Home Tutoriais Magic Lantern – O upgrade que não pode faltar na sua HDSLR

Magic Lantern – O upgrade que não pode faltar na sua HDSLR

Que tal transformar sua HDSLR Canon em uma câmera 10 vezes mais poderosa? E que tal fazer isso sem gastar um centavo? Difícil de acreditar? Então leia e descubra tudo sobre o fantástico Magic Lantern.

Já vou avisando: O Magic Lantern vicia! Depois de usar por mais de um ano, fui filmar em uma câmera sem ele instalado e me senti como se estivesse empunhando uma antiga Xereta. De fato, esse fantástico firmware acrescenta tantos recursos à sua HDSLR que acaba se tornando totalmente indispensável.

Mas, afinal, o que é o Magic Lantern? Ele é um programa (tipo firmware) que roda por cima do software original de sua HDSLR Canon, sem alterá-la permanentemente. Foi lançado em junho de 2009 para a Canon 5D MkII, levando a ela recursos até então inexistentes como medidores de nível de audio na tela, controle manual de volume, zebra e muito mais.

Um dos vários menus do Magic Lantern. O programa disponibiliza um imenso leque de funções não disponíveis originalmente pelo fabricante.

Mas foi a partir de julho de 2010, com a primeira versão para a Canon 550D (t2i) que a coisa realmente passou a esquentar. Um novo programador assumiu o desenvolvimento e, com o auxílio de diversos feras, começou a fuçar o processador da câmera e descobrir dezenas de funções “adormecidas”. Algumas, como a possibilidade de ajustar precisamente a temperatura de cor da imagem em graus Kelvin, foram simplesmente desabilitadas da pequena Canon para que ela não competisse com suas irmãs maiores.

Outras simplesmente não existiam em nenhum modelo como, por exemplo, a contagem regressiva para o limite de tempo de cada tomada (o que ajuda muito em eventos) ou o acionamento automático da gravação da próxima tomada assim que o tempo se esgota.

A cada poucos dias, foram surgindo ainda mais recursos inéditos como um monitor de forma de ondas (waveform) e um vetorscópio, intervalômetro embutido para time lapse, focus peak para ajudar no foco manual, ajustes minunciosos de ISO e muito mais.

Ferramentas profissionais de alto nível como o vetorscópio, histograma e monitor de forma de onda disponíveis em tempo real no visor da própria câmera.
No centro da tela um fotômetro do tipo spot meter.

Além dos recursos, a interface do Magic Lantern tornou-se cada vez mais sofisticada e hoje conta até com paletas de cor especiais, como a vermelha que imita luzes de um quarto escuro para fotografias e filmagens astronômicas. E recursos antes impensáveis como o HDR Video e o rack focus programável em lentes automáticas tornaram-se realidade.

Hoje existe um movimento para unificar o  Magic Lantern de modo que a mesma versão rode em todas as HDSLRs da Canon, pois até então eram versões separadas para cada modelo. Conseguiram implementar até recursos (limitados) de vídeo na 50D. A única órfã do Magic Lantern é a 7D, por causa de seu processador duplo.

Os controles de audio são bem sofisticados. A câmera ganha ajustes de ganho digital e analógico separados, com a opção de habilitar o controle automático de fábrica. Pode-se selecionar o microfone interno ou externo, alimentar um microfone externo com phantom power, monitorar o audio através de fones de ouvido e exibir um medidor de nível de audio em tempo real.

Tá bom, você está ansioso ou ansiosa para instalar logo o bichinho na sua Canon e sair filmando por aí. E olha que eu nem toquei na ponta do iceberg de todos os recursos disponíveis. Você acredita que dá para obter saída limpa em HDMI para gravar externamente e alterar a compressão interna para maior qualidade ou mais tempo de filmagem?

Ok, eu sei… Você quer saber onde encontrar e como instalar esse firmware maravilhoso. Aqui vai: As versões principais do Magic Lantern podem ser baixadas da página de Wiki do firmware, aqui. É o que eu aconselho a todos que estão começando. Para aqueles com mais experiência, as versões intermediárias podem ser encontradas aqui. Mas já vou avisando: você vai ter que procurar dentro dos vários posts diários.

Outra coisa – as versões intermediárias geralmente só incluem o arquivo do firmware em si, portanto é necessário ter a versão principal para poder substituir esse arquivo.

A opção LiveView Zoom, extremamente útil, é configurável pelo usuário. Ela permite o zoom para focagem manual precisa com apenas um ou dois toques, agilizando muito o processo. 

Depois de baixar o software é preciso descompactá-lo no HD de seu computador. Depois basta copiar o conteúdo da pasta resultante para um cartão SD ou Compact Flash (dependendo do modelo de sua HDSLR),  já formatado anteriormente em sua câmera, utilizando um leitor de cartões USB.

Antes do próximo passo, certifique-se de que o firmware oficial da Canon instalado em sua câmera é o mais recente suportado pelo Magic Lantern. Na data de hoje, por exemplo, o firmware atual de fábrica para a 550D é o 1.09. Caso você instale o Magic Lantern com a versão errada do firmware do fabricante, pode danificar sua HDSLR.

Em seguida, coloque sua câmera em modo fotográfico Manual e, utilizando o botão de Menu, vá até a tela de firmware, como no exemplo abaixo. Selecione o firmware e a câmera perguntará se você deseja fazer o upgrade para o firmware da Magic Lantern que aparece na tela. Confirme e aguarde até que a mensagem de que tudo deu certo apareça, geralmente em letras verdes.

Aí basta reiniciar sua câmera e curtir as novas funções. O Magic Lantern vem com um manual online que você pode acessar diretamente em sua câmera além de um arquivo com o mesmo em pdf. Posso dizer, com orgulho, que contribuí pessoalmente com o diagrama que ensina a fazer um cabo balanceado para adaptar microfones com conectores Canon (XLR) à entrada mini da câmera.

Nas versões anteriores era necessário modificar o cartão de memória para que este pudesse fazer o boot e rodar o Magic Lantern. Mas as versões mais novas do programa fazem isso por você na própria câmera, facilitando bastante a instalação.

Como pode ver nas diversas capturas de tela espalhadas por este artigo, o Magic Lantern acrescenta uma infinidade de recursos à sua HDSLR, distribuídos inteligentemente em diversos menus. Para acessar estes menus, basta pressionar o botão com o ícone da lata de lixo em sua câmera.

