGrade e o Final...

Looks e presets de cor gratuitos para o SpeedGrade e o Final Cut Pro X

Creio que nunca se deu tanto valor ao trabalho de correção de cor, marcação de luz e aplicação de looks às imagens de vídeo. A evolução e barateamento das ferramentas tornou o recurso realmente bastante popular, e cada vez mais gente quer aprender a fazer color grading.

Mas o trabalho do colorista, um misto de ciência e arte, é difícil mesmo para as pessoas com olho treinado. Ao menos em alto nível, requer não apenas conhecimento técnico e artístico como também muita sensibilidade. É preciso saber ler a narrativa de um jeito diferente, pensando a função da luz e da cor na narrativa.

Em situações em que falta tempo ou um profissional habilitado ao trabalho, o uso de looks e presets de grading pode quebrar um bom galho e até ser um bom ponto de partida para ajustes personalizados. Existem vários pacotes comerciais de plugins nessa área para os principais programas de edição, alguns deles realmente muito bons, outros nem tanto.

Por isso, quando encontramos looks de boa qualidade e gratuitos, convém não desperdiçar a oportunidade. É o caso das coleções de presets de correção de cor para o FCPX e looks Lumetri para o SpeedGrade graciosamente oferecidas por Oliver Peters aos leitores de seu blog, ativo desde 2003.

Oliver Peters é, certamente, um dos meus autores preferidos na blogosfera do vídeo digital profissional. Editor reconhecido e experiente, seus artigos são sempre sóbrios e muito bem escritos, marcados pelo rigor técnico e isenção, pela pegada criativa na análise dos assuntos, pela linguagem acessível, e pela generosidade para com o leitor.

• • •

Inicialmente, Peters disponibilizou uma primeira leva de presets de ajustes de Color Board para o FCPX, que você pode baixar clicando aqui. Para instalar os presets a partir da versão 10.1, você precisa colocar arquivos com terminação .cboard em uma pasta específica na Library do usuário.

Para acessar essa pasta no Mac OS, selecione o menu Go, do Finder, com a tecla Option acionada, e escolha “Library” (tem o ícone representado um prédio da Roma antiga). Surgirá uma janela do Finder revelando a Library do usuário. Daí pasta seguir esse caminho: Library > Application Support > ProApps > Color Presets.

Se não houver ainda uma pasta com o nome Color Presets, você mesmo pode criá-la. Depois disso, basta colocar os arquivos .cboard baixados do site de Oliver Peters dentro da pasta. A próxima vez que você iniciar o FCPX, poderá localizar os presets no pequeno menu suspenso que fica na parte de baixo dos painéis de ajuste de cor no Inspector.

Uma pena que, diferentemente dos filtros, só conseguimos ter uma idéia do efeito do preset depois de aplica-lo em algum clip de vídeo de um projeto qualquer.

• • •

Oliver Peters não deixou na mão os usuário do programa Adobe SpeedGrade. Ele acaba de publicar um novo post com uma imensa coleção looks Lumetri, a tecnologia de correção e tratamento de cor por trás do programa. Para baixar os looks, clique aqui.

Os looks do SpeedGrade necessitam de um procedimento mais complexo para a sua instalação. Você deve fazer um clique com o lado direito do mouse sobre o ícone do aplicativo no Finder, e escolher a opção de menu contextual “Show Package Contents”. Depois, siga o caminho de sub-pastas Contents > MacOS > Look Examples, e deposite aí a pasta “op_sgrades”.

Quando você iniciar o SpeedGrade uma próxima vez, os looks de Oliver Peters estarão à disposição numa das abas do painel Look Management. Eu, pessoalmente, mudei o nome da pasta “op_sgrades” para “Oliver Peters Looks”, para que a aba mostre um título mais representativo.

Ao escolher um dos looks de Peters, você vai reparar que há uma camada de correção primária, a primeira delas (contada de baixo para cima), que é comum a todos eles, e que foi colocada ali apenas para ajustes de neutralização da imagem a ser trabalhada. Você deve atuar sobre ela modificando seus ajustes, desativando, ou substituindo por um ajuste LUT , de acordo com o caso.

• • •

Lembre-se, você mesmo pode criar seus próprios presets de correção de cor no FCPX pelo mesmo menu Presets nos painéis do Color Board, e ou então criar looks diretamente pelo SpeedGrade. Acesse abaixo os links para os dois artigos originais de Oliver Peters em seu blog pessoal. Desse modo, você vai poder saber mais detalhes sobre as duas experiências e conferir o efeito de cada preset aplicado sobre uma mesma imagem de exemplo escolhida por Peters.

