Home Artigos Mac Pro upgrade – Troque sua placa gráfica por uma de PC...

Mac Pro upgrade – Troque sua placa gráfica por uma de PC e rode os aplicativos mais recentes

Isso mesmo! Você não precisa mais comprar uma placa gráfica original da Apple para poder rodar Final Cut Pro X, Resolve ou Smoke no seu Mac Pro antigo.

Nem tente rodar os aplicativos mais recentes em seu Mac Pro antigo. Embora ele tenha potência suficiente para isso, sua placa gráfica original não tem os recursos necessários. Mesmo que você  já tenha feito um upgrade para uma placa mais forte, como a ATI 3870 Mac Edition nos Mac Pros de gerações anteriores, tudo mudou recentemente.

Saídas DisplayPort, HDMI e dupla DVI.

Mas a boa notícia é que você não precisa trocar seu velho e fiel Mac por causa disso. Embora a Apple tenha disponibilizado um kit de upgrade gráfico em seu site brasileiro, ela afirma ser apenas para os Mac Pros lançados a partir de meados de 2010. No entanto, como bons gurus que somos, descobrimos que essa placa roda em qualquer Mac Pro Intel, mesmo o 1,1. Basta apenas ter a versão mais recente do Snow Leopard instalada ou então o Lion.

Feita para Windows, rodando perfeitamente no Mac sem instalar nada extra.

Gostou da notícia? Pois você vai gostar mais ainda do que descobrimos. O upgrade da Apple é composto da placa ATI Radeon HD5770. É de conhecimento geral que os Macs requerem placas da Apple, e que as placas de PCs não rodam neles a não ser que você faça uma certa ginástica e queime um novo firmware (arriscando, no processo, “queimar” a placa toda).

Upgrade imediato. Placa comprada em uma loja próxima, recém tirada da caixa.
Mas não se esqueça: antes de mudar sua placa, instale
o Snow Leopard mais recente ou o Lion.  

O upgrade gráfico da Apple está custando R$1.049 (janeiro de 2012). É bem mais barato que trocar de Mac. Mas o que você acha de poder comprar uma placa gráfica semelhante (na verdade ainda um pouco melhor) na loja de informática mais próxima, colocar ela no seu Mac e pronto. Tudo por menos (ou bem menos) de R$400.00, com nota fiscal, garantia de fábrica e tudo?

Sistema de arrefecimento Vapor-X – mais silencioso e mais eficiente.

Espera aí… Tem que ter alguma coisa errada nisso tudo, não é? Não pode ser a mesmo placa. Na verdade não é. A placa que usamos tem um ligeiro overclock de fábrica em relação à da Apple e é muito mais silenciosa pois usa um sistema de refrigeração Vapor-X, mais avançado.

É necessário ligar a placa à saída de energia para o segundo
disco ótico 
do Mac Pro devido ao maior consumo de energia.

De fato, a diferença no Mac Pro foi incrível. Agora nem ouço o computador ligado. Mas voltemos ao que deve haver de errado. A placa funciona exatamente como a da Apple porque os drivers para ela agora vem com o sistema operacional. A única real diferença é que, ao se dar o boot na máquina, a tela fica preta e a tradicional maçã da Apple não aparece. Temos que aguardar o boot meio às cegas mas, depois que ele acontece e entramos no OS, tudo funciona perfeitamente.

Inserir o cabo da foto anterior, incluído com a placa,
neste conector na parte traseira dela.

Testamos a placa com os aplicativos mais recentes e o resultado é perfeito, mesmo no Mac Pro 1,1 de 2007. A única coisa que aconselhamos é guardar sua placa antiga para uma rara necessidade de se fazer o boot para o DVD de reparos, pois este não tem o driver da HD5770. Aí, basta trocar as placas, que é um processo bem simples e rápido. Mas como nossos Macs são bem sólidos, as chances de se ter que fazer isso são bem pequenas.

Para instalar, primeiro abra seu Mac e retire
o HD mais próximo da traseira, puxando-o.

Embora existam muitos modelos de HD5770 para Windows, não podemos garantir o funcionamento de nenhuma placa além da que usamos. A Sapphire Vapor-X ATI Radeon HD5770, com 1 GB de memória DDR5, PCI-E, Dual DVI/HDMI/DisplayPort, versão Overclock. Portanto, para evitar dores de cabeça, utilize esta placa específica.

Em seguida solte estes parafusos e retire a plaquinha de metal.

Nossa placa funciona perfeitamente em modo dual screen, conectada a dois monitores DVI. Não testamos as outras combinações e não podemos garanti-las, mas ouvimos dizer que todas as portas funcionam – pelo menos individualmente. Há relatos, inclusive, de que nos Macs mais recentes o boot pode funcionar com a maçã e tudo na porta Display Port.

Se sua placa tiver este conector, solte-o.

A qualidade de imagem desta placa é fantástica e o velho Mac Pro realmente ganhou vida nova. Editar em Full HD em tempo real sem nenhum soluço é uma maravilha. O processamento do GPU acelera bastante os efeitos que o utilizam e programas como o Motion e o Color, que dependem da placa gráfica, ficam bem mais rápidos.

Solte a placa gráfica puxando para cima esta pequena
aba plástica próxima à placa mãe. A placa não
aparece na foto para facilitar a identificação.

Mas o mais legal é poder rodar os programas mais recentes em sua velha máquina sem ter que troca-la e gastar alguns milhares de reais no processo. Aliás, fique ligado no Video Guru pois iremos postar uma série só de upgrades para seu velho Mac Pro utilizando componentes facilmente encontrados no mercado.

Retire a placa antiga puxando-a e insira a nova em seu lugar.
Conecte o cabo de força, recoloque a placa metálica
com os parafusos, insira de volta o HD e feche
seu Mac. Ligue e espere o sistema operacional aparecer.

Você sabia, por exemplo, que é fácil transformar seu velho quad core em um octo core? Ou que usando memórias para servidores pode-se expandir a capacidade de nossos Macs? Conforme formos atualizando nossos Mac e testando-os no dia-a-dia, iremos disponibilizar essas informações.

Procure este modelo específico para garantir a compatibilidade.

Ao contrário dos Macs antigos, que só eram atualizáveis mediante kits de upgrade caros, exclusivos e limitados, os Macs com processadores Intel abriram as portas para o uso de certos componentes comuns de PC, aumentando em muito suas vidas úteis e custo-benefício. Basta apenas saber o que e onde procurar.

NOTA DO AUTOR: Agradeço aos leitores que chamaram a atenção de que o cabo de energia fornecido com esta placa é um pouco curto para alguns computadores. Nestes casos, o problema tem sido facilmente resolvido com a aquisição de um simples cabo divisor como o da foto abaixo, que pode ser encontrado em qualquer loja de artigos de informática. O comprimento adicional proporcionado pelo divisor é suficiente para completar a ligação e o leitor não perde o cabo para poder ligar um segundo disco ótico.

 

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados
0 3740

A Blackmagic Design é realmente incansável. Além de não parar de aprimorar seus produtos e anunciar novidades durante o ano todo, a empresa liderada por Grant Petty aproveitou a IBC 2014 para consolidar ainda mais sua posição de líder...
0 3474

A Adobe anunciou as novas atualizações de sua linha de softwares de video digital, que serão demonstradas em primeira mão na IBC, a segunda maior feira de equipamentos e soluções para a indústria audiovisual, prestes a ocorrer em Amsterdam, na Holanda. Melhor para os felizardos que estarão...
679 comentários Nesse post
  1. Boa noite,
    Atualmente tenho um Mac Pro 1.1 Que me acompanha a muitos anos e tem funcionado perfeitamente. Mas logo vi essa dica e me interessei. Mas gostaria se no menção vale a pena, pois no meu já tem um Ati radeon 4870 de 512mb gddr5. Edito full normalmente no FCP7 e no X. O investimento Nessa Saphire me dará um ganho de performance maior ? E uma boa pedida ou aguardo mais dicas de vocês. Obrigado

    • Caro Julio,
      A 4870 é uma excelente placa, com um desempenho bem semelhante ao da 5770. Só pela performance, não valeria muito a pena trocar. As maiores vantagens da 5770 são um consumo menor e muito menos barulho. A 5770 do artigo é realmente muito silenciosa. Outra vantagem seria na capacidade de memória, ainda mais se você usa dois monitores porque, neste caso, a memória da placa é dividida entre os dois. Ou seja, na sua placa de 512MB, cada display fica com 256MB. Isso a gente nota bem em certos programas como o Combustion. E também no Color, com as duas telas trabalhando em conjunto, pois o Color depende muito da placa gráfica. Com 1GB, cada display passa a ter 512MB, o que para trabalhar em HD dá uma certa folga.
      Mas, se a sua placa está rodando bem o Final Cut Pro X e você está contente com o desempenho, então não há necessidade de troca.
      A grande vantagem é mesmo para quem não fez esse upgrade maior, que você já fez, e para aqueles que agora podem trocar de placa sem ter que pagar tão caro.
      Nosso conselho para você é – guarde a grana porque em breve iremos explicar como transformar seu quad core em um octo core. Aí sim o upgrade valerá a pena.

      • Caro Paulo instalei uma placa ATI6870 (PC) em um MacPro 3.1(early 2008) com o Mountain Lion rodando e ela funcionou exatamente como disse , liga , fica tela preta sem a maça mas depois já entra direto no sistema , demora um pouco mais que o normal , mas funciona . Estava tentando fazer uma atualização de firmware pra tentar acabar com isto , porem não consegui . Mas o problema maior é que o After Effects do CS6 não roda com esta placa , ele me dá a seguinte mensagem : After Effects Alert – Last log message was : ‹ GPUManage › ‹ 2 › Sniffer Result Code: 3
        Generating crash log , which may take a few minutes
        Com isto o After encerra inesperadamente e apresenta uma tela com relatorio das falhas . Voce sabe como resolver isto ?

        • Olá Marcelo. Esse é um bug do After Effects, e não da HD 6870. Aparentemente depende da versão instalada do software. Tanto que vários leitores rodam o CS6 sem problemas. Uma possível solução é baixar o OpenGL Extensions da App Store da Apple, rodar e atualizar o banco de dados. Isso resolveu o problema de alguns usuários que postaram reclamações no site da Adobe.

      • Amigo comprei essa placa que você indica a aqui e deu tudo certo, foi só tirar a placa velha o por a nova e tudo funcionou corretamente, a e tem mas paguei nessa placa usada mas impecável R$ 200,00 reais, bem mais Barato que as da apple, sou de Curitiba Pr, muito obrigado.

        • Roberto, fico feliz que tenha funcionado e que você esteja dando vida nova ao seu Mac Pro. Muito profissionais mundo afora têm preferido incrementar seus Mac Pros mais antigos do que usar as novas “lixeirinhas”.

  2. Grande notícia, João! Acompanho as soluções apresentadas por você desde o artigo ‘Editando em HDV 24p’, sempre muito bem viandas. Me incomodam muito as limitações da GeForce GT 120 em projetos HD com 2 monitores. Estou ansioso para ver esta placa funcionando.

    Fica uma pergunta: Vale a pena manter ainda a placa antiga (GeForce GT 120) para possibilitar o uso de 3 ou + monitores?

    • Olá Pedro,
      Aconselho manter só a HD5770 porque, como são dois fabricantes diferentes, você terá que rodar dois drivers e poderá enfrentar conflitos. Mas nada impede que você use outra placa ATI, aí sem problema algum.

  3. Belo artigo, mas fiquei com uma dúvida: todas as saídas funcionam normalmente? E as combinações entre elas? (ex: 1 DVI + 1 HDMI, ou 2 DVI + 1 HDMI). Estou perguntando pois eu também uso uma 5770 flasheada, e só é possível ter saída em algumas combinações. Abs!

    • Olá Guilherme,
      Ainda não tive a oportunidade de testar todas as combinações. Assim que tiver, irei acrescentar essa informação ao post original. No momento só posso garantir o funcionamento das duas DVI simultâneas. Quais combinações você já testou?

      • Aqui na minha placa as combinações possíveis são: 2 DVI, 1DVI+1HDMI, 1DVI+1DP, e talvez 2DVI+1DP. 2DVI+1HDMI não rola. Ainda bem que eu ainda tenho a minha “boa e velha” HD2600XT. Abs!

  4. Boa tarde, comprei a placa de vídeo conforme a explicação e orientação, mas na hora de instalar constatei que no macpro aqui da empresa só existe saída sata para ligar a força da placa de vídeo, como você conectou no seu. Agradeço a ajuda.

    • Olá Cristiano,

      No meu Mac Pro (2,1), utilizei a saída para o drive ótico inferior que é a padrão de 4 pinos. Se a sua é sata, você precisa de um adaptador de força de sata para o padrão comum de 4 pinos (molex), como o da foto abaixo.
      Adaptador de força de sata para 4 pinos
      Este adaptador pode ser encontrado no Mercado Livre ou em lojas de informática.

      • Olá amigo.. sou novato em upgrade para o pro.. então, onde exatamente eu ligo esse cabo de força? Tenho um MacPro2,1 e acabei de comprar uma 8800gt 512mb Geforce (foi antes de ler este artigo :_) Mas não sei onde instalar o cabo de força.. E mesmo que eu compre esse da foto (molex), também não saberia onde instalar.. pode ajudar, por favor?

        • Ricardo, o artigo explica tudo. Se você não se sentir muito confiante para instalar a placa, talvez seja melhor contratar um técnico para isso.

          • Muito obrigado Paulo.. Consegui sozinho.. Na verdade, eu senti certa dificuldade para identificar onde que se o cabo de força da placa no mac (embaixo do cooler)… Talvez uma única foto, explicasse melhor novos usuários.. Mas vlw!! grande abraço..

  5. Olá Possuo um PC Com o Mac OS X Lion 10.7.3.
    iNTEL Core i5 – 2500
    10 GB DDR3 Kingston
    Enfim, Resolvi Comprar uma EVGA GTS 450 1GB ( Nao Comprei Ainda).
    Poderei Usar Final Cut Pro X, Adobe Photoshop Ou Compro essa ATI Radeon HD5770 Vapor -X.Qual Está Mais Atualizada?
    Gostei Bastante da nVidia Por Causa da Sua Tecnologia Cuda.
    Obrigado!

    • Vinicius, os Hackintoshes, como o seu, são um pouco diferentes de um Mac Pro da Apple. Tudo depende dos drivers disponíveis para seu PC específico, e a variedade é enorme. Por isso nâo sei informar se a GTS 450 funcionaria bem no seu sistema. No entanto, segundo uma pesquisa rápida que fiz, a HD5770 é recomendada pela maioria dos usuários no lugar da GTS 450. Como os drivers da 5770 fazem parte do Lion, é certamente a opção mais segura e, pelo jeito, a melhor.

      • Olà Até ontem estava disponível em estoque (internet) para mim comprar essa ATI HD 5770 Vapor -X.

        Gostaria de Um Placa de Vídeo no Máximo uns 320 Reais.
        Eu estava vendo também uma EVGA GTX 550 Ti (Mas Não Sei).

        Preciso de um modelo que Rode nativamente no Mac.
        Se Puder Me Ajudar Agradeço Muito!Estou com dificuldades na Escolha.

        • Olá Vinicius. Segundo minhas pesquisas, nenhum destes dois modelos da EVGA roda nativamente no Mac. Existem kexts disponíveis para adaptá-los aos hackintoshes, mas frequentemente com problemas como congelamentos, CUDA sem funcionar, etc. Infelizmente as placas nativas que suportam CUDA são limitadas e/ou caras. Quanto à ATI HD 5770 Vapor X, é provável que você encontre na sua faixa de preço ou por pouca coisa a mais.

          Hackintoshes e suas configurações variam muito. Embora alguns funcionem praticamente tão bem quanto um Mac de verdade, outros dão um trabalhão para configurar ou rodam com alguns limites. Por causa de tantas variáveis, sugiro que você consulte sites especializados em hackintosh para ver se encontra alternativas que eu desconheça.

  6. Esquecendo De Avisar ( Uso Pouco o Final Cut Pro X),uso mais o Adobe Premiere CS5,Adobe Photoshop CS5,After Effects CS5.5,Avid Entre Outros.

  7. Paulo, muito bom seu artigo.
    Tenho uma duvida, por favor. Tenho o Macpro early 2009, placa GT 120, com o Lion 10.7.3. Utilizo tambem o bootcamp para acessar o windows em outra particao. Se eu instalar esta placa 5770 para pc, este bootccamp irá funcionar?

    Muito obrigado.

    • Eduardo, nâo tem problema algum utilizar esta placa com o Windows. Até mesmo porque ela tem drivers específicos para este sistema operacional e estará mais atualizada que a versão para Mac.

    • Olá! Isso são boas notícias!!
      Sem ser esta placa, sabes de outras + fortes compatíveis?

      Já agora… Se meter 2 placas iguais o que ganho?
      – Ficam as 2 a funcionar aos mesmo tempo? E em Windows funcionam as 2 ao mesmo tempo nos jogos?
      – A(s) placa(s) em questão dão para ligar a um Led Cinema Display sem adaptadores? como se faz ligo só a uma placa???
      Agradeço antecipadamente a sua atenção.
      Saúde.

      • As ATI 6870 também são compatíveis e funcionam com o LED Cinema Display desde que este seja o modelo com conector mini display port. Se instalar duas placas iguais elas funcionam perfeitamente juntas e você ganhará na capacidade de memória gráfica logo de cara. Dependendo do software, ganhará velocidade de processamento, também, pois terá dois GPUs disponíveis.

        Se você tem dois monitores, deve ligar um em cada placa. Se só tem um monitor, ligue-o em uma das placas e a outra funcionará como GPU extra. Se você tem mais de dois monitores, ligue-os distribuindo-os igualmente entre as placas.

        Quanto ao funcionamento das duas placas em Windows, com jogos, seria melhor você perguntar em um site específico de jogos, pois eles têm mais experiência com isso.

  8. Parabéns pelo seu artigo. Excelente!

    Estou fazendo um upgrade da minha placa de vídeo no Mac Pro (da original para a ATi X1900 XT 512MB) e o problema é que ela não veio com o cabo de força (placa de vídeo = 6 pinos padrão, logic board do Mac Pro (6 pinos – mini).

    Tem algo que eu possa fazer. Esse tipo de cabo é difícil de encontrar..

    Desde já, agradeço a sua atenção. Abraços!

  9. Ótima matéria Paulo!

    Fiquei procurando hj aqui em SP (Sta Ifigenia) essa placa Sapphire HD 5770 e não achei em nenhum revendedor. Agora eles só tem disponível a HD 6770 e a HD 7770.
    Tenho um MacPro 1,1 (Dual-Core Xeon 2x 2.66 e a velha NVIDIA GeForce 7300 GT) com Lion 10.7 e me avisaram que a fonte desse MacPro talvez não “aguente” p/ ligar tais placas… Esse MacPro do tutorial era um 1,1, um Early 2008 ou outro?
    Acho que vou optar por uma HD 6870 se a fonte aguentar.

    • O Mac Pro da matéria é igual ao seu. A fonte aguenta, e de sobra. Pode pegar a 6870 sem medo. Não se esqueça do cabo extensor para ligar a placa no conector do segundo disco ótico. Caso você tenha um instalado, compre um daqueles cabos divisores tipo Molex, como o do artigo.

      • Muito legal! Valeu pela matéria.

        Comprei uma XFX HD 6870 (2Gb de Vram) e ficou perfeito. Foi tirar da caixa, ligar os cabos na fonte e bootar (sem problemas de instalação de driver).

        Abraço!

  10. Paulo, que placa eu compro para o meu Mac book pro para poder rodar o FCPX? Tem uma na BH, mas acho que ela não serve para Mac book, apenas para Mac pro! Estou nos USA e quero melhorar o meu Mac book. Jah adquiri um HD SSD da Crucial e vou aumentar a memoria que no meu esta com 4 giga. O que mais posso fazer para melhorar o Mac book?
    Clovis

    • Clovis, depende do modelo do seu MacBook. Se ele tiver saída Thunderbolt, você pode comprar uma expansão externa que aceita placas gráficas iguais às do Mac Pro. Caso contrário, você não tem o que fazer e fica limitado ao chip gráfico que veio na placa mãe. Se seu modelo é reletivamente recente, ele rodará o FCP X sem problemas. Se seu modelo é mais antigo, que tal aproveitar pra trocar de notebook? Você deve conseguir vender seu usado bem, e a diferença de preço seria mais ou menos a equivamente a um upgrade.

      • Paulo, comprei em abril do ano passado, jah com tunderbolt. Esta placa do Mac Pro custa um pouco mais de 200 dolares, acho que vale a pena. Mas tenho a impressão que o meu vai rodar. Obrigado mais uma vez.
        Um abraço Clovis

        • Olá Clovis,
          Para usar a placa gráfica do Mac Pro com o thunderbolt do MacBook você vai precisar de um case externo para placas gráficas como o ViDock.

  11. Amigos, parabens pelas informações aqui postadas. Bom, estou com um problema, comprei um monitos APPLE LED Cinema Display por indicação da APPLE para meu mac pro 1.1. Assim que chegou fui instalar e vi q meu equipamento nao tem a saida Mini DisplayPort. Gostaria de saber se tem alguma placa para PC com Saida Mini DisplayPort que funcione neste Mac Pro??? Estou pensando em comprar uma Sapphire ATI Radeon HD6870…. Por favor, alguem, tem alguma dica???? Me indicaram uzar um conversor de MDP femea para DVI Macho, mas nao encontrei…. Por favor, ficarei muito grato com qualquer ajuda……

  12. TENHO UM MAC PRO 2008 ELE TA COM UMA PLACA GRAFICA HD 2600 ATI , QUERO TROCAR POR UMA QUAD 2000 SERA QUE FUNCIONA NO MAC

  13. Paulo, agradeço suas informações. Tenho um MACpro 2.1 e dois 2.0. Desejo investir na RADEON XFX 6870 2GB para o Mac2.1. É compatível ? E como consigo o cabo de força extra para a conexão VIDEO e Placa mãe? Para os demais MacsPRO 2.0, que vc recomenda ?
    Agradeço sua atenção. Energia positiva pra vc.

    • Alcide, não experimentei a versão de 2GB ainda, mas a de 1 GB é compatível. Não creio que a memória extra faça nenhuma diferença. Você pode usar a mesma placa nos Mac Pros 2.0, também, desde que estejam rodando o 10.6.8 ou o Lion. Quanto ao cabo extra, você pode comprar um de PC em uma loja de informática e usar um splitter do tipo molex a mais. Você também encontra esses cabos no Mercado Livre.

  14. Ola.Tenho um Macpro 8 core(fevereiro 2008),Uso final cut pro e after effects.Gostaria de saber se posso fazer o upgrade da minha placa original por esta aqui.
    Sapphire Hd6950 2gb 256-bit Ati Radeon Hd 6950

    Porque edito muito em full Hd e alguns programas demoram uma eternidade para renderizar.Obrigado pelo excelente artigo.Ja vou colocar em meus favoritos.

    • Olá Virgilio. A HD6950 não funciona direito, mesmo passando por modificações meio complicadas. Aconselho a HD6870, pois essa é plugar e rodar, sem problema algum. Vamos ver se o Mountain Lion trará suporte para mais placas gráficas comuns de PC.

      • Estava lendo que teria que plugar o cabo de forca no DVD player,e ai como vou queimar meus DVDs e passar para os clientes?
        Li errado ou estou fazendo confusao?

        Sera que aqui no Brasil consigo esta placa?
        Obrigado pela resposta rapida.

        • Se você usa apenas o DVD original do Mac, pode ligar no cabo de força que vai para o drive opcional. Caso as duas baias estejam ocupadas, você pode usar um divisor de força do tipo Molex, igual ao da foto no artigo. Sendo que uma ponta vai para o DVD e a outra para a placa.

          A vantagem dessas placas é que elas são facilmente encontradas no Brasil.

          • Poxa vc nao sabe o quanto esta ajudando os usuarios do Mac.Sera uma economia tremenda.

            Aqui no site ou vc mesmo sabe onde encontrar memorias para Macpro?Pergunto porque sobre hardware sou cego,surdo e mudo.Obrigado

          • Depende muito do ano/modelo do seu Mac Pro. Mas a maioria das memórias são compatíveis com as de PCs. É importante, no entanto, comprar a memória correta para sua máquina específica.

  15. Seria esta placa?
    https://www.balaodainformatica.com.br/Site/index.asp?prod_id=35889&Promocao=placa_de_v%C3%ADdeo_sapphire_314_3l_amd_ati_radeon_hd6870_com_mem%C3%B3ria_de_1gb_gddr5__256_bit__interface_pci_e_x16__sa%C3%ADda_dvi__mini_displayport__hdmi__compat%C3%ADvel_com_crossfire_x__fonte_m%C3%ADnima_de_550w_sapphire

    Placa de Vídeo Sapphire 314-3L AMD ATI Radeon HD6870 com Memória de 1GB GDDR5, 256 Bit, Interface PCI-E X16, Saída DVI, Mini DisplayPort, HDMI, Compatível com CrossFire X, Fonte Mínima de 550W

    • Sim, essa placa é compatível. O único detalhe é que as HD 6870 precisam de duas entradas de força enquanto que as 5770 precisam apenas de uma. Se você já tinha uma placa relativamenta moderna em seu Mac, uma das saídas estava ligada direto da placa mãe (ou placa lógica, em linguagem Mac) em sua placa gráfica. Basta aproveitá-la e usar a saída do segundo DVD para a segunda entrada de força. Se sua placa é muito antiga, aí você vai ter que providenciar outra conexão de força.

  16. Model Name: Mac Pro
    Model Identifier: MacPro3,1
    Processor Name: Quad-Core Intel Xeon
    Processor Speed: 2.8 GHz
    Number Of Processors: 2
    Total Number Of Cores: 8
    L2 Cache (per processor): 12 MB
    Memory: 6 GB
    Bus Speed: 1.6 GHz

    A placa seria esta:

    Chipset Model: ATI Radeon HD 2600
    Type: GPU
    Bus: PCIe
    Slot: Slot-1
    PCIe Lane Width: x16
    VRAM (Total): 256 MB
    Vendor: ATI (0x1002)
    Device ID: 0x9588
    Revision ID: 0x0000
    ROM Revision: 113-B1480A-252
    EFI Driver Version: 01.00.252
    Displays:

    Vc acha que tem que teras duas entradas de forca.Ou esta HD6870 pode ser instalado em meu Macpro?