O Magic Lantern não serve apenas para filmagens. Seus recursos são também extremamente úteis para fotografia. Creio que, se o Magic Lantern fosse vendido, seus programadores estariam ricos. Mas, como eles foram extremamente generosos em doar esse incrível programa aos usuários das HDSLR Canon do mundo inteiro, sugiro que – se possível – você faça uma doação voluntária, por menor que seja, na página de Wiki. Isso servirá de incentivo para que eles continuem desenvolvendo o programa e é uma forma de agradecermos por termos em nossas mãos uma câmera muito mais poderosa do que aquela que compramos.

 • • •

Abaixo, mais menus do Magic Lantern para que você tenha uma idéia da variedade de recursos obtidos com este programa.

A função de Zebra, encontrada em câmeras de vídeo profissionais, ajuda a visualizar as áreas superexpostas. O Focus Peak também vem das câmeras de vídeo profissionais e ajuda na focagem manual. O Magic Zoom, uma de minhas funções favoritas, abre uma janela para ajuste preciso de foco manual, durante a filmagem.  O programa também permite exibir no visor várias janelas para composição como 1.85:1, por exemplo.

 

As opções de  display incluem nível de saturação, display em preto e branco como nos visores de câmeras de vídeo profissionais e um modo forçado VGA para monitores externos HDMI que tenham dificuldade de exibir a imagem da câmera na proporção correta.

 

Uma função bastante avançada, o controle de bitrate permite mexer nos parâmetros de compressão para obter maior qualidade de imagem ou reduzí-la para conseguir mais tempo de filmagem com qualidade inferior.

 

O indicador de tempo restante é indispensável para sabermos quando cada tomada está chegando ao fim devido ao limite individual de 4GB. O controle de FPS Override permite reduzir o número de fotogramas por segundo (undercrank) para obter um efeito semelhante ao timelapse e permitir filmar com menos luz ainda que o normal.

 

As funções para fotografia também são muito interessantes. Recursos como HDR, intervalômetro, acionamento de obturador por simples movimento na frente do visor, acionamento automático por nível de audio e detetor de movimento são ótimos para fotógrafos de natureza, macro e paisagens.

 

Os controles de foco possibilitam acionamento automático da câmera assim que um objeto entra em foco. Além disso, tornam possível mudanças de foco pré-programadas com o uso de lentes automáticas diminuindo ou eliminando, em muitos casos, a necessidade de acessórios externos.

 

Os diversos controles relativos à tela de reprodução (Play), permitindo inclusive comparar duas imagens na câmera.

 

O Magic Lantern possibilita salvar, opcionalmente, as últimas configurações da câmera para o cartão de memória. Isto permite não só retomar uma filmagem, após qualquer intervalo, com os mesmos parâmetros anteriores como também copiá-los para outras câmeras para garantir um equilíbrio geral.

 

As funções de economia de energia ajudam a obter a maior duração possível de suas baterias.

 

Essa é a parte divertida. Transforma seu visor LCD em uma lanterna, mostra a temperatura do sensor, exibe o número de atuações do obturador, mostra a memória livre e permite conduzir testes de estabilidade. Será que você aguenta não clicar na opção “Don’t click me!”  (Não clique em mim)?

 

O menu de ajuda explica como operar o Magic Lantern. Inclui também acesso, na própria câmera, ao manual completo do programa.

Gostou do artigo ?

Inscreva-se em nossa Newsletter para receber as atualizações do VideoGuru.

Artigos relacionados

Você já deve ter visto o efeito. O tempo parece congelar enquanto uma pessoa caminha, tranquilamente, entre as pessoas e objetos inanimados. Tom Antos explica como replicar o efeito sem gastar uma fortuna. Para realizar esse efeito especial, as produções...
0 849

Mais um episódio do Macbreak Studio, dessa vez focado em novos recursos  do Motion 5 na área de animação de partículas. Quem apresenta o tutorial é Mark Spencer, que mostra a Steve Martin como trabalhar com emissores de particulas usando...
144 comentários Nesse post
  1. Conheço a pouco tempo esse canal “videoguru” e já sou fã, acesso tudos os dias na ansia de ter informações novas, hoje é uma referência pra mim. A respeito dessa matéria, pra mim foi achar uma mina de ouro, mais estou tendo problemas para encontrar o firmwire magic lantern para a 5D mk II com firm 2.1.1, você sabe dizer se por acaso não existe magic lantern para esse firm?

    abraço e parabéns pelo portal!!!

    • Obrigado, Cristian.
      Até o momento o firmware unificado para a 5D mk II ainda não saiu. Então temos que nos contentar com a versão que roda no firmware 2.09, que você pode obter pelo wiki no link do artigo. Vá até a sessão Magic Lantern Branches e clique em 2.09, ao lado do AJ 5.9. Você será direcionado a uma página com o link para o download do firmware e do Magic Lantern.
      Para voltar do 2.1.1 basta copiar o 2.09 para seu cartão de memória e fazer o update de firmware normalmente. Feito isso, desligue e ligue sua câmera e aí instale o Magic Lantern. Aproveito para mencionar que esta versão não funciona automaticamente cada vez que você liga a câmera, precisando ser “instalada” pelo firmware update toda vez que a câmera é ligada. Mas não se preocupe pois o processo inteiro demora apenas alguns segundos.
      Vale a pena regredir do firmware 2.1.1 para o 2.09 só para usar o Magic Lantern? Com certeza! Você ganhará muitas funções novas e vai ser difícil trabalhar sem o Magic Lantern depois que você se acostumar com ele.

      • Paulo,

        Fico muito feliz que existe pessoas como você dispostas a sanar dúvidas e contribuir para o conhecimento de milhares de pessoas sem visar nenhum lucro, são raras as pessoas assim hoje.
        Mas vamos lá, eu fiz exatamente tudo que você pediu, mais acho que estou com problemas, o visor de lcd da canon quando carrega o firm do lantern fica todo doido, a tela custa ficar instável para que eu possa ver algo, tipo o menu do lantern fica todo embaralhado as vezes, o que pode ser isso? Vamos torcer para que os caras lancem um firm unificado, j;a estamos no firm 2.1.2 da 5D.

        • Nessa versão é comum que fique um pouco embaralhado, de vez em quando. É que a atualização da tela do ML parece que entra em conflito com a dos menus da Canon. Na versão unificada isso acontecia, também, mas já foi resolvido desde o ano passado. Tente ir usando que, normalmente, não atrapalha muito. Mas, se estiver embaralhado a ponto de não dar para ver nada o tempo todo, então tem algo errado. Nesse caso, tente re-instalar o firmware original 2.09 e depois o ML.
          Também estou torcendo para que o ML unificado saia logo para a 5D mk II. Só que não podemos fazer nada a não ser esperar, porque os programadores são dois ou três e fazem isso em seus tempos vagos, de graça. Como o autor da versão unificada tinha uma t2i, essa foi a primeira a ter essa versão mais avançada. Depois acabaram doando uma 60D pra ele, só pra poder fazer o ML rodar nela, também. Nem sei se ele tem uma 5D. É possível que trabalhe em uma emprestada.
          Estou tentando agendar uma entrevista com ele para o VideoGuru, mas ele é super ocupado. Vamos torcer pra ele ter um tempinho…

  2. Fala Paulo!

    Estou com uma dúvida!