SpeedGrade Looks

• FCP X Color Board Presets

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
1 6112

Seguindo a tendencia de ofertar pacote de produtos na área vídeo digital, a Red Giant comercializa o Shooter Suite, que traz um conjunto de aplicativos e filtros adequados para produções profissionais. Seus componentes vão desde ferramentas para facilitar a...
0 5674

Não é novidade que o Mocha é a principal referência hoje na área de motion tracking (rastreamento de movimento). O programa já tem uma história e segue se renovando, como faz agora. E muito bem, por sinal, como vamos...
12 comentários Nesse post
  1. Como eu reconheço esses presets de Oliver, tenho outros e ñ sei se é o dele, pode me ajudar a identifica-los? Vlw!!

    • Rogério, procure comparar os nomes dos arquivos dos presets e veja se você já os têm instalados.

  2. Amigo, Trabalho com Finalização e Motion a alguns anos, e estou começando a aprofundar na correção de cor, uso utilizamos o Magic Bullet ( Maioria dos filmes ) e Color ( Job maiores ). A dúvida é por qual ferramenta começar a estudar melhor, pois a vontade seria o Davinci porém precisa de um investimento maior nos Macpro ( a placa de vídeo não suporta ).

    Bom você acha que o SpeedGrade é um bom programa competitivo com o Davinci ? compensa começar estudar por ele e depois passar para um Davinci ? Visto que finalizamos mais filmes publicitários, e ainda utilizando o FCP 7.

    • Harrison, o SpeedGrade tem melhorado bastante, porém ainda é muito pouco utilizado no mercado e não é tão completo nem tão rápido quanto o DaVinci Resolve. O que eu recomendo é que vocês troquem as placas dos seus Mac Pros pelas nVidia GTX 770 de 2GB (leiam o seguinte artigo: http://www.videoguru.com.br/mac-pro-upgrade-troque-sua-placa-grafica-por-uma-de-pc-e-rode-os-aplicativos-mais-recentes.html) e baixem a versão gratuita do Resolve, que tem 90% da funcionalidade da versão paga. Além de ser um programa superior, existe muito mais material de treinamento disponível para o DaVinci do que para o SpeedGrade. Outro motivo para usar o Resolve é que vocês editam no FCP 7. Se editassem no Premiere, o SpeedGrade faria um pouco mais de sentido devido à integração com ele.

    • Sevem sim, só o modo de instalação é que tem que ser outro. Faça uma busca no Google para ter uma indicação de como fazer.

  3. Boa tarde amigo.
    Bom, trabalhamos mais com filmes de casamentos e institucionais, e confesso que meu conhecimento em correção de cor é muito pouco, terias como me enviar algum link onde eu encontre alguns presets bom de filme e para material institucional para o premiere cs6? Também estou a procura de algum material que eu possa começar a estudar sobre correção de cor, terias algum? o Davinci funciona com o premiere? Onde encontro ele para baixar a versão gratuita? Ele se permite instalar no Windows 8? Se puder me responda no e-mail.

    Desde já, muito obrigado pela atenção!

    Marciel Ludwig
    MDL Studio

    • Olá Marciel. Você pode aproveitar os presets do Speedgrade para atuar sobre uma seqüência do Premiere, e funciona no Windows. O DaVinci Resolve recebe projetos do Premiere via XML ou pode ser utilizado a partir de master exportado.

      • Olá João. Desde já muito obrigado pela atenção. Eu tentei exportar o arquivo do speed, usei ele, mas não deu muito certo, enfim, piorou…hehehehe…..Eu gostaria muito mesmo de aprender mais sobre correção de cor, me auxiliaria muito, não sei se existe algum material por ai? Já procurei pela net e não encontrei, o que encontrei estava em inglês, e meu forte não é o Inglês.

  4. Só mais uma dúvida fera. Esse Oliver tem alguns presets de cores para o Premiere cs6 que rode no windows? Teria como me enviar o link e explicar como instalar?
    Mais uma vez, obrigado pela atenção.

    • Os presets podem ser instalados no SpeedGrade para Mac ou para Windows. A diferença é a maneira de instalar, que Oliver Peters não esclarece no caso da versão para Windows. Como não uso maquinas PC com os programas Adobe, também não tenho essa resposta na ponta da língua pra você. Mas estou certo de que uma pesquisa mais apurada na web poderá te ajudar.

Deixa seu comentário

GALERIA

1 5186

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5661

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6318

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...