    Se alguem souber onde tem estas placas de 2gig que o amigo mensionou acima agradeco

    Zé Bozicanin disse:
    1 de junho de 2012 às 15:08

    Muito legal! Valeu pela matéria.

    Comprei uma XFX HD 6870 (2Gb de Vram) e ficou perfeito. Foi tirar da caixa, ligar os cabos na fonte e bootar (sem problemas de instalação de driver).

    Abraço!

    Obrigado.

    • Sera que esta placa e relativamente moderna e da pra usar aquela hd 6870 que precisam de duas entradas de força .

      Sera que ira rolar neste Mac a instalacao desta placa hd 6870? Valeu

      • Virgilio, a HD 5770 é a placa que vem com os Mac Pros mais novos. A HD 6870 é uma opção de mais alta performance. Dá para usar a HD 6870 em seu Mac, sim. Quanto à força, abra a porta de seu Mac Pro e veja se a placa de vídeo atual é conectada à placa lógica por um cabo preto, assim como a placa no artigo. Se for, você vai aproveitar esse cabo para uma das conexões e vai puxar a outra força da segunda baia ótica.

        • OLa paulo!!
          Tenho um mac pro1.1, acho que antes de 2008 acabou de queimar a placa de video como a original e muito cara estou a procura da 5770, mas e muito dificil de encontra-la nas especificacoes que voce postou.. vc acha que e possivel eu usar a 6870? agradeco desde ja.. abracos herbert

          • Sim, pode usar a HD 6870, sem problema. Só não esqueça de ligar os dois cabos de força.

  17. galera, comprei a placa 6870 de 2 gb instalei porem ela nao reconheceu o modelo 6870 apareceu 68xx series, e nao tinha resolucao suficiente para o meu monitor dell de 30, procurei muito na internet e achei um driver da de 1 gb, porem agora ele reconheceu a placa mas de 1 gb e nao de 2 que é a minha, gostaria de apagar a preferencia desse driver e tentar novamente. Alguem sabe como fazer isso? Outra dificuldade foi a energia pois a placa de 2 gb requer 2 cabos de energia ligados a ela pci express 6 pinos ai perdi os meus 2 cds, mas procurei na internet e encontrei um cabo que liga direto na placa logica, so tem nos eua, comprei e estou esperando chegar… esse é o cabo….

    http://www.ebay.com/itm/Mac-Pro-G5-PCIe-video-card-6pin-PCI-Express-power-booster-cable-Quadro-Radeon-/160698057707?_trksid=p5197.m1992&_trkparms=aid%3D111000%26algo%3DREC.CURRENT%26ao%3D1%26asc%3D14%26meid%3D1055456700285308668%26pid%3D100015%26prg%3D1006%26rk%3D1%26#ht_2710wt_1398

    alguem sabe como posso fazer para retirar o driver instalado da placa de 1 gb??

  18. Apreciei muito desse tópico,
    gostaria que me ajudasse com uma dúvida:
    Tendo 2 placas de video em um mac pro, por exemplo a 6870, exigiria um fonte com maior capacidade (mais de 1000wats, 2x 550wats) para poder funcionar? E a saída de energia para essas 2 placas podem ser compartilhadas ou devem ser individuais?

    • Malton,

      No momento, sem maiores modificações, não é possível ter duas placas que exijam duas fontes de força, cada uma, ao mesmo tempo. É possível ter uma placa como essa e uma que não necessite de alimantaçào extra ou duas que precisem de apenas uma fomte de alimentação extra cada. Para ter duas placas que exijam duas fontes de força é necessário ter uma fonte de alimentação adicional externa ou então uma caixa de expansão externa de pcie com fonte própria. Essa última solução é a utilizada em muitos sistemas mais parrudos montados em volta do DaVinci Resolve, por exemplo, que é capaz de utilizar o processamento dos GPUs de várias placas gráficas nVidia ao mesmo tempo.

      Uma outra alternativa que vem sendo ulilizada cada vez mais em algumas das casas se pós mais sofisticadas, lá fora, é a montagem de hackintoshes bem parrudos, que no fundo oferecem mais capacidade de expansão que os Mac Pros. A montagem de um computador desses exige, no entanto, a utilização de componentes bem específicos. Mas o resultado pode ser bem compensador.

      De qualquer forma, para 99% dos usuários, uma boa placa apenas já basta já que são poucos os aplicativos que conseguem utilizar múltiplos GPUs, ainda mais tratando-se da linha ATI. A vantagem maior é na utilização das placas CUDA da nVidia. Mas isso também depende do principal software utilizado.

  19. Ja que estamos falando em hardware tenho mais uma duvida.
    E possivel trocar a fita IDE(se e que se chama assim) que conecta meu gravador de DVD,por uma SATA.

    Eu vi na santa ifigenia um adaptador ide para sata,que vai na placa mae.
    Sera que agora os Macpro sao Intel conseguiria fazer isso?
    Porque e uma dificuldade ate na santa ifigenia arrumar um aparelho IDE.Quando acha o preco e alto.

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-424927055-conversor-ide-hard-drive-sata-bidirecional-hdd-adaptador-12-_JM

    Obrigado

    • Não há necessidade desse adaptador. Nos Mac Pros existem dois conectores internos SATA na placa lógica (ou placa mãe, como é conhecida no meio dos PCs). Geralmente ficam perto dos ventiladores, mas isso varia com o ano do computador. Basta usar um cabo normal SATA e levá-lo do conector até a baia do drive ótico. Quanto à alimentação, um simples adaptador de Molex para SATA resolve e custa baratinho.

  20. Só pra ter certeza:
    O meu Mac Pro é início de 2009 (8núcleos), ele aguentará a placa 6870 uma vez que ela pede uma fonte de 550 wats e no manual do Mac Pro diz que todos os slots não podem exceder 300 wats?

    • Aguenta, sim, por causa da alimentação pelos cabos de força externos. O limite de 300W é somente para a carga nos slots PCIe.

    • Boa dica, Virgilio. Vale comentar que, embora o cabo específico para Mac seja legal por ter o conector em L, qualquer cabo equivalente de PC serve, embora o conector seja reto. Já usei em vários Mac Pro sem problema algum.

  21. Ola pessoal.Uma grande ajuda se puderem.
    Meu Macpro( fevereiro 2008) sempre foi silencioso,quase que nao se ouvia o danado.
    Hoje,resolvi fazer um upgrade.
    Fui na Santa Ifigenia e comprei um DVD-RW sony Sata.
    Coloquei os cabos sata no conector que me mostraram aqui.
    Instaleio o adaptador Molex para Sata(puxei do conector que esta junto copm a Fita IDE.Esta colado junto,o cabo de forca e o cabo IDE).
    Dei uma limpada dentro porque estava cheio de poeira,mas muita mesmo.
    Tenho 6 GIG mas so estava mostrando 4 GIG,arrumei colocando as memorias no seu devido lugar.

    So que depois de montado tudo de novo.Liguei e para meu espanto o MacPro esta parecendo uma chaleira.O ventilador de traz esta fazendo um grande ruido.Como se estivesse a mil por hora.

    O que fiz de errado? Sera que soltei ou mexi em alguma coneccao e alterou a velocidade do FAN?

    Estou com medo de deixar ligado,tamanho e o ruido que nunca teve.

    Me ajudem por favor.Obrigado

    • Virgilio, creio que você deva ter removido os ventiladores frontais de seu Mac para instalar o cabo sata. Pode ser que você não os tenha encaixado corretamente de volta (os dois ficam naquele bloco único de plástico cinza), o que faria com que o ventilador traseiro funcionasse a toda velocidade. Verifique esse encaixe.

      Você também mencionou ter limpado o computador. Ainda nos ventiladors dianteiros, um dos fios de cada ventilador é ligado a um sensor de temperatura. Caso você tenha danificado sem querer um desses fios na limpeza, pode ter levado o computador a achar que está quente demais e acionar os ventiladores a toda. Mas se o computador está realmente quente, suspeito do encaixe ruim dos ventiladores frontais.

      Outro problema pode ter acontecido perto das memórias (acima do bloco delas). Há um pequeno conector na placa lógica ligado a um sensor de temperatura. Se sua limpeza o tirou do lugar, também pode causar o disparo dos ventiladores.

  22. Eu acho que o problema estava entre a tela e a cadeira.Querer mexer sem saber e jogo duro.Isso porque aqui no Brasil fica dificil confiar em um tecnico honesto.Isso vem de longas datas.Sei que nem todos sao iguais,tem muita gente honesta por aqui.Agora espero que seja encaixe errado.
    Eu andei desconectando um cabo pensando ser ali o encaixe do molex(e olhe que o cabo nao parecia nem um pouco com ele)Quando puxei ele tinha 4 pontas espetados na placa mae.Coloquei de volta,mas pode ser que tenha dado zebra.Vou ver agora o que esta acontecendo.
    Vi que o OSX lion estava dando este problema de disparo do ventilador.Ja baixei ate um programa gratuito,mas nao esta dando certo,porque acho que ele nao tem suporte pro montain Lion.

    Vou te falar uma coisa.Depois que Steve Jobs foi la pra cima,a apple esta ficando uma titica.Pra baixar da apple store foi uma novela,aqui nao conectava nem a pau.Baixei de outro computador,de outra internet.

    Mas obrigado por ter achado este site e a pronta ajuda de voces.

  23. Bom,nao deu certo.Abri,retirei e coloquei o Fan da frente de volta e continua a Ferrari a roncar.

    O da frente parece que esta funcionando.O trazeiro que esta disparado.Nao tem como desligaro danado?

    Alguma coneccao nele que possa alcancar e desligar?

    Ou vc conhece um tecnico que mexa com Mac aqui em Sao Paulo?

    Moro em Guarulhos.

    Obrigado

    • Sera que este ventilador disparado poderia prejidicar meu Macpro?

      Pelo jeito a unica coisa que vai acontecer é eu ficar com os pés gelados hahahah.Ta fazendo frio aqui depois disso.
      Valeu

      • Se a temperatura interna está baixa, dificilmente pode prejudicar o computador. No entanto, o que causou a aceleração do ventilador pode prejudicar. Mas não deve ser nada sério.

        Tente resetar o PMU (Gloogle para descobrir o procedimento para a sua máquina exclusiva) e o PRAM. Pode ser que resolva.

        Uma vez meu Mac Pro ficou doido por causa de um drop de luz, mesmo ligado a um no-break. Só que todos os ventiladores ficaram acelerados. Um programa de diagnóstico acusou superaquecimento de um chip, mas este estava frio como um pinguim. Tentei de tudo e nada funcionou. Como eu não queria trocar a placa lógica só por causa disso, fiz um gatilho para diminuir pelo menos um pouco a velocidade dos ventiladores (exige solda e diodos, portanto não recomendo a quem não mande bem em eletrônica). Um belo dia, depois de meses, do nada, os ventiladores diminuíram de velocidade e retirei os diodos. Mesmo assim, ficavam mais rápidos que o normal. Até que mudei a placa gráfica e, desde então, o Mac está silencioso como um gato.

  24. Quando ligo o mesmo.Escuto um som diferente no botao de ligar.Com se fosse um click diferente dos antigos.Ai comeca o barulho do ventilador.
    Esta somente acelerado,nada mais que isso.

    Alguem nao teria uma foto ou um esquema pra mostrar onde fica este controle do fan ou ate da temperatura.Para eu saber se ao limpar nao danifiquei o mesmo?

    Agora esta geladinho o Mac,antes saia um ar quente de dentro.Posso em ultimo caso usar ele como ar condicionado hehehehehe.Obrigado e esperando a dica de um bom tecnico aqui em Sao Paulo.

  25. Paulo,
    Coloquei a placa Radeon HD 6780 de 1Gb no meu Mac Pro, funcionou beleza, esta trabalhando junto com a placa que ja possuia de 512mb, os cabos de energia comprei na autorizada mac.
    Valeu pelas informações!

  26. ALGUEL TEM ESSA RESPOSTA ??

    piero disse:
    3 de agosto de 2012 às 0:41
    galera, comprei a placa 6870 de 2 gb instalei porem ela nao reconheceu o modelo 6870 apareceu 68xx series, e nao tinha resolucao suficiente para o meu monitor dell de 30, procurei muito na internet e achei um driver da de 1 gb, porem agora ele reconheceu a placa mas de 1 gb e nao de 2 que é a minha, gostaria de apagar a preferencia desse driver e tentar novamente. Alguem sabe como fazer isso? Outra dificuldade foi a energia pois a placa de 2 gb requer 2 cabos de energia ligados a ela pci express 6 pinos ai perdi os meus 2 cds, mas procurei na internet e encontrei um cabo que liga direto na placa logica, so tem nos eua, comprei e estou esperando chegar… esse é o cabo….

    http://www.ebay.com/itm/Mac-Pro-G5-PCIe-video-card-6pin-PCI-Express-power-booster-cable-Quadro-Radeon-/160698057707?_trksid=p5197.m1992&_trkparms=aid%3D111000%26algo%3DREC.CURRENT%26ao%3D1%26asc%3D14%26meid%3D1055456700285308668%26pid%3D100015%26prg%3D1006%26rk%3D1%26#ht_2710wt_1398

    alguem sabe como posso fazer para retirar o driver instalado da placa de 1 gb??

  27. Tenho um octacore ddr2 800, uso atualmente uma ATI RADEON 3870 OU 3470(NÃO SEI AO CERTO), MAS TRABALHO COM PACOTE ADOBE CS6, POSSO USAR QUALQUER HD6870 OU SÓ DA XFX?
    JÁ TESTOU ALGUMA NVIDIA? SERIA IMPORTANTE PODER USAR O CUDA, PARA AGILIZAR O RENDER.

    E EXISTE ALGUMA MEMÓRIA DE PC/SERVIDOR QUE FUNCIONE?
    TÁ DIFICIL DE ARRUMAR MEMÓRIA ORIGINAL PRA ELE.

    OBRIGADO PELA ATENÇÃO.

    • A maioria das HD6870 funcionam com a versão mais recente do Lion. Mas, mesmo assim, compre em algum lugar que aceite devoluções pois sempre há o risco de um fabricante mudar algo que faz o SO estranhar a placa.

      O Mountain Lion vem com suporte para as nVidia GTX série 5, como a GTX 560, 560ti e 570 de fábrica. Mas antes de instalar, você vai ter que baixar os drivers mais recentes do site da nVidia. As placas mais recomendadas são as da EVGA, Gigabyte, Asus e MSI. E o limite de memória das placas é de 2GB, sendo que as de 1Gb são mais compatíveis. Com as nVidia, o risco de incompatibilidade é maior que com as ATI, mas no seu caso e para quem usa programas como o DaVinci Resolve, as nVidia são realmente melhores.

      Existe uma outra questão, importante para as ATI, que é o modelo do seu Mac Pro. Qual o ano de fabricação dele?

      • ACHO EU QUE É 2008 POR QUE ELE É 8/CORE DDR2 800. VOU COMPRAR 2 PLACAS, UMA ATI HD 6870 E UMA NVIDIA E DEPOIS POSTO O RESULTADO, MAS EU NÃO ACHEI DRIVER PARA MAC NO SITE DA NVIDIA.
        POSSO USAR O CABO DE ALIMENTAÇÃO DA ATI HD 3870 QUE TENHO JÁ INSTALADO NO MAC, DEVE SER COMPATIVEL?

        E EXISTE ALGUMA MEMÓRIA DE PC/SERVIDOR QUE FUNCIONE?
        TÁ DIFICIL DE ARRUMAR MEMÓRIA ORIGINAL PRA ELE.

        OBRIGADO PELA ATENÇÃO

        • Procure pelos drivers CUDA para Mac no site da nVidia. Baixei os novos faz dois dias. Também testei a GTX 570 e ela funciona muito bem.
          Pode usar o cabo da 3870, mas vai ter que adicionar o segundo, que deve ser igual, comprao na Apple ou eBay, ou então usar o método Molex citado no artigo.

          Quanto às memórias, existem algumas de servidor que servem, sim. Mas devem ter as características idênticas às memóris que você tem no momento. Ou seja, precisam de ECC, etc. Como os servidores mais brabos usam os mesmo processadores Xeon, as memórias corretas equivelentes às suas são compatíveis. Importante é sempre instalar em pares idênticos. Por exemplo, para adicionar 8GB de RAM, você deve usar dois pentes de 4GB em vez de um.

  28. Ola,tenho um mac pro 2.4ghz 8 nucleos mod 2009 , gostaria de fazer uns upgrade ,colocar um ssd-120gb, e trocar a placa de video , sera que eu consigo colocar 2 hd6870 ? vc tem algum topico de como colar o hd ssd ? materia muito boa.

    • Mauro, gostaria de saber que programas você usa, pois dependendo pode ser que essa não seja a mehor solução. Duas HD6870 não lhe trariam nenhum benefício de processamento comparadas com apenas uma. Além disso, a fonte de alimentação do Mac Pro não suporta duas placas que necessitem dois cabos de força, cada uma. Seria necessária uma fonte de alimentação externa para a segunda placa.
      Já adiantando, se você usa Premiere Pro e/ou Davinci Resolve, estaria muito melhor servido utilizando uma placa CUDA da nVidia. A GTX 570, por exemplo, é um foguete para esses aplicativos e é a placa de referência que o pessoal que usa Resolve lá fora está usando pois dispensa a segunda placa para a interface com o novo Resolve 9. Ele segura tanto a interface quanto o processamentome é bem mais rápida que as antigas Quadro. Baixando os drivers mais recentes para CUDA diretamente do site da nVidia, ela funciona pefeitamente no seu Mac. Só não funciona nos Mac Pros 1,1 e 2,1. Quer dizer, até funciona e muito bem com o Final Cut Pro X. Só não funciona é com o Resolve.
      Quanto ao SSD, tenho ouvido falar de diversos problemas quando são utilizados drives para PCs no Mac. Os recomendados são os da OWC, que você provavelmente vai ter que importar. Outra opção seria o drive híbrido da Seagate, vendido nos EUA (tem na B&H), que combina memória SSD com um drive de 750GB 7200 RPM. O drive é inteligente e coloca na memória seu boot e os aplicativos que você usa mais, rendendo 70% da velocidade de um SSD puro enquanto lhe dá muito mais armazenamento e é bem mais barato.

  29. encomendei uma nvidia 670, e o dificil tá pra achar o cabo, talvez tenha de comprar no ebay ou amazon, mas estou com uma evga gtx 285 chegando hoje de um amigo que cedeu a essa placa, li em um outro forum que no MOUTAIN LION várias plcas de pc estão funcionando sem nessecidade de efi ou flash das placas.
    Peguei a lista das placas e baixei os drivers, da placa e do CUDA, só me falta o cabo para testar tudo.
    AQui no RJ não achei.

    • Algumas assistências técnicas autorizadas Apple tem esse cabo. Vale a pena dar uns telefonemas. Senão, no eBay tem com certeza. O Mountain Lion abriu mesmo o leque de componentes de PC que podem ser usados no Mac. Aliás, isso começou com o Lion e, por causa disso, pra quem ia fazer a transição de SOs, a Apple incluiu alguns drivers na última versão do Snow Leopard.

      Com o crescente lucro vindo de iPads, iPods, iPhones e outros produtos para consumidores, a realidade da Apple mudou completamente. Hoje os computadores representam uma pequena parte dos negócioa da empresa. Daí, tudo leva a crer que o uso de chips mais comuns de PC nas máquinas da Apple passe a ser cada vez mais frequente, o que passa a justificar os novos drivers.

  30. Trabalho com o logic pro 9 – sou produtor musical,uso meu mac so pra audio. entao uma placa ja e suficiente qual das 2 hd6870 ou a gtx 570 ? sera que no mercado livre vende owc e essa seagate ? confesso que nao curto muito a apple so comprei pq a apple comprou o logic. para fazer um upgrade e um sufoco e tudo carissimo.
    fico no aguardo. minha maquina e 2010 .

    • Mauro, no seu caso eu recomendo a HD6870, que é inclusive um pouco mais barata e tem um excelente desempenho. Também não necessita de nenhum driver especial. Mas vale lembrar que seu computador deve estar rodando a versão mais recente do Snow Leopard, no mínimo, mas de preferência o Lion.

      Quanto aos preços, realmente se formos comprar só as coisas da Apple, a brincadeira sai cara. Mas podemos comprar componentes alternativos como essas placas e outros componentes de PC que são compatíveis e funcionam sem problemas.

      Dê uma pesquisada no Mercado Livre ou nas lojas de informática locais. No Rio de Janeiro tem o boadica.com.br que lista diversos componentes à venda, com preços bem em conta.

  31. Olá! Tenho um iMac11,2 I3 com ATI Radeon HD 4670, é possível trocar somente a placa ATI por uma mais potente que rode com tranquilidade DaVinci ,Final X e outros pra finalização? Qual seria melhor? Obrigado galera do VG!

    • Fabio,
      Infelizmente o iMac tem o chip gráfico soldado da placa lógica. Daí não é possível fazer nenhum upgrade. Os únicos modelos que oferecem essa possibilidade são os com portas Thunderbolt, pois em breve vai ser vendida uma caixa que possibilita o uso de placas de vídeo normais de Mac (ou até algumas de PC) nela. No caso dos outros iMac, infelizmente a única solução é trocar de máquina.

      • Putz! Infelizmente não vai ter jeito mesmo…então vamos ter que gastar!!! Valeu Paulo, muito obrigado pela atenção! Abs

  32. Tenho um MacPro 1,1 com OSX Lion instalado e gostaria de saber se ele suporta a Radeon HD 6770 ou apenas a Radeon HD 6870 (ambas modelos de 1GB).

    • Geovani,
      A HD6770 não é suportada nativamente pelo Lion. Daí, para funcionar, são necessários alguns “hacks” mais sofisticados. Para piorar, mesmo com essas modificações, sempre há o risco de um update de software fazer sua placa deixar de funcionar. Por isso recomendo a HD6870, pois essa tem suporte nativo no Lion e funciona direto, sem problemas.

  33. Caros amigos!!

    Por favor, será que eu entendi certo? kkk essa placa é compativel com macbook pro ou Imac? pois tenho um macbook pro de 2009, core 2 duo, 8 gb de ram, mas pelas fotos parece que ela está sendo intalada numa maquina de mesa… essa placa pode ser instalada num macbook pro??? desculpa a ignorancia, é que não manjo de hardware kkk muito obrigado!!

  34. Olá fiz o upgrade como tutorial acima mas as informações da Placa no sistema diz que é uma Placa Gráfica ATI Radeon HD 5000 1024 MB e não uma ATI Radeon HD5770 que foi a que instalei (Pode isto Arnaldo… quer dizer, Paulo? rsrsrs.
    Agradeço desde já.

    • Marcelo, não se preocupe. Isso depende muito da máquina, versão do sistema operacional e fabricante da placa. Se o sistema reconhece a placa como uma 5000, isso significa que sabe a qual família ela pertence e, consequentemente, está utilizando o driver correto. Algumas combinações de placa/SO/máquina a identificam como uma Hd 5770. Mas, na prática, não faz nenhuma diferença.

  35. Olá amigo me chamo jose, e gostaria de saber uma relação de
    Placas de vídeos de alto poder de processamentos compativel com mac pro, pois tenho 2mac pros de 12 núcleos cada.abracos

    • Olá José,

      Fazer uma relação completa de placas gráficas compatíveis é uma tarefa quase impossível. O maior problema é que um mesmo modelo pode variar de fabricante para fabricante e se tornar incompatível. Até mesmo um único fabricante pode oferecer versões diferentes de uma mesma placa que são ou não compatíveis. Experimentei esse problema recentemente quando comprei uma placa nVidia GeForce GTX 570 HD SC da EVGA para uso com o DaVinci Resolve. A EVGA é um empresa de alto nível e suas placas são geralmente recomendadas para uso em Macs. E ele modelo, em particular, me pareceu bem atraente por já vir com overclock de fábrica e ter sido muito elogiado nas resenhas. Acontece que a placa era um verdadeiro foguete, mas congelava após minutos ou até segundos de uso no Resolve. A princípio acreditei ser um problema de incompatibilidade da placa com o Mac ou até um defeito de fábrica. Mas consultando a comunidade internacional de usuários de Resolve, fiquei sabendo que o programa é extremamente exigente quanto aos modelos suportados e não funciona bem com modelos overclock. Só mesmo com os modelos de referência, que utilizam o chipset padrão original projetado pela nVidia. O modelo referência da GTX 570, sem ser o HD SC, funciona no resolve sem problemas.

      Os fatores que determinam a compatibilidade das placas são muitos e incluem mudança nos componentes, firmware diferente, pequenas alteraçãos no desenho original, overclocking, etc. Como as variáveis são enormes, não podemos nos comprometer com nossos leitores afirmando, por exemplo, que todas as GTX 570 são compatíveis.

      No meu caso, para poder trabalhar, tive que comprar uma Radeon MSI Twin Force HD6870. É uma placa excelente, rápida, feita com componentes de qualidade militar e sistema de refrigeração fantástico, o que a faz rodar fria além de ser extremamente silenciosa. Roda o Final Cut X muito bem e também roda o Resolve 9. Só que tem um problema. O Resolve foi projetado para utilizar o processamento CUDA das placas nVidia e o Open CL das ATI, embora suportado nas últimas versões, não oferece o mesmo nível de aceleração. Na prática isso significa que a placa suporta correções de cor normais com play em tempo real em Full HD. Adicionando um node com blur, que é o item que mais exige processamento do Resolve, consegue-se ainda reprodução em tempo real em até 30 fps. Mas ao se adicionar outro node de blur ou efeitos como grão, a velocidade da reprodução cai drasticamente. Em uma cena em particular com material filmado na Arri Alexa, onde utilizei quatro nodes com máscaras, um deles com tracking, a velocidade de reprodução caiu para 19 quadros por segundo. Isso sem sequer utilizar blur.

      Acabei trocando a GTX 570 HD SC por uma Zotec GTX 480 modelo de referência. As duas têm performance equivalente e a GTX 480 já tem uma história considerável no uso com o Resolve, ultrapassando bastante a velocidade da (caríssima) Quadro 4000 e sendo equivalente à (mais cara ainda) Quadro 6000. Muito consideram ela a placa ideal para o programa, enquanto outros preferem a GTX 570 por consumir menos e rodar mais fria. Com a GTX 480 a mesma sequência da Alexa roda em tempo real mesmo se eu adicionar mais 4 nodes com blur. EM um teste rápido, cheguei a adicionar seis nodes de blur sem a velocidade de reprodução se alterar em nada. Realmente, para o Resolve, CUDA faz uma diferença enorme. No Final Cut X a GTX 480 também fica um foguete, pois os drivers novos para nVidia em Mountain Lion 10.8.2 suportam Open CL para essa arquitetura. Dá pra fazer “scratch” no timeline em tempo real, em Full HD. É sinistro!