    Essas funções de Focus Peak não tem nessa versão AJ mais atualizada né? Se tiver fica onde?

    Abs!

    • Olá Thiago. Estou sem uma 5D para testar, no momento, mas a função Focus Peak parece só fazer parte da versão unificada e não da AJ. Pelo que fiquei sabendo, a versão unificada do Magic Lantern para a a 5D está em fase final de beta (fechada, limitada a poucos usuários) e deve ser liberada em breve.

  3. Ola bom dia .. tenho uma duvida minha 5D2 esta com firmware 2.1.2 ..no site do magic lantern tem para baixar o AJ 5.9 no caso tenho que regredir primeiro o fir da minha maquina para depois instalar o novo certo …. so que eu queria saber se nesse AJ 5.9 é o mesmo Magic Lanter se tem a funca HDR nesse AJ….
    desde já agradeço

    • A versão AJ não é a unificada e não tem as funções mais avançadas listadas no artigo. Embora a versão oficial unificada para a 5D mkII ainda não tenha sido lançada, a boa notícia é que você pode obter a versão pré-lançamento fazendo uma doação de qualquer valor neste link
      Após a doção, a versão unificada para o firmware 2.1.2 da Canon será disponibilizada e, além de você obter quase todas as funções mais recentes do ML, não precisará regredir seu firmware original.

  4. Obrigado pela Duvida … Mas agora como eu faço essa doação e como o site saberá que eu fiz a doação para liberar a outra versão… você não teria o link para disponibiliza… desde já muito obrigado

    • O link que está na resposta anterior direciona você para o fim da página onde tem um botão “Donate”. Basta clicar nele e seguir as instruções. Após fazer sua doação, você receberá acesso à versão pré-lançamento do ML para a 5D Mk II.

  5. Olá a todos,
    Gostava de saber se posso instalar o software numa Canon 40D..
    Muito obrigado a todos.

    Abraço
    Miguel

  6. Ola Fiz a Docao baixei o software … minha maquina esta com o Firware 2.1.2 .. e o que liberou para mim foi da 5d2 2.1.1 …. eu tenho que baixar o firware 2.1.1 da canon e colocar a maquina para depois instalar o magic lantenr .. ou posso rodar nesse mesmo firware q tenho ja ….

    • É melhor você usar o firmware 2.1.1 da Canon. Basta baixá-lo e seguir o mesmo procedimento de um upgrade. Aí rode o ML sem preocupações. Os ganhos com o ML são muito maiores que os obtidos com o firmware oficial de 2.1.1 para 2.1.2.

  7. Olá cara, muito obrigado, o video guru está me clareando MUITO a mente do universo hdslr, gostaria de saber qual versão eu baixo para a minha t2i, e se depois eu consigo voltar para o firmwire original da canon

    • Rafael, baixe a versão unificada mais recente disponível no Wikia do Magic Lantern. As versões mais recentes, disponíveis no outro link do artigo, possuem alguns novos recursos mas são menos estáveis, disponíveis como versões de teste até que a nova versão estável seja disponibilixada no Wikia. Além disso, essas versões de teste consistem apenas de um arquivo, necessitando da instalação prévia da versão do Wikia, que contém todos os arquivos necessários.

      Para voltar ao firmware original, você tem 3 opções. A primeira, na atual versão, consiste em ligar a câmera enquanto pressiona o botão do obturador (isso pode variar dependendo da versão, portanto consulte o manual). Isso fará a câmera carregar apenas firmware original, ignorando o ML. A segunda opção consiste em usar um cartão de memória sem o ML. Ambas opções deixam um minúsculo vestígio de que o ML possa ter sido utilizado na câmera, que é a chave do bootblock ligada. Isso na prática não altera nada, mas caso seja uma questão de enviar a câmera para qualquer serviço de garantia, basta reinstalar o firmware original da Canon que ela volte ao estado 100% original. É muito simples.

    • Sim, ela filma em HDR video com o ML. Baixe primeiro a versão oficial e depois a mais recente, seguindo os respectivos links no artigo.

  8. Olá !!!

    Gostaria de saber como ter estas opções de menu no ML.
    Instalei tudo certinho, até no modo vídeo está aparecendo o V.U. de Áudio que antes não aparecia, porém meu menu continua o mesmo de antes.
    Tenho uma 60D com o firmware 1.1.0 modificado para o último ML.
    Quem souber e puder me explicar agradeço!!

  9. Olá!!

    Tenho outra dúvida , instalei a versão Ml 2011 dec22, 60d110.alex.
    Em minha 60D clicando no botão de lixeira, tem bem menos opções no menu, como por exemplo a opção: CF config , não existe, por que será?

    Grato!!!!

    • Essa é simples, Ygor. No menu do Magic Lantern, movimente o cursor até destacar a letra i que fica dentro do quadradinho na barra de menu (Help). Então, basta pressionar a tecla de Menu de sua câmera para ativar o modo avançado, que lhe dá muito mais opções.

  10. Paulo,
    Antes demais, queria agradecer pela sua resposta ao post de maio, e desculpe não ter respondido logo.
    Tenho agora uma 7D tambem, mas parece que li mais em cima que tambem não posso instalar este software, certo????
    Abraço

    • Infelizmente ainda não existe o Magic Lantern para a 7D. Agora que acaba de sair a versão unificada oficial para a 5D Mk II e o resto da linha, pode ser que a galera da programação do ML tenha mais tempo para resolver o quebra-cabeças que tem sido o processador da 7D. Embora o foco passe a ser a 5D Mk III e a T4i, dois fatores aumentam a esperança para a 7D. O primeiro foi o recente update oficial do firmware para a 7D, pois isso ajuda os programadores do ML a entender melhor o código. E o segundo é que a T4i tem sido considerada uma mini 7D devido a diversas semelhanças com ela e, com certeza, esta câmera vai ser a nova prioridade da equipe, já que o Alex desenvolveu o software atual a partir de uma T2i.

      • Paulo,
        Mais uma vez, o muito obrigado pela rapidez e precisão das suas respostas.
        Abraço
        Miguel

  11. Bom dia pra tudos !!!!!
    Sou novato na materia, e acabo de comprar una T3i para filmagem, alguem poderia me dizer se é possivel instalar a Magic Lantern nesta camera, e se tem algum inconveniente
    Obrigado

  12. Os caras que criaram o firmware são muito foda !!!
    E sem esquecer que são bastante generosos em doar assim, tão livremente para a gente !!!
    e parabéns também ao Videoguru que esta ajudando a entender melhor o funcionamento do Magic Lantern e entre outras duvidas !!!
    Até o presente momento eu não sabia nem o minimo das funções do Magic Lanter, agora ja tenho mais noção !!!
    Espero que o Paulo M. de Andrade consiga mesmo uma entrevista com os generosos do Magic Lantern. Obrigado pelo esclarecimento do Firmware.

  13. Cara, não me leva a mal, mas quando li “Graus kelvin” tenho certeza q o Dr. Kelvin se retorceu no túmulo..
    É só KELVIN.. por isso o numero eh 6600K e não 6600ºK

    • Olá Guilherme,

      Você tem razão. Só que, em parte. O termo “Graus Kelvin” continua sendo amplamente usado na indústria cinematográfica, embora tenha sido abolido há vários anos. Basta ler a referência abaixo, do site http://www.mediacollege.com/lighting/colour/colour-temperature.html:

      Degrees kelvin

      According to the The International System of Units (SI), colour temperatures are stated in kelvins, not in degrees Kelvin. The “degrees” part of the name was made obsolete in 1967. However, the “degrees” reference has remained in common use in media industries.

      Outra referência, do site http://www.3drender.com/glossary/colortemp.htm, que inclusive tem uma tabela de cores em “Graus Kelvin”:

      Color Temperature is a measurement in Degrees Kelvin that indicates the hue of a specific type of light source. You can use a Color Temperature (as shown in the chart below) to suggest realistic colors for the lights in a 3D scene.

      Existe até um livro entitulado: “Degrees Kelvin, A Tale of Genius, Invention, and Tragedy”, da The National Academies Press.

      Já no vídeo abaixo, publicado no Vimeo, o fotógrafo Mike Browne explica que a temperatura da cor é medida em “graus Kelvin”.
      http://vimeo.com/18784144

      Um espectador fez o mesmo comentário que você. Que, como eu disse, está correto. Mas tanto em fotografia quanto em cinema e nas salas dos coloristas, ainda se fala “graus Kelvin”, que foi um termo usado cientificamente até o final dos anos 60.

      Daí, se o termo é cientificamente errado, infelizmente é o utilizado no nosso meio de trabalho, assim como outros termos errados como “colocar um fade” quando se refere a inserir uma imagem preta. O correto seria “colocar um preto” ou “colocar um black”. Colocar um fade seria uma transição gradual para preto ou outra cor.

      Para piorar, até os fabricantes continuam usando o termo Graus Kelvin, como no exemplo abaixo, do site http://www.lincostore.com/Basic-concepts-of-studio-lighting/article/243-1442.html#.UIXbR7TEx4E (repare no ºK que antececem as temperaturas de cor no gráfico do site):

      ..”Halogen production bulbs create a 3200 degrees Kelvin“…

      E, que tal a tabela abaixo, do site educativo http://www.facethelight.com/whitebalance.php:

      Quick Reference Table
      Light Source Degrees K
      Candle Flame 1850
      Sunrise or Sunset 2000
      Tungsten Light 2800
      One Hour Past Sunrise 3500
      Moonlight 4100
      Early Morning or Late Afternoon 4300
      Average Daylight 5400
      Cloudy Sky 6000
      Shade 8000
      Blue Sky 9000

      Poderia encher páginas e páginas com exemplos do uso comum da expressão “graus Kelvin” nas indústrias de fotografia, cinema e televisão. Basta uma simples busca no Google. Inclusive você encontrará artigos de prestigiosas universidades como a UCLA, USC e Columbia utilizando o termo sem o mínimo pudor de insultar o espírito do Dr. Kelvin e fazer seu corpo girar a 10.000 rpm no túmulo.

      Agora, só para encerrar, dá uma olhadinha nessa página do Sindicato Internacional dos Cinematógrafos que descreve, na linguagem utilizada pelos melhores diretores de fotografia do mundo, “Color temperature is measured in degrees Kelvin”:
      https://www.cameraguild.com/member-resources/techtips/colorimetry.aspx

      E, se a própria Kodak usa o termo, como nesse trecho retirado de um press release da companhia, “The company introduced the first Vision2 stock in November, 2002 — 500T 5218/7218 — rated for an exposure index of 500 in 3200 degrees Kelvin tungsten light.”, acho que não preciso mais defender o uso do termo em um site dedicado a profissionais de mídia em geral. Simplesmente não podemos e nem devemos ir contra o resto do nosso mundo.

      De qualquer forma, agradeço o toque.

      Em tempo, até o famoso colorista Alexis Van Hurkam, em seu livro “Color Correction Handbook”, a atual bíblia dos coloristas, utiliza o termo “graus Kelvin” inúmeras vezes. E, como ele também é o autor do manual do programa DaVinci Resolve, o mais antigo e respeitado programa de correção de cor do mundo, você encontrará nele o mesmo uso do termo.

  14. Olá. Muito bom seu artigo.
    Mas instalei o ML na minha t3i, porem não consigo mexer nas configurações de audio. Nem aparece no menu. Sabe me dizer porque?
    Grato!

    • Você esta acessando o menu do ML pelo botão da lata de lixo? Se o menu do ML aparece, vá com o cursor até o ícone do microfone e você terá acesso aos controles de audio.

      • Então cara…esse icone do microfone que não tem! O primeiro icone é o da exposição! Mas depois que te perguntei fui no Help do ML e lá tava tava escrito quepra 600d não tem controle de audio!

  15. Boa tarde Paulo,

    tenho uma T1i com firmware 1.1.0. Como não sei se essa versão é a mais atual ou não, fiquei na duvida!!! É só baixar e instalar sem medo?!

    Brigadãooo!

    • Você precisa atualizar o firmware da sua câmera para a versão 1.1.1. antes de instalar o Magic Lantern.

      • Paulo,

        Instalei o 1.1.1 mas não to conseguindo instalar o ML v2.3, mesmo seguindo passo a passo conforme video de instalação!
        Aparece uma mensagem em branco, ao invés de verde dizendo:

        magic lantern install
        Fonts dat not found

        O que pode estar errado?!

        • Gabriel,

          As causas mais comuns desse problema são:

          • Você não copiou a pasta ML inteira para o cartão SD, e sim seu conteúdo.
          • O arquivo do ML foi mal descompactado pelo Windows (problema conhecido a partir do Windows Vista).
          • Houve um erro no download.