      Mas instalar uma GTX 480 no Mac Pro não é uma simples questão de plug-n-play. Ela consome muito e a fonte do Mac Pro não dá vazão. Daí ser necessária uma caixa externa para placas PCI Express ou uma fonte de alimentação externa só para fornecer energia para ela.

      A nVidia e a Apple adicionaram suporte para várias placas na última versão do Mountain Lion (10.8.2). Mas, como escrevi acima, é uma espécie de jogo acertar o modelo correto. De acordo com minha experiência, só as placas com desenho padrão, de referência, funcionam sem problemas no Mac. O que posso fazer é citar as seguintes placas que tenho certeza, por experiência própria, que funcionam:

      ATI Radeon: HD5770, HD5870, HD 6870
      nVidia GeForce: GTX 480 (com as restrições descritas acima), GTX 660 ti, GTX 570, GTX 670.

      Mas tenha sempre em mente que instalar uma placa gráfica de PC no Mac é um procedimento fora do padrão e aconselho comprar a placa em um lugar que aceite devoluções, caso ela não funcione.

      • tenho um Macpro 4,1 com uma vga nvidia gt120, estou com problemas no final cut x, estou a pensar comprar uma nova placa grafica, mas estou com medo de queimar a maquina, estou confuso com a questao do pci-e 2,0 e pci-e 3,0, melhor… posso optar pela marca Asus? seguindo a descrição que menciona as placas que funcionam! qual a melhor opçcao para mim?

        atentamente
        Dinis Parreira

        • Dinis, pode ficar tranquilo pois não existe possibilidade alguma de queimar seu computador com nenhuma das placas recomendadas. Isso só poderia acontecer caso você não desligasse a sua máquina da rede elétrica antes de trocar as placas.

          Hoje em dia eu recomendo a HD6870 para usar com o Final Cut Pro X. É uma placa rápida, que consome pouco e é 100% compatível com o sistema operacional. A GeForce GTX 570 também é 100% compatível (com o Mountain Lion) e é mais rápida ainda, principalmente se você também usar aplicativos como o DaVinci Resolve ou Adobe Premiere (qualquer aplicativo que use CUDA). O único problema com as GeForce é que as placas usadas devem ser os modelos de referência, pois as aceleradas de fábrica dão problemas. Dizem que as GeForce GTX 660i também são compatíveis com o Mountain Lion mas, como eu nunca testei, não posso garantir. Vale enfatizar recomendo

          Quanto à questão do PCI 2.0 vs 3.0, é irrelevante. As placas modernas rodam nos barramentos mais antigos, sem problemas, apenas baixando um pouco a velocidade.

          Não creio que haja problema em utilizar placas Asus, desde que sejam os modelos de referência. É uma marca muito boa. Apenas resista à tentação de comprar um modelo acelerado de fábrica. De preferência, compre em um lugar que aceite devoluções. Como nunca usei nenhuma placa Asus, não posso garantir total compatibilidade.

          • Obrigado Paulo e desde já fico agradecido pela sua resposta,
            fiquei esclarecido principalmente na questão de queimar ou nao a placa mae e na questao pci2,0-3,0.
            Sobre a questao do modelo a comprar, gostaria de pedir só mais uma infdormação, li aqui no vosso fórum a questao de a nvidea ter assumido problemas no cuda com o mountain lion, sabe se esse problema ja esta resolvido?? pois eu estou com problemas no meu final cut x ja actualizado com a vers. 10,0,7 que esta sempre a bloquer etc, etc, e fico na duvida se é da placa ser uma gt120 se é problema do Cuda, na realidade ja nao aguento mais estar a editar e esta porcaria sempre a ir abaixo, por isso a minha decisão em comprar uma placa mas potente, o que me aconselha a fazer???

            Atentamente
            Dinis Parreira

          • A nVidia melhorou muito seus drivers e, consequentemente, a instabilidade. Mesmo assim, minha experiência tem sido que as placas Radeon são mais estáveis. É por isso que sempre tenho recomendado a HD 6870. Se você não tem necessidade absoluta de CUDA, vai ser muito feliz com uma dessas. A grande diferença entre essas concorrentes sempre foi que as placas nVidia são um pouco mais avançadas em hardware, mas piores em software e vice versa.

            Tem se debatido muito as vantagens do CUDA em relação ao Open CL. Este último está finalmente sendo adotado como padrão pela maioria dos programas e até programas como o DaVinci Resolve, que dependiam totalmente do CUDA, já rodam com ele. No momento, estamos no começo desse processo e muitos programas ainda não estão totalmente otimizados. É o caso do Resolve, que funciona bem, mas que ainda funciona melhor com CUDA. A tendência a curto prazo é que a performance se iguale. No caso do X, Openc CL sempre foi o padrão portando as Radeon rodam 100%.

            Você vai notar uma diferença enorme no X com uma placa nova, seja uma Redeon ou uma nVidia. É um programa muito estável e rápido, principalmente com a HD 6870. É como ter um computador novo.

          • Uma vez mais, Boas…
            acabei de instalar entao a minha nova placa, resolvi pela AMD Radeon HD6870 da PowerColor e até agora 5*, tudo a bombar, no setup aparece a tal situação que ja ouvi falar por aqui o drive reconhece 6xxx mas acho que esta todo ok,. pois no final cut x ja nao desliga os efeitos são vistos em tempo real, espectáculo, obrigado paulo!!!!
            eu para a por a trabalhar tive que comprar uma fonte para alimentar a placa visto que ela nao traz cabos de origem, ja encomendei uns cabos de extenção pci-e 6 pinos na net para retirar a fonte externa e fechar o meu mac, eu perguntava-lhe ja agora, estes cabos servem, nao sao precisos cabos manhosos de pinos trocados etc, estou a vontade com cabos paralelos de extenção pci-e 6 pinos??? mando o link para me poder confirmar se são mesmo estes e desde ja o meu muito obrigado, e o que podere ser util mande, estou ca tb para colaborar com vosco!!

            http://www.pixmania.com/pt/pt/12743750/art/akasa/cabo-de-extensao-de-alime.html

            Atentamente
            Dinis Parreira

  36. Olá galera do VG! Não sei se é possível…mas vcs tem notícia de algum jeito de turbinar os antigos Mac Pro G5 para rodar os softwares mais atuais tais como FCP X, DaVinci, Adobe CS6? Valeu!

    • Fabio, infelizmente não há nada o que fazer com os G5. Todos os softwares modernos rodam em processadores Intel e os G5 utilizam os Power PC. A saída é tentar vender seu G5 e, no mínimo, comprar um Mac Pro Intel usado. Pode ser até o modelo 1,1, de 2006, que possibilita troca da placa gráfica, expansão de memória, troca dos processadores, etc.

      Mesmo sem ter para onde crescer, os Mac Pro G5 ainda servem bem a certos segmentos, como edição e mixagem de audio. Também são excelentes para músicos que trabalham com MIDI. Edição de vídeo em SD com versões mais antigas do Final Cut também é tranquila com ele, assim como edição de imagens no Photoshop e até composição de imagens no After Effects (perdendo para as máquinas atuais nos previews e nos renders). Por isso, os Mac Pro G5 ainda têm um nicho de mercado no segmento de usados. Como são máquinas muito robustas, duram muito e aguentam firme qualquer pauleira. Pena que ficaram parados no tempo por causa dos processadores Power PC.

  37. Olá, fiz este upgrade com a placa vapor e o AEF CS6 está dando um erro (GPUManager) e não consegue iniciar o AEF vc poderia me ajudar com alguma sólução ou realmente é problema da placa ser para PC, abs.

    • Olá Marcelo. Qual o modelo da Vapor? É a 5770? E do seu Mac Pro? Qual versão do SO você está usando? O CS6 é otimizado para CUDA e muita gente reclama de erros quando usando placas ATI em certas configurações do Mac.

      • A Vapor é exatamente a do tuto, os x Mountain Lion, CS6 é 11.0.2 para AEF quanto a este CUDA não sei, mas o AEF nem abre pra configurar começa a arrancar e quita.

          • Tive problemas com o jogo Team Fortres 2 mas com Word of Warcraft e outros não tive problema algum os outros Apps como: FCP, FCP X, Compressor, PS, sem problemas tb.

        • Marcelo, vamos ter que investigar isso mais a fundo. Você tem o CS5, também? Dá pra testar e ver se com ele funciona? Não tive problema algum até hoje com as 5770 e 6870 padrão (o que a Vapor é) rodando todo tipo de programas nos Mac Pro 1,1, 2,1 3,1 e 5,1.

          • Sim no CS5.5 funciona estou com os dois instalados, o premiere do CS6 abre tranquilo só o AE q tá tendo problemas.

        • Sendo uma ATI, não tem CUDA. Só as nVidia. A Adobe tem apostado mais nas placas CUDA e, mesmo assim, em um número limitado delas. Com o Mountain Lion mais recente a Apple passou a suportar a maioria das placas nVidia GTX para PCs séries 4, 5 e 6 (menos as GTX690). Só a GTX480 é que é problemática porque consome mais do que a fonte do Mac Pro aguenta, portando exige ou o uso de uma fonte externa só para ela ou o uso de uma caixa de expansão externa para placas gráficas PCIe com fonte.

    • Marcelo, acho que a importância do AE CS6 para você em relação aos outros programas vai pesar um pouco em relação à escolha da placa gráfica. Tendo em vista os problemas que você está enfrentando, que são só com o AE CS6, vale a pena considerar se o CS5 é suficiente e continuar com a 5770 ou então trocá-la por uma nVidia Radeon GTX 570 (se somente o modelo padrão (referência) – os overclocked de fábrica dão problemas nos Macs). Essa nVidia tem suporte nativo no novo Mountain Lion e tem CUDA, que é o que a Adobe utiliza para acelerar a linha CS6 de programas. Só que você vai ter que gastar mais um pouco.
      Pelo que pude pesquisar até agora, o AE CS6 tem dado muitos problemas, mesmo, com diversas placas gráficas. Até com algumas nVidia CUDA. Ainda não achei nenhuma solução relativa às HD5770, mas continuarei procurando.

  38. Qual é amelhor GPU, no momento, para rodar Final Cut X no Mac Pro (Processador: 2 x 2,93 GHz 6-Core Intel Xeon, Memória: 64 GB 1333 MHz DDR3 ECC, Gráficos: ATI Radeon HD 5870 1024 MB)?

    Tem placa melhor do que a ATI Radeon HD 5870 ?
    Qual seria a mais indicada para Final Cut X ?
    Onde posso encontra-la?

    • Parece que a GeForce GTX 680 é um foguete. Só não posso garantir a compatibilidade total dela com o Mac Pro porque não testei pessoalmente. Mas os drivers para a nVidia existem no Mountain Lion e já li algumas histórias de sucesso. Se você conseguir comprar em um lugar que aceite devoluções, aí não tem risco nenhum e eu recomendo o teste. Mas compre o modelo de referência, e não os com overclock de fábrica pois esses costumam dar problemas. Caso não queira arriscar, a GTX 570 também é muito rápida e é 100% compatível, testada pessoalmente.

      O X tem se mostrado muito rápido com as placas nVidia. No meu sistema eu uso uma GTX 480, só que essa requer uma fonte externa no Mac Pro. Faço “scratch” nos projetos do X com a maior facilidade.

      Só tem dois detalhes importantes. Você vai precisar da versão mais recente do Mountain Lion e, se comprar a GTX 680, vai precisar também de adaptadores de 6 para 8 pinos porque a placa usa esses conectores. A GTX 570 usa os mesmos conectores da HD 5870.

  39. Boa tarde, sou brasileiro e moro em Portugal… bom depois de procuras intermináveis p saber de uma placa gráfica mais barata p o meu mac pro 1.1 (2006), encontrei a vossa página muito boa e plausível. depois de ter visto a reportagem e ler os comentários. Ñ tive dúvidas comprei a placa igual indica… (Tenho uma GeForce 8800GT 518 instalado). Segui ao pé da letra as dicas que deste, mas devo ter feito algo errado… Com as duas placas aplicadas a 5770 aparece, Quando vou ao sistema ver, ela me aparece + somente como 5700 series, é normal ou falta algum software?. mas quando tiro a Geforce, a 5770 ñ aparece, já deixei + de 2 horas ligado p ver se aparecia, e nada…. Andei a pesquisar a, e encontrei varias versões, desde criar partição adicional não como FAT, Gravar um CD de boot do FreeDOS, adicionar a seção EFI para o BIOS, atiflash -s 0 myrom.rom 20000… alem de muito outros… Bem a minha pergunta: Posso trabalhar com as 2 gráficas instaladas? será que vai da conflito? epá já ñ sei o que fazer… Agradeço imenso uma ajuda.
    minha máquina: Apple Mac Pro 1.1 (2006), dual 3.0, 8gb Ram, Gráfica GeForce 8800GT 512mb.

    • Olá Alex,
      Era para a placa aparecer sem problemas. Você está usando a versão mais recente do Snow leopard ou então o Lion? Só a versão mais recendo do Snow Leopard ou o Lion reconhecem esta placa. Outra coisa, se você retirar sua placa antiga, deve colocar a 5770 no slot de baixo do computador, pois é o único que tem o barramento rápido suficiente para a placa. Outro slot pode dar esse problema que você está experimentando.

      • Olá Paulo,
        Epá, acabei de fazer um update do OsX 10.7.05(11G63) de 25 outubro 2012, Tirei a GeForce 8800 e coloquei a ATI 5770 Vapor-x, e ñ demorou se quer 15 segundos p aparecer o ambiente trabalho… A questão é; continua a mostrar no meu sistema de informação ATI Radeon HD 5000 1024mb, isso tbm ñ faz diferença pois ñ? Agora vou ao trabalho v o power e rapidez… Ainda ñ fiz teste de portas saida 1 dvi é o que tá, logo mais faço alguns testes e divulgo aqui. Muito obrigado mesmo pelo apoio e rapidez em responder… Fica Bem
        Alex PT

        • Alex, aparecer só como HD5000 não tem problema algum, pois é a família da placa, como se fosse HD5XXXX. A placa funciona normalmente, como você pode ver, e os programas em si a enxergam como sendo uma HD5770.

          Tratando-se de uma placa de PC, a única maneira de aparecer o nome corretamente seria modificar a placa fisicamente ou os drivers dela carregando-os e forçando o sistema a reconhecê-los cada vez que o computador dá um boot. Nenhum desses procedimentos compensa só para ter o número do modelo completo aparecendo.

          Um abraço e aproveite bem a nova performance do seu Mac!

          • Grande Paulo, foi mesmo muito bom conhecer-vos, A vossa agilidade e conhecimento, é de tirar o “chapéu” digamos assim… Bons profissionais a dedicar algum tempo de vossa vida puro e simplesmente em prol dos outros…. Muitos parabéns a vc e toda equipa… Continuem assim…
            vou sempre passando por aq agora…. e tbm apresentar vossa página á outros colegas…

          • Obrigado, Alex. Neste mundo tão complexo em que vivemos, é preciso que haja um espírito comunitário muito forte. Ficamos felizes de poder compartilhar nossos conhecimentos com os colegas. Abraço.

  40. Ola Paulo.
    Seria possivel vc tirar alguma foto como fez acima e me mostrar onde esta exatamente o controle do FAN(sensor de calor).
    Ficarei muito agradecido.Obrigado

    • Existem vários sensores de calor nessas máquinas, Virgilio, e cada modelo de Mac Pro tem localizações diferentes. Você está com algum problema de ventiladores disparados ou algo semelhante? Uma das causas frequentes é o acúmulo de poeira nas aletas de ar dos coolers dos CPUs. Pra limpar, é necessário tirar as placas das memórias, tirar os parafusos do compartimento das memórias (os de trás e os de baixo), tirar o conjunto ventilador traseiro/compartimento de memórias, tirar a carenagem dos coolers do lado esquerdo do compartimento de memórias) e tirar o ventilador da frente que – dependendo do modelo – pode ter um ou dois parafusos prendendo. Aí limpe bem as aletas dos coolers e ventiladores até retirar toda a poeira e monte tudo novamente.

      Outra solução é um reset geral na parte elétrica que também varia de acordo com o modelo do Mac Pro.

      Se isso tudo não resolver e for um problema sério com um sensor, aí só trocando a placa lógica… Mas eu já tive um problema de ventiladores disparados que não foi resolvido com limpeza nem reset pois foi resultado de uma queda de luz, mesmo com o computador ligado em um no-break. O problema durou meses com os ventiladores à toda velocidade, parecendo um aspirador de pó. Era um inferno trabalhar assim, mas a placa lógica custava uma fortuna e eu fui levando. O barulho melhorou um pouco com o tempo, mas sumiu completamente quando eu troquei a placa gráfica pela HD5770. O sensor avariado era o do Northbridge (chipset da placa lógica), mas parece que a mudança na carga elétrica exigida pela placa gráfica deu um jeito nele e nunca mais o problema voltou, sendo que todos os teste acusavam paca lógica perfeitamente normal depois disso.

  41. Este problema eu citei mais acima.Mas obrigado pela ajuda.Vou ver o preco desta placa logica e ver o que faco
    .Pois trabalhar com uma turbina nao rola. Usei um Macpro mes passado nas eleicoes e nao se ouvia nada.Que inveja hahahaha. Foi na hora de trocar o DVD player,como mencionei que comecou este barulho.Obrigado.

    • Ninguém merece trabalhar com uma turbina ao lado. Você experimentou desligar o DVD player novo, já que tudo começou com ele?

  42. Nao desliguei. Vou tentar. Foi como falei, acho que mexi na hora de tirar a poeira em um dois sensores. Mas vou voltar atraz em tudo que fiz, menos colocar de volta a poeira claro. Valeu

  43. Onde se compra essa placa? To fuçando tudo e não acho nada no RJ ou SP. E usada pelo Mercado Livre não rola!

    • No Rio de janeiro é só procurar no Boa Dica que você encontra. Vi agora mesmo que tem pra vender em Copacabana. É o modelo da XFX, mas funciona sem problemas. As HD 6870 são mais fáceis de achar, hoje em dia, e também são 100% compatíveis.

  44. Pois é to confuso com isso. Quais os modelos compatíveis. Me ajuda? É para um MacPro final 2011, com 16GB Ram e 4 HDs 1 TB. É uma excelente máquina.

    • É uma excelente máquina, sim. Uma prova de que os Mac Pros são um ótimo investimento. É justamente para aumentar a vida útil deles que escrevemos este artigo. Ainda mais que a Apple ainda usa a mesma tecnologia de 2010 nos Mac Pro atuais.

      Ficou faltando você dizer que versão do SO está rodando. O Lion é o mais compatível com as placas de PC, já que é provável que o Mountain Lion não rode em sua máquina. A última versão do Snow Leopard é compatível com diversas placas, também.

      Quando escrevi este artigo, só alguns modelos eram compatíveis com o Snow Leopard. Mas as coisas mudaram desde então. Hoje a grande maioria das placas HD 5770, HD 5870 e HD 6870 são compatíveis. Só se deve evitar as placas aceleradas de fábrica (overclocked), pois algumas oferecem problemas de compatibilidade, já que os Macs só usam placas e chips gráficos com velocidade padrão. Como são muitos fabricantes e não temos como testar tantas placas, recomendo comprar em um lugar que aceite devoluções.

  45. Snow Leopard! Ela não aceita o Lion a não ser que seja um Retail. Mas não acho que valha a pena.

    • Você pode instalar o Lion upgrade sem problemas. Embora a Apple diga que a versão retail full é necessária, não é verdade. Mas você pode instalar qualquer uma das placas que mencionei antes, sem problema, com o Snow Leopard. A vantagem do Lion é que alguns recursos do FCPX só funcionam com ele como, por exemplo, a monitoração externa com as placas da Blackmagic. O Lion também oferece versões mais recentes dos drivers e a performance com o FCPX fica um pouco melhor.

  46. Meu caro,

    Essa não é só um matéria ou artigo. É bem mais. Veja. Quem investiu cerca de R$ 20.000,00 em um MacPro em 2006, e hoje pode vê-lo rodar um FCP X ou mesmo um After Effects com uma performace ainda muito superior a alguns equipamentos, Seu texto acaba, contribuindo para que possamos manter esse investimento um pouco mais rentável. Mais produtivo e mais criativo. Se eu pudesse, faria uma tabela com todos os modelos compatíveis x OS X e Ano do Mac.

    Excepcional. Por isso indico o site a todos os meus clientes e conhecidos e sempre que vejo algo novo, acabo compartilhando nas SOcial Net.

    Parabéns e muito obrigado em nome de todos!

    • As placas de PC não mostram a maçã inicial, por isso temos que esperar até o sistema operacional aparecer. Se, mesmo assim, você não tem sinal de vídeo nenhum, pode ser a conexão com a placa. Você ligou em um mini display port ou em um DVI? Ligue seu monitor em uma outra saída da placa, pois as placas de Mac não têm tantas saídas quanto as de PC.

      Outro problema frequente é que a HD6870 tem duas entradas de força de 6 pinos na placa. As duas devem receber alimentação, senão a placa não funciona. Você ligou as duas?

      • Onde eu acho esse cabo PCI-e?

        A Placa não veio com ele, eu tenho 1 da antiga e não acho no RJ lugar que tenha……..

        • Emanuel, sua placa deve ter vindo com um ou dois cabos adaptadores de Molex (aquele conector usado nos DVDs e drives mais antigos) para o conector de 6 pinos da placa gráfica. No artigo explica como ligar ele no conector que iria para o segundo disco ótico com um divisor/extensor Molex normal que você encontra em qualquer loja de informática. Você liga o seu cabo antigo em um dos conectores de seis pinos da placa gráfica e o adaptador Molex no outro.

          Não cobri como retirar o bloco ótico, mas isso é bem fácil. Retirando os dois primeiros HDs, basta puxar a cobertura metálica que fica na frente dele, revelando o DVD do Mac. Tem conector Molex sobrando, a não ser que você tenha instalado um segundo drive ótico ou um HD extra em seu lugar. Nesse caso, basta usar o divisor Molex, que também serve como extensão.

          • Fiz isso mas não obtenho resposta!

            A Placa é uma XFX HD 6870 1GB – Comrada no Boadica.

            Achei que viria com um cabo 6/6. Eu ja tinha 1. Comprei o Molex para PCI-e 6 e não há resposta alguma….

          • Você ligou os dois cabos de 6 pinos (o antigo junto com o Molex)? Tente trocar a saída para o monitor, como de um DVI para o outro. Se não funcionar, sua placa deve estar com defeito. A HD 6870 é uma placa que é totalmente compatível com o Mac, e nunca tive problemas com nenhuma. Mas pode ser que a placa em si esteja com problemas.

          • Vou trocar a placa… deve ser isso. fiz tudo certo. Mas a maquina é meio problemática. Pode até ser o Macpro mesmo.

            Obrigadão

    • Virgilio, para saber qual a placa correta você precisa clicar na maçã da barra do menu, escolher as opções Sobre Este Computador, Mais Informações e Resumo do Sistema (acho que é isso, pois meus Macs estão em inglês). Lá você encontrará o identificador do modelo, que provavelmente será 3,1 para um MacPro de março de 2008. Você pode procurar também por Early 2008. Dei uma olhada rápida no eBay e encontrei uma placa compatível, usada, por US$ 430,00. Isso já pode te dar uma idéia do preço.

  47. O meu tambem esta em ingles,alias nada esta em portugues.
    Vou dar uma olhada por la e ver se acho uma.Obrigado

  48. Vi esta placa aqui no balao da informatica. Ela e 2 gig em vez de 1 gig.
    Sera que é compativel? Quanto mais memoria pra mim melhor ,por causa do meu trabalho em 3D.

    Placa de Vídeo XFX Radeon HD 6870 (HD687XCNFC), Memória de 2GB DDR5, 256 Bit, Pci Express 2.1 16X, Com Conexão HDMI

    • É compatível, Virgilio. Já testei uma dessas no meu computador. É uma placa boa. O único detalhe é que é um pouco barulhenta.

  49. Tipo Adaptador gráfico
    Interface PCI Express 2.1 x16
    Graphics Processor AMD Radeon HD 6870
    API suportados 11 DirectCompute, DirectX 11
    Tamanho da memória 2 GB
    Detalhes Resolução Máxima DVI: 2560 x 1600 / DisplayPort: 2560 x 1600 / HDMI: 1920 x 1200
    Resolução Máxima 2560 x 1600
    Max Monitores Suportados 4
    Compatibilidade PC

    Memória
    Tecnologia de memória GDDR5 SDRAM

    Saída de Vídeo
    Digital Video Standard Digital Visual Interface (DVI), DisplayPort,
    Interface Multimídia de Alta Definição (HDMI)

    • Não creio que funcione pois, pelo que eu saiba, não existe suporte para ela no sistema operacional.

  50. Ola pessoal, Feliz ano novo para voces todos.

    Paulo meu camarada. O barulho que meu mac estava fazendo como falei acima parou como começou.A ventuinha voltou a ficar normal e o aviao que eu tinha ficou zerado.
    Meu problema continua no dvd burner,quando tento gravar com qualquer programa uma midia, da erro e para de gravar,
    O dvd as vezes toca,mas para na metade e congela.
    Vou ver o numero do erro e postar aqui,para ver se alguem tem uma luz no final do tunel.

    Meu DVD burner é novinho da Sony, troquei por um Sata e fiz as ligacoes como vc falou.Mas ja vinha apresentando problemas mesmo antes de trocasr o IDE pelo Sata.

    Obrigado

    • Olá Virgilio. Fico feliz que o ventilador tenha voltado ao normal. Foi exatamente o que aconteceu com o meu. Quanto ao DVD, existe uma longa discussão sobre esse problema na própria Apple (em inglês):

      https://discussions.apple.com/thread/2300720?start=0&tstart=0

      A Apple reconhece o problema. Algumas sugestões incluem usar outra marca de mídia ou outro programa de gravação como o Toast.

      Eu tive esse tipo de problema logo com o primeiro Super Drive, que era muito sensível à mídia utilizada. Depois voltei a ter esse problema com um Mac Pro que veio com um drive da Sony (um lixo). Troquei por um LG e nunca mais tive problemas. Os drives de DVD da LG são ótimos. Os da Pioneer também.