          No primeiro caso, copie a pasta ML completa para o cartão, e não seu conteúdo. No segundo caso, configure o Windows para não descompactar arquivos .zip automaticamente e use um programa como o PKZIP para descompactar o conteúdo do arquivo diretamente para seu cartão SD. Se nenhum desses procedimentos funcionar, baixe novamente o arquivo.

          Boa sorte!

          • Paulo,

            ontem tinha tentado de tudo praticamente! Inclusive tava achando que podia ser essa questão da compactação do zip, ainda mais que uso mac. Só não fazia sentido, pois veio o arquivo dmg… Segui seu conselho, desinstalei tudo! Tirei a bateria da maquina, o cartão, e ao invés de copiar para o cartão, arrastei os arquivos! Funcionou. Ufaa!!!

            VALEU!!!

            p.s depois posto as impressões!

  16. Olá Paulo!
    Primeiro parabenizo ao videoguru pelos excelentes posts. Tenho tirando grandes proveitos deles.
    Agora, qto ao ML para a 7D, o que vc tem a dizer?
    Tenho interesse em experimentar na minha cam, mas confesso que estou um tanto temeroso qto a bugs na 7D.
    Forte abç.

    • Fabiano,

      O Magic Lantern não altera nada do firmware original da câmera. Apenas liga a função de dar boot pelo cartão. Quando comecei a usar na minha, logo no começo do ML, ainda tinha alguns bugs, mas nada que causasse nenhum problema sério. Já uso ele há anos e confesso que nem dá mais pra usar nenhuma HDSLR Canon sem ele. Se a versão para a 7D estiver com bugs que lhe atrapalhem muito, tudo que você precisa fazer é apagá-lo do cartão de memória.

      Demorou muito pra galera do ML conseguir quebrar o código da 7D por causa do processador mais rápido que a câmera usa. Mas, agora que conseguiram, tenho certeza de que todas as funções estarão funcionando perfeitamente, em breve.

      Experimente, sem medo, e depois nos conte o que achou. Espero que você goste e aproveite bastante as novas funções que ele oferece. Só sugiro que você faça alguns testes antes de usar em trabalhos pagos, que é para ter certeza de que a versão mais recente está completamente estável.

      Abraço,

      Paulo

  17. ola, tudo vem? parabens pela publicaçao.

    Recentemente eu instalei o ML 2.3 na minha T3i. Fiz os trâmites corretos e o ML foi instalado com sucesso. Mas….. nao consigo fazer fotos usando o flash embutido (pop-up). Pressiono o botao do flash e ele nao levanta. No firmware original da camera, nao consigo mexer nas configuraçoes dele. O que posso fazer? obrigado…

    James Eduardo
    james.eduardo@gmail.com

    • James, você por acaso está tentando usar o flash com o o botão giratória na posição Full Auto (retângulo verde)? Nessa posição o botão de flash fica inativo. Mude o botão para a posição P e veja se se o flash levanta ao pressionar o respectivo botão.

      • Ola Paulo, tudo bem? Não, no modo Auto não estou tentando pressionar o botao do flash. Mas nos modos M, AV, TV e P sim. Percebi nesse meio tempo (entre a msg que postei aqui e hoje) que o flash funciona sim, mas em locais com pouquissimas (mesm) fontes de luz. Enfim, se no local onde há um pouco de luz e eu tirar uma foto em M e pressionar o btn do flash, ele não levanta… Venho do uso de Nikon, e então, não sei se é uma característica da Canon ou algo assim.

        Obrigado pela resposta, James

        • Olá James,

          Não é uma característica da Canon, não. A T2i, pelo menos, permite que o flash seja acionado a qualquer hora para preencher as sombras na imagem, principalmente quando há sol intenso.

          A única hora em que o ML afeta o botão do Flash é na hora da filmagem. Como o flash não é utilizado nessa hora, o botão passa a servir de atalho para outros ajustes.

          Pesquisando um pouco, descobri duas possíveis causas para o seu problema. Quando você pressiona o botão do flash, dá para ouvir um barulho bem baixinho? Se for o caso, seu flash pode estar agarrando (geralmente por sujeira) ou empenado, o que faz com que ele não abra toda hora. Ao ouvir o barulhinho, pressionando o botão, dê uma pequena ajuda ao flash com a unha.

          A outra causa pode ser bem simples. Você está colocando algo na sapata do flash como um microfone externo, nível de bolha, adaptador, etc? Há um pequeno interruptor por baixo da mola interna na sapata que desliga o flash interno da câmera quando um flash externo é introduzido na sapata. Mas a câmera considera qualquer outro objeto como sendo um flash, e isso pode fazer com que o flash interno não abra.

          • Ola Paulo, tudo bem?

            “A outra causa pode ser bem simples. Você está colocando algo na sapata do flash como um microfone externo, nível de bolha, adaptador, etc?” Huummm, será? eu havia colocado o protetor de sapata da Nikon (pois a camera veio sem)…. será que deve ser isso? Flash emperrado não creio pois a camera tem apenas 10 dias de uso comigo, comprei ela nova e zerada ! rs. Eu vou testa-la mais vezes e então te dou um parecer…

            Obrigado pela ajuda…
            James Eduardo

  18. olá amigos.. parabéns pelo site, muita informação excelente e de nivel profissional!
    li agora o post sobre o magic lantern, mas n consegui colocar na minha maquina (60d) … acontece que os cartoes que eu uso nao aceitam copia do computador para eles… uso sandisk, um de 32gb e outro de 16gb, ambos classe 10 (extreme pro)… eles nao estao protegidos pra copia… e nem consigo formatar no meu mac… alguem pode me ajudar?

    gratidaooO!!

    • André, tente reparar as permissões de seu drive principal no Utilitário de Disco do OS X. Aí reinicie o computador e veja se ele deixa voce escrever nos cartões, daí pra frente. Se não funcionar, reformate os cartões na câmera (low level format). Esses dois passos geralmente solucionam esse tipo de problema.

  19. Bom dia, gostaria de parabenizar pelo post pois tenho aprendido muito com ele.
    Porem como sou iniciante em filmagens e tenho uma T3i que instalei o ML, gostaria de dicas de melhores configurações para filmar melhor usando ML. instalei e não mexi em nada ainda das configurações.
    desde já agradeço as dicas.

    • Julio, as configurações são muito pessoais. Quando trabalho em equipe, cada um acaba configurando o ML de sua câmera de uma maneira. Pessoalmente, gosto de ter o histograma presente o tempo todo, posicionando todo o resto (as informações adicionais do ML) na parte inferior da tela. Configuro o Magic Zoom para ser acionado automaticamente quando ajusto o foco da lente (em lentes automáticas) e também no botão de zoom normal para poder ter foco preciso com lentes manuais durante a filmagem. Não gosto de ter o waveform ligado porque acho que o histograma é mais rápido de ler e me dá todas as informações necessárias. O audio eu deixo em manual com o resto das configurações padrão.