      Agora uma outra possível causa para esse problema, que também já tive, é a falta de espaço livre no seu HD principal. Antes de queimar um DVD, o sistema operacional cria um buffer neste HD. Se você tem menos de 30 GB livres, pode ter esse tipo de erro. Se esse é o caso, tente livrar algum espaço que isso pode resolver seu problema.

      • O drive que tenho é da sony.Mas o problema mcomeçou com um drive da pionner que veio junto com o Mac.
        O inicio veio com uma atualizaçao do snow leopard.Depois nao parou mais.Troquei as midias por varias marcas e nada.Ate comprei o montain lion e um gravador da sony SATA onde fiz as modificações ,porque o drive original é IDE.
        Por causa deste problema,estou muito revoltado.A Apple nao é mais a mesma e nao esta merecendo mais o titulo que tem.
        Começou com o Final Cut studio 3, onde terminou com o DVD studio Pro que nao tem suporte pra Bluray e sim para HD-DVD.Depois lançou a bosta do Final Cut 10, muito diferente do 7.Muitos estao migrando para outros programas.
        Agora este problema sem soluçao. Brincadeira de mal gosto.
        Tenho que fazer a maior gambiarra pra gravar DVD.Tenho que salvar em ISO ou folder no Mac e gravar a midia no meu PC.

        Porque estes palhaços nao vendem o programa para outra compania como compraram da Macromedia o final Cut e ficam somente com ipad e iPhone,ja que os outros produtos nao sao do interresse deles.

        Volta Steve Jobs por favor.

        • Olá Virgilio,

          Entendo as suas frustrações. Tenho 2 Macs que não dormem mais por causa de problemas que aconteceram em um certo ponto e foram se perpetuando, mesmo com atualizações do sistema operacional. Nesses casos, a única saída é fazer o que os usuários de Windows têm que fazer frequentemente: reformatar o HD e reinstalar o sistema operacional do zero, incluindo todos os programas, arquivos, etc. Isso para nós, usuários de Mac, é algo praticamente impensável pois raramente é necessário. Aliás, na minha experiência acho mais fácil instalar um HD novo, formatá-lo, instalar o SO e depois usar o Assistente de Migração para recuperar os dados pessoais. Mas não adianta nada recuperar também os programas dessa forma, pois eles carregam consigo os problemas antigos. Foi isso que aconteceu quando eu quis poupar tempo e instalei um HD novo no MacBook da minha mulher. Com o sistema zerado, ele dormia perfeitamente. Mas, depois que fiz a migração de dados e programas, o problema voltou.

          Há uma possível saída mais simples, antes de recorre à anterior. Você cria um usuário novo e entra no sistema como ele. Aí tenta gravar um DVD. Se funcionar, mude as permissões para que você possa acessar todos os programas e dados dessa nova conta.

          Concordo com você que a Apple tem dado umas vaciladas ultimamente mas, mesmo assim, continua muito melhor que a concorrência em vários aspectos. Para usuários de longa data, isso é bem frustrante pois já conhecemos dias melhores. Certas decisões, porém, não foram tão erradas assim. O suporte ao HD DVD, por exemplo, era a coisa certa. O formato não exige taxas dos produtores, tem qualidade técnica melhor que o bluray e é mais fácil e barato de usar. Jobs nunca ofereceu suporte ao bluray porque o que aconteceu foi uma tremenda sujeira. O formato estava morrendo e o HD DVD era bem mais popular. Aí a Sony ofereceu uma fortuna para a Toshiba para comprar o HD DVD. Só que, em vez de desenvolver o sistema, o matou para o mercado ficar só com o bluray. Isso porque a Sony é uma das maiores produtoras de conteúdo do mundo, com TVs e estúdio de cinema. E, controlando seu próprio formato de distribuição, pode manipular os preços à vontade.Foi uma tentativa da Apple de apoiar o formato do bem, que falho por conta de uma manobra de mercado fora de seu controle.

          Quanto ao Final Cut X, tenho que discordar completamente. Ele é um programa bem superior ao 7. O que aconteceu foi um frenesi sem nenhuma justificativa quando ele foi lançado. O que acho irônico é que os mais afobados migraram para programas bem inferiores enquanto podiam, tranquilamente, ter continuado com o 7 ou ter feito um pequeno esforço e aprendido a usar o X. Como qualquer outro programa, incluindo o Final Cut Pro, a primeira versão ainda tinha muitas faltas. Mas essas foram corrigidas com o tempo. Como tenho bastante experiência, esperei até uma versão mais avançada para migrar, que foi a 10.0.3. Aprendi facilmente vendo alguns tutoriais (muitos disponíveis aqui no Video Guru) e já encarando um projeto na marra. Fiz a migração porque seria impossível cortar o tal projeto no 7 devido às conversões de formatos necessárias, sincronização de audio, longos renders, etc. O prazo era mínimo. Acabei terminando antes do tempo, sem nenhum problema. Desde então só coloca a mão no 7 quando recebo projetos para finalizar já iniciados neste programa. O X tem possibilitado terminar trabalhos em um terço ou menos do tempo normal, o que significa poder pegar mais trabalhos e ganhar mais. É um sistema muito intuitivo e representa o futuro da edição. As aparências enganam, pois o programa é extremamente poderoso. Se alguns o equipararam ao iMovie, foi uma tremenda ignorância.

          Aliás, o conceito de edicão por trás do X surgiu em um sistema de edição top do fim dos anos 90 chamado Jaleo. A interface era muito parecida, sem uma timeline tradicional, com o recurso magnético, etc. O Jaleo era um sistema para as grande casas de pós e custava 250 mil dólares. Estava começando a fazer sucesso em mercados como Los Angeles e NY quando a economia americana despencou e o fabricante teve que fechar as portas. Aliás, o Jaleo era espanhol, mas o maior mercado para ele era o americano. Tive a sorte de usar o Jaleo e fazer uma resenha para uma revista americana, na época, e foi o sistema de edicão mais avançado, intuitivo e criativo que já vi. Não sei se a Apple comprou algumas das patentes do Jaleo ou se, pela firma ter fechado, pode utilizar os conceitos no X. Mas ela não parou por aí e introduziu avanços como a sincronização automática super-rápida, etc. Quem se empenha em aprender o X, nunca volta para o 7 porque ele é muito superior.

          E o X nem chegou na versão 10.1, ainda. Está, no momento, na versão 10.0.7. Não tenho dúvida alguma de que, em breve, vai ter muita gente arrependida de ter migrado para outros programas. A Apple está ouvindo seus usuários e implementando funções que eles têm solicitado e o X já vem conquistando o mercado de cinema com editores famosos como o Walter Murch.

          Quando ao foco recente da Apple nos iPhones e iPads, a pressão vem doa acionistas da companhia. Estes só visam lucros. Jobs tinha uma visão muito forte e sabia se impor e defender suas idéias. Daí o sucesso estrondoso na empresa nos últimos anos. Realmente, sem ele, não sabemos bem o que esperar. Mas ficamos na torcida para que o bom senso permaneça e que parte do dinheiro que a Apple vem ganhando no mercado consumidor seja aplicado na melhoria do OS X e dos aplicativos profissionais.

          • Meu amigo,gostei das suas explicacoes. Vou tentar aprender o Final Cut 10.Confesso que nao migrei por ouvir e ver muitos comentarios na net.
            Este erro no DVD esta me deixando maluco e com medo.Pois preciso queimar meus DVDs.
            Vou entrar em outra conta e ver o que acontece.
            Sobre usar o Final Cut 10,instalei aqui e recebi um aviso que minha placa nao e boa para ele.Mas vou trocar.Obrigado e parabens.

  51. The disc can’t be burned because communication between the computer and the disc drive failed (error code 0x80020022).

  52. Paulo

    Desculpe incomodá-lo… muitos já disseram que é impossível instalar o MOUNTAIN LION meu Mac Pro (early 2008):

    2×2 Ghz dual-core intel xeon
    667Mhz – DDR-2 FB DIMM
    NVIDIA GeForce 7300 GT 256…

    fazendo upgrade de alguma placa eu consigo instalar o sistema operacional novo???

    muito grato, abraço

    • Joceley, acho que confundiram o Macbook Pro com o Mac Pro. Seu Mac Pro é capaz de rodar o Mountain Lion sem problema algum. Eu mesmo já instalei e trabalhei com máquinas iguais à sua. Com certeza você vai precisar de uma placa gráfica mais recente, pois a sua não é suportada por esse SO. Mas você vai ganhar a vantagem de poder rodar aplicativos mais modernos que também não rodam com a sua placa como o FCP X. Hoje em dia eu recomendo a Radeon HD6870 como sendo a mais fácil e compatível de ser instalada. A velocidade é ótima e o consumo é baixo. Se desejar permanecer na linha GeForce e tirar vantagem do CUDA, a GTX570 é uma excelente placa. Mas fuja das versões aceleradas de fábrica, pois só os modelos de referência são 100% compatíveis.

  53. Olá povo!
    Acabo de instalar uma HD6870 2GB no meu Mac Pro 3,1 (Octa 2.8 early 2008) e ficou perfeito!!!
    Tive que ir até a Sta Efigênia comprar os cabos de força (comprei a placa sem) e lá… TODOS com quem eu dizia o que precisava, me assustavam dizendo que o OS não subiria, que a placa queimaria minha fonte (ligando direto na força do drive de dvd) e blá blá blá!
    O mais otimista foi um que disse que ligando os dois cabos da placa de video diretamente na conexão apropriada (localizada ao lado da placa Airport Extreme na placa lógica) haveria uma possibilidade dela funcionar e ainda sim, que eu poderia queimar minha fonte, placa lógica, etc…

    Enfim… Ainda bem que tenho vocês…rs

    Comprei o tal cabo de 6pin para o tradicional, liguei “jumpeado” com o drive de dvd e PIMBA!

    Lá sobe meu Mountain Lion sucesso!!!

    Agora fica aqui meu testemunho, de que rolou e rolou lindo!

    Por tanto… VAI NA FÉ QUE VAI DE BOA!!! hehehe

    Abraços e boa sorte!

    • Fico feliz com mais uma história de sucesso. Ainda bem que você ignorou os “palpiteiros”. Agora é só curtir seu “novo” Mac Pro! E obrigado pelo testemunho.

    • Vc tem o endereço da loja na santa ifigenia que vc comprou os cabos? E a placa vc comprou onde tambem? Obrigado

  54. Bom dia! Parabéns pela excelente reportagem.

    Eu tenho um Mac Pro rodando o windows 7 com 3ds Max ( esse o motivo de rodar windows no mac, pois o 3ds max só tem para windows) e utilizando uma Geforce GTX 285 for mac, gostaria de saber se posso fazer um upgrade na placa de video comprando um modelo de placa superior para PC uma vez que só utilizo windows no mac. Obrigado

    • Marcelo, pode colocar praticamente qualquer placa que tenha drivers para Windows. O principal limite é a capacidade da fonte de alimentação do Mac Pro. Uma placa com consumo elevado como a GTX 480, por exemplo, exige mais energia do que a fonte do Mac Pro pode oferecer e não só pode danificar a fonte como também a placa lógica. Mas outras placas funcionam perfeitamente. Uma delas é a GTX 570, que é muito utilizada em sistemas para correção de cor baseados no DaVinci Resolve. E ela ainda tem a vantagem de ser 100% compatível com o Mountain Lion caso você resolva rodar os dois sistemas operacionais.

      • Olá Paulo, muito obrigado pela rápida resposta.

        Vou comrpar a GTX 570 para ver se resolve o meu problema, pois a GTX for mac que tenho no windows da problema de driver e a tela fica preta e volta ao normal em alguns segundos, porém no mac roda super redondo. Mais uma vez muito obrigado.

        Abraço
        Marcelo Jr

        • Creio que vá resolver o seu problema, sim. A maioria das placas para Mac não se dão muito bem com os drivers das placas para Windows.

  55. Bom dia!
    Muito boa a sua dica e a placa é ótima! Mas tive um pequeno problema, na hora em que abre o After Effects CS6, ele dá um erro de inicialização Sniffer Result Code: 3. Isso já aconteceu com vocês?

    Obrigado,
    Marcelo

    • Isso é um problema do After Efects CS6 com qualquer placa, muito comentado nos fóruns da internet. Se for uma placa da nVidia, tem que habilitar o CUDA nas preferências, atualizando também o CUDA para a versão mais recente. Se for placa Radeon, tem que desabilitar o CUDA nas preferências.

      • Paulo, obrigado pela atenção!

        Eu desabilitei o CUDA nas preferências e ele continua dando o mesmo erro. Vi também em alguns foruns que habilitar ou desabilitar o “frame buffer” pelo terminal, pode resolver o problema, você sabe como fazer isso?

        Att,
        Marcelo

  56. BOA TARDE COMPANHEIROS, TENHO COMIGO 2 CABOS DE ALIMENTAÇÃO DE PLACA DE VÍDEO DE MAC PRO, SÃO DA EVGA QUE SOBRARAM DA MINHA GTX 285 MAC EDITION, COMO JÁ TINHA OS CABOS INSTALADOS NÃO PRECISEI USA-LOS, SEI QUE É MUITO DIFICIL ACHAR DESSE CABOS AQUI NO BRASIL SE ALGUEM SE INTERESSAR SÓ ME PASSA UM EMAIL.

    UM ABRAÇO.

    PS TENTEI DE TODAS AS FORMAS INTALAR UMA GTX 285 DE PC MAS NÃO CONSEGUI BOOTAR, ESTOU ESPERANDO ESSA NOVA GERAÇÃO DE ATI RADEON 8000 PARA INVESTIR.
    ESPERO QUE SEJAM COMPATIVEIS.

  57. Boas, fico feliz por saber que é possível trocar a placa gráfica por uma para pc.
    Tenho um MAC PRO 4.1 – 2x 2,26 Quad-Core intel Xeon – 16G Ram – ATI Radeon HD 4870 512 MB – Mountain Lion OS X 10.8.2 – e o que acontece é que tenho um pc velho com windows xp com a Matrox rtx100 que dá baile a esta maquina, câmaras lentas em tempo real entre muitos outros, e o Mac Pro já o tenho faz 3 anos e nunca trabalhei nele porque fica lento com video , Gostava de trabalhar com o Final CP X e se possível ficar com o Premiere Pro CS6 devido a ter comprado a matrox Mxo2 mini max e trabalhar com os 2, mas não adiantou, é igual, tambem meti um disco ssd OCZ-VERTEX4 com um adaptador para ter 6gbs, notei algo mas no video não notei muito, só tenho mais 2ªs coisas que posso desconfiar (Placa Gráfica) ou (disco externo)Será que me podes recomendar algo que fazer para ter um Mac mais rápido no video, se recomendas alguma placa gráfica (qual).
    nota: tenho visto muito discos externos em muitos videos de quem trabalha a nivel pro, o disco externo é mais rápido que os internos?
    Obrigado. e desculpe se está confuso.

    • Rui, seu computador vai ficar um foguete com a GeForce GTX 570 ou com a Radeon HD 6870, sendo que a primeira é melhor para aplicativos que utilizam CUDA como o Premiere Pro. A placa gráfica vai fazer toda a diferença, sim.

      Quanto ao disco, os externos geralmente são mais lentos a não ser que você utilize eSata (que fica com velocidade equivalente à de um HD interno). Para vídeo aconselho você utilizar duas das baias internas com HDS iguais e criar um RAID 0 com o Disk Utility. E, para garantir a segurança dos dados, utilizar uma outra baia para um HD de backup automático, via Time Machine.
      A configuração ficaria assim: Baia 1 HD do sistema, Baia 2 e 3 RAID (para os arquivos de vídeo), Baia 4 HD de Backup. Sugiro para o RAID dois drives de 1TB cada, 7200 rpm e o de backup um drive de 2TB, 7200 rpm.

      Você configura o Time Machine para utilizar o HD na baia 4 como HD de backup e exclui todos os outros HDs. Assim você tem um backup automático de seus dados e o RAID lhe dará uma velocidade bem maior de trabalho. O SSD não é muito bom para drive de vídeo, mas é ótimo como drive do sistema e também para armazenar os programas. Além disso, pode funcionar bem como cache em certos aplicativos.

      Quanto aos HDs externos, utilize os Firewire 800 mais para armazenamento ou transporte de dados. Os USB 2 são muito lentos para a maioria dos trabalhos, ainda mais em alta definição.

          • Rui, não conheci essa placa. Parece interessante. Você está usando o SSD como drive de boot e aplicativos?
            O Mac OS X é meio chatinho na hora de colocar o computador para descansar. Qualquer coisa diferente pode causar isso. No meu caso, até a placa da Blackmagic impede meu computador de dormir sem dar problemas. Portanto, deixo o bicho ligado o tempo todo, mesmo.

        • A MSI Twin Frozr GTX 570 do seu link é muito boa, feita com componentes de padrão militar e é muito silenciosa. Você deve deixar só ela no computador.

          • Sim, estou a usar o disco ssd com a placa como boot, não posso dizer que o arranque dos aplicativos não ficou bastante melhor, mas o problema é que não fico satisfeito com o video.

          • Pode deixar o SSD como está. Com a placa gráfica nova e o RAID, acho que você vai ficar bem satisfeito.

    • A GTX 570 é melhor do que a GTX 660. A numeração da nVidia não faz muito sentido, mesmo…

  58. Quero pedir desculpas se estou a ser chato, mas será que podia dizer em que se está a basear para dizer se uma placa é pior ou melhor, pergunto porque pensei que ter 2G era melhor que 1G, mas estou a ver que está a ver algo que diz o contrario. E quero pedir novamente desculpa, por tanto insistir .

    • Sem problema, Rui. A placa com mais memória é a GTX 660 e não a GTX 570, que é uma placa mais rápida. Claro que, quanto mais memória, melhor. Mas sao dois modelos diferentes de placa e a GTX 570, embora tenha menos memória, é uma paca melhor que a GTX 660.

      • Desculpe fazer novamente a mesma pergunta mas mesmo esta de 3G é inferior á que me disse (MSI Twin Frozr GTX 570)
        http://www.kuantokusta.pt/1/254350/MSI-GeForce-GTX660-Ti-Twin-Frozr-III-3GB-GDDR5-PCI-E-N660Ti-TF-3GD5-OC-V282-038R
        Para eu perceber de vez, a recomendada a 100% é mesmo a MSI Twin Frozr GTX 570 e ponto. é assim. pergunto porque tenho medo de por essa e depois ficar desatualizado rapidamente, como se vê já á de 4G .
        Muito Obrigado e o seu site é mesmo muito bom , tenho visto coisas fantásticas nele.

        • Olá Rui,
          Memória gráfica ajuda quando se trabalha com imagens muito grandes ou, em computação gráfica, com texturas muito grandes. Mas para se trabalhar com imagens HD 1 GB de memória são adequados. Já para se trabalhar em um programa como o DaVinci Resolve com imagens em 4K, em tempo real, são necessários 3 GB.
          Mas a diferença de performance entre a 660i e a 570 é bem considerável, ainda mais no Premiere Pro e no Resolve, que são dois aplicativos que utilizam plenamente os processadores CUDA. É por isso que eu recomendo a GTX 570 se você deseja uma placa que possa dar o melhor rendimento possível no momento em seu velho e confiável Mac Pro.

  59. Vou compra a MSI Twin Frozr GTX 570 mas no site da MSI tem duas qual é ? MSI N570GTX Twin Frozr III Power edition ou MSI N570GTX Twin Frozr III Power edition/OC a OC parece melhor , é essa que compro.
    Obrigado.(Esqueça as outras perguntas, mas responda a esta)
    Por Favor
    Obrigado

    • Olá Rui,
      A OC Edition é um pouco mais rápida, mas não é tão compatível. Tive problemas com placas versão OC de outras marcas, por isso recomendo a versão padrão. Ela é a única que é suportada oficialmente pela Apple. Daí, sugiro a Power edition normal.

  60. Alguem poderia postar links de lojas onde podemos comprar as placas? Pode ser em sao paulo na santa ifigenia ou no brasil.
    XFX Radeon HD 6870 900M 2GB GDDR5 PCIe Video Card ou 1 gb

    Obrigado

      • Paulo, tudo bom!
        Em relação a pergunta do Victor, o After Effects não vai rodar por causa de problemas de compatibilidade de placa. A Adobe “recomenda” a placa ATI e deve ser por isso que o after não vai rodar.

        • Marcelo, o After Effects roda perfeitamente nas placas nVidia. Inclusive, a Adobe utiliza o CUDA para acelerar os renders e este só está presente nas placas nVidia.

          • Paulo, estou falando isso porque tenho dois macpros com as configurações:

            Processador 2 x 2,8 GHz Quad-Core Intel Xeon
            Memória 28 GB 800 MHz DDR2 FB-DIMM
            Software OS X 10.8.2
            E aqui é a dúvida tenho uma placa ATI RADEON 5770 mas a maquina reconhece como ATI Radeon HD 5000 1024 MB

            Instalei a placa nas duas máquinas e não roda o After Effects e dão os mesmos problemas, você sabe me dizer o porque isso acontece?

          • Marcelo, o AE CS6 tem esse problema com algumas configurações. Outro leitor está usando com a mesma placa, sem problema algum. Seu AE é original ou é versão de “teste”? Se for a última, esse pode ser o problema. Seja qual for, atualize para a versão mais recente do programa. Depois, siga as instruções no link abaixo. Espero que isso ajude.

            http://www.vidmuze.com/how-to-enable-gpu-cuda-in-adobe-cs6-for-mac/

        • Eu consegui a muito custo comprar a placa Hd 5770. Vou instalar e roda ou nao o after??? Misteriooooooooooo

          • Roda o After, sim, Victor. A Adobe iria perder uma fatia enorme do mercado se seus programas só rodassem nas placas de um determinado fabricante.

            Muita coisa mudou desde que o artigo foi publicado. A Apple lançou o Mountain Lion com suporte nativo para as novas placas nVidia. Só que os Mac Pros mais antigos não rodam o Mountain Lion. Nessa caso, as placas ATI continuam sendo as recomendadas. Na prática, as placas da nVidia são superiores apenas em aplicativos que usam bem o CUDA, como o DaVinci Resolve. Mesmo assim, esse hoje também funciona com as placas ATI (só que um pouco mais lento).

            Como a tecnologia muda sempre, os comentários têm servido de atualização com a introdução da HD6870 e GTX570 como sendo também compatíveis. Mas pode ficar tranquilo, Victor, que a HD5770 roda super bem todos os aplicativos e continua sendo a placa fornecida com os Mac Pros atuais. A vantagem das ATI é que os drivers são um pouco mais estáveis que os da nVidia no Mac. Em contrapartida, as nVidia são um pouco menos estáveis, mas mais rápidas.

          • Paulo.Muito obrigado pelo seu artigo e ajuda.Antes o que era caro e quase impossivel,se tornou realidade.
            O After CS5.5 abriu aqui rapidinho e antes quando eu ia abrir o Final Cut X dava um alerta de placa incompativel.Agorinha mesmo nao mostrou nada disso.Abriu normal. a unica duvida e que no about this Mac.Aparece a placa como ati HD 5000 e nao 5770.Mas pra mim nao tem problema.Parece que os solucinhos irao acabar quando usar o After. Minha placa antiga nao era conectada a cabo nenhum.
            Quando comprei este MacPro nos USA,meu tecnico tentou fazer um upgrade na placa e me disse que parecia que o barramento era energizado (slot da placa)Se isso for verdade nao sei.
            esta placa Ati nao me lembro o modelo ,que veio com meu Mac pro, pode ser usada junto com esta nova? Iria trazer algum beneficio a mais? Ou somente vai guardar poeira e espaco?
            mais uma vez obrigado e se tiver mais dicas como esta poste ai.

            Ai esta o printscreen
            http://www.facebook.com/photo.php?fbid=10200687051684856&set=a.10200687050524827.2205462.1418020163&type=3&theater

          • Virgilio, é normal a placa aparecer como HD5000. Como ela não é uma placa específica para Mac, não tem a identificação correta do modelo. Mas se o SO está identificando ela como da série HD5000, é isso que importa.

            Quanto à sua placa antiga, é melhor tirar e guardar para alguma eventual emergência, pois ela só iria deixar seu sistema mais lento. As únicas placas que se somam direito, e mesmo assim só sendo utilizadas por alguns programas específicos, são as placas da nVidia. Mesmo assim, se a combinação não for bem feita pode tornar o sistema mais lento.

          • Marcelo, AE = After Effects. O vídeo do link ensina a habilitar o Open GL tanto para o After quanto para o Premiere.

  61. Alguem que ja comprou pode dar o link de onde comprou.Por favor estou nescessitado destas placas aqui em sao paulo.Obrigado

  62. E ai pessoal, Paulo, descobri seu site e agora só quero tunar os equipamentos aqui da produtora.

    Mas estou tendo o mesmo problema que a rapaziada acima: GTX 570, 580 em São Paulo tá brincadeira achar, no ML só mandando vir da Bahia versão HD SC, da gringa vai vir uma fábula (mais de 60%, fazer importação simples no site super burocrático dos correios, pagar 13% de ICMS…), usadas nem pensar, e quando vai se perguntar os únicos que sabem do que estamos falando na Santa Ifigênia são os modders que não tentam te empurra gto por lebre.

    Dicas? Eu vou pro Rio se precisar comprar essas placas!

    Outra, vendo em muitos fóruns queria saber tua opinião sobre a Serie 6 e a serie 5 pois vi que a arquitetuta Fermi da serie 5 é mais indicada para trabalhar com 3D (com alta taxa poligonal) e imagens em 4K do que a arquitetura Kepler da serie 6. OK, mas vendo que serie 5 no BR só usada, o que fazer?

    Obrigado, um abraço,

    • Rodrigo, tem alguma coisa estranha acontecendo porque essas placas específicas também sumiram do mercado no Rio, assim como as HD5770 e a HD6870. Essa primeira dizem que saiu de linha, no entanto continua vindo com os Mac Pro novos, portanto continua sendo fabricada.

      Posso recomendar outras placas que dizem que funcionam, mas eu mesmo não testei. Portanto, compre em algum lugar que aceite devoluções caso não funcionem. Da série 6, a GTX 660 é a que mais se aproxima da GTX 570, embora essa última seja um pouquinho mais rápida. E é muito fácil de achar. Tem também a GTX 660 ti, que é quase tão rápida, mas é um pouco mais barata. Parece que algumas pessoas tiveram problemas com ela faz um tempo, mas tudo indica que o Mountain Lion resolveu isso. Se você tem verba, a GTX 680 é uma placa que está sendo muito elogiada. Mas já é bem mais cara.