      O ML já vem bem configurado quando você instala, com os recursos mais utilizados presentes. Mas acho que você deve ir experimentando com os que mais lhe atraem até deixar a câmera no seu gosto. Muitos que passam diretamente de câmeras de vídeo tradicionais, por exemplo, preferem zebra do que o histograma. Como colorista e também fotógrafo, apesar de ter utilizado zebra durante anos, prefiro o histograma. Mas é algo totalmente pessoal e ambos acabam servindo a mesma função. Alguns preferem até as cores falsas, que eu pessoalmente acho que distraem demais. Portanto, não tenha medo de ir mexendo nas diversas funções até deixar a câmera do seu jeito. Uma das vantagens do ML é justamente essa – total liberdade para configurar sua máquina.

  20. Olá, instalei o ML numa T3i, porém não aparece a opção de aúdio no menu. Já tentei de tudo e não obtive nenhum resultado positivo. Gostaria da ajuda de vcs pra resolver esse problema, pois já usei bastante na minha antiga T2i. E também aguardo o ML para T4i. Obrigado

  21. Olá Paulo. Antes de mais nada, parabéns pelo site, conteúdo e maneira paciente (vide o caso ‘Alexa baby’) e didática q lida com perguntas. Conheci o site a um dia e já está nos favoritos. Minhas perguntas são as seguintes: Já existe um firmware atualizado do MagicLight para a versão 1.0.2 da Canon T3i? E caso já exista, todas as funções citadas no artigo estão disponiveis, inclusive as de audio? Desde já agradeço e espero ansiosamente a resposta.
    Grato.

    • Newton, você pode baixar com total segurança do link no artigo, pois é do repositório oficial do Magic Lantern.

  22. Comprei uma t3i pra usar em vídeos, já pensando no magic lantern. Só que parece que a nova versão não dispõe da opção de edição de áudio pra ela, to tentando colocar a anterior pra ver se dá certo..
    Alguém sabe dizer onde eu acho a versão pra o firmware 1.0.1 (a ultima antes da atual) do magic lantern?

    • Uirá, o que você quer dizer com função de edição de audio? O Magic Lantern não possui nenhuma função de edição.

  23. Instalei hoje o Magic Latern Alpha 3 na minha Mark III. Ainda não tinha usado e percebi que toda vez que desligo a maquina tenho que atualizar o firmware para funcionar. Acho que deve ter alguma coisa errada. É assim mesmo?

    • Vinicius, tratando-se de versão alpha, o programa está em fase inicial de testes e, portanto, terá vários bugs e inconvenientes. O uso de versões alpha e beta são desaconselháveis para uso profissional. A não ser que você não se importe em correr certos riscos, aconselho que espere a versão final ser lançada para usar o Magic Lantern na Mark III.

  24. Olá,
    Instalei o Magic Lantern recentemente em minha 60D, a função que me interessou bastante foi HDR, porém quando ativo ela, as filmagens ficam piscando. Pelo que me informei são imagens com ISO alto e baixo, como que faço para sobrepor as imagens? Existe um software ou um plugin?

  25. olá,
    sem querer formatei o cartao pelo computador, agora quando coloco o cartao na camera, a camera não liga..
    gostaria de saber se vc tem alguma idéia do que fazer
    é um t3i.
    obrigado

    • Victor, você formatou ou apagou todos os arquivos? É que quando o cartão é totalmente formatado, ele perde o setor de boot e a câmera liga, só que sem o Magic Lantern. Quando você apaga os arquivos e, consequentemente, o Magic Lantern, a câmera detecta o setor de boot e inicia o processo. Só que como o ML não está presente, ela fica parada, sem poder fazer mais nada.

      A solução é simples: Re-instale o Magic Lantern no cartão.

  26. Nossa cara então da uma ajudinha, cara to tentando já faz umas 2 horas e não consigo pelo arquivos que estou tentando, vc poderia me indicar um link pra download… Já tentei de tudo mas não consigo…

    • Proseguindo… Zipo a pasta, mas elas aparentemente não ficam com todo o conteúdo…. Na hora de instalar ele não da aquela barra da porcentagem, me parece que uma hora ele ateh foi instalado a atualização ( sem parecer a barra da porcentagem) mas apareceu um erro ” HUDSON HOUVE UM ERRO”, e eu la chamo Hudson….kkkkk Obrigado

        • Depois de baixar basta seguir as instruções do artigo, colocando o programa no cartão SD e fazendo a atualização do firmware.

          • Rafael, baixei e descompactei o arquivo e está tudo lá. Basta seguir as instruções, como fizeram dezenas de leitores que instalaram com sucesso. O arquivo do firmware é o que termina em .bin e você tem que extrair todo que veio zipado no arquivo para o cartão SD. Aí siga o resto das instruções no artigo. É só isso, bem simples. Boa sorte!

  27. Bom dia! Fiquei feliz de conhecer seu blog, a respeito desse artigo sobre Magic Lantern, queria saber de uma coisa: vi um video de um pessoal instalando numa 50D um “programa” (não sei se é o termo correto) que a transforma em filmadora. Nesse video, eles afirmar que a câmera APENAS filma come o novo programa, pra foto ela não serviria mais. Tenho um MEDÃO de instalar o Magic Lantern e dar m*rda… porém, estou me sentindo retrógrada por não usar um recurso que parece ser muito bom.

    Obrigada desde já.

    :)

    • Natalya, não tenho experiência pessoal com a instalação do Magic Lantern na 50D. Procurei bastante por algum artigo sobre a câmera não fotografar mais e não encontrei. Acho meio estranho, pois o ML geralmente roda por cima do sistema operacional da câmera, sem afetá-lo. Se você colocar um cartão sem o ML, a câmera funciona como veio de fábrica. Tenho usado o ML em diversas câmeras, desde que ele foi, lançado já faz muito tempo, sem nenhum problema. Mas, como nunca usei na 50D, não posso afirmar com certeza qual seria o comportamento dele com essa câmera. Você poderia passar o link desse vídeo?

  28. Ola, tenho uma canon 450d (XSI), que estava sem uso, atualizei o firmware para a mais recente para seu modelo, mesmo nao filmando tem como instalar o Magic nela ? Para usar os seus recursos de TimeLipse.

    Grato.

    • Antonio, infelizmente a 450d não funciona com o Magic Lantern. A solução seria um intervalômetro, que não custa tão caro assim. Procure por “Intervalometer Timer Remote control For CANON 450D” no eBay. Achei vários na faixa de 15 dólares.