      Fui dar uma olhada agora e vi que tem a GTX 580 à venda no Rio. Vá no site http://www.boadica.com.br e pesquise por ela. Só que a diferença de preço entre ela e a GTX 680 é de apenas R$ 160. Nesse caso, eu ficaria com a última.

      • Paulo, valeu, muito obrigado.
        Vou dar um follow nesse tópico para mais novidades, mas as infos sobre VGAs para Mac Pro são tão diversas na net que ter um local como este facilita a busca.

  63. Boas, aqui também (Portugal) o meu fornecedor não arranja a GTX 570 e estive a ver a serie GTX 680 mas todas elas são para PCI Exp. 3.0, a pergunta é: è possivel por PCI EXP 3.0?. MAC PRO 4:1 meio 2009.

    • Pode usar a GTX 680 com PCIE 2.0, sem problemas. Na verdade, a diferença de performance é mínima.

    • Olá Rui. Esqueci de dizer que a GTX 580 necessita de mais energia que a fonte interna do Mac Pro tem capacidade de fornecer. Daí é necessário adicionar uma fonte externa caso deseje usar essa placa. Já a GTX 680 funciona sem necessidade de alimentação externa.

      • Mas acabei por não entender na mesma as 680 pelo que vi no site da msi são todas para PCI EXP. 3.0 e MAC PRO já com 2 3 anos são PCI EXP 2.0., não é assim, e pelo que sei não podemos por PCI EXP. 3.0 em 2.0 pois não?

        • Não, as placas PCIE 3.0 são compatíveis retroativamente com o PCIE 2.0. Embora o bus 3.0 seja mais rápido, na prática a placa rodando no bus 2.0 fica quase tão rápida. Problemas de otimização do 3.0 até agora. Daí, a diferença de velocidade, na prática, seja mínima.

  64. O Programa que quero a funcionar a 100% é o Final Cut Pro X, Motion, Estou a trabalhar em Premiere mas queria mudar para FCP X.

    • O Final Cut Pro X roda muito bem com as placas da nVidia. Você vai notar uma diferença enorme. O Premiere, também rodará muito bem com a GTX 680.

      • Mas pode me responder á primeira pergunta: O mac 2009 não só suporta PCI EXP. 2.0? e as GTX 680 são todas 3.0

          • Não há risco de queimar, não. São as mesmas características elétricas. O encaixe também é o mesmo.
            É algo como USB 2.0 vs. 3.0. O conector é o mesmo e um dispositivo USB 3.0 funciona ligado em um computador com USB 2.0. Assim é o PCIE 3.0 vs. o 2.0.

    • Eu recomendo a N680GTX Twin Frozr 2GD5. É uma excelente placa. Silenciosa e feita com componentes de qualidade militar. Existe um problema no Mountain Lion (essa placa só funciona no Mountain Lion) que faz com que as placas com mais de 2GB de memória não funcionem bem, a não ser que sejam feitas algumas modificações meio complexas. Por isso eu recomendo as placas de 2GB.

  65. Paulo, pessoal, novamente.

    Comprei a GTX660 standard EVGA. Porém rodei, rodei e nada de venderem os conectores padrão MAC para VGA (como o da Quadro 4000 for mac) e outras.

    Na placa lógica (Mac 2010 – 4,1) temos dois auxiliares PCI-e para, acredito eu, duas VGAs.

    Quero usar minha Quadro no slot 3 e a GTX 660 no slot 4, uma Blackmagic HD Extreme 3 no slot 2 e num futuro próximo uma ATTO HBA que ainda não sei qual.

    É tanta variável que já me perdi. Será que estou torrando meu mac pro e não sei.
    Detalhe, vou colocar um 5o HD 1TB na conexão do DVD (já que uso um drive de Blu-ray) populando 100% o storage interno, portanto a princípio não gostaria de usar a alimentação SATA.

    Assistência técnica MAC em SP já liguei em duas em que confio e nada de me arrumar o cabo.

    Luzes no fim do túnel?
    abs

    • Rodrigo,

      Creio que você vá forçar um pouco a fonte do Mac Pro ao usar a Quadro junto com a GTX660 e o quinto HD. Uma solução é usar uma fonte externa, de PC, para alimentar a GTX660. Além de deixar a fonte de seu Mac trabalhando com folga, a fonte já vem com os conectores auxiliares para PCI-e utilizados na placa gráfica (você precisa comprar uma fonte que ofereça esses conectores). O único segredo é ligar essa fonte antes de ligar o Mac e desligar depois de desligar o Mac.

      • Paulo, agora vem a ignorância:
        Já torrei uma fonte tentando fazer aquele jumper cabo preto-cabo verde para deixar ela sem precisar ligar em qualquer placa-mão pczistíca.

        Procurei na net external PSUs e é muito difícil achar algo já pronto nessa linha.
        Alguma sugestão?

        abs,

        • Rodrigo, tem essa aqui, que o pessoal que quer botar placas internas que a fonte do Mac Pro não aguenta usa direto:

          http://www.epowertec.com/power_cd.html

          Só que nunca vi à venda no Brasil. Você vai ter que procurar melhor por aqui ou então comprar lá fora. Outra saída seria usar uma placa que tenha um consumo um pouco menor.

  66. ola, Paulo, excelente o artigo para nós que sofremos com os precos das placas de video para mac. no entanto, descobri um pouco tarde, pois está dificil encontrar os modelos que voce indicou: ATI Radeon: HD5770, HD5870, HD 6870. entao, aproveito para perguntar se há outros modelos mais novos compativeis e se as marcas influenciam? Poderia comprar um XFX ou Sapphire, desde que seja hd 6870? o mac é apenas pra edicao de video. grato!

    • Fernando, não tenho como garantir o funcionamento de todas as marcas no mercado, pois só testei algumas. Mas, a princípio, as HD60870 são mais compatíveis independente do fabricante. A não ser que este mude mesmo muita coisa do projeto original. Dê uma lida nas outras respostas que outras alternativas são mencionadas.

  67. Olá Paulo!

    Primeiro, parabéns por tanta dedicação ao compartilhamento de seus conhecimentos. Admirável!

    Estou a dois dias estudando tudo aqui nesse post e organizando as informações em .doc, desde o texto da publicação até a sua última resposta.

    Bom, tenho aqui o OS X 10.4.11, rodando num:

    MacPro 1.1
    2 x Dual-Core Intel Xeon 2.66GHz
    16 GB 667 DDR2 FB-DIMM
    NVIDIA GeForce 7300 GT

    Meu principal programa é o FCP que parou na v.6.0.6, seguido do PS e AE CS4, Compressor e DVD Studio Pro. Tenho o PP CS4 4.2.1 também, mas praticamente nem utilizo.

    Minhas dúvidas são:

    1 – Quero atualizar para o Snow, mas li que precisaria trocar os processadores Dual-Core por Core 2 Duo. É isso mesmo? Qual o modelo mais indicado? Vi que o próprio C2D tem vários modelos…

    2 – Minha placa gráfica atual, NVIDIA GeForce 7300GT, rodará normalmente com outros processadores?

    3 – Vale a pena trocar essa placa gráfica? Considerando a dificuldade de encontrar as placas indicadas originalmente no post, a GTX 680 seria a melhor saída para trabalhar principalmente com o FCP?

    4 – Fazendo o upgrade dos processadores e placa gráfica, consigo migrar para Lion e FCP X depois?

    5 – O FCP X Roda com o Snow?

    Bom, acho seriam essas as dúvidas. Fiqurei muito agradecido pela ajuda.

    Att,

    Mauricio Santaliestra

    • Olá Mauricio,

      Respondendo às suas perguntas:

      1 – Quero atualizar para o Snow, mas li que precisaria trocar os processadores Dual-Core por Core 2 Duo. É isso mesmo? Qual o modelo mais indicado? Vi que o próprio C2D tem vários modelos…

      Não precisa trocar os processadores. O Snow roda tranquilamente no Mac Pro 1,1. Até o Lion roda bem.
      Mesmo que fosse trocar, o Mac Pro só aceita os processadores Xeon. Aqui no Video Guru tem uma matéria sobre isso.

      2 – Minha placa gráfica atual, NVIDIA GeForce 7300GT, rodará normalmente com outros processadores?

      Com os Xeon roda, sim.

      3 – Vale a pena trocar essa placa gráfica? Considerando a dificuldade de encontrar as placas indicadas originalmente no post, a GTX 680 seria a melhor saída para trabalhar principalmente com o FCP?

      Vale muito a pena trocar a placa gráfica. Também tem uma matéria sobre isso aqui no site. A GTX 680 não vai funcionar na sua máquina. No caso, recomendo a HD6870. Alguns modelos da GTX 570 até rodam, mas só com a versão mais recente do Lion. Mesmo assim, o barramento do Mac Pro 1,1 não é rápido suficiente para tirar vantagem dessa placa.

      4 – Fazendo o upgrade dos processadores e placa gráfica, consigo migrar para Lion e FCP X depois?

      Você pode passar pra versão mais recente do Lion direto. Aí pode fazer o upgrade da placa. Não é preciso trocar de processadores.

      5 – O FCP X Roda com o Snow?

      Sim, mas somente com a versão mais recente.

      • Paulo,

        Muito obrigado pelos esclarecimentos.

        Meu, passei praticamente o dia todo ontem lendo artigos aqui. Muito bom!!!

        Pode ter certeza que estarei constantemente acompanhando e apredendo.

        Mais uma vez, muito obrigado!

  68. oi Paulo.
    lá em cima no post voce fala de ligar a forca na saida do segundo drive otico, mas pode-se optar pela saida de força da placa mae do mac? usar inclusive as 2 saidas?
    grato

    • Se você possui os cabos para ligar nas duas saídas da placa mãe, pode fazer isso sem problemas. O adaptador e para aqueles que não conseguem esse tpo de cabo.

      • muito obrigado Paulo. estou com uma hd 6870, conectada e funcionando. fez uma diferença incrivel na performance. voce salvou meu mac pro da obsolescencia!

    • Rui, a Quadro 4000 está mais barata que a 680 mas também é mais lenta. Em compensação é 100% Mac. Tudo depende do seu uso. Aparentemente até uma 650 é mais rápida que a Quadro para certas aplicações e é bem mais barata.

  69. Paulo, obrigado pela sua atenção e dedicação! Não respondi antes porque estava viajando a trabalho. Abri o link e segui as instruções e mesmo assim não deu certo. O PREMIERE abre normal mas o AFTER é aquele dilema. Vou ter que gastar uma grana a mais e comprar uma placa da APPLE. Obrigado mais uma vez e se alguém tiver mais uma dica ficarei grato.

    • Marcelo, qual é mesmo o modelo do seu Mac Pro? Se ele suportar 64 bits e você instalar o Mountain Lion, parece que esse bug desaparece.

  70. Vc poderia criar um topico parecido com este falando sobre a placa mae entre outras coisas.
    Ainda estou com o problema nos coolers.O da frente esta parado e os de traz a todo vapor.
    O problema e somente o ruido.ja tentei desmontar e montar ,mas o ruido nao sai e o cooler naoesta funcionando. Sei que fui eu na hora de fazer um upgrade no meu disco optico que era IDE e coloquei um sata.Mas o problema que tinha continuou e voltei ao IDE.Mas o maldito cooler nao roda. Me ajude ai ,por favor quem puder.Valeu

    • Virgilio, ainda está com o problema? Infelizmente a placa mãe não pode ser trocada por uma de PC. Só a da Apple serve e, mesmo que você consiga uma, dá um trabalhão trocar. O que você está chamando de cooler é o ventilador que fica na frente do Mac? O bloco de ventiladores têm um encaixe com um conector. Pode ser que ele não esteja indo até o fim e, consequentemente, não esteja encaixando corretamente o conector. O meu Mac Pro antigo era muito difícil de fazer o bloco de ventiladores correr no trilho que fica na parte de baixo. A solução foi aplicar um pouquinho (bem pouco, mesmo) de graxa nesse trilho. Aí ficou deslizando que era uma beleza. O trilhos está corretamente encaixado?

      Outra coisa. Você já resetou a PRAM do computador? Isso pode resolver. Pressione, simultaneamente, as teclas Command, Option, P e R enquanto liga seu Mac. Não solte as teclas. Você vai ouvir um barulho de inicialização. Não solte as teclas até o ruído se repetir por 4 vezes. Aí pode soltar que a máquina reinicializa. Quando há alguma mudança de hardware no Mac, isso geralmente resolve o problema.

  71. Olá pessoal!!!

    Adquiri um Mac Pro 4.1 recentemente, (fabricado em Março de 2010), e estou com algumas dúvidas em relação à upgrades!!
    Ele possui 2 processadores, Intel Xeon Quad de 2,26ghz, 16gb de RAM, 2 gravadores de dvd originais, e 2 placas gráficas NVIDIA GeForce GT 120 de 512 MB cada!
    Trabalho com edição de vídeos, Final cut, After effects, e na sua maioria, com arquivos pesados!
    Gostaria de trocar as placas gráficas por modelos mais potentes (a idéia seria trocar as 2 por outras 2, ou uma potente que compense), mas não tenho idéia de quais opções eu tenho….
    Outra dúvida: No meu mac, seria possível trocar um dos drives de dvd, por um de bluray? Pelo que consta neste vídeo do youtube, o processo é extremamente simples: Confere?

    http://www.youtube.com/watch?v=NWUCgfzM_AE

    Obrigado pessoal!!

    Adriano

    • Adriano, não faz sentido você ter duas placas gráficas a não ser no seu caso, que eram placas com pouca memória, ou então se você usa aplicativos como o DaVinci Resolve Full (a versão de US$ 1.000) que utiliza os processadores CUDA de mais de uma placa, sendo que a segunda não pode estar ligada a nenhum monitor. Aconselho comprar uma única placa recente da nVidia da família GTX com, no mínimo, 1GB de memória. Até mesmo porque esses placas utilizam muito mais corrente elétrica e duas exigiriam o uso de uma fonte externa auxiliar.

      Você terá que fazer o upgrade do sistema operacional da sua máquina para o Mountain Lion para poder usar as placas modernas de nVidia de PC, como se fossem de Mac, e baixar os drivers de Mac direto do site da nVidia, assim como o CUDA mais recente.

      A GTX 570 é uma placa ótima. Porém já está começando a sumir do mercado. A GTX 670 é o modelo mais novo e, embora mais caro, tem uma performance ótima. Vai ser um upgrade enorme em relação ao que você tem no momento. Sendo uma placa só, creio que se encaixe no seu orçamento. Caso contrário, tem a GTX 660 ti ou outros modelos abaixo. Qualquer um vai ser superior às GT 120.

      Quanto a trocar um dos drives de DVD pelo gravador de bluray, pode ir em frente. Funciona perfeitamente.

      • Poxa Paulo, obrigadão pela resposta…tava perdido aqui em meio a tantas placas no mercado….agora com uma direção fica mais fácil de se escolher!!
        O meu mac Pro tá atualizado com o 10.8.3…
        Veja se essas placas são as que você me falou:

        http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:14:954:20284&sugestao=OK

        http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:14:954:29062&sugestao=OK

        http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:14:954:31276&sugestao=OK

        Quanto ao drive de bluray…farei com certeza
        Outra coisa: Eu conseguiria vender as minhas placas gráficas facilmente? Quanto consigo pegar nelas???

        VALEU

        • De nada, Adriano. As placas são essas mesmo. Sendo que a GTX 570 é superior à GTX 660 ti para nosso tipo de trabalho. Já a GTX 670 é a melhor delas. Tudo vai depender to seu orçamento.

          Quanto à venda das suas placas, você vai ter que pesquisar em sites como o Mercado Livre por quanto estão sendo vendidas. Se são modelos específicos para Mac, você pode conseguir um pouco mais.

          • Desculpe se estou errado Sr. Paulo mas não tinha sugerido ficar com a placa do MAC para o caso de formatar e depois a placa por causa de não ter drivers “Mointain Lion” não arrancar.

          • Rui, existe uma diferença entre as placas ATI (Radeon) e as nVidia. Quando o artigo foi escrito, originalmente, só certas placas Radeon de PC eram compatíveis. A coisa mudou recentemente, com as versões mais recentes do Mountain Lion, quando a nVidia passou a dar suporte direto a suas placas. As Radeon não dão o boot com a maçã, e sim uma tela escura. Caso seja necessário acessar o menu de instalação, as placas Radeon de PC dificultam esse trabalho. Daí ser bom guardar a placa original caso seja necessário fazer a manutenção mais complexa ou reinstalação do OS. As nVidia de PC mais recentes agora dão boot com a maçã, perfeitamente. Nesses casos não é mais necessário guardar a placa original.
            A tecnologia é assim, mesmo. Muda de uma hora para a outra. Mas vale acrescentar que os Mac Pro mais antigos não dão boot em 64 bits e são incompatíveis com o Mountain Lion. Daí as nVidia só funcionam totalmente nos Macs a partir do modelo 4,1.

          • Outra dúvida…Placas da marca ATI RADEON…quais seriam disponíveis e corretas para minha máquina??? Na mesma faixa de preço….

            Grato

            Adriano

          • Eu recomendo as nVidia por causa a tela de boot. Senão você terá que guardar uma das placas para Mac.

  72. Só uma duvida, em cima diz para fazer o download dos drivers directamente do site da Nvidia, eu fui lá ver os drivers e não encontrei o SO MAC OSX em placa alguma.
    Qual é SO que temos de meter lá?
    Será que podes tirar essa duvida.

  73. Penso que deve ter se referido que depois pelo mointain lion irá fazer os downloads automaticamente, é isso?

    • Sim, o Mountain Lion já tem os drivers embutidos. Mas o CUDA deve ser atualizado manualmente.

  74. Mas então, pelo que entendi…meu Mac Pro, por ser 4.1, tanto faz ser NVIDIA ou ATI RADEON certo? Funcionam perfeitamente???
    Quais modelos de ATI seriam indicados Paulo????
    Me interessei pela 670 da NVIDIA…só queria ter outras opções para comparar….

    VALEU

    Adriano

    • As Radeon de PC rodam, mas sem a tela de boot. As nVidia rodam como se fossem placas de Mac nativas. Embora as Radeon fossem mais compatíveis com o Mac quando o artigo foi publicado e continuam sendo as únicas compatíveis com a última versão do Snow Leopard, a nVidia deu um salto à frente com o Mountain Lion. A Radeon HD 7950 de PC roda no Mountan Lion, mas sem a tela de boot como a HD 5770 mencionada no artigo. Só que, para o ML, eu recomendo as nVidia.

      • Poxa, muito obrigado pelas respostas!! Ajudaram muito!!
        Pelo que vi, as minhas placas não valem muito no mercado, cerca de R$200,00 cada….
        Vou juntar uma grana e comprar a nvidia! Aí drpois vejo um meio de vender essas 2 que possuo!!
        Quanto so drive de bluray, qualquer modelo serve pu spenas aquele mencionado no vídeo???

        Obrigado

        • De nada, Adriano. Quanto ao drive de bluray, qualquer um serve. Eu tenho um da LG, pois tive muita sorte com gravadores de DVD dessa marca. Também recomendo os da Pioneer, só que esses são mais difíceis de achar. Não recomendo os da Sony porque o controle de qualidade anda muito ruim e tive dois drives (DVD) dessa marca que gravavam discos com erros. O mesmo aconteceu com alguns colegas.

      • Ok Rui….agora fica a dúvida: Essas 2 que você passou, são mais baratas e melhores do que as que a GTX 670 ou GTX 660 ti???
        Pra quem não tinha id´ía de qual placa escolher…agora tenho 4….hehehehehe

        VALEU

          • Seguinte pessoal! Fui numa loja cotar o preço das placas, e o cara só tinha a pronta entrega a GTX 660. Não é a GTX 660ti!!!
            Ela serve??? Está R$990,00
            Ele me mostro outra tbm, a ATI RADEON HD 7950.
            Sao boas????

            Valeu!!!

          • Adriano, a GTX 660 é melhor para algumas coisas e pior para outras mas, na prática, as diferenças são mínimas. Para vídeo a GTX 660 é ligeiramente superior à GTX 660 ti. Para computação gráfica, a ti tem processamento de texturas um pouquinho superior. Acho que, no seu caso, a GTX 660 servirá perfeitamente e lhe dará uma performance bem superior às suas placas atuais.

            Se você usa Premiere, After Effects ou outros programas que utilizem processamento CUDA, então a GTX 660 vai ser melhor. A HD 7950 também é um pouco mais lenta que ela, no geral. Além disso, se você optar por essa placa, deve guardar uma de suas GTs pois não terá a tela de boot. Ou seja, minha recomendação continua sendo as nVidia.

          • Paulo….agotra vem a dúvida final: Qual placa seria melhor e se existe MUITA diferença entre elas, que são:

            EVGA GTX 670
            http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:14:954:29062&sugestao=OK

            EVGA GTX 660
            http://www.kabum.com.br/produto/32866/vga-evga-geforce-gtx660-2048mb-2gb-ddr5-pci-express-02g-p4-2660-kr

            ZOGIS GTX 660
            http://www.kabum.com.br/produto/32480/vga-zogis-geforce-gtx660-2048mb-2gb-ddr5-192bits-pci-express-zogtx660-2gd5h/?tag=ZOGIS%20GTX

            Na loja que vi a placa em mãos, era essa última, a ZOGIS! Qual a diferença da EVGA? Lembrando que trabalho principalmente com Final Cut 7, Final Cut X, After e Photoshop CS6…

            VALEU e obrigado por tudo…vcs são fera!!!!

            Adriano

          • Adriano,

            A melhor é, sem dúvida, a EVGA GTX 670, seguida pela EVGA GTX 660. A Zogis usa componentes de qualidade inferior.

          • Depois de tantas perguntas e dúvida, decidi optar ou pela 670 ou 660 da EVGA! Vou aguardar alguns dias para ver qual é a melhor dentro do meu orçamento!!
            Aí vem a última qusrão: eu necessito de algum cuidado ou macete na instalação?? Ou é tirar da caixa e instalar e pronto! O mac pro 4.1 aceita de boa, sem sustos????

            Mais uma vez obrigado por tudo!!!!

            Adriano

          • Tendo o Mountain Lion instalado, baixe e instale a última versão dos drivers CUDA. Aí é só desligar o Mac Pro da tomada e instalar. Não esquecendo, claro dos conectores de 6 pinos.

          • Conectores de 6 pinos??? Isso vem com a placa ou preciso comprar separadamente??? Sou leigo nisso… Rsrsrs

          • Adriano, leia o artigo original que você verá o conector ao qual estou me referindo. Ou você compra os dois cabos em uma loja que venda acessórios para Apple ou usa o adaptador que geralmente vem com a placa mais os extensores Molex.

          • Eu achei varios desses cabos no mercadolivre! Pode me indicar o correto?? E onde eu conecto no meu mac? Pois o meu mac pro é diferente do da matéria!!!
            Desculpa a encheção de saco…rsrsrs

            Obrigado

            Adriano

          • O conector na placa do Mac é menor que o de PC. Então o cabo deve ser específico para Macs.

          • Adriano se o seu mac é igual ao meu V4.1 os conectores de 6 pinos cada um já é nativo do próprio MAC, já vem assim de fábrica não precisa de comprar nada e as placas que tenho visto já vem os conectores com a própria placa.Procure sua placa que quer comprar no youtube por vezes se encontra a desembalar e podes ver o vem na caixa.T+

          • Ahhhh tá!!! E qual o local onde cocto?? Eu vi que um pouco antes do dlot da placa, existem 2 conectores pcie, um A e outro B. É ali???

            Vsleu Rui

    • Abri a pagina sobre o cuda e em SUPPORTED PRODUCTS não encontrei a gama da MSI GTX 680 que pensso comprar. Que me diz disto.
      Obrigado pelo seu tempo.

      • Olá Rui. Não se preocupe porque “oficialmente” a nVidia só suporta as placas feitas exclusivamente para Mac. Mas os drivers dela servem para todo a família GTX. Creio que seja uma jogada política para com a Apple, que sempre insistiu em placas específicas para seus computadores. Mas a nVidia já declarou em vários fóruns que seus drivers suportam as placas no Mountain Lion. Diversos coloristas, que precisam de placas poderosas, usam a GTX 680 sem problemas.

  75. Paulo,

    Uma dúvida:
    No DaVinci Full que temos está tudo ótimo as 2 placas: Quadro 4000 GUI e GTX660 Processamento.

    Mas para AE e Premiere Pro, ele reconhece a 2a placa? Já fiz todos os procedimentos para os Adobes reconhecerem a GTX660 (Está no Slot 4) mas há algum teste para testar a performance delas nos softwares? Ou saber se estão aproveitando a 2a placa?

    abs,

    • Olá Rodrigo, A Adobe só reconhece as placa que estão ligadas aos monitores (GUI). Que eu saiba, só o DaVinci Full e o Neat Video utilizam todas as placas do computador. É por isso que muitos coloristas que também trabalham com os programas da Adobe tem trocado suas Quadro por placas mais modernas e rápidas como a GT 650 para o GPU. Mas a Quadro 4000, embora não tão rápida, ainda é uma placa excelente e é muito estável. Então tudo depende mesmo das suas necessidades. Se o computador está funcionando bem, então nem sempre vale a pena mexer. Até porque tem se reclamado muito do uso limitado que a Adobe faz das placas gráficas. A quantidade de memória é um fator muito importante para o desempenho desses aplicativos.

  76. Seguinte pessoal….as minhas dúvidas aumentam a cada dia sobre o upgrade do meu Mac Pro 4.1…..
    Trocar as minhas 2 GT 120 por uma EVGA GTX 660 está me deixando maluco!!! Primeiro problema: Ok…vocês disseram que rola de boa e tal….mas aí surgiram os problemas:
    1) A fonte do meu mac aguenta essa placa???
    2) E os cabos? Os cabos que vêm junto da placa servem para conectar no meu mac?
    3) Basta instalar e pronto? Sem zicas? Vi um vídeo de um cara instalando uma GTX 570 e ele fez um monte de gambiarra para habilitar a placa….O vídeo é de Novembro de 2012….os drives atuais eliminam esse trabalho todo??
    4) A não ser vocês, não achei NENHUM site que diga que seja possível fazer este upgrade…a maioria diz que dá problema e tal!! Não achei nenhuma foto, vídeo ou algo que me prove que esta placa funcione num mac pro…apenas em hackintosh!!!
    Desculpem a encheção de saco, mas sou leigo nisso…gastei mó bica no mac e não quero gastar outra bica numa placa que não vai funcionar ou queimar meu mac….

    Agradeço quem puder me dar um direcionamento mais preciso, passo a passo do que fazer……

    Adriano

    • Adriano, nós já lhe fornecemos todas as informações necessárias. Se você não se sente confiante para realizar o upgrade, sugerimos que procure um técnico especializado.

    • Adriano, complementando, leia alguns posts anteriores do meu caso.
      Substitui todas as GT 120 por uma EVGA GTX 660 standard.

      Porém, no meu caso, trabalho com uma VGA PRO Quadro 4000 junto.

      Tudo rodando liso. O único porém é o cabo de alimentação da VGA na placa lógica, que resolvi importando via assistência Apple autorizada, é só pedir o cabo como peça de reposição como se quisesse ligar uma Quadro 4000 MAC version na placa lógica. A Apple fornece este cabo. Consulte.
      Ou importe no ebay que demora um pouco mais chega.

      Ou segundo a recomendação do Paulo, buscar uma fonte externa de energia que roda tranquilo. Tudo desde que você tenha o Lion 10.8.2 ou 10.8.3 e os últimos drives Nvidia GeForce e CUDA.
      Sem medo de ser feliz.

  77. Alguém poderia apenas confirmar as dúvidas que postei acima? Só quero saber se estou no caminho certo gente….
    Já achei vários relatos nos EUA, inclusive com fotos do sistema rodando, agora só preciso da confirmação do caminho…
    Gostaria de agradecer a todos, e peço desculpas caso eu tenha ofendido ou torrado a paciência de alguém….

    Valeu

    • Adriano,

      A resposta tarda mas não falha. Pelo que li aqui nos posts e na minha atualização da máquina, o cabo certo é o da Amazon.
      Na outra loja nada garante…
      Pode instalar tranquilo no seu mac pro que não precisa de fonte extra.
      O CUDA é este link mesmo, mas precisa instalar os drives da NVidia tb para MACOS…GeForce & Quadro drivers.

      Tem um caminho aí!
      abs,

  78. Rodrigo….quanto ao cabo, vou verificar com outras fontes se este aqui do Brasil serve, senão importo pela Amazon mesmo! Quanto aos GeForce & Quadro drivers, seria este aqui?

    http://www.nvidia.com/object/macosx-304.00.05f02-driver.html

    Pq eu tentei instalar e ele avisa assim:

    No driver update is needed for this system. This system already has drivers which support NVIDIA GeForce and Quadro Mac OS X edition cards.

    Estou com o NVIDIA CUDA 5.0 FOR MAC RELEASE instalado

    Acho que agora acabaram as dúvidas….hehehehehe

  79. Boa noite,

    tenho um Mac Pro (mind 3.1)
    queria saber se vocês ja fizeram algum teste
    em ralação as memorias pois ele pede
    memorias ddr2 fb-dimm 800mhz
    um tipo de memoria muito cara
    queria saber se as sem sem fully buffered
    rodam normal?

    Obrigado

    • Olá Guilherme. Infelizmente, só os Mac Pro que utilizam memórias DDR3 podem utilizar memórias normais, sem ser fully buffered. O seu precisa dessas memórias específicas, que são mesmo caras e difíceis de achar.

  80. Existe alguma lista com os modelos atuais compatíveis com o MacPro 1.1 (Original 2006) ?

    Queimou uma placa de um MacPro 1.1 2.66GHz e estou tendo dificuldades de achar aqui no Rio placas com VaporX, Sem Overclock.

    Sei que é chato e trabalhoso, mas poderia listar as placas que são compatíveis e quais modelos que funcionam? No Boadica Tem SaphireTech, XFX, to com a cabeça saindo fumaça. Já tive uma experiência (tratada aqui) que não deu certo em outra maquina que acabou indo pro lixo.

    E como é difícil achar essa cabo PCI-e de 6 pinos…..

    Muito obrigado mesmo!

    • Olá Emanuel. Você quer uma placa apenas para substituir a original que queimou ou quer uma para rodar os aplicativos mais recentes?

      • Em um MacPro 1.1, se for possível rodar o FinalCut Pro X basta!

        Se possível uma placa que tb possa se usar algo como o Davinci Resolve 9.

        • Emanuel, para rodar o Final Cut Pro X qualquer placa mencionada no artigo ou nas respostas funciona. Como a HD 5770 anda meio sumida do mercado, sugerimos a HD 6870. Essa tem se mostrado bem compatível no geral, mas você vai precisar ligar os dois conectores de 6 pinos.

          Quanto ao Resolve 9, infelizmente é um software bastante sofisticado que exige muito da máquina. Você não obterá uma performance adequada com o Mac Pro 1,1. Só a partir do 4,1 é que isso acontece e não há nada que se possa fazer por causa da decisão da Apple de limitar o Kernel em 32 bits. Usar uma placa de PC no Mac 1,1 já vai lhe proporcionar uma sobrevida fantástica para um computador com mais de 6 anos de idade, mas não dá para esperar milagres.
          Além de uma máquina bem mais potente, a versão mais recente do Mountain Lion e dos drivers CUDA, o Resolve também requer uma placa de monitoração externa de vídeo da Blackmagic.

          Quanto a uma lista de placas gráficas compatíveis, é um trabalho que vai além do nosso enfoque pois exigiria testar cada placa individualmente e não temos recursos para adquirir cada modelo disponível no mercado.

          • Grato!

            A HD6870 tem algumas distribuiçnoes como XDX, Sapphire etc. algum cuidado ou qualquer uma funciona? Outra coisa onde se acha o cabo PCI-e 6pinos / 6 pinos no rio???

          • A maioria funciona. Só por precaução, compre em algum lugar onde possa devolver. Quanto ao cabo, tente em alguma autorizada Apple como a Solução Digital e a Mac in Rio. Eu mesmo não sei onde encontrar. Você vai precisar de dois cabos. Ou então um cabo e o adaptador do tipo Molex, que vem com a placa, com o extensor descrito o artigo.

  81. Emanuel….eu consegui comprar o cabo diretamente em uma assistência técnica daqui de Sp!! Liguei, informei qual cabo eu queria, e eles tinham UMA peça em estoque!!
    Pageui caro (89 reais) mas pelo menos é original da Apple….hehehehe
    Funcionou tudo perfeitamente pra mim!!!

  82. Olá, tinha me dito que deveria fazer um raid 0 para trabalhar com final cut pro X, o que queria saber é que discos recomenda para fazer o raid, discos WD 10000rpm e de baixa capacidade ou menos rpm e mais capacidade, quais os mais indicados para o meu mac pro v4.1.
    Muito Obrigado

    • Rui, não são necessários discos de 10K rpm. Os de 7200 são suficientes. Portando, é melhor mais capacidade nessa velocidade. Agora evita, a todo custo, os HD “verdes” pois eles desligam automaticamente e seus vídeos vão travar sem mais nem menos. Eu tenho usado muito os Western Digital Black ou, melhor ainda, os WD1002FBYS, que são projetados para trabalhar em servidores sem interrupção. Agora surgiu no mercado o Western Digital AV-GP WD10EURX, que é especial para vídeo, e parece ser melhor ainda. E o preço anda bem em conta.

      Raid 0 dá uma ótima velocidade. Porém, se der algum problema em um dos HDs, você perde tudo – praticamente sem chances de recuperar. Mas tem uma maneira bem legal de você se precaver. Se você usar dois HDs de 1TB, terá um RAID de 2TB. Adicione um terceiro HD, de 2TB, e configure o Time Machine para utilizá-lo para fazer backups automáticos do seu RAID, excluindo todos os outros HDs do computador e externos a não ser o RAID. Assim você terá um backup automático de seu trabalho e poderá recuperar o que desejar. E ainda com a opção de desfazer erros. Por exemplo, se você apagar um arquivo, sem querer, e se der conta disso alguns dias depois, basta acionar o Time Machine e voltar para um dia em que você tenha certeza que tinha o arquivo em sua máquina e recuperá-lo, sem a necessidade de restaurar todo o backup do HD. É uma solução bem elegante que funciona muito bem.

  83. FALA GALERA TO UM TEMPO SEM VIR AQUI MAS VAMOS LÁ, MEU MAC EARLI 2008 ESTÁ FUNCIONANDO COM 12 GB DE RAM 6 GB ORIGINAIS E 6GB DE MEMÓRIAS DE SERVIDOR DE PC (DDR2 800 ECC) ECONOMIZEI R$1.200,00 POIS PAGUEI R$450,00 EM 2 KITS 1 DE 2GB E OUTRO DE 4GB, A UM MÊS FUNCIONANDO SEM PROBLEMA, E TROQUEI MINHA GTX 285 POR UMA GTX 680 DE PC E TAMBÉM FUNCIONANDO NO MOUNTAIN LION SÓ QUE SEM BOOT.

  84. OUTRA PARADA RECEBI PARA TESTES O PREMIERE E O AFTER EFFECTS CS7 E AGORA TEM ACELERAÇÃO GRAFICA PARA O OPEN CL DAS PLACAS ATI’S QUEM TEM ATI NO MAC RELAXA E ESPERA A VERSÃO SER LIBERADA, TEM DIFERENÇA PRO CUDA SIM, TESTEI AQUI E AS PLACAS CUDAS DÃO MAIS VELOCIDADE E OPÇOES DE RENDER, MAS A DIFRENÇA É MAIS VISIVEL ENTRE AS PLACAS TOPS.

  85. Voltei…..com outra dúvida!

    To com um MacPro 2.8 2008, e gostaria de saber se existe alguma placa padrão PC que tenha MiniDisplayPort?

    Grato!

      • Qualquer modelo? Quero dizer qualquer versão?

        A nVidia por causa do CUDA tem algum modelo para rodar o FCPX e after redondo nesse MacPro 2.8 2008?

        Ja achei no Rio de Janeiro, onde há o cabo PCI-e. Vou pegar o contato, tudo direitinho e vou postar aqui para todos que precisarem ok? Farei sso já amanhã!

        • Sim, as placas Radeon da série 6870 são, em geral, compatíveis. Até agora não vi nenhuma dar problema. Mas não quer dizer que isso nunca aconteça. Como sempre aconselho, compre em um local que aceite devoluções.

          As placas da nVidia rodam o FCPX muito bem, também.

          Quanto ao cabo, vai ser ótimo! Muitos leitores vivem procurando e eu também não sei onde achar. Obrigado!

    • Olá Emanuel,

      É possível que só um dos Mini Display Ports funcione e um segundo monitor teria que ser ligado ao DVI. Mas não tenho certeza, pois só testei a placa desse forma.

  86. Nesse caso pesquisando achei esse modelos….

    Microstar MSI R6870 Twin Froz II – R$ 650,00

    Microstar MSI N660 TF 3GD5 /OC – R$ 800,00

    OC parece que não rola né?

    A maioria das HD 6870 e GTX570 ou GTX670 eu não acho..

    • A Microstar MSI Twin Frozen é uma placa fantástica! Super silenciosa e utiliza componentes de qualidade militar> pode comprar e ser feliz.

      Quanto às placas OC, dão muitos problemas de compatibilidade porque o Mac não foi projetado pra rodar com elas. Elas fazem o computador travar toda hora, quando funcionam. São raros os casos que dão certo.

      A GTX 570 deu uma sumida do mercado local. A GTX 670 você ainda pode encontrar. Uma placa que tem apresentado um excelente custo/benefício para muitos que não utilizam aplicativos totalmente dependentes de CUDA de altísisma performance, como o DaVinci Resolve, é a GTX 650. Por quase o dobro do preço, a GTX 660 oferece um desempenho um pouco melhor (ou seja, o custo/benefício é melhor).

  87. Grato!

    Só to tendo dificuldades de achar o cabo extensor PCI-e

    Descobri um modelo da AKASA FLEXA V6

    Mas no Rio só Achei o V8 que embora numa das pontas tenha 6+2 na outra não dá para cortar…

    To na luta para achar. To vendo que o Rio é um lixo…….Será que tem em Sampa? na Santa Efigênia?

  88. Paulo e outros, boa tarde!

    Qual a melhor relação custo x benefício:

    GeForce GTX 650 1GB GDDR5 128bit

    ou

    GeForce GTX660 2048MB (2GB) DDR5 192bits

    Ambas da marca Zogis.

    E usando uma dessas o Boot vai ser normal, vai aparecer a maçã?

    Ou tenho que usar outro modelo?

    Abraços,

    Ricardo

    • Ricardo, vai depender muito dos aplicativos. A GTX 660 com 2GB seria melhor no DaVinci Resolve por conta da maior utilização da GPU e ter mais memória. Já a GTX 650 serviria perfeitamente para o Final Cut Pro, inclusive o X.

      Nenhuma delas vai dar o boot com a maçã. Isso só as placas próprias para MAC, o que limita muito a sua escolha para placas antigas e caras. Acredite, a maça não vai fazer falta nenhuma! Só aconselho guardar sua placa original caso você tenha que dar o boot com o CD/DVD original do sistema, pois este nem sempre funciona com as placas de PC. Fora isso, que é uma coisa muito rara e que a maioria dos usuários nunca vai precisar fazer, o funcionamento é idêntico.

      • Paulo,

        Obrigado pela pronta resposta.

        Eu não vou rodar o DaVinci.

        Mas estou com um Mac Pro de um cliente que preciso trocar a placa de video, e gostaria de ter algo melhor e mais barato.

        Pode ser até ATI mesmo, mas desde que se ele precisar reinstalar o Montain Lion ele não precise de uma outra placa.

        Já no meu caso acho que vou ficar com a GTX 660, pois a diferença não é tão grande assim.

        Só tenho que ver como é a alimentação delas.

        Abraços,

        Ricardo

  89. Uma dúvida…

    O PCI-e da Logic Board do MacPro é mais “potente” que o normal (molex)?

    Digo isso porque me ofereceram um cabo adaptador com um PCI-e de 6 numa ponta e dois molex na outra. Isso resolveria o caso de quem tem duas conexões livres (os dois Super drivers por exemplo) e só um PCi-e quando a palca pede dois?????

    Aqui eu como capim! grato

    • Emanuel, não é uma questão de potência e sim de facilidade. O cabo adaptador que te ofereceram funciona perfeitamente. O desenho da placa lógica do Mac Pro inclui as saídas de força PCI-e por uma questão de comodidade do usuário na expansão. Mas a corrente é simplesmente repassada da fonte para a placa gráfica através da placa lógica. Se isso é uma vantagem pela facilidade de expansão e a “limpeza estética” do computador, pois evita cabos pendurados, por outro lado representa um compromisso técnico pois os filetes de circuito impresso que trasmitem a corrente não têm a mesma capacidade de amperagem que um fio ligado diretamente à fonte. Daí, quando alguns usuários tentam instalar placas gráficas que excedem essa capacidade mas que rodam em um PC mais parrudo, podem acabar queimando a placa lógica do Mac Pro. A solução é utilizar uma fonte externa, só para a placa gráfica, já que nem a fonte interna tem capacidade para a carga extra. Um exemplo são as placas nVidia GTX 480 e 680.

      Mas a maioria das outras placas funciona sem problemas com os adaptadores que te ofereceram. Desde que, quando a placa pede duas conexões de força PCI-e, você realmente alimente as duas. Se puder tirar uma das conexões da placa lógica e a outra do Molex, melhor ainda pela distribuição de força na fonte. Mas, se não tiver outro jeito, pode alimentar as duas pelos adaptadores, principalmente se a placa gráfica tiver um consume razoável.

  90. Olá Paulo! Primeiro de tudo quería agradecer esse fantástico forum que você criou. Busquei muitas informações em páginas web do exterior sem sucesso e fiquei mais que feliz em encontrar todas as informações que precisava na sua página e em portugues!

    Eu tenho um Mac Pro, com OSX Snow Leopard 10.6.8 e com placa Nvidea GT 120. Chegou a hora de um upgrade porque preciso de um terceiro monitor para facilitar meu trabalho. Uso somente a tela principal para visualizaçao de filmes Full HD e trabalho, nada de jogos.

    Pela informação recoletada aqui, e quería que você me confirmasse, a Radeo Sapphire HD 6870, 1Gb, Gddr 5 parece a opção mais segura para o meu sistema.

    Também precisaría de dois cabos de força mini 6 pci a 6 pci para alimentar a placa, certo? Esses cabos estão bem difíceis de encontrar. Imagino que na Sta. Efigência conseguirei.

    Aqui abaixo te passo os links dos produtos para você dar uma olhada! Fico no aguardo da sua opinião. Obrigado!!

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-478922317-placa-de-video-radeon-sapphire-hd6870-1gb-gddr5-_JM

    http://www.ebay.ca/itm/Mac-Pro-PCIe-PCI-Express-6-Pin-Video-Card-Power-Cable-/270475251874?pt=US_Power_Cables_Connectors&hash=item3ef994d0a2&_uhb=1#ht_1441wt_1165

    • Thiago, faltou você dizer qual o modelo do Mac Pro (1.1, 4.1, etc.), pois se ele for dos primeiros, com EFI de 32 bits, não vai rodar o Mountain Lion. Repare que coloquei o sistema operacional no meio porque o ML é o mais compatível até agora com outras placas de vídeo e tem algumas vantagens em relação ao Snow Leopard. Caso seu Mac seja um 1.1 ou um 2.1, o jeito vai ser você continuar com a versão mais recente do SL ou fazer o upgrade para o Lion, que seria um pouco melhor. Só que vai depender de quanta memória você tem no seu Mac. Pra rodar direito o Lion, você vai precisar de um mínimo de 8GB de RAM.

      Não entendi direito foi a necessidade do uso de 3 monitores. Isso pode ser um problema pois o Mac OS geralmente não disponibiliza mais de dois monitores por placa gráfica. E misturar placas NVidia com ATI não dá muito certo. Mais pra frente comento sobre isso.

      Se você precisa do terceiro monitor para edição de vídeo, para avaliação do material, aí a solução ideal não é mais um monitor de computador e sim um monitor de vídeo. No caso, uma placa Blackmagic Intensity Pro lhe daria entradas e saídas HDMI e Componente, além de audio de melhor qualidade que o nativo do Mac. Você ligaria a saída a uma TV normal, de preferência com a tecnologia de plasma, caso não tenha acesso a um monitor profissional. Isso é muito importante porque monitores de computador não têm a mesma latitude de imagem que monitores de vídeo (até mesmo uma TV convencional), além de trabalharem em RGB, enquanto que um monitor externo ligado à Blackmagic trabalha em UYV. Isso é essencial para trabalhos que irão para TV ou cinema pois a leitura que seu monitor de computador lhe dará não corresponde ao sinal real quando exibido em uma TV ou projetado.

      Agora, se você não produz nada para TV (incluindo DVD) nem cinema, sendo a maioria dos seus trabalhos para a internet, o uso de um monitor de computador é perfeitamente aceitável para avaliação do material, desde que esse esteja bem calibrado. Aí vem a questão da placa gráfica com 3 monitores conectados. Em primeiro lugar 1GB de RAM é pouco para 3 monitores. Seria necessário você comprar uma placa com 2GB. Em segundo lugar, o MAC OS não suporta duas saídas DVI na HD 6870. Ou seja, para trabalhar com 3 monitores dois deverão ser ligados às saídas Mini Display Port e um à DVI ou então um à saída HDMI, um à Mini Display Port e um à DVI. Mas eu gostaria de frisar que não posso garantir o funcionamento dos 3 monitores por conta das experiências totalmente contraditórias que me têm sido relatadas. Como uma HD 6870 vai ser um belo upgrade para a sua máquina, de qualquer maneira, sugiro que você compre e experimente para ver se consegue as 3 saídas simultâneas. Caso contrário, teremos que recorrer a algumas soluções alternativas um pouco mais complicadas.

    • FILHO SÓ NO EBAY OU EM ASSISTÊNCIAS OFICIAIS APPLE.
      OS MEUS EU COMPREI 1 NO EBAY E OUTRO NA MACINRIO. PROCURE O VINICIUS.

  91. Pessoal…acaba de sair uma atualização do OSX Mountain Lion (10.8.4)…
    Posso atualizar sem medo com a GTX 660????

    • Adriano, é sempre prudente esperar uns dias antes de fazer uma atualização de sistema operacional, independente da sua configuração de hardware. Só assim a gente fica sabendo se há algum problema. Como a atualização saiu hoje, não há muitos comentários ainda. Mas, pelo que li até agora, parece que ninguém está tendo problemas. Só aconselho uma coisa: em vez de fazer o update via App Store, é sempre melhor baixar o Combo Update e fazer a atualização por ele. Você pode baixá-lo do seguinte link: http://support.apple.com/kb/DL1659

      Já fiquei sabendo que os drivers da nVidia são novos para essa versão e que provavelmente o primeiro boot será dado com o driver genérico e, logo em seguida, seu computador baixará o driver mais novo para a sua placa. Depois de re-incializar, tudo deve voltar ao normal.

      Se possível, também é sempre bom fazer um backup (clonagem) do seu HD do sistema antes da atualização. Assim, se algo der errado, você pode dar o boot com o HD clonado.

  92. Troquei a placa e queimou a fonte do mac, tirei imediatamente a placa, a fonte nao aguenta a energia gerada pela placa que eh superior em 3 vezes a especificacao da apple, nao recomendo a ninguem estou com o mac parado pois nao consigo comprar uma fonte.

    • Yuri, que placa você usou? Até hoje nunca ouvi falar de uma fonte que queimou por causa de uma das placas mencionadas no artigo. E olha que lilhares de usuários no mundo inteiro têm utilizado essas placas. Você desligou o Mac da tomada antes de trocar a placa? Que placa é essa que consome 3X a especificação da Apple? Quem lhe passou esses dados?

      • Parabéns pela matéria!
        Gostaria de saber se esta placa serve (VGA PCI-E AMD HD 7770 1GB/128bits Sapphire OC GHz Edition Vapor-X – 11201-05-20G) visitei vários site e não consegui encontrar a mencionada. Acabei comprando uma que não serviu (HD 5770 XFX). Agradeço, e sempre ligado em seu site.
        Abraços.
        Mark

        • Mark, infelizmente não sei dizer se essa placa funciona. Nunca ouvi falar dela ser usada em nenhum Mac Pro.

        • Yuri, se foi a HD5770, ela vem com os Mac Pros mais recentes, portanto não excede em nada os requerimentos de força. Sinto muito, mas sua história está mal contada ou você foi mal orientado quando lhe disseram que essa placa excede a capacidade da fonte do Mac Pro.

  93. boa noite amigo, gostaria de saber alguma informaçao sobre placa de video para power mac que possua mini display port, e se seria possivel utilizar o thunderbolt display com o mesmo..

    • João, que eu saiba não há como fazer upgrades nos Power Macs, que seriam lentos demais para trabalhar com os programas modernos de vídeo.

  94. Salve. Acabei de comprar um macpro early 2008. 2×2.8ghz. Ele conta com uma Ge Force 8800 GT 512mb. Perguntas:
    1) Faço o upgrade para a Sapphire GT que vc indicou?
    2) Estou com 8 gb…e consegui pentes de 4ghz DDR2. Essa semana a máquina vai ficar com 16 gb! Vai fazer muita diferença subir para 22gb? Pois vou tirar dois pentes de 1 ghz e colocar os 8 ghz? 8 + 8=16 -2 +8= 22gb.
    3) Já troquei o HD de sistema…do antigo 320 gb wd caviar para um 1tb seagate..mas não estou satisfeito com a performance. Seagate barracuda ou um wd black caviar resolveria?

    No fundo, quero turbinar esse mac pro….mesmo que isso faça com que gaste o preço de um mac pro 12 core. A vantagem do upgrade está no investindo passo-a-passo, com o faturamento do freela pagando o upgrade. Não estou com grana pra colocar tudo em uma 12-core.

    • 1) A 5570 anda meio difícil de achar. Se você tiver o Mountain Lion, pode fazer o upgrade para uma nVidia. Até a GT 640 já será um belo upgrade para você a um preço bem baixo. Uma GTX série 6 seria melhor ainda. A HD 6870 é outra placa que é bastante compatível.

      2) No Final Cut Pro 7, não faz muita diferença. Mas memória nunca é demais, ainda mais se você rodar mais de um aplicativo ao mesmo tempo. Se você roda o After, aí vai fazer uma boa diferença.

      3) Cuidados com os HDs “green”. São muito ruins para vídeo. O WD Caviar Black é excelente.

      Esses upgrades saem bem baratos. Com certeza bem menos que um 12 core.

  95. Olá, parabéns pela ótima matéria! Essa semana minha placa de video que veio junto com o Mac 1.1 deu problema, troquei ela por uma Gigabyte GTX 57 Ti de 1GB e ta rolando lindamente, só estou procurando uma forma de colocar de volta o logo de abertura do Mac. Se alguém souber de alguma forma me avisa, abraços!

    • O efeito colateral de usar uma placa de PC é a perda do logo. Não há nada a fazer. Mas a falta do logo é compensada pela velocidade e funcionalidades ganhas.

      • Valeu Paulo, o desempenho da maquina ficou top, corrigindo o erro do modelo lá em cima a placa é uma Gigabyte GTX 550 Ti 1GB GDDR5 e reconheceu o modelo como nativa do Mac, ta show demais!

        • Bom saber, Thiago. Fica a dica de mais uma placa de performance comprovada pros outros leitores.

  96. Boa noite a todos…
    Pessoal estou com uma duvida danada..
    Meu mac pro 12 core ( 2 xeon 6 core 2,4 ) ta dando pau na placa de video.
    Infelizmente não posso parar a maquina para mandar para autorizada então decidi comprar uma placa de video nova e colocar nele.
    Ele tem uma ATI Radeon HD 5770 com 1GB de memória GDDR5, duas saídas Mini DisplayPort.
    Porém gostaria de aproveita que vou troca la e pegar algo mais forte.
    Essa workstation ta com 64gb ram e usando 2 hd em suas baias.
    Eu não sei quanto de energia minha fonte gera e nem quanto a maquina na atual configuração esta consumindo..
    Se possível, gostaria de uma dica do pessoal que entende melhor do assunto.
    Eu utilizo 2 cinema display de 27 nessa maquina e se possível, gostaria de uma placa de video com 2 saídas Mini DisplayPort pra evitar que eu tenha que usar adaptadores.
    Obrigado pela atenção e parabéns pelo site!!!
    Estou sempre por aqui lendo as matérias..