      • Pois é, ja possuo um controle com essa função, mais se funcionasse o ML nela seria beeemm mais comodo e ela seria a companheira pras trips.

        Mesmo assim agradeço a atenção e parabens pelo grande trabalho.

  29. se eu instalar ele tbm em minha T1i no modo video vou conseguir setar manualmente iso, abertura e exposiçao?, pq na t1i em video isso tudo é automatico

  30. Paulo,
    Pode me ajudar?
    Tenho uma 5D-II e adoraria instalar o ML nela. Baixei o firmware 5D-MarkII-2.1.2 no site da magiclantern, mas estou receoso em fazer a instalação porque amigos disseram que não consigo fazer a câmera voltar ao normal caso dê algum problema. Ou seja, já era.
    Detalhe: meu firmware ainda é 2.0.9
    Formatei o cartão SD na câmera e joguei o arquivo baixado nele. Também não sei se ainda preciso atualizar o firmware da Canon pra 2.1.2 e só depois instalar o ML ou se esse arquivo que baixei já é unificado.
    Pode me ajudar com isso?
    Grande abraço,
    Eric.

    • Eric, te falaram besteira. Claro que a câmera pode voltar ao normal. É só reinstalar o firmware original. Aliás, a única mudança que ele faz é tornar os cartões de memória bootáveis para que o ML rode junto com o firmware da câmera, que não é alterado em nada. Você vai precisar atualizar a câmera com o firmware original antes de instalar o ML. Depois, é só curtir uma câmera muito melhor. Boa sorte!

      • Obrigado, Paulo. Instalei o ML. Agora falta aprender a usar direito. Rs. Se tiver algum tutorial pra indicar, agradeço novamente. Um abraço.

  31. Será que alguém me ajuda?
    Tenho uma Canon 6D com firmware 1.1.3
    Como faço para instalar o magic lantern?
    Quando comprei a câmera ela estava com o firmware 1.1.2 e eu instalei o ML que pediu a mudança de firmware.
    Sem querer formatei o cartão e perdi o ML.Tô ralando e não consigo reinstalá-lo.
    Alguém sabe o que devo fazer?

    • Não é difícil, Magno. Baixe a versão mais recente do ML, coloque os arquivos no cartão de memória e faça o update do firmware usando o firmware do ML. Se estiver com dificuldades de copiar o ML para o cartão da câmera, formate este antes, pelo seu computador, como FAT32. Boa sorte!

      • Obrigado Paulo.

        Mas ainda tô com uma dúvida (sou da turma dos bárbaros tecnizados rsrsrs)…
        no site do ML não tem versão para canon 6D . Será que a versão 2.3 serve pra minha câmera? O firmware 1.1.3 que está na minha camera devo deixá-lo nela ou tenho que voltar ao original?
        desculpe minha cabeça dura…
        te agradeço muito a paciência.
        Se você tiver tempo pode me ligar a cobrar. estou em SP capital e meu número é 5587 2592
        Agradeço muito mesmo.

  32. Olá Paulo, instalei o ml na minha 6d instalou normal eu reiniciei e ela esta normal.. como se não estiver instalado nada.. sabe me informa o q é?!

    att,

    Jeferson

  33. Ola muito obrigado pelas dicas e conhecimentos aqui no site, e gostaria de saber se existe algum manual do Magic Lantern em português, explicando todos os menus e sub-menus, seria de grande utilidade para nos, se ja tiver me desculpe e que eu não conheço tudo, mas acho bacana quem tem o conhecimento compartilhar com o pessoal.

    • Não conheço nenhum manual em português. Mas, em breve, teremos algumas surpresas para os nossos leitores nesse sentido. Aguarde!

  34. Primeiramente, show de bola o post, mas tenho duas duvidas, primeiro: gasta mais bateria? segundo: a câmera vai esquentar mais pelo fato de usar mais o processador?

    obrigado.

  35. Ola, Paulo. Quero aproveitar da sua disponibilidade em responder as duvidas quanto ao ML. Tenho ele instalado na minha T2i mas, desde entao, ela bate sempre 3 fotos de cada vez, em intervalos imprevisiveis, apos uns bipes sonoros (que nao sao indenticos aos bipes do self timer). Ja tentei mudar configuracoes do self timer, mas nao consigo, nem no menu da canon, nem no menu do ML. Sabe o que ocorre?

  36. Paulo, instalei na T3i, porém não aparece a barra de áudio. É possível controlar o áudio na Canon T3i ? Na minha não aparece essa função. o que que estou errando ?
    Muito obrigado.

    • Marcio, vá no menu Audio do ML e certifique-se que a função Audio Meters está ligada (ON).

    • Alex, dá pra usar os dois. O menu do ML é acessado apertando o botão com a lata de lixo.

  37. Saudações. Parabéns pelo blog. Instalei o MagicLantern na minha T5i com a versão de firmware original. Deu tudo certo. Agora fui atualizar o firmware para a versão 1.1.3. Não entra a versão do ML que tenho e não consigo achar uma versão que rode neste firmware. Poderia me ajudar?

    • Paulo, enquanto não sair o ML compatível com o firmware novo da t5i, a única solução é você instalar o firmware anterior da Canon.

      • Obrigado. Infelizmente me parece que não tem como reverter o firmware anterior. Vou ter que esperar a atualização do ML. Evitem então, quem tiver a Canon T5i, de atualizarem o firmware. Até porque esta atualização pouco acrescenta.

        • Procure na internet que você deve achar o firmware antigo. Nunca fiz isso especificamente numa T5i, mas já reverti para firmwares anteriores várias 5D e uma T2i.

  38. E isso do gravador externo pela saída HDMI limpa? Você já trabalhou com material gravado assim nas 5D M2/3? Numa rápida busca, vi que o Atomos Ninja 2 é uma das opções mais usadas/baratas, presta? Abs.

  39. Você já usou um gravador externo a partir da saída HDMI? Dá pra conseguir um 4:2:2 10 bits mesmo? Numa busca rápida no Google, vi o Atomos Ninja 2 como opção barata, você conhece? Acha interessante? Abs.

    • Luís, com o gravador externo você consegue 4:2:2 10 bits e a imagem melhora consideravelmente. Além do Atomos Ninja, a Blackmagic tem o Hyperdeck Shuttle 2 por US$ 350.

  40. Parabéns por esses comentários , são muito válidos…
    Gostaria de saber como baixar o ML pra minha câmera 5D Mark II e o firmewere mais atual , aonde baixar ambos. Obrigado antecipadamente…

  41. Olá Paulo! agradeço pelos artigos que elucidaram muitas perguntas.
    Então possuo uma Canon 60D e faço eventos… Já revirei tudo que era possível para obter uma resposta sobre “Timecode” ou gerador de tempo de gravação, algo idêntico como as câmeras dvcam para que possa controlar o “tempo” de gravação independente do tamanho do cartão…
    Claro, tenho instalado a ultima versão do Magic Lantern nos cartões.