    • Rafael, seria necessário fazer uma pesquisa sobre quais modelos de placa funcionam com dois mini display ports no Mac. As placas específicas para Mac funcionam, e você tem algumas boas opções. Mas a placas de PC podem necessitar de adaptadores. Quanto à sua fonte, aguenta qualquer placa para Mac sem problemas. E para PC, as novas GeForfe GTX 770 seriam uma boa opção, rodando com a versão mais recente do Mountain Lion. Isso se você quiser uma placa realmente top. Só não sei dizer se você teria dois mini display ports ativos.

      • Rafael pela máquina que vc tem, que deve ser usada como uma estação gráfica, tem alguns programas que não funcionam estáveis com as placas de pcs, eles funcionam mas não estáveis! Compre uma quadro usada de Mac, vi algumas usadas a um bom preço no ebay e algumas novas aqui no ML.
        Pelo maquinão que vc tem e quantidade de trabalho que vc deve ter para não poder parar, é melhor investir no seguro. Eu usei uma ati 6770 de PC durante 2 meses até chegar uma nvidia gtx285Mac edition que comprei no ebay.
        Um abraço e boa sorte.

  97. Galera, tentei colocar uma R7850 2gig, mas, não rolou..então troquei por 78070…foi colocar e … pronto..ficou otimo.. tenho um mac pro 2010.. liguei a placa de video nos 2 conectores da placa mãe. tks

  98. Olá..sabe me dizer se com essa placa (5770) eu consigo rodar o DaVinci resolve 9 ? Tenho um mac pro 8 core.
    Obrigado!

    • Fernando, para rodar o Resolve é melhor uma placa da nVidia série GTX pois o programa depende do processamento CUDA para rodar em tempo real.

  99. Paulo, tudo bem?

    Será que essa placa GeForce GTX 560 Ti 1GB DDR5 HDMI, 1GB DDR5 funcionaria num Mac Pro 1,1 dual 3 Ghz ??

    Abraços.

    • Ricardo, não posso dar 100% de certeza, mas creio que funcione pois eu testei uma GTX 570 e funcionou bem. De qualquer maneira, vale reforçar a recomendação de comprar a placa em um lugar que aceite devoluções. Boa sorte e nos avise se funcionou.

      • Paulo esqueci de dizer que neste Mac Pro estou rodando o Lion, pois ele não aceita o Montain Lion. Assim que testar eu aviso sim. Abraços.

  100. Tenho um mac pro 2,4ghz/12 nucleos/6gb/snow leopard( 2009 ou 2010 ).
    Tenho 3 monitores e gostaria de usar na resoluçao maxima , 2550 por 1440 mas a hd5770 nao suporta.Qual placa vc me indicaria??
    Eu vou precisar de 2 placas ou 1 ja da conta ?
    Vc disse que pra 3 monitores tem quer ser uma placa de 2g , certo ?
    Trabalho com ediçao e audio .

    • Mauro, Trabalhar com essa resolução em 3 monitores não é algo para um única placa. Recomendo que você instale duas nVidia GT 640 2GB, que suportam a resolução desejada, rodam bem nas versões mais recentes do OS X e não puxam muito da fonte do Mac Pro. E o melhor é que custam pouco mais que trezentos reais, cada.

  101. Ola,paulo valeu por ter postado esse debate sobre upgrade.
    Voçe sabe que na pratica no caso do mac pro a apple pisou na bola, em varios sentidos. Sim o novo mac pro ta chegando , mas R$20.000,00 ai ja e loucura, ainda mas nesse pais maravilhoso que e o brasil.
    Paulo,gostaria de colocar 2 placa de video um pouco melhor, no valor de R$1000 cada. Talvez eu tenha que trocar a fonte,certo??
    Voçe poderia me indicar algumas que vc ja testou nesses valores …???
    Aqui coloquei algumas de 2g com valores mas altos..

    1-Placa Video Sapphire Hd7850 2gb 256-bit Gddr5 Pci-e 3.0
    2-Placa Vídeo Zotac Gtx 660 2gb Ddr5 Zt-60901-10m Gtx660
    3-Placa Video Hd7870 Gigabyte 2gb 256bit Gv-r787oc-2gd Gddr5
    4-Placa Vídeo Evga Gtx650 2gb Ddr5 02g-p4-2651-kr Gtx650
    5-Placa Vídeo Zotac Gtx660 Ti 2gb Zt-60802-10p Gddr5 Gtx660ti
    6-Placa Vídeo Xfx Hd7770 2gb Fx-777a-cgf4 Hd 7770 Radeon
    7-Placa Video Xfx Radeon Hd 7870 2gb Fx-787a-cdj4 Hd7870 Ddr5
    8-Placa Video Xfx Radeon Hd 7870 2gb Fx-787a-cdfc Hd7870 Ddr5
    9-Placa Video Sapphire Hd 7970 Vapor-x 3gb 384-bit Hd7970
    10-Placa Vídeo Evga Gtx760 2gb Acx Ddr5 02g-p4-2763-kr Gtx760
    11-Placa Vídeo Evga Gtx760 2gb Ddr5 02g-p4-2765-kr Gtx 760
    12-Placa Video Hd7850 Gigabyte 2gb 256bit Gv-r7850c-2gd Gddr5
    13-Placa Vídeo Geforce Gtx650ti 2gb Ddr5 Zogis Gtx650 Ti Nvidia
    14-Placa Vídeo Zogis Gtx 660 2gb 192bits Zogtx6602gd5h Gtx660

    Paulo tambem uso com o bootcamp/wind8 pro.
    Tambem vou colocar mas memorias e hd ssd !!!
    Fico no aguardo grato

  102. Paulo,quero fazer um upgrade no meu mac :
    Colocar ssd , qual marca vc me indicaria -ssd de 250gb.
    Placa de video- Quero colocar 2 de 2gb para resoluçao de 2550 por 1440, para 3 monitores no valor minimo de R$1000. QUAL VC ME INDICARIA ?
    Quanto vc acha que vai ser o novo mac pro ??
    Fico no aguardo

    • Mauro, os drives SSD da Samsung, Intel e Sandisk são bem recomendados.
      Quanto às placas, que programas você irá rodar no seu computador? Seu orçamento é de um mínimo de mil reais cada uma?
      O preço do novo Mac Pro ainda não foi divulgado oficialmente. Estamos todos aguardando, ansioso e curiosos.

  103. Usarei , logic , photo shop , auto cad , so prog pesados ..
    Sim minimo R$1000 cada placa de video de 2gb … Pois vou usa-las em 2550 por 1440 todos os 3 monitores …
    Terei que trocar as fontes ??
    E dos 3 ssd , qual vc me indica ????

    Tao cotando o novo mac pro por R$18.000,00 . PROCEDE ?

    GRATO

    • Não existe preço para o novo Mac Pro ainda. Qualquer coisa que estão falando é pura especulação.

      Não há como trocar uma fonte de um Mac Pro por outra mais potente. O que você pode fazer é adicionar uma boa fonte externa de PC só para as placas gráficas. Mas tenha muito cuidado para não queimar sua máquina, pois você vai sempre ter que ligar a fonte externa antes de ligar sua torre e depois de desligá-la. Se esquecer, pode causar um desastre.

      Na verdade nenhum dos aplicativos que você citou exige o máximo das placas mais parrudas do mercado. Daí você pode optar por duas placas menos “gulosas“, como duas nVidia GT 640 de 2GB, que são suportadas pela fonte interna. Se você quer algo bem animal, duas Zotac GTX 770 de 2GB. Para algo intermediário (mesmo assim precisa de uma fonte externa) duas Zotac GTX 580 de 2GB.

      Quanto aos SSD, os Sandisk Extreme são muito rápidos e confiáveis.

  104. Ola , paulo obrigado pelas dicas . Mas aindo tenho muitas duvidas ..

    1- Essa placa gtx770 zotac,me parece que tem varios modelos:
    a- gtx770 Amp edition
    b- gtx770 cuda
    c- gtx770 oc

    quais dessa seria a certa ???

    Paulo,uma duvida : Voce se referiu a ZOTAC , Agora te pergunto, posso pegar de outras marca , tipo asus, gigabyts, evga , ou so teria quer ser ZOTAC ?

    Sobre a fonte , uma de 1200w seria suficiente ? para as 2 ?

    • Mauro, a versão OC é um pouco mais rápida. Pode ser de ultra marca. Mas as Zotac e as MSI são das mais rápidas e estáveis.

      Uma fonte de 1200 é até demais. Uma de 850w já é mais do que suficiente. Compre uma de primeira linha, como as Corsair.

  105. Olá novamente Paulo, tinhas me sugerido a msi gtx 680 á um tempo atrás mas depois não consegui comprar e neste momento parece ter novidades a msi, o que eu queria saber qual é a placa recomendada neste momento, a que o colega menciona acima a Geforce 770 2G ou outra que está no site da msi ex(N780-3GD5) a diferença que vejo é Memory Clock Speed 7010MHZ (3505×2) ao que penso é uma vantagem da outra?.Obrigado

    • A GTX 770 substituiu a 680. É um pouquinho mais rápida e consome bem menos energia. Pode comprar sossegado (vai precisar do Mountain Lion).

  106. O Mac que tenho é o Ver: 4.1
    Processador 2 x 2,26 GHz Quad-Core Intel Xeon
    Memória 16 GB 1066 MHz DDR3 ECC
    Placa gráfica ATI Radeon HD 4870 512 MB

    Programas que quero trabalhar: Final Cut Pro X,Motion,Compressor e Premiere CC.

  107. Obrigado pela sua resposta.
    Gostava de saber sua opinião: Com a saída do novo Mac Pro acha que devo comprar já a placa de video ou esperar a saída do novo Mac Pro para ver como ficam as coisas.
    Outra duvida, tenho visto videos do final cut X e ao adicionar filtros do próprio final cut ou de outros ele trabalha em tempo real (não pede para render), e a duvida que tenho é: Quem faz trabalhar em tempo real é a gráfica ou é outra coisa como discos em raid etc?
    Comprei a matrox mxo2 com Max e de nada serve para o efeito em tempo real, porque tenho para windows a Matrox RTX100 e que foi uma grande compra porque faz tempo real de câmaras lentas e muitos efeitos, mas com esta cada vez mais acho que ela não vai servir de nada.

    • Rui, se você tem intenção de comprar o Mac novo, é melhor esperar.

      A velocidade do X depende da placa gráfica, mas também dos HDs e CPU. Quanto mais rápido cada um deles, melhor.

      Infelizmente sua Matrox não vai ajudar em nada, mesmo.

  108. Se eu tiver a GTX 770 e dois discos wd em raid acha que pode funcionar em tempo real, tenho visto os mac book pro e parece que mesmo ao passar o rato sobre os efeitos e tudo parece mais rápido, será que ao por tudo isso possa ficar parecido ou acha que será sempre algo a desejar.
    Obrigado por tudo.

    • Com certeza ficará excelente. Mesmo em uma máquina mais simples muita coisa fica em tempo real.

  109. Só mais uma coisa que acho mesmo muito chato é :
    No meu windows xp com matrox rtx100 não era preciso render textos, será que com tudo isto posso ter a sorte de não ter de render os textos no final cut.

    • No X se precisar de algum render, ele acontece nos bastidores só para melhorar o resultado final. Você pode seguir editando sem ter que fazer renderes como no 7.

      • Exemplo: tenho feito uns vídeos tipo karaoke com 2 textos um sobre o outro com o efeito de corte em 1 deles mas ao por play mesmo com o video configurado para uma melhor performance nas preferencias, o video fica sempre engasgando em vez de perder a qualidade para andar sempre bem e por vezes avisa perda de frames, (penso que é por causa do disco) e com isso é difícil ver o cantar e acertar com os textos e um computador velho com windows xp e matrox rtx100 faz isso tudo em tempo real , e um computador que custa 5000euros não é capaz disso. É isso que me intriga em tudo isto.
        Obrigado pela ajuda.

        • Pois é, Rui. Sei bem do que você está falando. Eu tinha um gerador de caracteres um um PC em 1996 que funcionava em tempo real. E era melhor que qualquer um no Mac até hoje. Mas o segredo era uma placa, assim como para você era a Matrox. Geradores de caracteres sempre foram o ponto fraco do Mac.

          Você está usando a versão mais recente do X? Era para rodar bem. Nesse caso deve ser sua placa gráfica.

  110. Olá, já encomendei a placa (Geforce N680GTX Lightning) mas estou com uma grande duvida, a palavra CUDA, afinal esta placa tem o tão falado (CUDA)para video etc, fiquei mesmo confuso, podia me tirar esta duvida.
    Obrigado.

  111. Neste site dá para ver a placa: http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16814127742

    e reparei em duas coisas que gostava de saber o que é e como fazer:
    1º: Para instalar a placa reparo que tem um grande circulo que penso que não dá para por onde está a outra, “vai ter de por mais acima é isso”
    (ver imagem: http://img94.imageshack.us/img94/7646/iydy.png)

    2: Para que serve estas entradas, vai ser necessário por no mac (ver imagem: http://img12.imageshack.us/img12/3051/c32d.png ) penso que é para adicionar tenções, se for onde vou ir vuscar essas tenções?

  112. Nome do Modelo:    Mac Pro
     Identificador do Modelo:    MacPro3,1
     Nome do Processador:    Quad-Core Intel Xeon
     Velocidade do Processador:    2,8 GHz
     Número de Processadores:    2
     Número Total de Núcleos:    8
     Cache de L2 (por processador):    12 MB
     Memória:    4 GB
     Velocidade do Bus:    1,6 GHz
     Versão da ROM de Inicialização:    MP31.006C.B05
     Versão do SMC (sistema):    1.25f4
     Número de Série (sistema):    G88124DHXYK
     UUID do Hardware:    F04CE743-B1D0-5A2D-B047-468B1B6AD598

    Preciso atualizar a placa de video, gostaria de saber qual recomenda, e minha memória é DDR2 fb-DIMM 800 MHZ gostaria também de atualizar as memórias tenho 8 slots qual seria o max possivel,
    seria para edição de video em FULL HD
    desde-já agradeço.

    • Telmo, o limite de expansão para seu Mac é de 32GB de RAM. Quanto à placa, se for somente para edição normal de vídeo, uma geForce GT 640 já é suficiente. Você vai precisar atualizar seu SO para o Mountain Lion, se já não fez isso antes.

  113. A unica que tem sem ser OC é a N770 TF 4GD5, é para tentar fugir das OC, certo Paulo. Muito Obrigado.

    • As OC geralmente são as que dão mais problemas e é por isso que eu desaconselho. Porém, algumas funcionam perfeitamente. Se você conseguir comprar em um lugar que aceite devoluções e não se importar em arriscar, pode dar sorte e encontrar umas dessas placas.

      Existe um número muito grande de placas no mercado, até mesmo de um único fabricante. Daí fica muito difícil saber exatamente quais as que não funcionam sem testá-las, uma a uma. O problema é que certos fabricantes modificam muito o desenho original da NVIDIA, que é quem desenha as placas originais e, tentando fazer placas mais rápidas que a concorrência, torna-as mais instáveis e menos compatíveis ao alterar muito o desenho. Alguns fabricantes lançam placas OC que seguem o desenho original e essas geralmente funcionam. Mas a qualidade dos componentes também é outro fator importante. OC significa que o fabricante está fazendo a placa rodar mair rápido que o modelo original, que é chamado de referência. Se os componentes usados forem mais vagabundos, eles podem não aguentar e a placa pode travar frequentemente. Tive problemas assim com uma certa GTX 570 da eVGA, que é uma placa que dava problemas para todo mundo e a lista de reclamações na internet era enorme. Por outo lado, recomendo as MSI porque eles usam componentes da mais alta qualidade e nunca tive problemas com suas placas, inclusive a GTX 770 Twin Frozen Gaming OC de 4GB, que eu recomendo como sendo 100% compatível. As Zotac também são muito populares porque geralmente funcionam sem problemas. Mas um fabricante, mesmo confiável, pode lançar uma placa problemática.

  114. paulo , quantos % vc acha que perde as placas – ja que a placa mae do mac e 2.0 e as placas de videos e 3.0 ???

    • Muito pouca coisa, ainda mais considerando que o limite é 2.0 e é o máximo que se consegue nesses Mac Pros. A placa é compatível com 2.0 e funciona nesse modo, sem problemas. Embora o 3.0 seja mais rápido, na prática a diferença não é tão grande no que diz respeito às placas gráficas.

  115. Ola, tenho um Mac Pro Mid 2010 5.1 com uma HD 5870. Trabalho com Photoshop e jogo em Bootcamp com win 7 64bits.
    Queria atualizar a placa de video por uma mais atual, que rode jogos novos e continue com bom desempenho no Pshotoshop.
    Quais opções nós temos no momento?
    Grato
    Leandro

      • As placas da NVIDIA rodam bem no Mountain Lion. Tudo vai depender do seu orçamento. A GTX 770 seria uma das melhores opções, mas ela não é das mais baratas. Caso precise de algo mais em conta, uma GTX 660i pode ser uma boa opção. Quanto ao display port, a maioria das placas tem. Mas é bom ter certeza antes de comprar.

  116. Obrigado pela resposta rápida. me diz uma coisa antes de investir na placa pois tenho medo de nao funcionar, essa GTX 770 Twin Frozen Gaming OC de 4GB, citada acima, funciona bem, sem problemas de alimentação?
    Minha configuração é um 2 Quad Core 2.4, esta com 24 GB de ram e 4 Hd 2 TB. Posso usar os 2 cabos de força na placa e ser feliz?
    Grato

    • Leandro, a placa funciona sem problemas. Só não sei se seus 4 HDs puxam energia demais. Por isso não tenho como garantir o funcionamento 100%. É por isso que recomendamos sempre comprar em um local que aceite devoluções.

      • Blz Paulo. Muito obrigado pela ajuda.
        Vou dar uma pesquisada antes de comprar. Depois volto pra falar se funcionou.
        Abc

  117. Também queria compra depois da placa gráfica mais 2 discos para fazer o raid, então também posso ficar com o problema de não ter fonte. E também tenho o ssd com placa em um slot.

    • A GTX 770 não gasta tanta energia e é provável que não haja problemas. Ainda mais usando só uma placa gráfica. Mas não temos como garantir 100%, já que cada componente é diferente do outro.

  118. Pelas informações da Apple, temos 300W livres no conjunto de slots PCI, então serão 300W para essa placa de video no meu caso. Vi alguns reviews e o consumo da GTX 770 Twin Frozen Gaming OC de 4GB variava 285 a 304W. Meio em cima no pico de consumo, mas acho que rola. De qlqr maneira vou tentar falar com alguém que tenha usado ou use e depois fechar, considerando o investimento todo cuidado é pouco.

    • Como eu disse, ela é compatível e diversos colegas coloristas lá fora usam. Mas cada sistema é diferente. Tem gente que usa até a GTX 680, que dizem que a fonte do Mac não aguenta, sem problemas. Mas há sempre um risco…

  119. Ola, paulo tudo bem , ainda estou pesquisando as placas de video – Essa vai funcionar 100% paulo? .

    1- Placa De Video Msi Lightning Geforce Gtx 770 2gb 256-bit

    1- http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-516420014-placa-de-video-msi-lightning-geforce-gtx-770-2gb-256-bit-_JM .
    Seria essa mesmo ???

    Ou so pode colocar a que vc citou -GTX 770 Twin Frozen Gaming OC de 4GB ??-

    Paulo – como estou com um dinheiro sobrando ,queria saber se posso colocar a Gtx Titan Sc 6gb Ddr5 Pcie Evga ou uma gtx 780 ??

    Posso colocar uma ati radeon na mesma configuraçao da gtx 770 , ou so pode ser nvidia mesmo ?

    fico no aguardo .

    • Mauro, pode ser qualquer uma das GTX 770. Mas nem a Titan nem a 780 rolam no Mac Pro. A 780 só em uma caixa externa especial que custa um dinheirão ou com uma fonte externa. A Titan não é nem suportada pelo OS X.

      A vantagem das NVIDIA é que o suporte é muito melhor que das Radeon. Além disso, as NVIDIA têm CUDA, que acelera muito mais certos aplicativos como After Effects e DaVinci Resolve.

    • Mauro, a fonte aguenta a placa, sim. Quanto aos conectores, tem que ver se sua placa lógica usa os normais ou os mini e pegar os cabos apropriados.

  120. Olá a todos!!

    Fiz o upgrade da placa de video e foi um sucesso! Estou com a NVIDIA GeForce GTX 660 2048 MB….Mountain Lion
    Posso atualizar pro Mavericks sem medo????

    • Ola- adriano – me conte como esta funcionando a sua gtx 660 2gb – Estou pensando em pegar uma gtx 770 4gb – para usar os meus 3 monitores em 2550×1440 – sera que consigo com uma placa so ou preciso de 2 placas gtx 770

  121. paulo – posso colocar outro ssd sem ser da sandisk – de outras marcas – tipo OCZ e Hd Ssd Crucial M500

    • Pode,sim. O Sandisk é apenas uma recomendação. Tenho ouvido falar muito bem dos novos Samsung, também.

    • Eu esperaria. Nunca faço um upgrade do sistema operacional assim que sai, pois tem diversos bugs. Já li sobre alguns com programas de edição e de cor.

  122. Paulo terça vou na santa efigenia comprar a placa de video – A PLACA DE VIDEO EVGA GTX 770 4GB Dual Classified w/ ACX Cooler 04G-P4-3778-KR. consigo resoluçao de 2550×1440 nos meus 3 monitores certo ? Ou vou precisar de 2 placas de video ??

    • O ideal seriam duas placas. Acho que dois monitores por placa é o limite pra não ter perda de performance. Só que o Mac Pro não aguenta duas GTX 770.

  123. agora te pergunto paulo – sera que cabe 2 placas -PLACA DE VIDEO EVGA GTX 770 4GB Dual Classified w/ ACX Cooler 04G-P4-3778-KR – nakele espacinho do mac pro ?

    • Mauro, esqueça minha última resposta. Desculpe mas não sei onde eu estava com a cabeça. Estava pensando em duas GT 640. O Mac Pro não suporta duas GTX 770 até porque a fonte não aguenta. Seria necessário usar um case externo específico para placas gráficas que é caro e não existe à venda no Brasil.

      Quer dizer, para ter 3 monitores na resolução que você deseja vai ter que sacrificar a performance da GTX 770 por duas GT 640. Ou então trabalhar com dois monitores maiores, porque eu não creio que uma única placa de PC no Mac suporte 3 monitores nessa configuração.

      • SINCERAMENTE BASTA UMA PLACA, O GANHO DE DESEMPENHO COM DUAS PLACAS NÃO É ISSO TUDO, VC TAMBÉM VAI SOBRECARREGAR A FONTE DO MAC QUE FICA MAIS LENTO. INVESTE NUMA BOA PLACA E MUITA MEMÓRIA, MINHA MAQUINA AQUI TV BANDEIRANTES É UM MAC PRO 2008 32GB DDR2 800 DE RAM E UMA QUADRO 4800, TRABALHO COM AFTER EFFECTS(CC), PREMIERE(CC), FINAL CUT 10, SMOKE E MODO 701 PARA 3D. TUDO FUNCIONA DIREITINHO E ANTES DESSA QUADRO ERA UMA NVIDIA GTX285 QUE COMPREI NO EBAY QUE TAMBEM ERA REDONDA. TENHO TAMBÉM + 2 MACS QUE VIRTUALIZO E ROUBO PROCESSAMENTO PARA RENDER. ACHO QUE O SEGREDO É UMA BOA PLACA, MUITA MEMÓRIA E UMA RAID COM HDS DE 10.000 RPMS(OU SSD).

        • Alexandre, o problema do Mauro é que ele quer rodar 3 monitores com resolução acima de 2K. E isso fica complicado com uma única placa. Se não fosse isso, uma única GTX 770 resolveria o problema.

  124. A questao e se vai caber as 2 placas , pois os slot sao muito perto uns dos outros ,mesmo as gt 640 que sao meio largas , pois a questao e a largura e nao o comprimento , pois os 2 slot de 16 X e um perto do outro . E se eu colocar uma fonte externa de 1200w , para as placas gtx770 , logico se couber as 2 . Estava vendo aki , para colocar 2 placas , elas tem que ser fina , igual a que esta aki a ATI 5770 . Alguma susgestao ??

  125. Ola. Depois de trocar minha placa por uma indicado por voces, gostaria de tirar uma duvida.
    Apos voltar ao Brasil depois de 13 anos na labuta nos USA. Meu Macpro early 2008 ficou amasado nas bordas que vc pega. Todo vez que vejo um Mac pro dos outros ,me da vontade de trocar o case do meu. Vcs poderiao me dizer se a uma diferenca entre o meu early 2008 2×2.8 GHz quad core Intel Xeon por este aqui no ebay.

    http://www.ebay.com/itm/291007730971?item=291007730971&autorefresh=true

    La diz que e 3.1.

    Li em um site que os modelos 2009, 2010, 2011 sao diferentes(estava querendo trocar a placa logica tambem).Se alguem souber com certeza sobre este modelo e puder ajudar. So estou espersndo uma palavra concreta pra fechar negocio. Obrigado.

    • Virgilio, acho mais seguro e econômico você vender o seu e comprar outro porque as diferenças são muitas, desde a fiação e memórias até a fonte. Daí trocar só a placa lógica não adiantaria muito.

        • Não sei dizer com certeza, embora tudo leve a crer que seja o mesmo. Se você tem uma autorizada Apple por perto, pode ser que eles possam te ajudar a eliminar essa dúvida.

  126. Paulo, tudo bem?

    Tem muita diferença de performance entre as seguintes placas:

    GeForce GTX 680 Graphics Card for Mac

    http://www.bhphotovideo.com/c/product/970416-REG/evga_02g_p4_3682_kr_geforce_gtx_680_for.html

    Comparando com a:

    nVIDIA Quadro K5000 Video Card For Mac

    http://www.bhphotovideo.com/c/product/943672-REG/pny_technologies_vcqk5000mac_pb_nvidia_quadro_k5000_video.html

    Será que vale a pena pagar por essa diferença de preço?

    Em relação a GTX 770 de 4GB que você sempre indica como se resolve o problema da alimentação?

    Pois ela usa um conector de 6 pinos e outro de 8 pinos.