    Grato desde já!

    Cipriano.

    • Cipriano, o Magic Lantern tem a função de avisar quanto tempo de gravação resta em cada tomada e quanto tempo resta no cartão, em geral. Você pode deixar essa função habilitada no visor o tempo todo.

  42. boa tarde Paulo, poderia me ajudar por favor?
    na tela menu da canon t3i nao parece a ultima opcao, quadradro verde, onde tem a frameware, como retorno isso. ou retorno a camera para configuracao de fabrica.?
    Agradeço desde já.

  43. Olá, Paulo. Estou engatinhando no mundo da fotografia. E estou com uma dificuldade com um novo flash que comprei (YN560II) porém este não possui Luz para auxiliar no foco e também não possui a função TTL. Gostaria de saber se com este Firmware eu conseguiria utilizar a luz de auxílio de foco da própria Camera (T2i) utilizando flash externo.

    Gostaria de agradecer também pelo tópico que foi muito claro sobre este firmware.

  44. Olá Paulo
    Em primeiro lugar, excelente conteudo no site todo.
    Parabens, conheci a poucos instantes e virei um grande fã.
    Paulo, eu tenho uma dúvida, em diversos lugares eu tenho lido para cuidar ao instalar o Magic Lantern, pois ele pode danificar a camera, por isso estou com receio de tentar instalar e de repente dar um problema… qual seria o caminho seguro? Ou menos arriscado?
    Obs: tenho a 5D II e estou atraido pelo fato de poder trabalhar em RAW nos vídeos
    Um grande abraço

    • Marcos, esses rumores de que o ML pode danificar a câmera são antigos e totalmente infundados. Pode instalar sem medo. Basta seguir corretamente as instruções.

  45. Olá Paulo, primeiramente parabéns pelo seu artigo.
    Gostaria de tirar uma duvida, tenho uma T4i com a versão do firmware 1.0.1, com essa versão eu consigo instalar o ML? Se não, como faço para conseguir instalar?
    Obrigado e um grande abraço.

  46. Oi Paulo tudo bem? instalei em minha 7D…tudo certo! porém o menu tem poucas opções, bem diferente dos completos que eu vi em videos no youtube e com isso o que eu mais queria (gravar em raw) não estou conseguindo mudar para essa configuração…já tentei de tudo, inclusive em uma das respostas que você comentou para uma pessoa (ir ate o i de help e apertar o botão de menu da camera) mas nada adianta! instalei a versão 2.0.3….me ajuda! abraço

  47. bom dia.
    usei durante alguns testes o ML e gostei muito, porem, a temperatura que inicialmente era de 31°c passou a 50°c em determinado tempo (coisa de 10 minutos filmando com intervalos grandes)rs
    Outra dúvida é que tenho a 5d III e os menus não achei o bitrate para um ajuste. poderia me ajudar por favor com essas dúvidas?

    • Charles, o aumento de temperatura pode ser normal dependendo das funções que você utiliza, já que exigem mais da câmera. Quanto aos ajustes, ative as opções avançadas. Mas os recursos variam muito de câmera para câmera e da versão do ML.

  48. Oi Paulo adorei o artigo tenho uma pergunta deferente.. Estou tentando fazer streaming ligando uma canon 100d com ultrastudio recorder blackmagic mas não sai áudio neum da hdmi… Tentei ligar numa TV e tem o mesmo problema… A imagem esta boa apesar da moldura em volta mas o áudio não sai… Estou ficando louco…. Agradeço mesmo!!!!

  49. Amigo, fiz a atualização da minha 6d com o firmware para 1.1.6 e gostaria de instalar o magiclanter. Como posso fazer, se a versão do magic é para 1.1.3?

    Abs

  50. Paulo , obrigado por ajudar. Instalei o ML na minha t3i e ja vi que vai me ser muito util, como por exemplo o ISO em 1250. A t3i em ISO 1600 perde muita qualidade e senti a diferença já. Agora tenho uma dúvida, cliquei em “Don’t click me” , kkkkkk o que pode acontecer? Estou aguardando a minha 5D Mark II chegar, e vou instalar nela também, abraços!

  51. Paulo eu tinha o Magic e acabei desinstalando acidentalmente quando fui formatar a câmera tinha a opção de formatar sem retirar o Magic, mas enfim ele se foi. Agora tentei mais de 5 vezes fazer todo o processo de instalação e nada… Agora o Magic (magiclantern-Nightly.2015Apr19.600D102) esta vindo com uma pasta do o nome ‘ML’ e um arquivo chamado autoexec.bin, a instalação com eles não está funcionando. Sendo que a Minha T3i esta na versão 1.0.2 e essa versão recente do Magic não tem nenhum arquivo nomeado de “ml-600d-101.fir” como nos downloads antigos.
    Acho que esse arquivo autoexec.bin não faz o que deveria fazer, que é executar automático (pelo nome dele).
    Pode me ajudar? Ficarei grato, se tiver página ou perfil no facebook me mande!

    Abçççç

    • Eric, você vai ter que formatar o cartão em um computador para poder reinstalar o Magic Lantern. Se reformatar na câmera o flag de boot continua ativo e dá problema.

    • Paulo, por enquanto ainda não. Mas a versão para a t5 já está em testes e deve ser liberada em breve.

  52. Nao consigo transferir o video MVI para o pc. Sera q fiz algo errado? Canon 50D e firmware 1.0.9
    Gostaria q a resposta viesse ao email.
    No visor aparece “nao pode reproduzir a imagem.:”

Deixa seu comentário

GALERIA

1 4910

A interação entre ação viva e animação tem sido explorada ao longo da história do cinema, com muitos exemplos dos estúdios Disney e o inesquecível "Uma Cilada para Roger Rabbit", dirigido por Robert Zemeckis. O resultado, em geral, é estimulante. Pensando bem, a idéia...
8 5386

Esse vídeo fantástico, feito na Rússia para o lançamento de um projeto imobiliário, foge totalmente dos padrões tradicionais e utiliza a fantasia, com imagens incríveis, no lugar do uso tradicional de plantas e animações dos prédios em computação gráfica....
1 6022

Há algum tempo, publicamos um post com um vídeo do editor Piu Gomes, criado para responder a essa pergunta essencial para quem quer entender a linguagem audiovisual: o que é montagem? Também publicamos, há mais tempo ainda, outro post chamado...