    Abraços,

    Ricardo

    • Ricardo, o problema maior é com a fonte do Mac, e nem tanto com os conectores. A GTX 680 consome mais que a GTX 770. Existem adaptadores de 6 para 8 pinos, que você acha em vários lugares inclusive no eBay.

      Quanto à Quadro, é uma história antiga. É a linha para workstations da NVIDIA e, teoricamente, sua performance é um pouco superior para aplicações científicas. No começo, era de longe a mais rápida das placas. Só que as coisas mudaram porque o mercado de games passou a dar mais dinheiro e cobrar muito mais velocidade das placas. Como é um mercado de massa, os preços também são mais em conta. Resultado: Na prática as Quadro ficaram mais lentas que as placas de ponta para games. Como a Apple não dá suporte oficial para essas placas de games de PC, a Quadro continua sendo a opção oficial de alta performance. E como é um modelo específico para Mac, fica ainda mais cara.

      Resumindo: se você quer ficar 100% dentro do padrão Apple, vai pagar mais caro e ter uma performance um pouco inferior. Mas é plug’n’play. Por outro lado, se você deseja o que existe de melhor e não se importa em ter um pouco mais de trabalho, uma placa de game top vai ser mais rápida e um pouco mais barata. Só que não conte com suporte oficial da Apple para essas placas.

  127. Voltei para dar o parecer com conhecimento de causa agora 😉
    Como havia dito pegue a GTX 770 Gaming Twin Frozr OC Edition de 4GB. Tudo redondo. Já veio com os adaptadores de força (de 6 para 8 pinos). Coube no gabinete e a alimentação fica dentro dos 300W que o MacPro oferece em suas PCIs. Para ligar o Apple led Cinema usei um adaptador DisplayPort x MiniDisplayPort.
    Placa super silenciosa, trabalha numa temperatura bem mais baixa que a minha original 5870.
    No photoshop que é minha área de trabalho ainda nao tive testes muito longos, mas já se mostrou mais esperta em imagens grandes.
    No Win7 foi de fácil instalação e reconhecimento. Uma baita melhoria deixando todos jogos rodando no máximo de suas configurações.
    Super placa, compatível que recomendo para quem como eu precisava trocar de placa e nao queria pegar um modelo defasado na apple. Pelo mesmo valor essa placa acrescenta e muito em performance.
    Único inconveniente até agora é o boot que fica com tela preta até a inicialização do sistema. Não consegui usar o dual boot, pois a tela permanece preta, então sempre que restarto a maquina escolho em qual sistema quero fazer o boot. Preciso descobrir se existe um atalho direto para escolha dos sistemas instalados, algo tipo (pressione 1 e ele liga direto no win, pressione 2 ele liga no MacOs) seria ótimo.
    Espero ter ajudado.
    Abc

    • Leandro, muito obrigado pelo seu feedback! A GTX 770 é realmente excelente e é a placa que uso no meu sistema de tratamento de cor com o DaVinci Resolve Full. Fico feliz que esteja funcionando bem para você.

    • Olá, queria saber se já instalou o Maverics com a sua placa Nvidia GTX 770 Gaming Twin Frozr OC Edition de 4GB e quais foram os resultados.

      • Eu ainda não instalei o Mavericks porque ele está dando uma série de problemas. Só instalarei quando estiver 100%, pois não posso me dar ao luxo de parar no meio de um trabalho.

    • Sim, é compatível. Mas só a partir da versão mais recente do Snow Leopard. Como o computador veio com a placa de video danificada e você não sabe qual a versão do SO, se for mais antiga e não funcionar, o jeito vai ser tentar conseguir uma placa mais antiga para atualizar o sistema. Mas estamos torcendo para que dê tudo certo!

  128. Ola , paulo

    Tenho algumas duvidas- vc sabe qual e os watts maximo das fontes dos mac pros 5.1 ??? Comprei uma asus hd 7970 – sera que meu mac suporta essa placa ?? e um 5.1 – 2010 …

    grato – paulo

    • Você pode deixar comentários, mas eles só serão publicados depois que são lidos por nós. Qual a sua dúvida?

  129. Tenho um mac pro 5.1 – e ganhei uma Placa De Video Msi Geforce Gtx 780 Lightning 3gb 384-bit – do meu filho , porem estou com medo de ligar ela, Paulo gostaria de saber se ela funciona no mac pro 5.1 , sem problema …

    • Aparentemente ela só funciona se você ligar o conector de 6 pinos à saída de força para o segundo drive ótico via adaptador e o conector de 8 pinos aos dois conectores de força (6 pinos) da placa mãe através de um cabo conversor de 2 para um. E isso pode ser meio complicado. Melhor ver se consegue trocar em outra placa mais compatível, como uma GTX 770.

  130. Paulo. Coloquei a placa que vc indicou e melhorou muito o meu Mac Pro 8 core early 2008.
    Tenho agora 6 Gig de memoria RAM, minha pergunta é: Comprei 32 GIG e sera que vai melhorar mais ainda o desempenho de minha maquina?
    estou usando o Final Cut pro X e sempre ele da uma travada, demora pra carregar,da uma engasgadinha e a bolinha fica rodando direto.Pra editar video , isso nao pode acontecer,pois tem que ser vapt vupt,sem engasgar.Vai abrir um efeito,mesmo sem aplicar e tem que esperar.
    Minhas memorias chegarao no domingo e estou ansioso pra ver o Mac mais rapido.Obrigado e seu artigo foi de muita ajuda, para todos.

    • Virgilio, a memória vai fazer uma bela diferença. Talvez o próximo o passo para acelerar seu computador seja um RAID. Agurde matéria sobe o assunto!

  131. Olá Paulo,

    Tenho um MacPro 2,1 com uma NVIDIA GeForce 8800 GT – 512 MB c/ 8GB. E quero fazer um upgrade de responsa.. Trabalho com FCPX, After e C4D. Fiquei em dúvida entre as HD6870 de 1GB e 2GB, e as GTX 570 de 1GB e 2GB. Qual placa você recomenda para o meu caso?
    E nos posts, vc comentou alguma coisa de transformar um 4-core em um 8-core. Como funcionaria? Vale a pena?
    Outra dúvida é em relação ao Mavericks… Tudo compatível??

    • Evite o Mavericks, pelo menos por enquanto, pois tem apresentado diversos problemas. Aliás, é provável que nem instale no Mac Pro 2,1.

      A GTX 570 é um pouco mais rápida em aplicativos que usem CUDA. Quanto ao upgrade dos processadores, temos uma matéria que dá todas as dicas. O upgrade vale a pena, principalmente em renders e conversões, que utilizam todos os cores.

  132. uhu! consegui chegar ao final do Post! Brigado demais pelas suas informações!!
    No meu caso (MacPro 2.1, 8GB, 2 monitores – Cinema e DVI), as melhores opções para deixar ele mais rápido são:

    1- Máx. de upgrade de OS – Lion (Não roda nem o Mountain, nem o Mavericks)
    2 – HDs – Hds Western Digital Caviar Black SataIII
    3 – Memória – DDR2 – o máximo que eu conseguir
    4 – Placa de Vídeo – estou em dúvida entre GTX 570 – 1GB e a GTX 670 (2GB) – essa roda no Lion, ou tem q ser o Mountain mesmo?

    Certo?
    Alguma outra sugestão?

    • Quanto aos HDs, espere até a tarde de hoje (6/12) antes de comprar, pois vai sair o artigo sobre RAID interno. A GTX 570 OC (EVGA) é uma das poucas placas que me deram problemas, daí não recomendo. Mas as outras versões devem funcionar.

  133. Olá Paulo, td bem?
    troquei a placa de vídeo do meu mac pro 2007 pela ATI Radeon HD5770, o único softer que não consigo rodar é o After Effects CS6, com a placa antiga roda normal, vc tem ideia do que possa estar acontecendo e alguma alternativa para funcionar?
    Obrigado!

  134. Paulo,
    Parabéns pelo trabalho no site. Li seu comentário sobre consumo de energia da EVGA GTX680. Contudo, estão falando da versão da placa PC usada num Mac. Contudo, existe a EVGA GTX 680 Mac Edition. Penso em usar ela como GPU, junto com minha ATI Radeon HD 5770 1024 MB. Corro risco de comprometer a fonte pelo alto consumo energia no meu MacPro early 2008 QuadCore 2 x 2,8 GHz ?
    Abs!

    • Héber, as placas Mac Edition funcionam sem problemas. Mas não é muito legal misturar ATI com GeForce. Se você realmente precisa de duas placas, melhor uma GT 640 para rodar com a GTX 680. Inclusive pelo consumo de energia.

      • Paulo, Muito obrigado pela pronta resposta.

        Minha necessidade aqui, além da finalização no FCP 7 e agora no FCPX, é migrar do Color para o Resolve 10 Lite. Tudo, projetos em Full HD. Tinham me dito que era sem problemas A ATI Radeon HD 5770 com a EVGA GTX680 Mac Edition. Acabei de importar a GTX 680 Mac Edition. Onde encontro aqui no Brasil essa GT 640 para Mac? Se usar a de PC fico sem a tela de inicialização (Estou usando OSX 10.8.5). Quando você fala em consumo de energia, quer dizer risco para a fonte? (Meu MacPro tem ainda a Blackmagic HD Extreme 2, 4 discos SATA e um SSD de sistema).
        abs!

        • Heber, o Resolve Lite só usa uma placa. Portanto pode retirar a HD5770 e ficar só com a GTX 680 que seu computador vai ficar melhor, pois a placa vai acelerar também os outros programas.
          Sim, o problema é queimar a fonte ou a placa lógica, ainda mais que você tem outras placas e 4 HDs. Só a GTX 680 já vai deixar seu Resolve muito rápido, assim como o FCPX.

  135. Paulo,
    Fico muito grato pelos seus esclarecimentos. Você bem sabe que compartilhar conhecimentos é fundamental e enriquecedor. Porém, raros são os que o fazem e, mais raros, aqueles que se dedicam a fazê-los com toda essa sincerida e comprometimento. Parabéns a você e ao João Velho – outro com quem sempre a comunidade Mac pode contar.
    Parabenizo você também pela ótimo artigo sobre o Raid 0 seguro no Mac. Se vale como contribuição, sugiro explicar melhor porque você diz que os discos SSD não são tão bons para vídeo. É um tema que promete atrair atenção, já que cada vez mais soluções de raids SSD surgem no mercado.
    Forte abraço!
    Heber

    • Olá Heber.

      Obrigado. Na verdade não quis dizer que os discos SSD não são bons para vídeo. Eu estava me referindo ao preço, pois com um RAID você consegue mais armazenamento que um único SSD com a mesma velocidade ou mais.

      Existem RAIDs SSD prontos e algumas pessoas que fazems seus próprios. Eu particularmente fico com uma pulga atrás da orelha devido a vários problemas de durabilidade com SSDs que amigos já tiveram, alguns com apenas alguns meses de uso. Outros já dão sorte e não acontece nada. De qualquer forma, tendo um esquema de backup dá mais tranquilidade.

  136. Olá, já instalei o maverics, gostava de saber se a GTX 770 Gaming Twin Frozr OC Edition de 4GB funcionará da mesma maneira e se já há todos os drivers necessarios se comprar a placa.

  137. Olá Paulo….Tenho 1 Mac pro 2.1 e outro 3.1 com o SO Mavericks…..Posso instalar a placa de video ATI Radeon HD5770 nos dois sem problemas seguindo esse passo a passo?
    Parabéns pelas dicas….me ajudaram muito ….

    • Pode, sim. Pode também instalar uma nVidia caso deseje mais performance, pois a HD5770 já está difícil de achar já que o artigo original foi escrito faz um tempo. As GT640, por exemplo, oferecem um excelente custo/benefício e podem ser encontradas na faixa de 300 reais ou menos. Se o seu orçamento for maior, você pode partir para placas mais sofisticadas (e mais caras) como as GTX 770.

  138. Parabéns Paulo, esse é um dos posts mais completos que eu já li. A sua paciência e conhecimento são enormes. Fico feliz que ainda existam pessoas assim.
    Fiz uma lista do que você recomendou para ficar mais fácil:
    Radeon – HD5770, HD5870, HD 6870 e HD 7950
    NVidia GeForce – GTX480 (com as restrições de fonte), GTX570 (Não comprar GTX 570 OC), GTX650, GTX660, GTX660ti, GTX670 Zotec, GTX680 (com as restrições de fonte), GTX770
    NVidia GeForce – GT640
    Corrija se estiver faltando algo.
    Tenho um macpro 3,1 quad-core e rodo basicamento o Mountain Lion e todos os aplicativos do pacote Adobe CC. Encontrei na minha cidade tanto a GTX650, quanto a GT640, qual você recomendaria para usar?

    • Obrigado pela lista, Fábio. Tenho certeza que será bem útil para os outros leitores.

      Das duas recomendo a GTX650.

      • Paulo, mandaram-me duas placas para testar, a GeForce GTX 650 SC (SuperClocked) e a GTX 650. Será que esta superclocked dará algum problema? Vou testá-la agora, alguma dica para o teste?

      • Paulo, está funcionando a GTX650 SC (superclocked). Você tem alguma dica de testes para fazer e drivers para tirar o máximo de desempemho da placa. Lembrando que uso Mountain Lion.

        • Que bom que está funcionando. Essas placas não padrão são um caso de tentativa e erro.
          O que posso sugerir é que você vá no site da nVidia e baixe o CUDA mais recente pro Mountain Lion. Só isso. De resto deve funcionar sem problemas. Para testar, baixe a versão mais nova do Cinebench (você acha fácil no Google).

  139. Excelente Partilha,Paulo, ainda bem que encontrei o seu post, muito obrigado por toda a valiosa informação, 😉
    Utilizo um Mac Pro 3.1, 10Gram+2 ati radeon 2600XT com o Mavericks,FinalCutProX,Lightroom,etc e estou na dúvida entre uma destas para editar videos:
    http://www.pixmania-pro.com/pt/pt/14907068/art/msi/geforce-gt-630-4-gb-gddr3-pci-express-2-0-n630gt-md4gd3.html
    http://www.pixmania-pro.com/pt/pt/20027353/art/msi/geforce-gtx-650-oc-1-gb-gddr5-pci-express-3-0-n650-1gd5-ocv1.html
    http://www.pixmania-pro.com/pt/pt/14916352/art/gigabyte/geforce-gt-640-2-gb-gddr3-pci-express-2-0-gv-n640oc-2gi.html
    http://www.pixmania-pro.com/pt/pt/15887635/art/asus/geforce-gt-640-2-gb-gddr3-pci-express-2-0-gt640-2gd3.html
    http://www.pixmania-pro.com/pt/pt/18493757/art/gigabyte/geforce-gtx-650-oc-2-gb-gddr5-pci-express-3-0-gv-n650oc-2gi.html
    Será que a primeira por ter 4Gb dará mais rendimento,e o facto de ter mencionado o serem mais silenciosas as msi agrada-me ;)..alguma delas tem o risco de exceder capacidade de alimentação..estando com as 4 slot´s dos discos ocupadas?
    Muito Obrigado pela ajuda
    Um Abraço

  140. Bom Dia Paulo Andrade, ontem deixei um comentário, mas não o vejo aqui..
    Utilizo o FCPX num Macbookpro 15″ I7 2.2Ghz (início de 2011) AMD Radeon6750M, e após pesquisar exaustivamente na net acerca de uma boa placa gráfica para poder utilizar o FCPX no Mac Pro 3.1, vim aqui ter 😉
    Agradeço muito toda a informação que aqui disponibilizou, ajudou-me imenso!

    O que perguntei foi entre estes modelos, qual a que me aconselha para um Mac Pro 3.1- 2.8Ghz:

    MSI GEFORCE GT 630 – 4 GB GDDR3 – PCI-EXPRESS 2.0
    MSI GEFORCE GTX 650 OC – 1 GB GDDR5 – PCI-EXPRESS 3.0
    GIGABYTE GEFORCE GT 640 – 2 GB GDDR3 – PCI-EXPRESS 2.0
    ASUS GeForce GT 640 – 2 GB GDDR3 – PCI-Express 2.0
    GIGABYTE GeForce GTX 650 OC – 2 GB GDDR5 – PCI-Express 3.0

    A minha dúvida tem a ver,com o ter dito que as msi por serem silenciosas(o que valorizo) a primeira com 4Gb, mas GDDR3, ou uma GDDR5..? qual dará um maior rendimento..

    Muito Obrigado

    Alexandre

      • Obrigado Paulo, tenho andado então a investigar apenas nos modelos GDDR3, e descobri este comentário interessante no amazon, acerca:
        This review is from: ASUS 2 GB DDR3 Graphics Card GT640-DCSL-2GD3 (Personal Computers)
        This is a very underrated card that offers a lot of bang for your buck. I ran mine for about a year in a PC build that I put together for my music studio. Silence was an absolute requirement, and this was about the highest-performing passively-cooled card I could find. Playing games it can get up to ~60 C if you don’t turn your case fan on, but for general use this thing stays down below 40. On a whim I decided to stick this in a Mac Pro 3,1 after a frustrating afternoon trying to flash a Radeon 4870, and to my surprise it worked just fine! You won’t get the gray Apple boot screen if you have it installed in slot 1, although you it appears to co-exist perfectly well with my ATI 2600. Both DVI and the HDMI ports work, I haven’t tested the VGA but I have no expectations that it would work under OS X. 24 hours ago I was facing the possibility of having to spend ~$300 for a decent GPU in my Mac Pro because I assumed this one wasn’t compatible… I’m very glad I decided to check.

        É exactamente o mesmo MacPro3.1 e a mesma gráfica ati :).não sabia que dava para manter as 2…será que tem algum problema no sobrecarregar a fonte do MacPro?

        • Com essas duas placas não há perigo de sobrecarregar a fonte. Mas em termos de performance, manter a ATI só vai atrapalhar. Repare que ele disse que ”parece que” as duas placas podem coexistir sem problemas. Meu conselho é manter só a GT640. Aliás, se você precisar de duas placas para ter mais de 2 monitores, a fonte aguenta duas GT640.

          • Obrigado mais uma vez pelo feedback Paulo! É bom saber que dá para 2 ;)..e cabos de alimentação á motherboard serão necessários?..no comentário ele refere-se á questão da maçã apenas na slot1…será que colocando na 2ª PCie3 já aparece? Grato

          • As placas para PC não mostram a maçã no boot inicial em nenhum slot. Mas isso não compromete em nada o funcionamento normal do computador. Mas é bom guardar sua placa antiga caso necessite acessar a tela de manutenção do sistema.

          • Boa Tarde Paulo,fica aqui o meu feedback com esta placa, pode vir a ser útil para outros: tenho testado a ASUS 2 GB DDR3 Graphics Card GT640-DCSL-2GD3!
            Assim que instalei arrancou sem a maça, tudo ok até aí, e fiz o login normalmente…mas quando inseri o cd com os drives e a aplicação, repentinamente crashou, originando um reboot!
            O que apreciei até agora foi os db´s a menos, realmente muito mais silenciosa do que a que tinha..mas na configuração que tenho no Mac Pro 3.1, a placa é instável, se der um toque na torre, o sistema faz um reboot automático..e a nível de performance não notei assim uma grande diferença comparando com as 2 ati radeon 2600xt em crossfire…foi bom ter seguido o seu conselho da política de troca, onde tenho a possibilidade de a devolver..;)
            Como principalmente irei utilizar no fcpx, provavelmente irei optar por uma ati..a minha dúvida: O que poderá estar a provocar o reboot, alguma vez lhe aconteceu?E se costuma de utilizar o cd que vem com a placa?..fiz tudo o que aconselhou descarreguei o Cuda mais recente e última versão do Maveriks!
            Obrigado mais uma vez!

  141. Olá Paulo, Meu nome é Fabio Miquelino e tenho um Imac 20-inch, Early 2008, tenho que fazer uns trabalhos em .MTS e AVCHD a minha placa de vídeo é a ATI Radeon HD 2600 Pro 256 MB. Tem como fazer update desta placa ? Gostaria de saber também sobre a memória, na página da Apple diz que só reconhece 4gb de memória mas já vi e ouvi relatos em fóruns que ele aceita 8gb na boa, será?

    Agradeço desde já

    Abraços

    • Fabio, infelizmente não há como fazer upgrades do chip gráfico do iMac pois ele é soldado na placa lógica (placa mãe). Só trocando de computador. Mas a mamária, pelo que eu saiba, você pode aumentar para 8GB.

  142. Boa Tarde Paulo, descobri qual era o problema da instabilidade no reboot…no Mac Pro 3.1, a Asusu GT640-2GDR3 tem 4 parafusos pequenos em baixo, ao colocar na slot Pcie (Númeor1) primeira a contar de baixo…a placa fica e contacto com o chassis do mac, ao ter colocado na slot em cima, até agora está impecável, mesmo dando uma pancada, nada acontece, quando anteriormente bastou ter dado um toque com o joelho, originando uma oscilação que crashou o sistema!
    Se não estiver a abusar entre esta placa e a Asus GTX650-E-2GD5, ou a Asus HD7770-DC-1GD5-V2, qual a melhor para o Mac Pro 3.1…essencialmente a prioridade será utilizar o fcpx..e a questão do crossfire na 7770, dará para complementar com a que já tenho xt2600?
    Grato por toda a ajuda!

    • Alexandre, obrigado por compartilhar essa sua descoberta. Eu acho que a Asus GTX650-E-2GD5 é melhor. Quanto ao crossfire, o SO da Apple não tem suporte para ele.

      • Muito obrigado Paulo, é essa que escolherei, não me tinha apercebido que o DaVinci resolve não funciona com as ati´s que é a que tenho no macbook pro, mas o estranho é que , por curiosidade instalei e aparentemente instalou tudo, vejo o layout e tudo…
        Assim ao menos no mac pro, funcionará o resolve, gostei muito de ler o artigo que aqui publicaram, tenho aprendido muito feedback valioso, mais uma vez, grato por toda a partilha!
        Ainda não troquei a gráfica, só amanhã..mas até á data nenhum crash, sempre estável..;)
        Onde vou trocar, também tem uma GTX650TI GDDR5 1Gb, que pelo que percebi apenas tem um sistema de arrefecimento mais eficiente..é isso?..e precisa de alimentação da motherboard, apesar de ter mais um DVI, também…mas a nível de processamento é semelhante?..ou melhor?!
        Obrigado, Abraço

        • A recomendação mínima para o Resolve 10 é uma placa com 2GB de memória. Daí eu não investiria em uma de 1GB. O Resolve enxerga e funciona com as placas ATI. Só que a performance é bem mais fraca que com uma placa CUDA.

          • Óptimo então é mesmo a Asus GTX650-E-2GD5 que ficará ;)..ok no portátil tenho a AMD Radeon HD 6750M só com 1G, deve-se arrastar..mas fica um para o FCPX e outro para o Davinci Resolve..ehe..;)..Obrigado Paulo!

  143. Boa noite Paulo,
    Vejo que você esta sempre respondendo todas as perguntas do pessoal e então será bem provável que você acabe respondendo a minha..
    Tenho um mac pro 2012 com dual processador 2.4ghz 6-Core Xeon e já fiz um up nas memórias dele elevando para 64gb de ram.
    Pretendo melhorar minha placa de video para utilizar o DaVinci Resolve mas não gostaria de desfazer da minha placa atual pois a mesma possui duas saídas das quais os display que uso necessitam ( apple cinema display ).
    Saberia me recomendar um upgrade de video para que ainda possa utilizar meus monitores e que obtenha um ganho para uso dos cuda ( caso seja uma nvidia ) mas sem perder esse benefício de ter uma área de trabalho duplicada como é no meu caso.
    Desde já obrigado pela dicas que vem compartilhando com todos..

    • Rafael, qual é a placa atual do seu Mac Pro e quais são os conectores de entrada dos Cinema Displays (mini display port, por exemplo)?

  144. Grande Paulo.
    Parabéns pela sua disposição de ajudar a pessoas.
    Comprei um MAC 1.1 com a placa GT7300 queimada.
    Penso em colocar a sua maravilhosa sugestão deste artigo.
    Mas tenho aqui nas minhas mãos uma GEFORCE 9500 GT 1024 MB.
    Ela reconhece perfeitamente no meu Hackintosh com Lion original que tenho (pendrive).
    Por acaso, posso colocar ela no meu MACPRO original?
    Sempre tem o boato, “placa de PC em MAC queima o MAC”, isso é verdade?
    Pelo que sei PCI-E é igual no PC e no MAC.

    Agradeço seu esclarecimento e ajuda.
    Um grande abraço.
    Netto

    • Netto, esse boato não tem fundamento algum. A única possibilidade de uma placa de PC queimar um Mac é se for uma placa que exceda a capacidade da fonte.
      Se seu Hack com Lion reconhece a placa, é provável que o Mac Pro também reconheça. Porém, sua placa é muito inferior aos modelos mais recentes e uma GT 640 seria muito rápida sem custar muito caro.

  145. Olá
    Tenho um MAC PRO 1.1 (2007) que queimou a placa de vídeo original GT7300 e após ler esse maravilhoso artigo, comprei e instalei a placa XFX RADEON HD 5770, PCI 2.1, 1GB GDDR5 com HDMI OUT e ele já estava com o MAC OS LION (10.7.5).
    Não é o mesmo modelo desse artigo, mas funcionou perfeitamente. UFA !!!!!!!!!!
    A placa foi reconhecida pelo sistema sem problemas.
    Então só queria deixar aqui mais esse modelo e os meus mais profundos agradecimentos a todos, mas principalmente ao Paulo autor da matéria. Muito obrigado, de coração.

    Netto.

    • Netto, fico muito feliz quando leio um depoimento como o seu. Não só pelo nosso artigo ter ajudado como também por ver nossos velhos e guerreiros Mac Pros seguindo em frente, continuando sendo excelentes ferramentas de trabalho.

  146. Paulo Boa Tarde!
    Antes mesmo de fazer a pergunta quero parabenizar por to conteúdo deste post, SENSACIONAL!!!
    Então li muita coisa e juro fiquei até meio confuso.
    TEnho Um MAc PRo 2X2.66 GHz Dual Core Intel Xeon 11 GB 667 DDR2 FB-DIMM e Placa de video NVidia Geoforce 7300 GT 256 Mb e gostaria de trocar por uma mais potente com custo beneficio bom.
    FArei uso de Photoshop, ILustrator, Toon Boom e edição de video bem basica.

    abraços e muito obrigado!!!